A máscara teatral na Grécia antiga era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Eram feitas de modo que toda a face do ator ficasse coberta, exceto os olhos e a boca. Tinha diversas funções em cena, como por exemplo, conferir ao ator traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse:
Constantin Stanislavski aliando sua experiência como ator e diretor, desenvolveu um sistema de preparação do ator. Para ele, o ator precisava ter um papel ativo no estudo do texto e chamava essa postura de Análise ativa, cuja função era analisar o material na prática. Outra ação necessária ao ator era encontrar as entrelinhas não explicitas no texto dramático, isso leva o nome de:
Os elementos formais do teatro sofreram alterações ao longo da história, passando por adequações e ressignificações importantes para o surgimento de novos movimentos artísticos na dramaturgia. Assim o espaço cênico acompanhava as inovações surgidas no teatro. Um espaço que tem importância para o teatro é o proscênio, acerca dele é correto afirmar que:
Assinale a alternativa incorreta sobre o ato de dramatizar:
O espaço cênico sofreu diversas mudanças enquanto um conceito desenvolvido a partir de certos aspectos, sendo que sua definição nos aspectos contemporâneos é adequadamente definida pelo (a):
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
O grupo carioca Os Dramaturgos foi responsável pela encenação da montagem inovadora de Vestido de noiva.
Por meio de jogos e da encenação propriamente dita, o teatro na escola colabora não só para a promoção do sentimento de pertencimento do aluno em relação à comunidade escolar, como também, para a ampliação da(o):
As primeiras expressões artísticas no âmbito teatral do Brasil colonial vêem através da dramaturgia desenvolvida com um objetivo:
Assinale a alternativa em que as modalidades de Teatro aparecem em ordem cronológica de seu surgimento:
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. Essa cenografia é
As obras de Ariano Suassuna representam um gênero teatral muito utilizado pelos jesuítas na catequização dos nativos brasileiros. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a esse gênero.
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“O Teatro ____________________ teve dificuldades para se impor na _____________________ por causa da tradição poética de Shakespeare e do Teatro Elizabetano, além da ação da ___________________."
A estrutura da comédia teatral aos moldes gregos pode ser mais bem descrita na alternativa:
O ofício da dramaturgia enquanto parte dos elementos formais do teatro, é correto afirmar que sua função corresponde a:
Sobre o ensino do teatro no ensino fundamental analise as afirmativas abaixo:
I- O teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com os seus grupos. No dinamismo da experimentação, da fluência criativa propiciada pela liberdade e segurança, a criança pode transitar livremente por todas as emergências internas integrando imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio.
II- O professor deve organizar as aulas, oferecendo estímulos por meio de jogos preparatórios, com intuito de desenvolver habilidades necessárias para o teatro, como atenção, observação, concentração e preparar temas que instiguem a criação do aluno em vista de um progresso na aquisição e domínio da linguagem teatral. É importante que o professor esteja consciente do teatro como um elemento fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criança sendo exclusivamente transmissão de uma técnica.
III- Exercícios que vão desde os jogos simples de uma criança imitando um personagem, uma profissão, um animal ou um objeto, até o jogo coletivo, composto de idéias e sugestões de cada um. Os alunos, atuando, encontram-se frente a problemas que necessitam de soluções e que envolvem observação, imaginação, percepção, relacionamento, espontaneidade, equilíbrio, ritmo, entre outros. O modo como cada um aborda e resolve estas dificuldades revela ao educador as tendências e a personalidade do aluno. No decorrer das atividades, o professor poderá distinguir, com facilidade, os superficiais, os espontâneos, os contraídos, os desorganizados, os criativos, os oprimidos, os opressores, enfim, uma gama de tipos humanos característicos.
Assinale alternativa CORRETA: