1
“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão exata da linguagem matemática, erigida como a linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico, estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no processo de conhecimento.”
(HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011)
Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento acima.
2
“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”
(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003)
As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma. Assinale-a.
3
“A evolução dos conceitos sobre espaços ecológicos é uma tarefa de grande utilidade para um melhor ajuste entre a teoria e sua aplicação. Da obra do grande naturalista Alexander Von Humboldt herdou-se a consideração fitogeográfica essencial sobre a distribuição _____ das floras. No início do século passado falava-se em regiões climatobotânicas, aludindo, sobretudo, a faixas de disposição _____. Em 1935, Arthur Tansley introduz o termo de maior penetração e aplicabilidade nos meios científicos de todos os países: o conceito de _____.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
4
Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas que representam diferentes posições filosóficas.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na ciência geográfica em meados do século XX.
5
Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em
6
“A abordagem marxista na qual a estrutura desempenha um papel preestabelecido conduz a um economicismo quase mecânico, a uma espécie de _____ marxista, onde a economia é declarada estrutura dominante, não importa qual seja o período ou o momento histórico. Isto, em realidade, equivale a uma negação da ideia de _____, que supõe um movimento comum da estrutura, da função e da forma.”
(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
7
Imagem associada para resolução da questão

Um fenômeno inusitado surpreendeu os paulistanos, na tarde de 19 de agosto de 2019. Mesmo com os relógios marcando 16 horas, o céu da capital paulista estava encoberto por nuvens e o "dia virou noite".

Folha de São Paulo. 20/08/2019.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente as causas desse fenômeno.
8
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal apresenta, sob o aspecto demográfico,
9
Segundo os conceitos adotados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em relação ao tema do trabalho, ocupação e renda, é correto afirmar:
10

A Capital Federal é uma terra de contrastes, onde convivem famílias de grande poder aquisitivo com outras muito desfavorecidas.

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social referentes a 2017 mostram que mais de 67 mil famílias de Brasília vivem abaixo da linha de pobreza. São moradores de diferentes regiões administrativas (RAs), cuja renda mensal não ultrapassa R$ 85,01. As cinco regiões do Distrito Federal consideradas mais carentes e onde houve maior procura por ajuda governamental são

11
A partir da análise dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 do IBGE promovida por Nunes, Silva e Queiroz no artigo Migração Inter-regional no Brasil,: o que há de novo?, é correto afirmar que a dinâmica migratória inter-regional no Brasil apresentou
12
O Distrito Federal encontra-se no Planalto Central. A esta localização somam-se outras características naturais, tais como:
13

A presença chinesa no continente africano


14

A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.

O perfil topográfico mostra as características do relevo da área destacada no mapa com a linha
15

A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.

                                               

O perfil topográfico mostra as características do relevo da área destacada no mapa com a linha

16

Leia o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre o contexto socioeconômico mundial permitem afirmar que a população em extrema pobreza
17

Observe o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as atividades econômicas brasileiras permitem afirmar que, no título do gráfico, o “X" deve ser substituído por

18

O agronegócio centrado na fruticultura surgiu timidamente, à sombra da agroindústria, e tomou um grande impulso em meados dos anos de 1980 com a estruturação de uma base para exportação. A partir desse período, as frutas produzidas no Polo irrigado tiveram uma trajetória ascendente com pequenas variações no volume exportado em função da instabilidade das políticas cambiais e do próprio mercado externo, até meados dos anos de 1990. Entretanto, é a partir de 1997 que essa tendência se consolida e a participação das principais frutas produzidas voltadas para mercado externo (uva e manga) passa a contribuir com 90% do volume das exportações do país.

(http://www.eng2016.agb.org.br. Acesso em 06.09.2018. Adaptado)

O texto se refere à consolidação do agronegócio

19
Nos anos 90 do século passado, o Brasil era reconhecido como nova potência regional na economia do mundo. No ano de 2018, estudos do FMI apontaram o sétimo ano seguido de queda na economia internacional. Em que pese o cenário de crise mundial, pode-se destacar que o Brasil desempenha um papel geopolítico no cenário mundial. Assinale a opção correta acerca da geopolítica brasileira no século XXI.
20
Considerando que o voo do avião ilustrado na figura apresentada, em viagem de São Paulo a Maringá, tenha sido realizado em um dia ensolarado, sem nuvens, sobre o Trópico de Capricórnio, ao
meio-dia de Brasília e durante o inverno no Brasil, assinale a opção correta.