A Música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.
De acordo com a BNCC, a ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela
Julgue as seguintes afirmativas:
I. Considerar educação musical como uma instância de construção e exercício da autonomia pessoal do aluno e de sua participação ativa em sociedade não representa mais uma visão romântica, idealista, utópica, como durante muitos anos foi feita a crítica.
II. Oportunizar novas percepções de si e do "outro" através de um meio potente como a música significa intensificar qualitativamente a dimensão formadora e a dinâmica social das escolas, sobretudo nos grandes centros como São Paulo, tão carentes de ações educativas criativas e humanizadoras.
III. Espera-se que a "música na escola" tão reivindicada seja um fazer musical pedagogicamente descompromissado, de lazer e passatempo.
IV. Os alunos, além de representantes sensíveis e inteligentes de estados musicais, são potenciais muito mais ricos do que se imagina, que merecem ser conhecidos e desenvolvidos com consciência e respeito.
São corretas:
Na escola tradicional, muito popular na primeira metade do século XX, eram valorizadas principalmente as habilidades manuais, a organização, a precisão e a visão utilitarista e técnica da arte. Faziam parte de seu programa as disciplinas:
Maria F. de Resende e Maria Heloísa C. de Ferraz, na obra “Arte na Educação Escolar", fazem uma reflexão sobre o significado de ser professor de arte. Nesse sentido, afirmam as autoras o seguinte:
Na obra de Ana Mae Barbosa (org), “Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte", Pillar trata de dois aspectos do conhecimento que estão relacionados ao papel da Arte na educação, que são os seguintes:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado conhecer e valorizar a diversidade musical do Brasil. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado conhecer as origens da Arte e apreciar manifestações artísticas criadas há milhares de anos em diferentes locais. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “pessoas e lugares” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo conceitual:
Aos alunos do Ensino fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte imagem:
Considerando a História da Arte, a partir da obra apresentada, o Professor deverá explorar a seguinte temática:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “o fazer artístico” como eixo norteador do ensino de Arte, possibilita de forma específica que o aluno seja capaz de:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno, é possibilitado reconhecer e valorizar as origens indígenas na arte brasileira como elementos vivos e presentes na cultura do país. E essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
Depreende-se da leitura do excerto, a existência de um complexo problema enfrentado pelos PCN´s através
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte, tendo em conta os três eixos (produzir, apreciar e contextualizar) como articuladores do processo de ensino e aprendizagem, acredita-se que para a seleção e a organização dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo é preciso considerar os seguintes critérios:
I. Conteúdos que favoreçam a compreensão da arte como cultura, do artista como ser social e dos alunos como produtores e apreciadores.
II. Conteúdos que valorizem as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas e locais, incluindo a contemporaneidade e a arte brasileira.
III. Conteúdos que possibilitem que os três eixos da aprendizagem possam ser realizados com grau crescente de elaboração e aprofundamento.
Está correto o que se afirma em:
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte, assinale a alternativa incorreta sobre a avaliação em arte:
Assinale a alternativa não condizente com o texto proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte.