1
Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies. Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.
2
Sobre as atividades produtivas realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir. I.A produção de alumínio é feita majoritariamente no Pará, o que significa construir hidroelétricas de grande porte na região amazônica. II.As pastagens são ecossistemas com pouca capacidade de absorver o CO2 da atmosfera, e não contribuem para a manutenção da água. III. As plantações extensivas de soja e milho exigem quantidades muito grandes de defensivos agrícolas o que elimina maciçamente a fauna e contamina os lençóis freáticos. Problemas ambientais graves são evidenciados em
3
Em uma análise a respeito das inferências científicas no filme Perdido em Marte, aparece a seguinte citação: “O maior desafio de todos é conseguir que o corpo humano se adapte, sem grandes traumas, a viver por longos períodos em condições completamente diferentes daquelas em que foi moldado”. Ciência Hoje, nº 333. Com relação à ideia de que o corpo humano ... foi moldado, citada no texto, analise as afirmativas a seguir. I.As condições ambientais selecionaram, no indivíduo, os genes adequados e eliminaram os inadequados. II.As condições ambientais provocaram, no indivíduo, mutações adequadas ao ambiente em que ele se desenvolveu. III.As condições ambientais interferiram na regulação gênica no genoma do indivíduo, ligando e desligando genes, levando à sua formação (modelagem). Assinale:
4
Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode. Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:
5

O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução

dos seres vivos.

Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do

gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três

ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,

conforme as propostas a seguir.

I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a

ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.

II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os

seres vivos se modificam ao longo do tempo.

III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de

Lamarck quanto a de Darwin.

Assinale:

6
O professor usou a notícia a seguir para verificar o conhecimento dos seus alunos sobre a classificação de seres vivos em cinco reinos e pediu que identificassem os seres citados. “Investigações feitas na água de poças no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba indicaram a presença de bactérias, microalgas, protozoários, micro-crustáceos, larvas de insetos, moluscos peixes e plantas aquáticas.” Adaptado. Ciência Hoje, nº 333. Os alunos chegaram à conclusão correta de que os seres citados na notícia correspondem a
7
O DDT é um inseticida clorado, desenvolvido em 1939 por Paul Herman Müller, sendo utilizado para o combate dos vetores de doenças como o tifo, a malária e a febre amarela. Em 1973, sua produção e aplicação foram proibidos. Essa proibição foi muito negativa para o combate a insetos causadores de doenças, levando milhares de pessoas à morte por malária e febre amarela. A respeito do uso do DDT, analise as afirmativas a seguir. I.Sua ação era eficiente no combate às baratas, às pulgas, aos piolhos e mosquitos, mas não era considerada perigosa para a flora nem para mamíferos e aves. II.Sua aplicação contra insetos salvou milhões de vidas em todos os continentes, inclusive na Europa, na primeira metade do século XX. III.Seu uso como defensivo agrícola não teve nenhuma repercussão ambiental, mesmo com o uso de milhares de toneladas de DDT contra insetos e pragas da lavoura. Está correto o que se afirma em:
8

O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de

determinadas características entre os membros da própria família

ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim

de testar os conhecimentos de genética da turma.

Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Após a análise do heredograma, os alunos concluíram que os

indivíduos

I.1 e 2 são homozigotos.

II.3 e 4 podem ser homozigotos ou heterozigotos.

III.A probabilidade de 9 e 10 terem uma criança com a

característica é 1/6.

Está correto o que se afirma em:

9

Um dos índices mais utilizados para medir a diversidade

biológica, ou simplesmente biodiversidade, é o índice de Shannon

& Wiener. Esse índice se origina na teoria da informação e é

adaptado aos estudos ecológicos. A sua fórmula é:

I. Pi é a frequência relativa da espécie i que é igual a ni / N, onde

N é o número total de indivíduos do ecossistema analisado e ni é

o número de indivíduos da espécie i.

II. O sinal negativo antes do símbolo de somatório é necessário

para que o valor da diversidade H' seja positivo.

III. A base do logaritmo na fórmula não está especificada, mas

sempre se usa o logaritmo na base 2.

Está correto o que se afirma em:

10

O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas

espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos

volumes cerebrais.

Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus;

Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.

O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre

evolução, para que os alunos entendessem que

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Nos ecossistemas terrestres, a produtividade primária média, por m²

e por ano, é cerca de três vezes maior que a dos ecossistemas

marinhos. Contudo, a produtividade primária total dos

ecossistemas terrestres e marinhos é aproximadamente igual.

Considerando esses dados, analise as afirmativas a seguir.

I.A área dos oceanos e cerca de três vezes maior que a área da

terra firme, o que compensa a maior produtividade dos

ecossistemas terrestres, igualando a produtividade total nos

dois ambientes.

II.Nos oceanos existem algumas áreas de ressurgência nas quais

a produtividade primária é muito alta em função da ascensão

da água profunda carregada de nutrientes.

III.A maior parte da produtividade primária dos oceanos se

origina de plantas herbáceas cujas sementes se fixam nas

zonas de pouca profundidade.

Assinale:

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A pegada ecológica é a área em hectares de terra/água

necessária para produzir a quantidade de recursos ou serviços

ecológicos usados por uma população definida. Na figura abaixo

é mostrada a variação, em hectares globais per capita, da

biocapacidade e da pegada ecológica de todos os países da Terra.

Com relação aos dados fornecidos pelo gráfico, analise as

afirmativas a seguir:

I.No início da década de 70 a pegada ecológica iguala a

biocapacidade.

II.A redução sistemática da biocapacidade é um indicador de

degradação ambiental ao longo do tempo.

III.Em muitos países a pegada ecológica supera sua

biocapacidade; e há outros que “exportam" sua biocapacidade,

são aqueles em que a biocapacidade supera a pegada ecológica.

Está correto o que se afirma em:

13
Com relação à biodiversidade de ecossistemas, analise as afirmativas a seguir: I.Comparando-se dois ecossistemas com o índice de Shannon, um deles pode ter maior riqueza de espécies e, ao mesmo tempo, menor índice de diversidade que o outro. II.Em dois ecossistemas com o mesmo número de espécies e as mesmas espécies, a diversidade medida pelo índice de Shannon não será necessariamente a mesma. III.A equitabilidade sempre aumenta à medida que os ecossistemas ganham energia na forma de nutrientes i.e., se eutrofizam. Está correto o que se afirma em:
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Em uma fazenda com 10 hectares de extensão, o pluviômetro

padrão indicou 30mm de água acumulada em 24 horas.

A precipitação acumulada em 24 horas corresponde a:

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Em 2005, a Coreia do Sul produziu um cãozinho clonado chamado Snuppy. Ele era o resultado da união de núcleos de células adultas, retiradas da pele da orelha de um cão da raça afghan hound macho e transferidos para óvulos previamente desnucleados. Os embriões resultantes foram implantados em fêmeas da raça labrador. A partir dos dados acima, é correto afirmar que o patrimônio genético de Snuppy é constituído
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Após o 11 de setembro, o governo dos Estados Unidos passou a admitir o uso de patógenos como arma de guerra. No caso de um ataque por anthrax, por exemplo, o estabelecimento de medidas de contenção seria importante, porque, ao ser inalado, acarreta 100% de mortalidade, caso não haja tratamento imediato. O anthrax é altamente resistente, tem período de incubação de um a seis dias, sintomas iniciais similares à influenza e requer profilaxia antibiótica longa.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 11042015000401138&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em 28/02/2021. Adaptado.

O anthrax é

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De modo simplificado, os marcadores genéticos são trechos específicos de moléculas de DNA que apresentam grande variação entre os diversos indivíduos da mesma espécie (polimorfismo). No caso da espécie humana, cada pessoa possui, para um determinado marcador, duas possibilidades de variação (alelos): uma proveniente da mãe e a outra, do pai. Os marcadores são amplamente utilizados na identificação de cadáveres, autores de assassinatos e de estupros, bem como em testes de paternidade. Caso se queira determinar, entre dois homens que são irmãos consanguíneos, qual deles é o pai de um menino, os marcadores que efetivamente serão diferenciais nessa identificação estão localizados
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Para conhecer melhor a organização de uma comunidade

ecológica, pode-se medir o compartilhamento de recursos entre

as diferentes espécies. Uma das medidas utilizadas para avaliar a

sobreposição dos nichos (“niche overlap") é a de MacArthur &

Levins (1967), posteriormente modificada por Pianka em 1973.

A respeito dessas formas de medições, analise as afirmativas a

seguir:

I.Na forma de medir a sobreposição de nichos de MacArthur &

Levins, o nicho das espécies j e k não são simétricos, enquanto na

proposta de Pianka, os nichos das espécies j e k são simétricos.

II.A forma de MacArthur & Levins foi considerada uma medida

do índice de competição entre duas espécies. Essa concepção foi

abandonada na atualidade, depois da aceitação do modelo de

Pianka.

III.O índice Simplificado de Morisita proposto por Horn (1966),

que é muito semelhante à proposta de Pianka, é também usado

para medir a sobreposição de nichos das espécies de uma

comunidade.

Está correto o que se afirma em:

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A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes

responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas

células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes

aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a

plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas

daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o

objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da

soja.

A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta

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O conceito biológico de espécie proposto por Ernest Mayr, afirma que dois conjuntos de indivíduos pertencem a espécies diferentes se estiverem isolados reprodutivamente, isto é, entre espécies diferentes não há fluxo gênico. Com relação ao conceito biológico de espécie acima citado, analise as afirmativas a seguir. I.Em muitas espécies, o tipo de reprodução é majoritariamente assexuado. II.Mesmo espécies diferentes trocam material genético, como acontece em bactérias. III.O fenômeno da introgressão genética (troca de material genético entre espécies diferentes) é comum entre plantas. O conceito biológico de espécie acima citado, apesar de muito utilizado, é criticado e enfraquecido