O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução
dos seres vivos.
Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do
gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três
ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,
conforme as propostas a seguir.
I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a
ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.
II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os
seres vivos se modificam ao longo do tempo.
III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de
Lamarck quanto a de Darwin.
Assinale:
O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de
determinadas características entre os membros da própria família
ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim
de testar os conhecimentos de genética da turma.
Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Após a análise do heredograma, os alunos concluíram que os
indivíduos
I.1 e 2 são homozigotos.
II.3 e 4 podem ser homozigotos ou heterozigotos.
III.A probabilidade de 9 e 10 terem uma criança com a
característica é 1/6.
Está correto o que se afirma em:
Um dos índices mais utilizados para medir a diversidade
biológica, ou simplesmente biodiversidade, é o índice de Shannon
& Wiener. Esse índice se origina na teoria da informação e é
adaptado aos estudos ecológicos. A sua fórmula é:
I. Pi é a frequência relativa da espécie i que é igual a ni / N, onde
N é o número total de indivíduos do ecossistema analisado e ni é
o número de indivíduos da espécie i.
II. O sinal negativo antes do símbolo de somatório é necessário
para que o valor da diversidade H' seja positivo.
III. A base do logaritmo na fórmula não está especificada, mas
sempre se usa o logaritmo na base 2.
Está correto o que se afirma em:
O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas
espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos
volumes cerebrais.

Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus;
Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.
O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre
evolução, para que os alunos entendessem que
Nos ecossistemas terrestres, a produtividade primária média, por m²
e por ano, é cerca de três vezes maior que a dos ecossistemas
marinhos. Contudo, a produtividade primária total dos
ecossistemas terrestres e marinhos é aproximadamente igual.
Considerando esses dados, analise as afirmativas a seguir.
I.A área dos oceanos e cerca de três vezes maior que a área da
terra firme, o que compensa a maior produtividade dos
ecossistemas terrestres, igualando a produtividade total nos
dois ambientes.
II.Nos oceanos existem algumas áreas de ressurgência nas quais
a produtividade primária é muito alta em função da ascensão
da água profunda carregada de nutrientes.
III.A maior parte da produtividade primária dos oceanos se
origina de plantas herbáceas cujas sementes se fixam nas
zonas de pouca profundidade.
Assinale:
A pegada ecológica é a área em hectares de terra/água
necessária para produzir a quantidade de recursos ou serviços
ecológicos usados por uma população definida. Na figura abaixo
é mostrada a variação, em hectares globais per capita, da
biocapacidade e da pegada ecológica de todos os países da Terra.

Com relação aos dados fornecidos pelo gráfico, analise as
afirmativas a seguir:
I.No início da década de 70 a pegada ecológica iguala a
biocapacidade.
II.A redução sistemática da biocapacidade é um indicador de
degradação ambiental ao longo do tempo.
III.Em muitos países a pegada ecológica supera sua
biocapacidade; e há outros que “exportam" sua biocapacidade,
são aqueles em que a biocapacidade supera a pegada ecológica.
Está correto o que se afirma em:
Em uma fazenda com 10 hectares de extensão, o pluviômetro
padrão indicou 30mm de água acumulada em 24 horas.
A precipitação acumulada em 24 horas corresponde a:
Após o 11 de setembro, o governo dos Estados Unidos passou a admitir o uso de patógenos como arma de guerra. No caso de um ataque por anthrax, por exemplo, o estabelecimento de medidas de contenção seria importante, porque, ao ser inalado, acarreta 100% de mortalidade, caso não haja tratamento imediato. O anthrax é altamente resistente, tem período de incubação de um a seis dias, sintomas iniciais similares à influenza e requer profilaxia antibiótica longa.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 11042015000401138&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em 28/02/2021. Adaptado.
O anthrax é
Para conhecer melhor a organização de uma comunidade
ecológica, pode-se medir o compartilhamento de recursos entre
as diferentes espécies. Uma das medidas utilizadas para avaliar a
sobreposição dos nichos (“niche overlap") é a de MacArthur &
Levins (1967), posteriormente modificada por Pianka em 1973.
A respeito dessas formas de medições, analise as afirmativas a
seguir:
I.Na forma de medir a sobreposição de nichos de MacArthur &
Levins, o nicho das espécies j e k não são simétricos, enquanto na
proposta de Pianka, os nichos das espécies j e k são simétricos.
II.A forma de MacArthur & Levins foi considerada uma medida
do índice de competição entre duas espécies. Essa concepção foi
abandonada na atualidade, depois da aceitação do modelo de
Pianka.
III.O índice Simplificado de Morisita proposto por Horn (1966),
que é muito semelhante à proposta de Pianka, é também usado
para medir a sobreposição de nichos das espécies de uma
comunidade.
Está correto o que se afirma em:
A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes
responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas
células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes
aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a
plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas
daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o
objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da
soja.
A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta