No que tange à psicogênese da leitura e da escrita, assinale a alternativa correta:
Jean Piaget (1896-1980), Vygotsky (1896-1934), Leontiev (1903-1979), Luria (1902-1977) e Wallon (1879-1962) têm sido considerados os representantes mais eminentes de um grupo de teóricos que procuraram explicar o comportamento humano dentro de uma perspectiva, na qual o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e reconstrução de estruturas cognitivas. Esses teóricos são chamados de
A Teoria Cognitiva de Aprendizagem afirma que:
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.
Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes.
Conforme Mantoan (2001), analise os itens abaixo acerca da história da deficiência mental: I. Marcada por estudos antropológicos e sociais. II. Tem a Pedagogia em uma posição secundária, numa área que deveria ser de sua inteira e fundamental competência. III. Revela significativas as implicações retiradas da teoria piagetiana no que diz respeito à escolarização de deficientes mentais. IV. É marcada pela hegemonia das ciências médicas e paramédicas, o que encaminhou a abordagem para uma linha mais terapêutica que educacional. É correto o que se afirma em:
Segundo Jean Piaget, a capacidade da criança adquirir novos conceitos aos esquemas mentais prévios, ou melhor, incorporar uma nova informação a uma velha estrutura mental, recebe o nome de:
Leia o texto a seguir:
Tal exemplo se refere a um dos processos cognitivos conceituados por Piaget em sua teoria do conhecimento, a saber, o processo de:
Leia as afirmativas a seguir: I. Piaget é situado no movimento escolanovista. II. Muitos teóricos fazem um alerta para que o docente busque assumir uma posição crítica diante do material didático. III. O Plano Nacional do Livro Didático inclui a distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. IV. O pragmatismo educacional acredita que o conhecimento só ganha sentido quando ele é útil para resolver um problema real. Marque a alternativa CORRETA:
Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Os conceitos de Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual teórico?
Nas etapas de desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, a personificação é o ato de dar características, sentimentos e atributos humanos aos objetos, sendo uma particularidade comum ao estágio:
O estágio de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, em que a criança é capaz de compreender conservação de números, comprimento, massa, etc.; entender a lógica de classes e relações e desenvolver a reversibilidade do pensamento, chama-se estágio:
O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como uma disposição causada
Para Jean Piaget, a operação das capacidades cognitivas que leva o nome de acomodação é um fenômeno que acontece quando:
Sobre a teoria do desenvolvimento humano segundo Piaget, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. No período das operações formais, do ponto de vista das relações sociais, ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é antissocial.
II. A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento.
III. No início do período pré-operatório, a criança é capaz de usar um instrumento como um meio para atingir um objeto.
IV. No período pré-operatório, no aspecto afetivo, ocorre o aparecimento da vontade.
V. Uma das características do período das operações formais, é que a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais.
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.
O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações.