Julgue os próximos itens, relativos a ferramentas de análise de
cenário interno e externo.
A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da
combinação das variáveis intituladas participação de mercado
e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior
participação e maior taxa de crescimento é chamado de
produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do
produto.
Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1)
adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas
a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência
desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado" – são
usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da
comunicação, conforme a figura abaixo.
Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado
Um gerente de marketing recebeu cerca de 50 currículos de
candidatos a uma vaga para analista na sua área. Diante do
grande número de informações e das restrições de tempo e de
recursos para avaliar todos os candidatos, o gestor decidiu
restringir sua análise aos currículos dos candidatos formados nas
duas universidades consideradas as melhores da cidade, pois
acredita que “dessas universidades só sai gente bem formada”.
Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está
utilizando–se de uma heurística conhecida como:
Uma empresa fabricante de instrumentos médicos adota estratégia competitiva de diferenciação e tem estratégia de marketing baseada na flexibilidade, na qualidade e na rápida entrega dos produtos. A estratégia de operações mais apropriada para dar suporte a essa orientação dos negócios compreenderia o foco no:
O termo 'marketing social' apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e
técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, o termo
passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação
e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos de adotantes
escolhidos como alvo. Recorre a conceitos de segmentação de mercado, pesquisa de consumidores,
desenvolvimento e teste de conceitos de produtos, comunicação direta, facilitação, incentivos e teoria da
troca, para maximizar a resposta dos adotantes como alvo. A instituição patrocinadora persegue os objetivos
de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.
(KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento
público. Rio de Janeiro: Campus, 1992)
Assinale a alternativa que NÃO apresenta exemplo de marketing social.
A respeito das atribuições do marketing e da entrega de seus
serviços, julgue os itens a seguir.
Os atributos de experiência são avaliados pelo consumidor
antes da compra de um produto.
Considere que uma empresa deseje realizar a avaliação de um
novo produto, por meio de pesquisa que aborde informações
arraigadas. Considere ainda que a averiguação deva envolver
até 12 entrevistados por vez e buscar compreender o processo
de construção de percepções, atitudes e representações sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a técnica de investigação
a ser usada.
Tudo o que diz respeito a uma determinada marca não é mais
segredo para ninguém. É imprescindível lembrar que as pessoas,
ao consumirem uma determinada marca, sabem que estão
levando um conjunto de valores agregados a ela.
A esse respeito, é incorreto afirmar que a marca deve transmitir
No contexto do marketing, os grupos que exercem influência direta sobre uma pessoa são chamados de grupos
de
Observe o conceito a seguir: “Um processo de análise dos padrões de comportamento dos consumidores ou visitantes online, objetivando manter clientes ou buscar novos consumidores por meio de relacionamento.” Tendo em vista que, no mercado, surgem frequentemente novas siglas, e intensificam-se os propósitos, assinale a alternativa que corresponde à definição apresentada e à respectiva sigla.
Atualmente, o endomarketing tem desempenhado um papel muito importante em empresas e instituições. É INCORRETO afirmar que entre seus objetivos inclui-se
Considerando que, atualmente, os clientes são mais independentes e tendem à valorização de serviços confiáveis e ágeis, a cada dia, demanda-se, com mais intensidade, um bom relacionamento com eles. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto à estratégia que melhor desenvolve a lealdade de clientes.
Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e
organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os
itens subsequentes.
Marketing direto, ou marketing individual, é uma estratégia
comercial que se contrapõe ao marketing de massa.
Por meio da internet, foram criadas as redes sociais, que estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Por isso, as organizações estão dando mais ênfase ao mundo tecnológico, passando a utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o conceito de rede social.
É correto afirmar que o objetivo da gestão do relacionamento com o cliente é