Qual é a característica inovadora do conceito de Balanced Scorecard, lançado por Kaplan e Norton, que se contrapõe aos indicadores tradicionais de análise financeira?
Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.
O balanced scorecard é um método de administração focado no equilíbrio organizacional que se baseia em quatro perspectivas: finanças; clientes; processos internos; e aprendizagem/crescimento organizacional.
O Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido nos anos 1990 por Kaplan e Norton, da Universidade de Harvard, é o modelo de sistema de medição de desempenho muito difundido na literatura e no meio empresarial. O BSC
O BSC (Balanced Scorecard) é um sistema voltado para o comportamento, não para o controle, e seus indicadores estão direcionados para o futuro e para a estratégia organizacional em um sistema de contínua monitoração. O BSC busca transformar a estratégia da instituição em
A respeito da cultura das organizações e dos diferentes mecanismos de avaliação do seu funcionamento, julgue o item que se segue.
Os objetivos estabelecidos no BSC restringem‐se ao nível operacional da empresa.
A respeito de gestão estratégica, julgue o próximo item.
O BSC (balanced scorecard) mantém uma visão integrada e balanceada da organização; entre as suas quatro perspectivas, uma delas, denominada processos externos, tem a visão externa da organização.
O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão voltada para
De acordo com o COBIT 5, julgue o item que se segue.
À governança cabe planejar, desenvolver, executar e monitorar atividades alinhadas ao direcionamento acordado com as partes interessadas, de forma equilibrada e baseada em prioridades.
A respeito da cultura das organizações e dos diferentes mecanismos de avaliação do seu funcionamento, julgue o item que se segue.
O BSC (balanced scorecard) tem por objetivo a medição de resultados e a utilização de direcionadores que levam a organização a atuar de acordo com sua estratégia.
Julgue o item seguinte, relativos a gestão e estrutura de organizações.
As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced scorecard) incluem a mensuração da aprendizagem organizacional, que permite gerar indicadores sobre os fatores críticos de sucesso para a organização.
“O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de planejamento e gerenciamento estratégico que as organizações usam para:
i) Comunicar o que elas estão tentando realizar;
ii) Alinhar o trabalho do dia a dia que todos estão fazendo com a estratégia;
iii) Priorizar projetos, produtos e serviços;
iv) Medir e monitorar o progresso em direção às metas estratégicas.
O sistema conecta os elementos mais importantes da estratégia como missão, visão, valores centrais, áreas de foco estratégico e mais elementos operacionais como objetivos, medidas, metas e iniciativas."
O texto acima é de autoria do Balanced Scorecard Institute (BSI), que de forma sucinta, também apresenta os conceitos dos elementos estratégicos e operacionais citados.
Assinale a alternativa incorreta:
O Balanced Scorecard (BSC) prioriza o equilíbrio organizacional a partir de 4 (quatro) perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento. Sobre a perspectiva do aprendizado, pode-se afirmar:
Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
Na metodologia conhecida como balanced scorecard, combinam‐se ações propostas e expectativas em uma relação de causa e efeito, como, por exemplo, em uma perspectiva interna, entregas pontuais e produtos sem defeito.
Um órgão de controle federal, ao ter finalizado uma auditoria, recomendou que a organização pública auditada adotasse medidas para aprimorar seu controle financeiro, a fim de mensurar a percepção da qualidade do serviço prestado e elevar a eficiência de seus processos.
A ferramenta gerencial adequada para atender às três recomendações apresentadas à organização auditada é
A respeito do uso de ferramentas gerenciais na gestão pública, julgue o item que se segue.
O balanced scorecard é uma ferramenta para gestão do desempenho e, em sua elaboração, devem ser incluídas as perspectivas financeira, de processos, do cliente e de aprendizagem para a organização.