1

Antes de afirmar que a ética vem sendo vista como uma espécie de requisito para a sobrevivência das empresas no mundo moderno (parágrafo 4), o texto desenvolve a ideia de que
2

De acordo com o texto, o principal aspecto a ser considerado na construção de uma agenda urbana global é a política de
3

A Bela e a Fera


1  Um dos desejos de minha infância foi habitar um palácio como o da Bela e da Fera, evidente que sem a Fera. Tinha tudo do bom e do melhor naquele palácio. As luzes se acendiam à passagem da moça, a mesa estava posta, havia solidão e silêncio, ninguém enchia o saco dela, a Fera providenciava tudo e ainda fazia o favor de não aparecer, não queria assustá-la.

2  Eu imaginava um palácio mais modesto, seria a minha própria casa, apenas com um acréscimo: em todas as paredes haveria umas torneirinhas que despejariam guaraná no meu copo. Eu era louco por guaraná, ficava triste quando tomava um, confinado numa garrafa banal, que mal dava para encher um copo. 

3  Queria mais, e muito, daí que sonhava com torneiras em todas as paredes, bastava abri-las e o guaraná geladinho jorraria para matar a minha sede e me tontear de prazer. 

4  A injúria do tempo, somada ao desgaste dos anos, sepultou o delírio, mas fui fiel a ele, não tive outros pela vida afora. Esqueci a Bela e a Fera, o Palácio Encantado, as torneirinhas jorrando guaraná.

5 Eis que, deixando de ler historinhas infantis, de repente descobri um sucedâneo, bem verdade que às avessas: a internet. Ela não me deslumbra como os contos de Grimm e Perrault; pelo contrário, me aterroriza, mas tem alguma coisa de encantado.Toda vez que abro a caixa postal, é como se abrisse a torneirinha daquele palácio que a memória não esqueceu, mas a vida demoliu. 

6  Não recebo o guaraná mágico para matar minha sede e me tontear de prazer. Recebo mensagens propondo regimes de emagrecimento, oferecem-me terrenos que não quero comprar e viagens que não pretendo fazer. Vez ou outra, pinga uma gota de afeto – mal dá para encher o copo e embromar a sede.

7  Ouvi dizer que a internet está na Idade da Pedra, mais um pouco ela poderá me dar mais e melhor. Um dia abrirei o computador e terei o guaraná que não mereço. 

 


CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio 
de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado

No fragmento do parágrafo 2 “Eu era louco por guaraná, ficava triste quando tomava um”, o trecho destacado em negrito apresenta, em relação à informação explicitada na primeira oração, uma noção de

4

De acordo com as regras de concordância nominal da norma-padrão da língua portuguesa, a palavra destacada está empregada corretamente em: 
5
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a concordância nominal está correta na palavra destacada em:
6

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o uso do sinal indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:
7
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o acento grave indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:
8

Considere a seguinte passagem do Texto II: “Diolino bolou então o sistema de atendimento direto aos veículos” (ℓ. 27-28).

Caso fosse necessário reescrevê-lo empregando alguma vírgula e mantendo o sentido original, o resultado, de acordo com as normas pontuação, seria:

9

O pronome oblíquo átono está colocado de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:
10

O pronome oblíquo átono em destaque está colocado de acordo com a norma-padrão em:
11

In the fragment of Text I “Rather than repeated overhauls, existing programs should be continuously evaluated and updated" (lines 63-65), should be expresses a(n)

12

The phrase that shift (line 46) refers to the change in China from a

13
In paragraph 9, there is the information that in RoboCup competitions the game referee and the team coaches are
14


The main objective of the text is to

15

The overall purpose of the text is

16

In the sentence of the last paragraph “In short, banks are best-placed to succeed if they commit to end-to-end digital transformation”, the phrase In short conveys an idea of

17

In the fragment of the text “Due in part to the turn away from oil in the 70s, today the United States produces just 0.7 percent of its electricity using petroleum. Therefore, the price of oil has no direct impact on the price of electricity” (lines 25-28), the linking word therefore introduces the idea of
18


In the fragment of the text “Thankfully, this time around, the

outlook for renewable energy isn't so bleak" (lines 11-12), the

word bleak can be replaced, with no change in meaning, by

19
In paragraph 7, the word However in the fragment “In the humanoid league, the players are human-like robots with human-like senses. However, they are rather slow” can be replaced, without change in meaning, by
20
In the 6th paragraph of the text, the highlighted expression as well as, in the fragment “as well as ability to change direction and submerge” is associated with the idea of
21
O trabalho com a metodologia de projetos exige uma série de rupturas com paradigmas presentes nos modelos de educação. Assinale a opção que contempla as características desse tipo de trabalho.
22

Sobre as atividades que apresentam como característica a capacidade de argumentação e oferecem um indicador de compreensão para avaliá-la, analise as afirmativas a seguir.

I. Propor um tema para debate em que para cada um dos alunos terá uma determinada posição que ele deve defender por argumentos perante os demais.

II. Oferecer vários textos, sendo alguns argumentativos e outros não, e solicitar para classificar e explicar as razões da classificação.

III. Solicitar que escrevam um ensaio sobre um tema estabelecido em que discutam sua posição sobre o assunto.

Está correto o que se afirma em

23

Observe a figura a seguir

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",

organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,

apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de

currículo construída na Rede.

A partir da análise desse esquema é possível identificar três

conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.

Assinale a afirmativa que os apresenta.

24

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino

Fundamental, é correto afirmar

25
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, as escolas de Educação Infantil são responsáveis pelo desenvolvimento integral da criança até 5 anos. Nesse trabalho, vários aspectos devem ser priorizados, EXCETO o:
26

Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

27

Observe a imagem a seguir.


A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os

estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de

avisos. Esta questão é problematizada no documento

“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por

Fernandes e Freitas para o MEC.

De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale

V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos

procurando suas notas em um quadro de aviso, quase

sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los

sobre sua situação escolar.

( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das

notas e médias, está relacionada à exposição do estudante

em seu ambiente social.

( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os

alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima

valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com

que o estudante sinta-se desprestigiado.

As afirmativas são, respectivamente,

28

Observe a imagem a seguir.


Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

29

Observe a imagem a seguir.

Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

30

Leia o fragmento a seguir.

De acordo com a legislação citada, o ensino na Educação Básica é orientado por alguns princípios norteadores.

As opções a seguir apresentam alguns desses princípios, à exceção de uma. Assinale-a.

31

Observe o gráfico a seguir:

Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.

I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para

traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e

redes estaduais e municipais.

II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um

maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria

dos indicadores educacionais.

III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da

aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova

Brasil.

Está correto o que se afirma em

32
Segundo a Lei nº 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o dever do Estado com a educação escolar pública deve ser efetivado mediante a garantia
33
A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir. I.Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. II.A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. III.O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino. Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.
34

Observe a imagem a seguir.


A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os

estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de

avisos. Esta questão é problematizada no documento

“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por

Fernandes e Freitas para o MEC.

De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale

V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos

procurando suas notas em um quadro de aviso, quase

sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los

sobre sua situação escolar.

( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das

notas e médias, está relacionada à exposição do estudante

em seu ambiente social.

( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os

alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima

valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com

que o estudante sinta-se desprestigiado.

As afirmativas são, respectivamente,

35

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,

analisando os seguintes resultados de seus alunos na última

edição da Prova Brasil.


Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os

professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de

uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de

toda uma etapa de ensino.

II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas

avaliações em larga escala é o de estimular o maior

comprometimento das escolas e das redes com a melhora

dos indicadores escolares.

III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão

relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos

parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

36

Leia o fragmento a seguir.

A LDB atual define como finalidades do Ensino Médio a preparação para a _______________, a preparação básica para o trabalho e o exercício da___________. Determina, ainda, uma base nacional comum e uma _______________ para a organização do currículo escolar.

Assinale a opção cujos termos completam, adequadamente, o fragmento acima.

37

Um momento fundamental do processo educacional é a avaliação, que pode oferecer elementos para repensar a própria prática e evidências capazes de acompanhar o progresso dos alunos e auxiliá-los em suas necessidades.

Com relação à avaliação formativa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A avaliação configura-se como uma estratégia pedagógica de luta contra o fracasso e as desigualdades.

( ) A avaliação propõe um deslocamento da ação do professor para o nível das aprendizagens, de maneira a individualizá-las.

( ) A avaliação é uma atividade pontual que ocorre ao fim do processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.), preocupada com o resultado das aprendizagens.

As afirmativas são, respectivamente,

38
Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola. O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:
39
Patrícia, professora de Matemática do 9º ano, informou à Coordenadora Pedagógica que, para a avaliação da aprendizagem dos seus alunos nesse bimestre, aplicaria apenas um teste ao final da etapa escolar. A Coordenadora Pedagógica explicou à professora que esse procedimento não seria possível, pois esta metodologia avaliativa não estava adequada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa, além de contrariar o regimento da escola e até mesmo às indicações legais. A Coordenadora Pedagógica, a partir da legislação educacional nacional, justificou sua resposta informando que
40

Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:

“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento."

De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

41

Observe a imagem a seguir.


Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

42

Observe o gráfico a seguir:

Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.

I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para

traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e

redes estaduais e municipais.

II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um

maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria

dos indicadores educacionais.

III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da

aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova

Brasil.

Está correto o que se afirma em

43

A explicação correta para a dúvida do Sr. Tadeu é:

44
Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir. I.A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. II.As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade. III.As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas. Está correto que se afirma em
45

Sobre os investimentos em educação no nosso país, é correto afirmar que:

46

Observe a imagem a seguir.


Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

47

Observe a imagem a seguir.


A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino

Fundamental, é correto afirmar

48

A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, é o marco legal que instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade de Educação Especial.

Sobre as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.

II. Deve acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.

III. Deve ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo sua autonomia e participação.

Está correto o que se afirma em

49

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

50

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,

analisando os seguintes resultados de seus alunos na última

edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I.Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os

professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de

uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de

toda uma etapa de ensino.

II.Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas

avaliações em larga escala é o de estimular o maior

comprometimento das escolas e das redes com a melhora

dos indicadores escolares.

III.As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão

relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos

parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

51

Leia o fragmento a seguir.

Patrícia, professora do 1º ano do Ensino Fundamental, observava a escrita de seu aluno para as palavras: ESTOJO - CADERNO - LÁPIS:

A professora comenta com sua coordenadora que seu aluno apresenta uma escrita silábica, uma das etapas do processo de letramento.

As opções a seguir apresentam características da concepção piagetiana sobre o erro no processo de aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.

52

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino

Fundamental, é correto afirmar

53

Observe a imagem a seguir.


A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os

estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de

avisos. Esta questão é problematizada no documento

“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por

Fernandes e Freitas para o MEC.

De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale

V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos

procurando suas notas em um quadro de aviso, quase

sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los

sobre sua situação escolar.

( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das

notas e médias, está relacionada à exposição do estudante

em seu ambiente social.

( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os

alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima

valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com

que o estudante sinta-se desprestigiado.

As afirmativas são, respectivamente,

54

Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer sobretudo o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração. [...] A interdisciplinaridade na formação profissional requer competências relativas às formas de intervenção solicitadas e às condições que concorrerem para o seu melhor exercício. Nesse caso, o desenvolvimento das competências necessárias requer a conjugação de diferentes saberes disciplinares (FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008).

A interdisciplinaridade é um princípio de reorganização da escola e da própria ciência, dado que:

55

Observe a imagem a seguir.


Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

56

Observe a figura a seguir

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",

organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,

apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de

currículo construída na Rede.

A partir da análise desse esquema é possível identificar três

conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.

Assinale a afirmativa que os apresenta.

57

Observe a imagem a seguir.

Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

58

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,

analisando os seguintes resultados de seus alunos na última

edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I.Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os

professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de

uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de

toda uma etapa de ensino.

II.Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas

avaliações em larga escala é o de estimular o maior

comprometimento das escolas e das redes com a melhora

dos indicadores escolares.

III.As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão

relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos

parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

59

Leia a manchete a seguir

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

60
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede regular de ensino do município de São Paulo fizeram, no ano passado, os testes da Prova Brasil. Sobre a Prova Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino. ( ) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas. ( ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021. As afirmativas são, respectivamente,
61

Observe o gráfico a seguir:

Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.

I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para

traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e

redes estaduais e municipais.

II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um

maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria

dos indicadores educacionais.

III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da

aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova

Brasil.

Está correto o que se afirma em

62

O Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) define dois princípios da gestão democrática do ensino público:

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

De acordo com essa legislação, ao pensar e fazer o projeto pedagógico da escola pública, os professores devem:

63

Sobre a avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ocorrer antes de uma ação.

II. Objetiva produzir um diagnóstico da situação.

III. Identifica as circunstâncias que demandam uma ação restauradora.

Está correto o que se afirma em

64

Observe a imagem a seguir

A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os

estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de

avisos. Esta questão é problematizada no documento

“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por

Fernandes e Freitas para o MEC.

De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale

V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos

procurando suas notas em um quadro de aviso, quase

sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los

sobre sua situação escolar.

( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das

notas e médias, está relacionada à exposição do estudante

em seu ambiente social.

( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os

alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima

valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com

que o estudante sinta-se desprestigiado.

As afirmativas são, respectivamente,

65

Analise a tira a seguir


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

66
Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
67
O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos. Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.
68

Observe o gráfico a seguir:


Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.

I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para

traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e

redes estaduais e municipais.

II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um

maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria

dos indicadores educacionais.

III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da

aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova

Brasil.

Está correto o que se afirma em

69

Observe o gráfico a seguir:


Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.

I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para

traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e

redes estaduais e municipais.

II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um

maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria

dos indicadores educacionais.

III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da

aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova

Brasil.

Está correto o que se afirma em

70

Leia o fragmento a seguir.

Laura é professora do 6º ano do Ensino Fundamental e comentou com uma colega que estava desenvolvendo com seus alunos um projeto de trabalho sobre o Egito Antigo. A colega de Laura lhe perguntou quais seriam as vantagens desta opção metodológica em relação à metodologia tradicional de ensino.

As opções a seguir apresentam vantagens da prática pedagógica do trabalho com projetos, à exceção de uma. Assinale-a.