1

Na produção de peptídeos de interesse médico, a engenharia

genética utiliza os processos descritos a seguir.

Processo I: a partir da análise da sequência de aminoácidos do

peptídeo, procede-se a síntese do segmento do

DNA correspondente. Esse DNA é transferido para

uma bactéria e o peptídeo produzido por ela é

separado, purificado e utilizado.

Processo II: a partir de células produtoras do peptídeo,

procede-se o isolamento do mRNA, a partir do qual

é produzido o correspondente cDNA (DNA

complementar) que é transferido para uma

bactéria. O peptídeo produzido pela bactéria é

separado, purificado e utilizado.

Comparando os dois peptídeos obtidos e os correspondentes

DNA produzidos pelos processos citados, assinale a afirmativa

correta.

2
Considerando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula. Os alunos concluíram que a resposta correta é:
3
Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies. Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.
4
Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte questionamento: Como é possível saber se existe glicose na urina? Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais: I.Urina de uma pessoa normal. II.Solução diluída (fraca) de glicose. III.Solução concentrada (forte) de glicose. IV.Água destilada. Para montar um experimento seguro, capaz de responder à pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict os materiais
5
Galhos retirados de uma mesma planta foram plantados em cinco locais, entre o nível no mar e 3.000 metros de altitude. Os galhos desenvolveram indivíduos adultos geneticamente idênticos, mas todos fenotipicamente diferentes no que se refere à altura das plantas, tamanho das raízes, número e densidade de folhas. Com relação a esse experimento e seu resultado, analise as afirmativas a seguir. I.Os resultados se devem à norma de reação do genótipo, isto é, às diferentes manifestações do genótipo em relação ao meio ambiente. II.Condições ambientais modificam o genótipo do indivíduo, resultando em novos fenótipos. III.A maioria das características determinadas por genes apresenta pouca variação fenotípica, isto é, a plasticidade é limitada a poucos genes. Assinale:
6

Para verificar o que seus alunos sabem sobre excreção, o

professor apresentou a tabela a seguir e pediu que eles

identificassem os componentes do sistema urinário indicados por

W, X, Y e Z, considerando uma pessoa saudável.


Analisando os dados fornecidos pela tabela, os alunos chegaram

à conclusão correta de que

7
O conceito biológico de espécie proposto por Ernest Mayr, afirma que dois conjuntos de indivíduos pertencem a espécies diferentes se estiverem isolados reprodutivamente, isto é, entre espécies diferentes não há fluxo gênico. Com relação ao conceito biológico de espécie acima citado, analise as afirmativas a seguir. I.Em muitas espécies, o tipo de reprodução é majoritariamente assexuado. II.Mesmo espécies diferentes trocam material genético, como acontece em bactérias. III.O fenômeno da introgressão genética (troca de material genético entre espécies diferentes) é comum entre plantas. O conceito biológico de espécie acima citado, apesar de muito utilizado, é criticado e enfraquecido
8

A partir da observação de um trecho de uma delgada fatia de

cortiça vista ao microscópio óptico, um aluno de uma escola de

ensino médio do Município de São Paulo fez o desenho a seguir.,

O professor abriu uma discussão com seus alunos sobre o

significado do que está indicado no desenho. A turma deve

chegar à conclusão de que 1 e 2 representam, respectivamente,

9
A Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mostrou muitos casos de polifenia (muitos fenótipos diferentes), o que corresponde a variações morfológicas e/ou comportamentais ocorridas durante o desenvolvimento embrionário, sem que haja variações no DNA desses seres vivos. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir. I.A enzima aromatase é muito ativa em temperaturas elevadas, transformando rapidamente a testosterona de ovos de répteis em estrogênio e, como consequência, gerando fêmeas em lugar de machos. II.Ovos de dáfnia (crustáceo cladócero de 0,2 a 0,5 mm) com o mesmo genótipo geram adultos de tamanho normal, em ambientes sem predadores. III.Ovos do crustáceo dáfnia geram adultos com o dobro do tamanho normal, se criados em ambiente com a presença de predadores. São exemplos de polifenia induzida pelo ambiente:
10

A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes

responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas

células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes

aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a

plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas

daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o

objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da

soja.

A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta

11

A palinologia (estudo do pólen) é uma importante ferramenta na obtenção de evidências que podem vir a contribuir para a elucidação de diversos tipos de crime. Em geral, cada ambiente apresenta um padrão específico de distribuição de pólen, porque isso reflete a variedade das espécies que o compõem e em qual proporção. Assim, a análise da composição do pólen coletada em uma investigação pode ajudar a identificar, por exemplo, o lugar de deposição de um cadáver ou associar suspeitos e objetos ao local de um crime.
Com relação à biologia dos grãos de pólen e seu uso na investigação forense, analise as afirmativas a seguir.

I. Os grãos de pólen são considerados, juntamente com os vasos condutores, uma adaptação essencial à sobrevivência vegetal no ambiente terrestre. Tais estruturas estão presentes em pteridófitas (samambaias), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (plantas com flores).

II. Os grãos de pólen coletados na roupa de um suspeito podem, se colocados para germinar, dar origem a novas plantas, que, após identificação, podem indicar locais frequentados por ele.

III. O transporte dos grãos de pólen pode ser feito pelo vento, pela água ou por animais. O cheiro e as cores de certas flores são fundamentais para a atração de agentes polinizadores, como abelhas, morcegos e moscas.

Está correto o que se afirma em

12

O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas

espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos

volumes cerebrais.

Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus;

Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.

O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre

evolução, para que os alunos entendessem que

13
Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA. Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética. Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas. 1.O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. 2.Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas. 3.Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais. A citação inicial é corroborada
14

O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de

determinadas características entre os membros da própria família

ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim

de testar os conhecimentos de genética da turma.

Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Após a análise do heredograma, os alunos concluíram que os

indivíduos

I.1 e 2 são homozigotos.

II.3 e 4 podem ser homozigotos ou heterozigotos.

III.A probabilidade de 9 e 10 terem uma criança com a

característica é 1/6.

Está correto o que se afirma em:

15
Partes suculentas de vegetais coletados que não possam ser bem preservadas por herborização, devido à dificuldade de secagem, são preservadas em meio líquido. Um meio líquido muito utilizado (produzido a partir do formol comercial, também conhecido como formalina) é a solução de formol a:
16
Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir. I.As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia. II.A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas. III.O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar). É exemplo de mutualismo o que se afirma em
17

O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução

dos seres vivos.

Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do

gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três

ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,

conforme as propostas a seguir.

I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a

ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.

II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os

seres vivos se modificam ao longo do tempo.

III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de

Lamarck quanto a de Darwin.

Assinale:

18

Considere o texto a seguir:

“O Manguezal é um complexo florestal formado por plantas que vivem sobre um substrato geralmente lamacento, salobro e pobre em oxigênio. Tais plantas são representadas no Brasil por Laguncularia racemosa, que caracteriza o mangue branco; Conocarpus erecta (mangue de botão); Avicennia germinans e Avicennia schaueriana (siriba ou mangue preto); e Rhizophora mangle (mangue vermelho), além de Rhizophora harrisonii e Rhizophora racemosa, presentes nos mangues dos estados do Maranhão, Pará e Amapá."

(ALVES, J.R.P. (org.) Manguezais: educar para proteger. Rio de Janeiro: FEMAR: SEMADS, 2001)

Entre as categorias taxonômicas citadas no texto, há

19

Em relação às técnicas de avaliação de qualidade de água, considere:

I. As operações de secagem, calcinação e filtração são as que definem as diversas frações de sólidos presentes na água. Os métodos empregados para a determinação de sólidos são gravimétricos, utilizando-se balança analítica ou de precisão.

II. A partir da medida do disco de Secchi é possível estimar a profundidade da zona afótica, ou seja, a profundidade de penetração vertical da luz solar na superfície d'água, que indica o nível da atividade fotossintética de lagos ou reservatórios.

III. A principal fonte de alcalinidade de hidróxidos em águas naturais decorre da descarga de efluentes domésticos, geralmente ricos em bases fortes como soda cáustica e cal hidratada.

IV. A DBO é normalmente considerada como a quantidade de oxigênio consumido durante um determinado período, numa temperatura de incubação específica. Um período de 5 dias numa temperatura de incubação de 20°C é frequentemente usado e referido como DBO5,20.

Está correto o que se afirma APENAS em

20

Para cada um dos fatores abaixo, correlacione D (decréscimo) ou A (aumento) para as tendências decorrentes da entrada contínua e elevada de fertilizantes inorgânicos em um lago.

I. Teor de oxigênio dissolvido no epilímnio.

II. Concentração de nutrientes no epilímnio.

III. Turbidez relacionada a biosséston no epilímnio.

IV. Teor de oxigênio dissolvido no hipolímnio.

V. Potencial de oxirredução no sedimento.

A correlação está correta APENAS em