1

Sobre a avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ocorrer antes de uma ação.

II. Objetiva produzir um diagnóstico da situação.

III. Identifica as circunstâncias que demandam uma ação restauradora.

Está correto o que se afirma em

2

Leia a manchete a seguir


Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes

Curriculares Nacionais

3

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

4

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino

Fundamental, é correto afirmar

5

Observe a imagem a seguir.

Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

6

Leia a manchete a seguir

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

7

Leia a tira a seguir.

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento

apresentado pelo personagem da tira acima.

8

Observe a imagem a seguir.


A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino

Fundamental, é correto afirmar

9

Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário:

10

Observe a imagem a seguir

A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os

estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de

avisos. Esta questão é problematizada no documento

“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por

Fernandes e Freitas para o MEC.

De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale

V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos

procurando suas notas em um quadro de aviso, quase

sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los

sobre sua situação escolar.

( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das

notas e médias, está relacionada à exposição do estudante

em seu ambiente social.

( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os

alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima

valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com

que o estudante sinta-se desprestigiado.

As afirmativas são, respectivamente,

11

Observe a imagem a seguir.


Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

12

Leia a manchete a seguir.


Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

13

Observe a imagem a seguir.


A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino

Fundamental, é correto afirmar

14

Leia o fragmento a seguir.

Os professores do Ensino Fundamental da Escola Bem-te-vi estão reunidos estudando as fases do desenvolvimento cognitivo.

Entre as atividades pedagógicas inerentes ao exercício do magistério elencadas a seguir, assinale a opção que corresponde à atividade exemplificada acima.

15
O documento “Programa Mais Educação” da rede municipal de ensino de São Paulo aborda a educação para as questões étnicoraciais, a partir da reflexão sobre a instituição das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Sobre essa temática, o documento “reconhece o papel fundamental da educação no que tange à eliminação das _____ e para a emancipação dos grupos historicamente discriminados. No entanto, ainda existe uma série de lacunas para que as instituições escolares possam cumprir este papel, entre os quais se destacam a _____ de educadores, ainda muito incipiente no trato com a diversidade, e a tímida implementação das leis que pautam a _____ da inclusão curricular de conteúdos referentes à cultura e história de africanos, afro-brasileiros e indígenas, fazendo com que se reproduzam no espaço escolar preconceitos que, na realidade, deveriam ser _____”. Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
16

Leia a manchete a seguir


Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes

Curriculares Nacionais

17

Laia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias."

Para a organização do currículo por competências é necessário

18

Leia a manchete a seguir

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

19
Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir. I.A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. II.As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade. III.As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas. Está correto que se afirma em
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A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir. I.Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. II.A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. III.O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino. Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.