1
Leia o fragmento a seguir. “Os conteúdos químicos de natureza simbólica estão agrupados no nível representacional, que compreende informações inerentes à linguagem química, como fórmulas e equações químicas. O aspecto representacional inclui ferramentas simbólicas para representar a compreensão dos processos de idas e vindas entre teoria e experimento. (...) Nas análises do momento discursivo que denominei Elaborando uma Forma Química de Pensar, a questão dessa dimensão constitutiva da linguagem química adquire visibilidade.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Sobre as concepções estabelecidas pela autora sobre o momento discursivo, analise as afirmativas a seguir.
I. Para entender as equações químicas os alunos devem aprender uma série de conceitos.
II. A equação química e a linguagem química são instrumentos para a elaboração do pensamento químico.
III. A partir da linguagem química, no movimento de significação das representações vai se constituindo certa forma de pensamento.
Assinale:
2

A nitroglicerina é uma molécula altamente instável que explode se aquecida ou submetida a fortes impactos. Nesse processo são produzidas nuvens de gases, que se expandem rapidamente, além de intenso calor. A reação química (não balanceada) para esse fenômeno é descrita a seguir.

C3H5N3O9 (l)  N2 (g) + CO2 (g) + H2O (g) + O2 (g)

A soma dos menores inteiros que balanceiam corretamente essa equação é igual a

3
O conceito de solubilidade pode ser trabalhado em sala de aula por meio de análise da curva de solubilidade apresentada sob a forma de gráficos e/ou da realização de experimentos simples que mostrem os fatores que alteram a solubilidade.
Após uma discussão sobre esse assunto em sala de aula foram levantados pelos alunos alguns fatores que alteram a solubilidade tais como: o solvente, o ponto de fusão do soluto, a temperatura da solução, a pressão, as interações intermoleculares envolvidas. O fator apresentado pelos alunos que deve ser rediscutido por não influenciar na solubilidade das substâncias é
4
Leia o fragmento a seguir.
“O objetivo da atividade é evidenciar que esse tipo de transformação envolve a formação de novas substâncias e que podem ser acompanhadas de aspectos facilmente perceptíveis ou evidências.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Em uma das práticas apresentadas pela autora, os alunos deveriam misturar em um tubo de ensaio três gotas de solução de nitrato de chumbo II e três gotas de bicromato de potássio. Ao realizar esse experimento, os alunos deveriam observar
5

O triângulo apresentado a seguir representa objetos de interesse

da Química, colocando no centro os materiais e substâncias e, em

cada um dos vértices, aspectos diferentes do conhecimento

químico com eles relacionados.


Segundo a proposta de MACHADO, (2014, p. 157) os vértices

desse triângulo devem corresponder aos seguintes aspectos:

6

Duas garrafas pet de 500 mL tiveram o fundo retirado e foram

encaixadas, formando um tubo, como mostrado na figura.

Em uma das tampas foi colocado um algodão embebido em ácido

clorídrico (HCL) e, na outra, um algodão embebido em hidróxido

de amônio (NH4OH). As tampas foram atarraxadas e, em alguns

segundos, os alunos foram surpreendidos com a formação de

uma “nuvem" esbranquiçada, próximo ao centro da montagem.

O professor explicou que a nuvem correspondia a uma espécie de

poeira de cloreto de amônio (NH4CL).

O experimento pode ser utilizado para demonstrar uma reação

de

7

Reação química causou explosão em paiol no RJ

A explosão no arsenal da Marinha na ilha do Boqueirão (RJ) foi provocada pela combustão espontânea de amostras de pólvora, armazenadas no paiol de trânsito – aquele usado para guardar a munição retirada dos navios. (...) Para entrar em combustão espontânea, a pólvora teve contato com umidade. A umidade provocou reações químicas na pólvora, que pegou fogo e provocou um incêndio. (...) Segundo a Folha apurou, esse é o resultado do laudo que explicará as causas do acidente, ocorrido em 16 de julho passado (...).

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/8/25/cotidiano/27.html Acesso em 22/06/2020.

Uma reação que pode ocorrer com a pólvora é

2 KNO3 + S + 3 C → K2S + N2 + 3 CO2

Em uma reação completa, foram obtidos 135 kg de produtos, a partir da queima de 101 kg de nitrato de potássio e 16 kg de enxofre. A quantidade de carvão queimada, em quilogramas, foi de

8

Para que os alunos verificassem a composição química de alguns

alimentos, o professor distribuiu seis diferentes tipos de

alimentos numerados, pedindo que os submetessem aos

seguintes testes:

I.esfregassem cada um deles sobre um papel absorvente; e

II.Pingassem uma gota de iodo diluído sobre cada um.

Os resultados desses testes foram registrados, de comum acordo

com a turma, no quadro.

A tabela a seguir mostra os resultados obtidos.

Em seguida, o professor pediu que os alunos escrevessem o

número dos alimentos que contivessem apenas gordura no

círculo da esquerda e, os que contivessem apenas amido, no

círculo da direita.

Na intercessão dos dois círculos deveriam ser colocados os

alimentos que contivessem gordura e amido. Para indicá-los, os

alunos deveriam escrever

9
Leia o fragmento a seguir. “A análise refere-se a um trecho da transcrição de uma aula na qual um grupo de alunos vai discutir (...) sobre o fenômeno da queima de uma fita de magnésio. A atividade proposta (...) inclui a realização de cinco testes que correspondem a transformações químicas que são acompanhadas por diferentes evidências.”
(MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Na prática citada com uma fita de magnésio, os alunos observariam as seguintes evidências de transformações químicas: I. a liberação de energia luminosa.
II. a formação de um sólido branco.
III. a necessidade de aquecimento.
Está correto o que se afirma em
10

Um método utilizado para determinar a concentração de ozônio (O3) no ar é passar uma amostra de ar por um borbulhador contendo solução aquosa de iodeto de sódio (NaI). A reação química que ocorre é descrita a seguir.

O3( g) + 2 NaI (aq) + H2O ()  O2 (g) + I2 (s) + 2 NaOH (aq)

Ao passar uma amostra de ar por um borbulhador, verificou-se o consumo de 1,5 mg de iodeto de sódio. A massa de ozônio, em mg, presente nessa amostra era de

[Massa Molares (g.mol–1): H = 1,0; I = 127,0; O = 16,0; Na = 23,0]

11

A Química Forense surgiu a partir de um crime de grande repercussão cometido na Bélgica, em 1850. O criminoso teria extraído óleo de uma planta e obrigado a vítima a ingerir a substância. Para comprovar o crime, a polícia pediu ajuda a um químico, que desenvolveu um método para detectar a substância nos tecidos do cadáver, o que permitiu a condenação do criminoso.

ÂNGELIS, R. Descubra a importância da química forense. http://www.ung.br/noticias/descubra-importancia-da-quimica-forense. Acesso em 10/06/2020. Adaptado.

Dados: massas atômicas (u): H = 1, C = 12, N = 14 e O = 16.

A substância detectada possuía massa molecular 162; portanto, é possível saber que se tratava da

12

O carbonato de sódio é uma matéria-prima bastante utilizada na fabricação de papel, vidro, sabão e detergentes, sendo normalmente comercializado em sua forma decahidratada

(Na2CO3 . 10H2O).

A massa desse sal, em grama, necessária ao preparo de 250 mL de uma solução aquosa com concentração 0,10 mol.L–1 é, aproximadamente, igual a

[Massas Molares (g.mol–1): H = 1,0; C = 12,0; O = 16,0; Na = 23,0]

13

A quantidade de matéria orgânica em águas superficiais e

residuais pode ser expressa por meio da demanda química de

oxigênio (DQO).

A principal reação para estimar o teor de material orgânico em

águas pode ser representada como:


Sobre essa reação, analise as afirmativas a seguir.

I. A matéria orgânica é reduzida formando CO2.

II. O dicromato atua como agente oxidante.

III. O dicromato doa elétrons para a matéria orgânica formarCO2.

Está correto o que se afirma em

14
As substâncias húmicas presentes nos solos, nos sedimentos e nas águas naturais são formas importantes de distribuição da matéria orgânica na Terra.
O controle das propriedades físicas e químicas dos vários ambientes naturais está relacionado à presença dessas substâncias.
Assinale a opção que apresenta propriedades das substâncias húmicas.
15
No laboratório de Ciências o professor colocou 3 mL de água oxigenada (H2O2) em um tubo de ensaio, acrescentou uma pitada de um catalisador (MnO2 ) e, imediatamente, ocorreu uma efervescência, característica da liberação de um gás. Para testar o gás liberado, o professor introduziu um barbante em brasa dentro do tubo e a brasa inflamou. A repetição do experimento com água pura, em vez de água oxigenada, não teve o mesmo resultado, isto é, a brasa ficou mais fraca e não se inflamou. O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o gás liberado era
16
Em uma aula de Ciências, um aluno fez o seguinte questionamento: Todos falam que o ar expirado tem mais gás carbônico que o inspirado, mas como podemos ter certeza? O professor explicou que, agitando água de cal incolor no ar contido no interior de sacos plásticos, é possível demonstrar a presença de gás carbônico. Considerando a utilização de sacos plásticos do mesmo tamanho, com 5 mL de água de cal incolor, assinale a opção que indica o melhor experimento capaz de permitir que os alunos verificassem se o ar expirado contém mais ou menos gás carbônico que o inspirado.
17

Os investigadores podem encontrar impressões digitais em objetos borrifando solução da substância X, que, ao entrar em contato com a substância Y, deixada no objeto pela pessoa que tocou nele anteriormente, reage, produzindo Z, uma substância branca que, quando exposta à luz solar, escurece, revelando as linhas das impressões digitais.

http://pibid-bio-uepg.blogspot.com/2013/08/as-funcoes-inorganicas-esua.html. Acesso em 09/06/2020. Adaptado.

A reação química descrita é:

AgNO3 + NaCl → AgCl + NaNO3

As substâncias XY e Z, descritas no texto, são denominadas, respectivamente,

18
Leia o fragmento a seguir. “Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII, Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser dotado de muito poder reagente.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).
Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações obtidas pelos alquimistas.
( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao observado experimentalmente pelos alquimistas.
( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes, porém os alquimistas não tinham informações suficientes para classificá-los corretamente.
As afirmativas são, respectivamente,
19
Um dos critérios que pode ser utilizado para classificar águas naturais é o de dureza, propriedade que resulta da dissolução de minerais do solo e das rochas ou do aporte de resíduos industriais.
A classificação de águas naturais, de acordo com a dureza, é expressa em função da concentração de
20

O fenômeno conhecido como chuva ácida causa efeitos extremamente nocivos ao ambiente como, por exemplo, alteração da vida aquática, danos à vegetação e corrosão de construções. A água da chuva não poluída já é naturalmente ácida (pH = 5,5) devido a sua interação com o gás carbônico atmosférico. No entanto, diversos países no mundo têm registrado severas alterações, chegando a níveis de pH médio anual para água da chuva em torno de 3,5.

Em comparação com a água da chuva não poluída, pode-se afirmar que a acidez média anual registrada por esses países é cerca de