1

“Estou há pouco mais de dois anos morando na China, leitor, e devo dizer que a minha admiração pelos chineses só tem feito crescer. É um país que tem coesão e rumo, como notou o meu colega de coluna neste jornal Cristovam Buarque, que passou recentemente por aqui".

A função textual da inclusão de Cristovam Buarque no texto 1 é a de:

2

O Texto I mostra uma reflexão do seu autor, segundo é dito na frase inicial do texto.

Assinale a opção que apresenta a atitude que marca tal reflexão.

3

A concessão é uma estratégia argumentativa caracterizada por dois movimentos retóricos: inicialmente (movimento 1), o enunciador parece conceder razão ao seu oponente; em seguida (movimento 2), o enunciador refuta a tese desse mesmo oponente.

No que se refere ao texto 1, é correto afirmar que esses dois movimentos estão presentes, nessa ordem, no seguinte par de parágrafos: 

4

Em muitos textos argumentativos aparecem exemplos que os acompanham por ilustração, concretização, precisão etc. 

O argumento abaixo que mostra um exemplo cujo tipo está corretamente indicado é:

5
Assinale a frase em que o sinal indicativo da crase está bem-empregado.
6

A frase do menino na charge – “naum eh verdade” – mostra uma característica da linguagem escrita de internautas que é:
7
Entre os fragmentos textuais abaixo, assinale o que pertence a um modo de organização discursiva (descrição, narração, argumentação, exposição e injunção) diferente dos demais.
8
Assinale a frase que mostra o acento grave indicativo da crase em um contexto em que seu uso é optativo.
9
Assinale a opção que mostra informações corretas sobre o gênero e o tipo textuais desse fragmento textual.
10
O segmento abaixo que exemplifica o tipo de texto denominado instrucional é: