


Considerando a classe das palavras do trecho "Alguns hábitos têm o poder de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos conforme eles avançam por meio de uma organização." (linhas de 1 a 3), assinale a alternativa que classifica, respectivamente, os vocábulos sublinhados.
Observe a charge abaixo.


De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais que envolvem o texto, assinale a alternativa correta.
De acordo com a norma-padrão e as questões gramaticais referentes ao período “Os temas tratados neste blog se referem aos assuntos institucionais das diversas áreas dos Correios e os posts publicados poderão ser comentados pelos leitores." (linhas de 8 a 10), assinale a alternativa correta.
No que se refere às regras de pontuação e de ortografia vigentes, é correto afirmar que, na(s) linha(s)
Texto 2 para responder à questão.
Nas últimas décadas, o bioma cerrado, presente no território goiano, transformou-se em uma nova e importante fronteira agrícola brasileira. Essa transformação modificou os aspectos socioeconômicos regionais e impulsionou a produtividade
agropecuária, tornando o Brasil um dos principais produtores mundiais de commodities agrícolas.
No que tange às transformações socioeconômicas e ao aumento da produtividade no cerrado, assinale a alternativa correta.

Para a estimativa do número de pessoas em eventos ou manifestações, considera-se que cada indivíduo ocupa a área de 0,2 m2 . Em determinado evento, em uma via com 20 m de largura, uma fotografia aérea mostrou que as pessoas ocuparam 1,5 km da extensão da via.
Nessa situação hipotética e com base nos dados apresentados, a melhor estimativa para o número de pessoas no evento é
Um carro flex percorre 9 km com 1 L de álcool e 12 km com 1 L de gasolina. No tanque desse carro, há uma mistura com 80% de álcool e 20% de gasolina. Quantos quilômetros o carro percorrerá com 1 L dessa mistura?
Para a estimativa do número de pessoas em eventos ou manifestações, considera-se que cada indivíduo ocupa a área de 0,2 m² . Em determinado evento, em uma via com 20 m de largura, uma fotografia aérea mostrou que as pessoas ocuparam 1,5 km da extensão da via.
Nessa situação hipotética e com base nos dados apresentados, a melhor estimativa para o número de pessoas no evento é
Ao comprar uma calça e um par de tênis, que juntos custavam R$ 620,00, Miguel conseguiu o desconto de 25% no preço do par de tênis e de 20% no preço da calça. Ele percebeu que, após os descontos, os valores pagos pelos dois produtos ficaram iguais.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
A tabela do Excel apresentada contém os lotes 1, 2, 3 e 4 de
medicamentos recebidos na farmácia Santa Saúde, com as
quantidades de medicamentos de cada lote e os respectivos
valores unitários. Joaquim, o gerente do estabelecimento,
decidiu otimizar o próprio tempo e adicionou mais uma linha
à tabela, para indicar os valores e os quantitativos totais,
além de mais uma coluna, para indicar o valor total de cada
lote. Em seguida, solicitou ao seu assistente que a
completasse corretamente com os respectivos valores.
Com base na situação hipotética e na tabela apresentada,
assinale a alternativa correta.
A imagem apresenta uma planilha no Excel e uma fórmula aplicada na célula E6. O resultado da fórmula será
Em relação ao Word, assinale alternativa que descreve corretamente a função dos ícones de formatação de texto.
A imagem apresenta uma planilha no Excel e uma fórmula aplicada na célula E6. O resultado da fórmula será
No que tange às disposições relativas às provas no Código de Processo Penal, é correto afirmar:
O exame de corpo de delito
O exame de corpo de delito
João é dono de uma pequena propriedade rural no interior do Pará. Buscando ampliar a sua cultura de coco-verde, João decide por si próprio desviar parcialmente o curso de um córrego que margeia sua propriedade, diminuindo a sua vazão, a fim de irrigar a plantação de coqueiros. Considerando essa situação hipotética, a conduta de João
A respeito da responsabilidade administrativa federal por danos ambientais, regulamentada pelo Decreto n. 6.514/08 e alterado pelo Decreto 6.686/08, assinale a afirmativa correta.
Um médico-legista foi chamado para avaliar um ferimento ocasionado pela entrada de um projétil de revólver na mão de uma vítima. O perito, informado de que não havia anteparos ou obstáculos próximos ao indivíduo atingido bem como não havia nenhuma peça de vestuário cobrindo a região corporal atingida, analisou e descreveu a lesão como compatível com disparo efetuado a longa distância.
Nessa situação hipotética, a característica cutânea que possibilitou ao perito identificar a distância do disparo do projétil denomina-se
Se o tempo decorrido da morte de um indivíduo for superior a duas horas e inferior a três horas, então o cadáver do indivíduo apresentará
No que se refere às perícias e aos laudos médicos em medicina legal, assinale a opção correta.
Ao analisar as circunstâncias de um crime e confrontar as provas testemunhais com o laudo do odontolegista, a autoridade judicial constatou que houve afirmação falsa no laudo pericial: o profissional omitiu informações relevantes para a correta elucidação do caso e para atribuição de responsabilidade.
Nessa situação hipotética, no âmbito judicial, o odontolegista estará sujeito a
O corpo não putrefeito de uma jovem foi encontrado, em sua residência, pendurado em uma viga, suspenso parcialmente por um laço feito com uma corda, cujo nó estava situado na região anterior do pescoço. A perícia realizada no local não constatou desordem no ambiente, tendo encontrado apenas um bilhete de despedida. O médico-legista foi questionado pelo delegado sobre a causa da morte, ou seja, se havia decorrido de suicídio ou de homicídio seguido da simulação de suicídio. O exame necroscópico da vítima mostrou sinais locais e gerais de asfixia; sulco cervical horizontal, contínuo, de profundidade uniforme, sem sinais de reação vital. Entre as lesões externas descritas no laudo cadavérico incluíam-se escoriações ungueais (provocadas por unhas) e equimoses arredondadas na região cervical e ao redor da boca; escoriações e equimoses nas mãos, antebraços bem como nas regiões dorsal e posterior da cabeça.
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que
Na classificação de Benjamin Mendelsohn, a vítima imaginária é considerada uma vítima
É correto afirmar que o controle social formal é representado, entre outras, pelas seguintes instâncias:
A Criminologia é a ciência
Senhora de 73 anos de idade, viúva, com antecedentes de diabetes mellitus e doença arterial coronariana, mas sem acompanhamento médico há 5 anos, é encontrada morta na cama onde habitualmente dormia, quando a filha foi visitá-la. Após acionar a autoridade policial, logo a equipe pericial chega ao local de morte. Aparentemente, não houve alteração da cena. O cadáver estava em decúbito dorsal, sem sinais de injúrias externas, com livores de hipóstase fixos, rigidez cadavérica em todo o corpo e ausência de mancha verde abdominal. Considerando a temperatura ambiente de aproximadamente 20 ºC e ausência de fatores internos e externos que possam influenciar a cronologia de fenômenos cadavéricos, constitui, com maior probabilidade, uma estimativa aproximada correta do tempo de morte (intervalo post mortem):
Impressões digitais (cristas epidérmicas) têm sido usadas como um meio de identificação há mais de 2000 anos. Elas também foram extensivamente estudadas cientificamente por antropólogos e biólogos. No entanto, apesar de todo o conhecimento empírico e experimental, nenhuma explicação amplamente aceita para o desenvolvimento das cristas epidérmicas nos dedos, palmas das mãos e plantas dos pés ainda emergiu. [...].
(Kücken M, Newell AC. J Theor Biol. Fingerprintformation. 2005)
O momento em que se dá a completa formação das impressões digitais é
O sistema datiloscópico [...] foi introduzido na medicina legal brasileira por volta de 1903, representando uma verdadeira mudança nos métodos de identificação, ante sua praticidade, simplicidade, eficiência e segurança nos resultados [...].
(https://fezanella.jusbrasil.com.br/. Adaptado)
O sistema mencionado no texto refere-se ao sistema criado por