
Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Considere:
I. No texto, o que está referido como a respiração mental da sociedade (5º parágrafo) consiste na liberdade de todas as formas de imprensa.
II. A popularidade dos veículos de imprensa voltados a grandes massas, como os tabloides, é responsável, ainda que indiretamente, pela crise que atravessa hoje o jornalismo de caráter sério, que se dirige apenas a uma minoria.
III. No texto, o autor tece uma crítica ao caráter elitista e pouco democrático do jornalismo impresso, restrito, assim, aos poucos leitores dispostos a exercer a cidadania por escrito na arena pública.
Está correto o que se afirma APENAS em:

O poeta inglês Shelley, segundo o autor do texto, poderia ser o padrão do adolescente de todas as épocas porque nele
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
A transformação de Manaus ao longo dos anos é descrita de modo concreto por meio
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte - parte do prefácio de um livro de sociologia em que o autor se dedicou ao estudo da cultura popular.
Há construção na voz passiva e adequada correlação entre os tempos verbais na frase:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
A supressão da vírgula altera o sentido da frase:

Atenção: A questão de refere-se ao texto seguinte.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
O verbo em destaque deve sua flexão ao elemento sublinhado em:
O total de calças produzidas por uma confecção passou de 375 no 1o trimestre de 2018 para 435 no trimestre seguinte. De um trimestre para o outro, o quadro de funcionários aumentou de acordo com a mesma porcentagem do aumento da produção de calças. Se, no 2o trimestre de 2018, havia 58 funcionários trabalhando nessa confecção, então, no 1o trimestre de 2018, a quantidade de funcionários era igual a
do total das pessoas que lá estiveram ao longo de certa semana eram do sexo masculino e que, destas,
tinham menos de 35 anos de idade. Com base nessas informações, pode-se concluir corretamente que o total de pessoas que visitaram tal empresa naquela semana NÃO poderia ser igual a Durante um treinamento, o chefe da brigada de incêndio de um prédio comercial informou que, nos cinquenta anos de existência do prédio, nunca houve um incêndio, mas existiram muitas situações de risco, felizmente controladas a tempo. Segundo ele, 1/13 dessas situações deveu-se a ações criminosas, enquanto as demais situações haviam sido geradas por diferentes tipos de displicência. Dentre as situações de risco geradas por displicência,
− 1/5 deveu-se a pontas de cigarro descartadas inadequadamente;
− 1/4 deveu-se a instalações elétricas inadequadas;
− 1/3 deveu-se a vazamentos de gás e
− as demais foram geradas por descuidos ao cozinhar.
De acordo com esses dados, ao longo da existência desse prédio comercial, a fração do total de situações de risco de incêndio geradas por descuidos ao cozinhar corresponde à
Sabe-se que objetos iguais têm o mesmo peso e que uma balança de pratos está em equilíbrio quando, sobre cada um de seus dois pratos, há o mesmo peso. Na figura, abaixo, veem-se três balanças sobre cujos pratos foram colocados objetos na forma de quadriláteros, estrelas e triângulos, além de pesos de 600 g.

Se as três balanças da figura estão em equilíbrio, então a soma dos pesos de um quadrilátero, um triângulo e uma estrela é