


Atente para as competências gerais de 3, 4 e 6, da BNCC, apresentadas como metas a serem alcançadas com a educação básica, para responder a questão.

Conforme argumentação do literato e sociólogo Antônio Cândido, a literatura ser um componente curricular é compreensível devido aos aspectos abaixo, EXCETO:
Há marcas que vivem da inclusão, e outras que vivem da exclusão
Contardo Calligaris
O propósito do texto é
A posição do pronome oblíquo é facultativa em:

Sobre o excerto, afirma-se:
1- O pronome pessoal “ele" retoma o sintagma “um clone".
2- Há um termo deslocado no início do período, que, segundo prescrições da gramática normativa, deveria ser marcado por vírgula.
3- A citação, marcada pelas aspas, parece mal introduzida, visto que começa por um conectivo.
4- A vírgula após o nome da psicanalista Elisabeth Roudinesco é inadequada, posto que se trata do sujeito gramatical.
5- A crase empregada no sintagma “à mesma gama de medicamentos" é correta, regida pelo verbo “receitar".
Estão CORRETAS as afirmativas:
Nos verbos destacados, há ERRO de regência em:
A regência verbal está correta, EXCETO em:
Nos verbos destacados, há ERRO de regência em:


Observe a regência dos verbos destacados nas frases abaixo:
1- Lembro-me das pessoas passando em volta, apressadas e felizes.
Lembro das pessoas passando em volta, apressadas e felizes.
2- Lembro-me da mão dele segurando a minha.
Lembro a mão dele segurando a minha.
3- “Lembro-me apenas das sensações e das emoções daquele dia.”
Lembro apenas as sensações e as emoções daquele dia.
4 - Não me lembro do que aconteceu em campo.
Não me lembro o que aconteceu em campo.
Quanto à regência dos verbos, as frases acima poderiam ser reescritas, sem prejuízo sintático, em:
Considerando a conjunção (p ∧ q), em que p e q são proposições lógicas, então é CORRETO afirmar que a negação dessa conjunção é dada por:
No universo dos números naturais, consideram-se duas propriedades p e q:
p: n é um número natural múltiplo de 3
q: a soma dos algarismos de n é um número natural divisível por 3.
Nessas condições, é CORRETO afirmar que a relação de implicação lógica entre as propriedades p e q é:
Uma foto foi impressa em papel especial na forma de um retângulo, conforme figura abaixo.

A razão entre a medida do lado menor e a medida do lado maior nesse papel é 0,6. Se fosse utilizado um papel com 6 cm a mais na largura e 6 cm a mais na altura, a razão entre a medida do lado menor e a medida do lado maior, nesse caso, seria
Densidade demográfica é a medida expressa pela razão entre a população e a superfície de um território. A tabela a seguir mostra a população e a área dos estados da região Sudeste e do Distrito Federal, segundo estimativas do IBGE para 2017.

Dentre esses, qual o estado que possui maior densidade demográfica?
A Lei nº 8.429/92 estabelece que constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo. Sabendo-se que Josué (empresário) concorreu com Gilson (funcionário público federal) para a prática de ato de improbidade administrativa, enriquecendo-se ambos ilicitamente, é correto afirmar que as disposições da Lei nº 8.429/92
Suponha que Secretário da Fazenda de um estado qualquer da Federação aceite exercer, nas horas vagas, concomitantemente ao exercício do cargo público, atividades de consultoria a empresas sujeitas ao recolhimento do ICMS, tributo estadual. Nesse caso, à luz do previsto na Lei Federal nº 8.429/92, a conduta descrita pode ser considerada
Em um processo administrativo regido pela Lei n° 9.784/1999, Florisvaldo é o servidor que está sendo processado, e este alegou que a autoridade que conduz o feito teria inimizade notória com o seu irmão. Mas, essa alegação foi indeferida pela autoridade competente.
Nessa situação hipotética, segundo o disposto na Lei, é correto afirmar que
Considere a seguinte tabela, presente em uma planilha editada no MS-Excel 2010, na sua configuração padrão, em português.

Suponha que a seguinte fórmula tenha sido digitada na célula C6.
=CONT.SE(A1:C4;"<4")
O resultado esperado nessa célula é:
Assinale a alternativa correta sobre a fórmula =SE(OU(A1<5;A1>=9);MÉDIA(C1:C5);MÍNIMO(C1:C5)) inserida na célula A2 de uma planilha do MS-Excel 2010.
A função MÉDIA será executada se o seguinte valor estiver na célula A1:
Durante a navegação na Internet usando o Google Chrome versão 70, um usuário fez o download de um arquivo com extensão PDF. Depois de alguns dias, o usuário não se lembrava mais dessa operação e, por isso, decidiu verificar o histórico dos downloads realizados. Para obter o histórico dos downloads, ele pressionou as teclas
Considere o mercado de venda de imóveis, no qual a oferta é fixa no curto prazo e a demanda é negativamente inclinada.
Assinale a opção que apresenta a estática comparativa que melhor se aplica a essa situação.
Considere um modelo IS-LM em uma economia fechada. As políticas monetária e fiscal serão mais eficazes, respectivamente,
Recorrentemente, a curva de Laffer é utilizada pelos economistas como forma de definir uma política fiscal ótima do ponto de vista da tributação, afim de não onerar demasiadamente o contribuinte ao mesmo tempo em que gera o máximo de arrecadação.
Nesse sentido, considerando o conceito da curva de Laffer, assinale a afirmativa correta.
Avalie as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) A base monetária se expande quando o Banco Central compra títulos públicos.
( ) A base monetária se contrai quando o Banco Central recebe o pagamento de empréstimos, que foram previamente concedidos ao Tesouro Nacional.
( ) A obtenção de um superávit fiscal reduz a base monetária e os meios de pagamento.
As afirmativas são, respectivamente,
Em relação à curva de Phillips e a formação de expectativas dos agentes, analise as afirmativas a seguir.
I. A versão com expectativas adaptativas afirma que os agentes corrigem suas expectativas com base nos erros passados cometidos.
II. Na versão com expectativas racionais, os agentes levam em conta todas as informações disponíveis para formar suas expectativas inflacionárias.
III. Na versão forte das expectativas racionais, na média a expectativa de inflação é igual a inflação efetiva.
Está correto o que se afirma em
Relacione cada imposto listado abaixo com sua respectiva característica.
1. Imposto de Importação
2. ITR
3. IPI
4. ISS
( ) de competência da União, serve como instrumento da política de comércio exterior;
( ) de competência federal, classificado como imposto sobre o patrimônio e a renda com função “extrafiscal”; a cobrança e a fiscalização podem ser do município;
( ) de competência federal, classificado como imposto sobre a produção e a circulação; alguns setores já se beneficiaram com sua desoneração;
( ) substituiu os impostos sobre indústrias e profissões e sobre diversões públicas.
A sequência correta é:
Relacione os impostos listados a seguir, à sua respectiva característica.
1- IPI
2- ITR
3- ITBI
4- ICMS
( ) imposto de competência federal, classificado como imposto sobre a produção e circulação.
( ) imposto de competência federal, aplicado sobre patrimônio, podendo a fiscalização ser do município.
( ) imposto de competência municipal, aplicado sobre patrimônio.
( ) imposto de competência estadual, considerado como imposto sobre a produção e circulação.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
O PIB é um indicador econômico relevante para medir a riqueza de um país.
Assinale a opção que apresenta uma característica do PIB a custo de fatores.
Em relação ao regime de metas de inflação no governo Lula (2002 a 2010), observou-se que, ao final dessa década, o regime apresentava alguns desafios.
Em relação a tais desafios, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A alta da taxa de inflação de 2010 poderia impactar a taxa de 2011.
( ) Conciliar o regime de metas com um crescimento mais elevado do PIB.
( ) Reduzir a meta inflacionária para o nível de países desenvolvidos, abaixo de 1%.
As afirmativas são, respectivamente,
Os agregados monetários (M1, M2, M3 e M4) diferem de acordo com sua liquidez. Nesse sentido, relacione cada agregado monetário com seus respectivos elementos ou características.
1. M1
2. M2
3. M3
4. M4
( ) Inclui apenas papel-moeda em poder do público e depósitos à vista.
( ) Um aumento dos depósitos de poupança eleva tanto este agregado como o(s) agregado(s) inferior(es).
( ) Inclui títulos públicos de elevada liquidez.
( ) Uma redução das cotas de fundo de renda fixa reduz tanto este agregado como o(s) agregado(s) inferior(es).
A sequência correta é:
O regime de bandas cambiais é adotado em diversos países e é um instrumento importante para controle do câmbio pelo Banco Central (BC).
Sobre o regime de bandas cambiais, assinale a afirmativa correta.
A Codeplan DF elabora trimestralmente um indicador de natureza conjuntural, com o objetivo de preencher a falta de informações atualizadas do desempenho da economia local, dada a defasagem na divulgação do PIB do Distrito Federal. Este instrumento é o
Em seu sítio na internet, o Banco Central do Brasil publicou, com data de 14/06/2018, nota com o seguinte teor:
O Banco Central reafirma que ofertará o total de US$ 24,5 bilhões em contratos de swap cambial entre os dias 08 e 15 de junho, conforme anunciado anteriormente. O BC continuará acompanhando as condições de mercado de câmbio e atuando para prover liquidez e contribuir para seu bom funcionamento. Da mesma forma, o BC e o Tesouro Nacional continuarão a atuar de forma coordenada no mercado de juros para prover liquidez e contribuir para seu bom funcionamento. Para a semana que vem, o BC estima oferecer montante em torno de US$ 10 bilhões em contratos de swaps. Esse montante poderá ser ajustado para cima ou para baixo, dependendo das condições de mercado. O Banco Central reafirma que não vê restrições para que o estoque de swaps cambiais exceda consideravelmente os volumes máximos atingidos no passado.
Com base nessa nota, pode-se considerar que o Banco Central
A respeito das restrições orçamentárias, considere:
I. Uma linha de orçamento indica todas as combinações de quantidades de bens para as quais o total de dinheiro gasto por um dado consumidor seja igual à sua renda disponível.
II. Se um dado consumidor faz escolhas de maneira racional, ele decide a quantidade de cada bem que gostaria de comprar visando a maximizar o grau de satisfação que pode obter, considerando o orçamento limitado de que dispõe.
III. A maximização da satisfação do consumidor que faz escolhas racionais é atingida quando o benefício marginal é igual ao custo marginal.
IV. Denomina-se “solução de canto" a situação na qual a taxa marginal de substituição de um bem por outro, em uma cesta de mercadorias escolhida, é igual à inclinação da linha de orçamento.
Está correto o que se afirma em
Considere o diagrama abaixo, onde T representa a arrecadação tributária do governo e t a alíquota tributária.
