
Os documentos de terceira idade
Para proteger os documentos de valor permanente, impedindo seu uso e manuseio constantes, utiliza-se a microfilmagem de

Segundo as Recomendações para construção de arquivos elaboradas pelo Conselho Nacional de Arquivos,

Em seu ciclo vital, os arquivos passam por fases sucessivas a que se convencionou chamar de corrente, intermediária e permanente. O ingresso de documentos nesta última etapa é conhecido como
O arquivo intermediário pode ser definido como aquele que
Sobre documentos de arquivo em ambiente digital, é correto afirmar que
Atenção: Considere os nomes de determinadas instituições e das respectivas localidades de origem, e responda à questão.
1. José Roberto da Silva Motta - Ceilândia (DF)
2. Luiz Carlos de Oliveira Filho - Buritis (MG)
3. Roberto de Oliveira Duarte - Alexânia (GO)
4. Maria do Carmo Mota - Cabeceira Grande (MG)
5. Roberto de Oliveira Filho - Cruzeiro (DF)
6. Maria Aparecida Oliveira - Riacho Fundo (DF)
7. Sérgio da Silva Mota - Unaí (MG)
8. João Eduardo de Oliveira - Cristalina (GO)
Indique como ficariam dispostas as cartas recebidas caso a instituição, utilizando a ordenação alfabética, colocasse em primeiro plano municípios e/ou regiões administrativas.
Atenção: Considere os nomes de determinadas instituições e das respectivas localidades de origem, e responda à questão.
1. José Roberto da Silva Motta - Ceilândia (DF)
2. Luiz Carlos de Oliveira Filho - Buritis (MG)
3. Roberto de Oliveira Duarte - Alexânia (GO)
4. Maria do Carmo Mota - Cabeceira Grande (MG)
5. Roberto de Oliveira Filho - Cruzeiro (DF)
6. Maria Aparecida Oliveira - Riacho Fundo (DF)
7. Sérgio da Silva Mota - Unaí (MG)
8. João Eduardo de Oliveira - Cristalina (GO)
Indique como ficariam dispostas as cartas recebidas caso a instituição, utilizando a ordenação alfabética, colocasse em primeiro plano os nomes dos remetentes.
Dentre as operações técnicas preconizadas pelo Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (e-Arq Brasil), incluem-se aquelas relacionadas com o controle de acesso. Como medida de segurança, os documentos de acesso restrito são rastreados por meio de
O menu principal do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) apresenta suas principais funcionalidades, a exemplo da opção
Atenção: Considere os nomes de determinadas instituições e das respectivas localidades de origem, e responda à questão.
1. José Roberto da Silva Motta - Ceilândia (DF)
2. Luiz Carlos de Oliveira Filho - Buritis (MG)
3. Roberto de Oliveira Duarte - Alexânia (GO)
4. Maria do Carmo Mota - Cabeceira Grande (MG)
5. Roberto de Oliveira Filho - Cruzeiro (DF)
6. Maria Aparecida Oliveira - Riacho Fundo (DF)
7. Sérgio da Silva Mota - Unaí (MG)
8. João Eduardo de Oliveira - Cristalina (GO)
Indique como ficariam dispostas as cartas recebidas caso a instituição, utilizando a ordenação alfabética, colocasse em primeiro plano as unidades da Federação e, em segundo, os municípios e/ou regiões administrativas.
O Archivematica é um sistema gratuito de preservação digital de código aberto. O sistema
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir.
O plano de classificação e a tabela de temporalidade de documentos constituem importantes instrumentos de gestão de arquivos. À guisa de exemplo, reproduz-se parte do plano adotado por determinada Assembleia Legislativa, atualizado em março de 2017:
Os documentos da fase permanente demandam a elaboração de
Os objetos digitais, segundo Kenneth Thibodeau, assumem três características simultâneas: correspondem a algo que tem significado para o ser humano, independentemente dos padrões de bits utilizados; a um conjunto de informações organizadas em estruturas de dados, reconhecida e processada por meio de softwares; e à inscrição de sinais sobre um determinado suporte. O autor refere-se, respectivamente, a
Os arquivos correntes têm, entre outras características, a de abrigar documentos
Atenção. Considere os nomes de determinadas instituições e das respectivas localidades de origem, e responda às questões de números 56 a 58.
1 - José Roberto da Silva Motta - Ceilândia (DF)
2 - Luiz Carlos de Oliveira Filho - Buritis (MG)
3 - Roberto de Oliveira Duarte - Alexânia (GO)
4 - Maria do Carmo Mota - Cabeceira Grande (MG)
5 - Roberto de Oliveira Filho - Cruzeiro (DF)
6 - Maria Aparecida Oliveira - Riacho Fundo (DF)
7 - Sérgio da Silva Mota - Unaí (MG)
8 - João Eduardo de Oliveira - Cristalina (GO)
No processo de avaliação de documentos de arquivo, constitui instrumento de destinação