No que diz respeito aos processos e às funções do estágio operação de serviço da ITIL 2011, julgue o item. O processo Gerenciamento de Incidentes não tem como incumbência restaurar a operação normal de um serviço, mas sim tratar a causa desse incidente, e não o efeito dele. A restauração da operação normal de um serviço no menor tempo possível é atribuição do Gerenciamento de Problemas.
Em auditoria externa para analisar um serviço implementado em determinado órgão, o auditor observou que esse serviço seguia inicialmente as boas práticas da ITIL, mas passou a ficar inoperante ou com baixa performance em alguns momentos, durante picos de acesso de uso. O auditor constatou, ainda, que não havia tido avaliação prévia sobre picos de demanda.
De acordo com a ITIL v3, esses problemas podem ser resolvidos com a implantação
No tocante à implantação de processos de governança, assinale a opção correta, acerca da gestão de recursos humanos e de pessoas, conforme as boas práticas descritas no COBIT 5, na ITIL v3 e no PMBOK.
O ITIL é um guia a ser utilizado para alinhar serviços de tecnologia da informação com as necessidades do negócio. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta o software cujo objetivo consiste em abordar vários princípios estabelecidos pelo ITIL, feito especificamente para um mainframe IBM.
Em determinado órgão, foi identificada a necessidade de solucionar os seguintes problemas:
(a) ausência de gerenciamento dos softwares desenvolvidos internamente, quanto a versão, recursos e arquiteturas;
(b) falhas na entrega de informações que deveriam ser precisas, na perspectiva de serem corretas, para a pessoa certa, no momento certo.
De acordo com a ITIL v3, esses problemas podem ser resolvidos com a implantação
O diretor de TI de determinado órgão implantou, de acordo com a ITIL v3, os processos voltados para gerenciar mudanças, gerenciar problemas e gerenciar a continuidade de serviço.
Nessa situação, a implantação do COBIT 5 para as mesmas finalidades mencionadas seria
Ao final da implementação de uma aplicação de TI, um auditor verificou que houve falha no momento de priorizar e equilibrar programas e serviços com base nas demandas e nas restrições de financiamento.
À luz do COBIT 5, é correto inferir que a falha decorreu de erro na aplicação do processo
De acordo com a ITIL, atribuir papéis e responsabilidades a cada um dos indivíduos participantes das atividades de um processo é tarefa
Ao rever a aplicação da ITIL em determinado órgão, um auditor verificou que os processos gerenciamento da mudança e gerenciamento da configuração e de ativos de serviço atuavam em outros estágios além daquele em que se encontram organizados na ITIL v3.
À luz da ITIL v3, infere-se desse achado da auditoria
No que diz respeito a banco de dados, julgue o item
Em um banco de dados, é necessária a abstração dos dados, de tal forma que o usuário não se importe com a forma como eles estão armazenados.
Os cinco livros do ITIL v3 representam os elementos fundamentais do ciclo de vida da gestão de serviços. A respeito do gerenciamento de serviços ITIL v3, é correto afirmar que esse ciclo de vida incorpora as funcionalidades dos três seguintes subsistemas de TI:
ITIL e COBIT representam os conjuntos de boas práticas relacionadas ao gerenciamento de TI. A respeito dos conceitos e das diferenças entre ambas, analise as opções abaixo e marque a alternativa correta.
1. De um modo geral, podemos dizer que são metodologias complementares pois não são concorrentes.
2. O COBIT cobre apenas 2 domínios, estes possuem processos que por sua vez possuem diversos objetivos de controle.
3. De maneira simplificada podemos afirmar que COBIT descreve “o que fazer”, já ITIL detalha mais a execução de serviços de TI, indicando, portanto, “como fazer”.
O diretor de TI de uma empresa pública de pequeno porte deseja melhorar a governança e a gestão de TI dessa empresa.
Nesse caso, a aplicação do COBIT 5