
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O texto, tipicamente argumentativo, apresenta informações acerca do ensino superior com o propósito de convencer o leitor da importância desse nível de ensino na formação educacional do cidadão brasileiro.

Acerca dos sentidos do texto CB1A1CCC, julgue o item subsequente.
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos sentidos do texto CB8A1BBB.

Com relação às ideias do texto CB4A1-I, julgue o item que se segue.
Depreende-se do texto que, na guerra, lança-se mão especialmente da desinformação como estratégia militar para cercar o inimigo.

Considerando aspectos sintáticos e semânticos do texto CG1A1-I, julgue o item.
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.
A correção gramatical e a coerência do texto seriam preservadas caso a forma verbal “levou" (l.23) fosse substituída por levaram.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 6A3AAA, julgue o próximo item.
Há uma ambiguidade quanto ao antecedente do sujeito elíptico da forma verbal “alcance" (R.34), que poderia ser dirimida caso essa forma verbal fosse flexionada no plural — alcancem —, estabelecendo-se concordância ideológica com a palavra “grupo" (R.32).

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 2A1-II, julgue o item que segue:
O travessão empregado no último período do primeiro parágrafo confere ao trecho final do período, por ele isolado, um destaque, mas sua supressão manteria a correção gramatical do texto

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Seria incorreto o emprego da forma quotidianamente em lugar de “cotidianamente” (L.4), pois aquela forma foi abolida do vocabulário oficial da língua portuguesa.
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1-I, julgue o próximo item

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Julgue os itens que se seguem, pertinentes a aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA.
No último parágrafo do texto, a expressão “era amparada" está
no singular para concordar com a palavra “estrutura", que é
núcleo do sujeito.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.

A respeito de aspectos linguísticos do texto CB3A1, julgue os itens que se seguem.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.
People with disabilities can use websites and web tools
when they are properly designed. However, currently many sites
and tools are developed with accessibility barriers that make it
difficult or impossible for some people to use them.
The absence of an alternative text is the classic example.
Sites and tools with images should include equivalent alternative
text in the markup/code.
If an alternative text is not provided for images, the image
information is inaccessible, for example, to people who cannot see
and have to use a screen reader that reads aloud the information on
a page, including the alternative text for the visual image.
When an equivalent alternative text is presented, in HTML
format, for example, information is available to everyone to people
who are blind, as well as to people who turned off images on their
mobile phone to lower bandwidth charges, people in a rural area
with low bandwidth who turned off images to speed download, and
others. It is also available to technologies that cannot see the image,
such as search engines.
Another example of barrier is the lack of keyboard input.
Some people cannot use a mouse, including many elderly users with
limited fine motor control. An accessible website does not rely on
the mouse; it provides all functionality via a keyboard.
Just as images are not available to people who cannot see,
audio files are not available to people who cannot hear. Providing
a text transcript makes the audio information accessible to people
who are deaf or hard of hearing.
It is easy and relatively inexpensive for website developers
to provide transcripts for podcasts and audio files. There are also
transcription services that create text transcripts in HTML format.
Most of the basics of accessibility are even easier and less
expensive than providing transcripts. However, the proper
techniques are poorly integrated into some web tools, education,
and development processes.
Internet: <https://www.w3.org> (adapted).
Judge the following items according to the text above.
Information conveyed by images may not reach the intended
public if there is no alternative text.
Based on the previous text, judge the following item.
In the third paragraph, the author informs that the community dependence on the São Francisco River is limited to a specific area of the river, near to the ocean.
On the previous text and the vocabulary used in it, judge the item below.
There was less than half a ton of mail in the postman's garage.
Concerning the previous text and its linguistic aspects, judge the following item.
According to the text, it can be said that experts in language seem to hold differing views on the dissemination of English in many parts of the world.

Considering the grammatical and semantic aspects of text IV, decide whether the following items are right (C) or wrong (E).
The expression “a bunch of" (l.45) could be replaced by a cluster of without altering the meaning of the passage.
Considering the grammatical and semantic aspects of text V, decide whether the following items are right (C) or wrong (E).
The word “enjoined" (l.27) cannot be replaced by endorsed in this particular context.

In text IV, without altering the general meaning of the sentence, "pinpoint" (l.10) could be replaced by (mark right — C — or wrong — E)
convey

In text V, without altering the general meaning of the sentence, “enthralled” (L.8) could be replaced by (mark right — C — or wrong — E)
captivated.

In text V, without altering the general meaning of the sentence, “enthralled” (L.8) could be replaced by (mark right — C — or wrong — E)
eccentric.
Considering the ideas and the vocabulary of text II, decide whether the statements below are right (C) or wrong (E).
After all stages of the Civil and Diplomatic Service entrance exams, the number of candidates admitted was around 20.

Considering the grammatical and semantic aspects of text VI, decide whether the following items are right (C) or wrong (E).
The phrase “obtain more” (L. 10 and 11) could be correctly replaced by accrue, without altering the meaning of the passage.

In text V, without altering the general meaning of the sentence, “enthralled” (L.8) could be replaced by (mark right — C — or wrong — E)
bewitched.
Considere os eventos A, B, C e D, definidos abaixo, relativos ao
número de veículos por família em determinada cidade.
A = uma família possui 1 ou mais veículos;
B = uma família possui 2 ou mais veículos;
C = uma família possui 3 ou mais veículos;
D = uma família possui 4 ou mais veículos.
Considere, ainda, que as probabilidades de ocorrência desses
eventos são: P(A) = 0,9; P(B) = 0,6; P(C) = 0,3 e P(D) = 0. Com
base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
A probabilidade condicional
é inferior a 0,6.
Em uma pescaria, os pescadores Alberto, Bruno e Carlos colocavam os peixes que pescavam em um mesmo recipiente. Ao final da pescaria, o recipiente continha 16 piaus e 32 piaparas. Na divisão dos peixes, cada um deles afirmou que teria pescado mais peixes que os outros dois.
Julgue o item a seguir, a respeito dessa situação.
Na situação dada, se 2 peixes fossem retirados do recipiente, aleatoriamente, a probabilidade de que pelo menos um fosse um piau seria maior que 1⁄2.


Considere os eventos A, B, C e D, definidos abaixo, relativos ao
número de veículos por família em determinada cidade.
A = uma família possui 1 ou mais veículos;
B = uma família possui 2 ou mais veículos;
C = uma família possui 3 ou mais veículos;
D = uma família possui 4 ou mais veículos.
Considere, ainda, que as probabilidades de ocorrência desses
eventos são: P(A) = 0,9; P(B) = 0,6; P(C) = 0,3 e P(D) = 0. Com
base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
A probabilidade de uma família na referida cidade possuir exatamente 1 veículo é igual a 0,3.
Julgue o próximo item, considerando a proposição P a seguir.
P: "O bom jornalista não faz reportagem em benefício próprio nem deixa de fazer aquela que prejudique seus interesses".
No argumento seguinte, as proposições P1, P2, P3 e P4 são as premissas, e C é a conclusão.
Considerando esse argumento, julgue o item.
Se a proposição “O trabalho dos servidores públicos que atuam nesse setor pode ficar prejudicado.” for falsa e a proposição“Há carência de recursos tecnológicos no setor Alfa.”for verdadeira, então a proposição P1 será falsa.
Julgue os itens a seguir, a respeito das maneiras de pensar com
argumentos racionais.
No argumento seguinte, as proposições P1, P2, P3 e P4 são as premissas, e C é a conclusão.
Considerando esse argumento, julgue o item.
A proposição P3 é equivalente à proposição “Se os servidores públicos que atuam nesse setor não padecem, então o trabalho dos servidores públicos que atuam no setor Alfa não fica prejudicado.”.
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura
da argumentação, julgue os itens que se seguem.
A assertiva “Sempre que venho aqui, chove. Logo, minha
vinda é positiva, pois traz chuva para cá" apresenta um
raciocínio falacioso, mediante o qual se define erroneamente
um evento como a causa de outro.
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura
da argumentação, julgue os itens que se seguem.
No diálogo apresentado a seguir, o personagem B faz uma
crítica ao personagem A para contrapor-se à argumentação deste.
A: Você não deveria fumar. É muito ruim para a saúde.
B: Olha só quem fala! Que autoridade tem você para ficar
falando que eu não deveria fumar e que isso é ruim para a
saúde? Você fuma desde os seus dezoito anos de idade.
Considerando a proposição P: “Se o servidor gosta do que faz, então o cidadão-cliente fica satisfeito”, julgue o item a seguir.
A proposição P é logicamente equivalente à seguinte proposição: “Se o cidadão-cliente não fica satisfeito, então oservidor não gosta do que faz”.
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue os itens a seguir.
A afirmação Por ser novo, esse carro não apresenta falhas
nem dá problema fundamenta-se em um argumento no qual há
uma premissa não declarada.
Julgue os itens a seguir, a respeito de lógica proposicional.
A proposição “Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem estar em constante estado de alerta sobre as ações das agências de inteligência." pode ser corretamente representada pela expressão lógica P∧Q∧R, em que P, Q e R são proposições simples adequadamente escolhidas.
A respeito das parcerias formais estabelecidas entre o Poder Público e as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, inclusive para atuação na área da saúde pública, julgue o item que se segue.
Conforme a Lei n.º 9.637/1998, as organizações sociais, por integrarem o terceiro setor, não fazem parte do conceito constitucional de administração pública e estão legitimamente autorizadas a estabelecer vínculos formais com o poder público a partir da assinatura de termos de parceria e ampla submissão aos princípios constitucionais relacionados ao escopo de sua atuação.
Considerando as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), julgue o item que se segue.
O operador responde subsidiariamente pelos danos causados pelo tratamento dos dados quando descumprir as obrigações da legislação de regência, uma vez que a responsabilização principal fica a cargo do controlador.
Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.527/2011) e na Lei da Transparência (Lei Complementar n.º 131/2009), julgue o item que se segue.
Impor sigilo a uma informação para obter proveito pessoal ou para terceiro é uma conduta ilícita para agentes públicos e, também, para militares.