1
Os ciclos biogeoquímicos contribuem para a troca de matéria e energia entre a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera.
O ciclo hidrológico está relacionado à distribuição da energia solar assim como as propriedades da água estão relacionadas às seguintes funções:
I. ao transporte de nutrientes no meio aquoso.
II. à alta solubilização de espécies iônicas.
III. à flutuação do gelo e à circulação vertical de nutrientes na coluna d’água.
IV. à estabilização da temperatura da biota.
A água realiza essas funções graças às seguintes propriedades:
2

O triângulo apresentado a seguir representa objetos de interesse

da Química, colocando no centro os materiais e substâncias e, em

cada um dos vértices, aspectos diferentes do conhecimento

químico com eles relacionados.


Segundo a proposta de MACHADO, (2014, p. 157) os vértices

desse triângulo devem corresponder aos seguintes aspectos:

3
As substâncias húmicas presentes nos solos, nos sedimentos e nas águas naturais são formas importantes de distribuição da matéria orgânica na Terra.
O controle das propriedades físicas e químicas dos vários ambientes naturais está relacionado à presença dessas substâncias.
Assinale a opção que apresenta propriedades das substâncias húmicas.
4

O professor de Ciências queria montar um experimento para que

os alunos pudessem entender que a combustão produz gás

carbônico. Para essa finalidade, dispunha de três potes iguais,

que poderiam ser emborcados sobre uma mesma quantidade de

água de cal incolor, conforme a figura a seguir:

Considerando que os alunos já sabiam que a água de cal incolor

ficava esbranquiçada quando em contato com o gás carbônico

(CO2), o melhor experimento para verificar se a combustão

produz gás carbônico deveria conter

5

Para que os alunos verificassem a composição química de alguns

alimentos, o professor distribuiu seis diferentes tipos de

alimentos numerados, pedindo que os submetessem aos

seguintes testes:

I.esfregassem cada um deles sobre um papel absorvente; e

II.Pingassem uma gota de iodo diluído sobre cada um.

Os resultados desses testes foram registrados, de comum acordo

com a turma, no quadro.

A tabela a seguir mostra os resultados obtidos.

Em seguida, o professor pediu que os alunos escrevessem o

número dos alimentos que contivessem apenas gordura no

círculo da esquerda e, os que contivessem apenas amido, no

círculo da direita.

Na intercessão dos dois círculos deveriam ser colocados os

alimentos que contivessem gordura e amido. Para indicá-los, os

alunos deveriam escrever

6
Um dos critérios que pode ser utilizado para classificar águas naturais é o de dureza, propriedade que resulta da dissolução de minerais do solo e das rochas ou do aporte de resíduos industriais.
A classificação de águas naturais, de acordo com a dureza, é expressa em função da concentração de
7
No laboratório de Ciências o professor colocou 3 mL de água oxigenada (H2O2) em um tubo de ensaio, acrescentou uma pitada de um catalisador (MnO2 ) e, imediatamente, ocorreu uma efervescência, característica da liberação de um gás. Para testar o gás liberado, o professor introduziu um barbante em brasa dentro do tubo e a brasa inflamou. A repetição do experimento com água pura, em vez de água oxigenada, não teve o mesmo resultado, isto é, a brasa ficou mais fraca e não se inflamou. O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o gás liberado era
8
O conceito de solubilidade pode ser trabalhado em sala de aula por meio de análise da curva de solubilidade apresentada sob a forma de gráficos e/ou da realização de experimentos simples que mostrem os fatores que alteram a solubilidade.
Após uma discussão sobre esse assunto em sala de aula foram levantados pelos alunos alguns fatores que alteram a solubilidade tais como: o solvente, o ponto de fusão do soluto, a temperatura da solução, a pressão, as interações intermoleculares envolvidas. O fator apresentado pelos alunos que deve ser rediscutido por não influenciar na solubilidade das substâncias é
9
Em uma aula de Ciências, um aluno fez o seguinte questionamento: Todos falam que o ar expirado tem mais gás carbônico que o inspirado, mas como podemos ter certeza? O professor explicou que, agitando água de cal incolor no ar contido no interior de sacos plásticos, é possível demonstrar a presença de gás carbônico. Considerando a utilização de sacos plásticos do mesmo tamanho, com 5 mL de água de cal incolor, assinale a opção que indica o melhor experimento capaz de permitir que os alunos verificassem se o ar expirado contém mais ou menos gás carbônico que o inspirado.
10
Leia o fragmento a seguir. “Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII, Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser dotado de muito poder reagente.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).
Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações obtidas pelos alquimistas.
( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao observado experimentalmente pelos alquimistas.
( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes, porém os alquimistas não tinham informações suficientes para classificá-los corretamente.
As afirmativas são, respectivamente,
11
Para demonstrar como as correntes de ar se formam, o professor de Ciências colocou um bastão de incenso aceso próximo à porta da sala, que estava ligeiramente aberta, e pediu aos alunos que, ao observarem o movimento da fumaça, constatassem que o ar entrava por baixo da porta e saía por cima. O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o ar frio
12
A propagação do fogo em um incêndio depende da existência de três fatores: uma substância que possa ser queimada (combustível); uma substância que alimentará a combustão, chamada comburente (usualmente, o gás oxigênio); e um elemento deflagrador (chama, fagulha, descarga elétrica etc.). Na combustão completa de combustíveis orgânicos, como metano, propano, butano, etanol e metanol, há produção apenas de gás carbônico e água.
Dados: fórmulas moleculares: metano: CH4; propano: C3H8; butano: C4H10; etanol: C2H6O; e metanol: CH4O.
Considerando a reação de combustão completa desses combustíveis, o que necessitará de maior quantidade de gás oxigênio por molécula de combustível é o
13
Foi detectada a presença de 32µg de dióxido de enxofre em 100L de ar de um recinto fechado que se encontra a 25°C (a 1 atm). A composição em ppm (v/v) desse poluente no recinto, considerando o comportamento ideal dos gases, é aproximadamente igual a
Dados: Constante dos gases = 0,082 atm.L.mol–1.K–1. Massa molares (g.mol–1): S = 32 e O = 16
14

A quantidade de matéria orgânica em águas superficiais e

residuais pode ser expressa por meio da demanda química de

oxigênio (DQO).

A principal reação para estimar o teor de material orgânico em

águas pode ser representada como:


Sobre essa reação, analise as afirmativas a seguir.

I. A matéria orgânica é reduzida formando CO2.

II. O dicromato atua como agente oxidante.

III. O dicromato doa elétrons para a matéria orgânica formarCO2.

Está correto o que se afirma em

15
No estudo dos modelos atômicos, a hipótese atômica de John Dalton (1766-1844) é trazida para sala de aula dando base à discussão sobre a constituição da matéria.
Para o desenvolvimento do trabalho sobre o modelo de Dalton é importante a discussão sobre
16
O professor propôs, como introdução ao estudo das reações de oxirredução, um experimento bem simples para que o aluno tenha condições de observar um fenômeno que envolve mudanças visuais muito nítidas desse tipo de reação.
No experimento, o aluno deve acrescentar um comprimido de vitamina C não efervescente a uma solução de iodo (farmacêutica) e adicionar água. Nessa reação a vitamina C que é oxidada promove um descoramento da solução de iodo que é reduzido.
A transformação que ocorre no iodo pode ser codificada em uma linguagem química como
17

Os investigadores podem encontrar impressões digitais em objetos borrifando solução da substância X, que, ao entrar em contato com a substância Y, deixada no objeto pela pessoa que tocou nele anteriormente, reage, produzindo Z, uma substância branca que, quando exposta à luz solar, escurece, revelando as linhas das impressões digitais.

http://pibid-bio-uepg.blogspot.com/2013/08/as-funcoes-inorganicas-esua.html. Acesso em 09/06/2020. Adaptado.

A reação química descrita é:

AgNO3 + NaCl → AgCl + NaNO3

As substâncias XY e Z, descritas no texto, são denominadas, respectivamente,

18

O arsênico foi o agente envenenador de escolha na Idade Média, tendo essa preferência se mantido até o início do século XX. Várias de suas características contribuíram, em grande parte, para essa popularidade: o aspecto inofensivo; a insipidez ou o sabor levemente adocicado, podendo ser facilmente misturado aos alimentos; a fácil obtenção; a evolução insidiosa dos sintomas de intoxicação, simulando doença; e a presença nos líquidos de embalsamamento – uma vez embalsamada a vítima, tornava-se impossível a prova do envenenamento.

GONTIJO, B. e BITTENCOURT, F. Anais Brasileiros de Dermatologia. 2005; 80(1):91-5. Adaptado.

Com relação às características eletrônicas do arsênico (número atômico 33), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Possui elétrons distribuídos em três níveis eletrônicos.

( ) Seu elétron de maior energia ocupa o nível P.

( ) Possui cinco elétrons na camada de valência.

As afirmativas são, segundo a ordem apresentada, respectivamente,

19
O nitrogênio amoniacal é um parâmetro relevante para avaliação da qualidade da água e pode ser determinado pelo método de Kjeldahl.
Utilizando esse método, todo o nitrogênio de uma amostra de um efluente foi adequadamente transformado em amônia que foi recolhida em solução de ácido bórico. Posteriormente o borato formado foi titulado, consumindo 24 mL de solução padrão de ácido sulfúrico 0,5 mol.L-1.
A massa de nitrogênio (em mg) presente na amostra, é aproximadamente igual a
Dados: Massa molares (g.mol-1) H3BO3 = 62, H2SO4 = 98, NH3 = 17 e N =14
20

Um método utilizado para determinar a concentração de ozônio (O3) no ar é passar uma amostra de ar por um borbulhador contendo solução aquosa de iodeto de sódio (NaI). A reação química que ocorre é descrita a seguir.

O3( g) + 2 NaI (aq) + H2O ()  O2 (g) + I2 (s) + 2 NaOH (aq)

Ao passar uma amostra de ar por um borbulhador, verificou-se o consumo de 1,5 mg de iodeto de sódio. A massa de ozônio, em mg, presente nessa amostra era de

[Massa Molares (g.mol–1): H = 1,0; I = 127,0; O = 16,0; Na = 23,0]

21

A maioria dos procedimentos realizados atualmente em Medicina Nuclear tem finalidade diagnóstica. O paciente recebe uma dose de um radiofármaco e é posteriormente examinado por um equipamento capaz de detectar a radiação oriunda do paciente.

O Tc-99 m é um radionuclídeo que apresenta características físicas ideais para utilização em Medicina Nuclear Diagnóstica pois é mono-emissor gama de baixa energia, possui tempo de meia-vida físico de 6,02 h e não emite radiação do tipo particulada (α ou β).

Transcorridas 24 horas após um exame utilizando Tc-99m, o percentual do radiofármaco no organismo de um paciente deverá ser, aproximadamente

22
Para demonstrar a digestão do amido pela saliva, o professor sugeriu um experimento com dois tubos de ensaio preparados com o seguinte conteúdo: Tubo 1: 2 mL de solução de amido e 2 mL de saliva. Tubo 2: 2 mL de solução de amido. Após 10 minutos, uma gota de iodo diluído foi adicionada a cada tubo. Depois de muita discussão, a turma chegou à conclusão de que o experimento estava incompleto e que, para melhorá-lo, seria necessário: I.substituir o tubo 2 por outro igual, porém com mais 2 mL de água. II.acrescentar um tubo 3, contendo 4 mL de água. III.acrescentar um tubo 4, com 2 mL de saliva mais 2 mL de água. Para resultados mais seguros seria necessário modificar o experimento conforme indicado
23

O 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em setembro do ano passado, registrou recorde da violência sexual. Foram 66 mil vítimas de estupro no Brasil em 2018, maior índice desde que o estudo começou a ser feito em 2007.

http://www.crianca.mppr.mp.br/2020/03/233/ESTATISTICAS-Estupro-bate-recorde-e-maioria-das-vitimas-sao-meninas-de-ate-13-anos.html Acesso em 23/06/2020.

Para indicar a presença de esperma, que pode ser encontrado em um crime sexual, podem ser feitos dois testes simples em uma amostra recolhida do fluido biológico da vítima: uma reação utiliza o reativo de Florence, constituído por I2, KI e H2O; a outra, uma solução saturada de ácido pícrico (C6H3N3O7) em glicerina (C3H8O3). Nas duas reações, a presença do esperma é observada devido ao aparecimento de uma coloração amarelada. Embora exista a possibilidade de falsos positivos, estes testes podem ajudar a identificar indícios. A natureza das ligações químicas que formam as substâncias utilizadas nos testes permite classificá-las, respectivamente, como

24

O gás carbônico (CO2) é o principal produto proveniente da queima completa de compostos orgânicos. O aumento da concentração desse gás na atmosfera tem provocado uma série de desequilíbrios ambientais, além de afetar a saúde humana.

Levando em consideração a estrutura dessa molécula, avalie se as afirmativas a seguir estão corretas.

I. Possui geometria molecular do tipo linear.

II. É formada por ligações covalentes entre carbono e oxigênio.

III. É classificada como uma molécula polar.

Está correto o que se afirma em

(Números atômicos: C = 6; O = 8)

25

O carbonato de sódio é uma matéria-prima bastante utilizada na fabricação de papel, vidro, sabão e detergentes, sendo normalmente comercializado em sua forma decahidratada

(Na2CO3 . 10H2O).

A massa desse sal, em grama, necessária ao preparo de 250 mL de uma solução aquosa com concentração 0,10 mol.L–1 é, aproximadamente, igual a

[Massas Molares (g.mol–1): H = 1,0; C = 12,0; O = 16,0; Na = 23,0]