Dentre as metodologias de gestão no setor público brasileiro, o
GESPUBLICA apresenta um conjunto de proposições a respeito da
gestão de resultados. O desempenho da organização é
explicitado no modelo por meio de resultados que refletem o
atendimento às necessidades das partes interessadas da
organização.
Nesse caso, o desempenho é explicitado em função das partes
interessadas, dentre as quais NÃO estão previstos os:
Sobre o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
- GESPÚBLICA, é correto afirmar:
De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Estado, é
correto afirmar que
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) compreende o conjunto de iniciativas do Governo
Federal para promover a gestão pública de excelência. Sobre a excelência nos serviços públicos, é INCORRETO afirmar:
A Constituição da República prevê, como mecanismo de
acesso e controle dos indivíduos sobre a gestão da coisa
pública,
Acerca do modelo do GESPUBLICA, julgue os itens subsequentes.
Sistema de medição de desempenho refere–se à atividade
pontual de medir e avaliar a eficiência, a eficácia,
a economicidade e a efetividade dos projetos por meio da
aplicação de indicadores previamente formulados.
No que se refere a gestão de pessoas e gestão da qualidade,
julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla
GESPUBLICA, sempre que utilizada, refere–se a Programa
Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Os objetivos do GESPUBLICA incluem aumentar a qualidade
dos serviços públicos prestados no Brasil em todos os poderes
e em todas as esferas do governo.
Com relação à gestão por resultados na produção de serviços públicos, julgue os itens subsecutivos.
A transparência dos objetivos, dos resultados e das metas da organização diminui problemas relacionados aos déficits de informação e permite o compartilhamento e o engajamento coletivo em torno dos mesmos propósitos.
Julgue os itens a seguir, acerca do modelo do GESPUBLICA.
Os objetivos do GESPUBLICA incluem a eliminação do
déficit institucional, a promoção da governança de políticas
públicas, da eficácia e da efetividade da ação governamental
bem como a promoção da gestão democrática, participativa e
transparente.
Por meio do Decreto no
5.378/2005, o governo federal
instituiu o Programa Nacional de Gestão Pública e
Desburocratização (GESPÚBLICA) com a finalidade de
contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos
prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade
do País. Quanto à excelência nos serviços públicos, assinale
a alternativa que contém todos os elementos dos quatro
blocos constantes do Modelo de Excelência em Gestão
Pública (MEGP).
O grau de maturidade na gestão de processos define a
maturidade a partir de níveis, que medem a evolução da
instituição quanto às práticas de gestão/gerenciamento de
processos. O Guia de Gestão de Processos do Governo
do Gespública (2011) descreve a maturidade do processo
segundo níveis, utilizando, como um dos modelos a visão
da Society for Design and Process Science – SDPS,
sendo o
Com relação à gestão por resultados na produção de serviços públicos, julgue os itens subsecutivos.
Uma gestão eficaz de serviços públicos orientada por resultados implica a totalidade do atendimento das demandas da sociedade, sem margens a atendimentos parciais.
No que diz respeito à gestão de pessoas por competências, julgue os itens que se seguem.
A gestão de pessoas por competências contribui para o aumento da governança no setor público à medida que ajuda os servidores a maximizarem seu desempenho na prestação de serviços.
Acerca do modelo do GESPUBLICA, julgue os itens subsequentes.
A avaliação do sistema de medição de desempenho consiste na
análise do histórico dos resultados do processo para
se verificar sua tendência — ao se comparar determinado
desempenho com um referencial desse histórico — e subsidiar
o processo decisório por intermédio de fatos e dados concretos.
Visando alcançar o modelo de excelência em gestão pública,
a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão pretende revitalizar o GESPUBLICA por meio
do desenvolvimento de diversas ações e projetos, além da criação
de uma agenda federativa. Com relação a esse assunto, julgue os
itens a seguir.
O instrumento padrão de pesquisa de satisfação
foi desenvolvido para se adequar a todas as organizações
públicas prestadoras de serviço direto ao cidadão e para gerar
informações consolidadas entre essas organizações.