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As tomadas de decisão são mecanismos organizacionais por meio dos quais se tenta atingir um estado desejado. Qual etapa do processo de decisão ocorre após a decisão ser tomada?

Com referência a gestão de processos e processos decisórios, julgue o próximo item.

A gestão do risco associado à tomada de decisão se baseia no nível de informação disponível sobre a probabilidade de ocorrência de eventos futuros, a partir do qual gestores distintos podem tomar decisões diferentes.

Julgue o próximo item, relativos ao processo racional de solução de problemas e a tipos de decisões.

Processos de tomada de decisão racional são sempre limitados, entre outros fatores, pela capacidade cognitiva do tomador de decisão em questão.

No que se refere ao processo administrativo e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item seguinte.

O processo decisório é composto de duas etapas: definição e diagnóstico do problema e desenho da solução.

De acordo com Maximiano (2004, p. 26), “objetivos, decisões e recursos são as palavras-chave na definição de administração". Com relação ao conceito histórico e aplicação do processo de administrar, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:

( ) O processo de administrar tem baixo impacto no desempenho das organizações.

( ) Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.

( ) O processo de administrar é inerente a qualquer situação onde haja pessoas que utilizam recursos para atingir algum tipo de objetivo.

( ) A administração é mais importante quando uma grande quantidade de recursos estão envolvidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Julgue o item seguinte, que versa sobre o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público e sobre gestão de pessoas e de processos no serviço público.

Na análise de processos, a matriz GUT (gravidade, urgência, tendência) é uma ferramenta comumente utilizada para a priorização de problemas e causas, embora não permita a análise de interdependência entre esses elementos.

Com referência a gestão de processos e processos decisórios, julgue o próximo item.

As decisões que envolvem condições estáticas e dados repetitivos são conhecidas como programadas.

Julgue o item a seguir, referente ao processo decisório.

Decisões táticas destinam-se a lidar com problemas de rotina, visando à execução de atividades.

No que se refere ao processo administrativo e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item seguinte.

O elemento composto pelos critérios de preferência que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha é denominado sistema de valores.

Em uma companhia, uma equipe criticou a decisão do administrador de promover um subordinado, alegando que deveria ter sido utilizada uma abordagem racional e lógica.

O administrador se defende argumentando que utilizou uma abordagem comportamental para a tomada de decisão baseada na

Julgue o item a seguir, referente ao processo decisório.

Decisões não programadas costumam caracterizar-se pelo risco e pela incerteza, razão por que demandam uma maior capacidade de análise e de posicionamento do gestor.

Você é um gerente de uma área da empresa. Seus funcionários estão sofrendo com o excesso de rotina, repetição nas tarefas individuais, parecem sempre cansados e aparentam desmotivação. Você deverá tomar uma ação gerencial, sendo que não cabem demissão, transferência ou treinamento (que não é uma ação imediata). Você deverá abrir o expediente de amanhã com uma ação efetiva. Assim, você chega e propõe (segundo os conceitos relativos à motivação):

Com referência a gestão de processos e processos decisórios, julgue o próximo item.

Em uma organização pública, os processos que transformam o conhecimento técnico de servidores em serviços públicos prestados aos clientes são conhecidos como processos centrais à organização.

A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial (CHIAVENATO, 2014). Considerando essa afirmativa, a tarefa da administração tem como objetivo:

Quando o administrador da empresa comparou o processo decisório de dois de seus subordinados, percebeu que X é mais lento para processar as informações, quase sempre demorando mais tempo para decidir do que Y, e que sua escolha final nem sempre é a melhor. Além disso, quando existe uma óbvia dimensão de risco associada à sua decisão, X sempre prefere assumir o risco.

Dos diferentes estilos de tomada de decisões de X e Y conclui-se que enquanto Y tem estilo

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