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Para Mittler, a inclusão não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas: I. A mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças. II. A ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas. III. Prepará-los para ensinarem àquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão. Quais estão corretas?

Loris Malaguzzi (1920-1994), pedagogo e educador de Reggio Emilia, na Itália, constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. As crianças podem compartilhar seus conhecimentos e saberes, sua criatividade e imaginação em múltiplas linguagens – desenho, canto, dança, pintura, interpretação, entre outras – sem enfatizar nenhuma delas. Os projetos não são antecipadamente planejados pelos professores, mas surgem das ideias dos próprios estudantes e são desenvolvidos também em diferentes linguagens.

O fundamento que sustenta esse princípio é a Pedagogia

Leia a reportagem abaixo.

Em relação à reportagem acima, NÃO é correto afirmar que

Considere o texto abaixo.

Na verdade, seria incompreensível se a consciência de minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no mover-me no mundo e se careço de responsabilidade não posso falar em ética. Isto não significa negar os condicionamentos genéticos, culturais, sociais a que estamos submetidos.

O excerto acima, extraído de obra de Paulo Freire, oferece elementos para considerarmos os processos de educação escolar e não escolar dos indivíduos. A partir das formulações nele contida, os indivíduos

Segundo a teoria de ensino de Bruner, é importante que o aluno tenha a oportunidade de ver o mesmo assunto mais de uma vez, abordado em níveis de profundidade diferentes e através de várias representações. É o que o autor chama de:

As propostas pedagógicas das instituições de Ed. Infantil consideram que o trabalho ali desenvolvido é completar a ação da família, portanto é INCORRETA afirmar:

Segundo os princípios de psicomotricidade, quando é tratado sobre as dominâncias laterais de uma criança, caso ela apresente um quadro onde a dominância lateral é indefinida quer dizer que:

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - PPP. "O Projeto Político-Pedagógico- PPP busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da Escola é também Projeto Político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária." (Veiga, I.P.A. (Org.) Projeto Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP, Papirus. 1995.) Considerando o PPP, suas funções, natureza e elaboração, avalie as seguintes afirmações:

I- O PPP reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

II- O PPP deve estar pautado em grandes reflexões sobre qual é a finalidade da escola.

III- O PPP define e organiza as metas e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

IV- A dimensão do ensino e da aprendizagem sob a dimensão psicológica é o eixo mais relevante na construção do PPP.

Assinale a assertiva CORRETA:

O principal autor brasileiro da tendência pedagógica, na Educação Física, Construtivista-Interacionista é:


Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?

A Declaração de Jomtien está em consonância com as diretrizes e objetivos traçados por organismos internacionais. Em relação ao artigo nº 03, universalizar o acesso à educação e promover a equidade, é correto afirmar que:

Os costumes culturais da escola podem ser analisados no cotidiano da vida escolar através dos acontecimentos, das interações sociais, dos rituais e das vivências. Segundo Heloisa Luck, existem três áreas de atuação decisiva no processo educativo, tendo em vista sua posição de influência e liderança sobre todas as atividades desenvolvidas na escola. São elas:

Marileide assumiu a função de pedagoga no CRAS, onde são desenvolvidas atividades coletivas, as quais tem como base o Projeto de Trabalho construído pela comunidade educativa. A sua adesão e colaboração no processo formativo dos profissionais, o que implica um engajamento na tendência pedagógica crítica que norteia a referida proposta de trabalho. Isto requer a clareza:

A experiência docente é _____ para o exercício profissional de _____ outras funções de magistério, nos termos das normas de ____ sistema de ensino.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

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