1
“A intensificação da conexão entre os lugares do planeta ao longo do processo de globalização tem levantado importantes questões sobre os conceitos de território e de rede na atualidade. O aumento da importância e do volume dos fluxos de bens, de mercadorias e de pessoas levou vários geógrafos a crer que a concepção tradicional sobre o território, com suas fronteiras bem demarcadas e o enraizamento dos grupos sociais, estava em vias de acabar. No entanto, novas formas de territorialização têm mostrado que a relação entre territórios e redes é ainda um tema aberto para a pesquisa geográfica.” (Adaptado de: HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011)
Considerando as relações entre os conceitos de rede e território, analise as afirmativas a seguir.
I. As redes jamais preenchem o espaço em sua totalidade, permanecendo muitos interstícios para outras formas de organização do espaço.
II. A desterritorialização por meio das redes, especialmente as redes de capital financeiro e da sociedade de consumo, é um processo inexorável rumo a um mundo sem territórios.
III. As redes mais extrovertidas ignoram ou destroem fronteiras e territórios, enquanto as mais introvertidas acabam estruturando novos territórios, fortalecendo processos dentro dos limites de suas fronteiras.
Está correto o que se afirma em
2
Milton Santos, em sua obra Pensando o Espaço do Homem, analisa o “período técnico científico e a universalização da sociedade”.
Com relação a essa análise, analise as afirmativas a seguir. I. A técnica é um objeto de elaboração científica sofisticada e a tecnologia e mass-media estão entre os pilares do atual período tecnológico.
II. O Estado torna-se internacionalizado por suas funções externas e internas, e para assegurar as condições do crescimento econômico ao nível mundial.
III. Os mecanismos de dominação são sistematicamente elaborados e os países subdesenvolvidos assistem à utilização intensiva da sua força de trabalho.
Assinale:
3
Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em
4
Imagem associada para resolução da questão

Um fenômeno inusitado surpreendeu os paulistanos, na tarde de 19 de agosto de 2019. Mesmo com os relógios marcando 16 horas, o céu da capital paulista estava encoberto por nuvens e o "dia virou noite".

Folha de São Paulo. 20/08/2019.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente as causas desse fenômeno.
5
“A globalização tende a desenraizar as coisas, as gentes e as ideias.” (IANNI, Octávio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1992) “Por desencaixe me refiro ao deslocamento das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação por meio de extensões indefinidas de tempo-espaço.”
(GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1991)
“À medida que o espaço parece encolher em uma “aldeia global” de telecomunicações e em uma “espaçonave terra” de interdependências ecológicas e econômicas [...], e que os horizontes temporais se reduzem a um ponto em que só existe o presente [...], temos de aprender a lidar com um avassalador sentido de compressão dos nossos mundos espacial e temporal.” (HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1994) A pesquisadora Lana de Souza Cavalcanti, em seu trabalho Geografia, Escola e Construção de Conhecimento, apresenta a ideia que subjaz às interpretações dos autores dos fragmentos acima transcritos.
Com relação à ideia apresentada pela pesquisadora, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Vivenciamos um espaço fluido, não-localizável mecanicamente, e um tempo irreversível, imprevisível e simultâneo.
( ) Experimentamos um mundo onde a desconexão entre espaço e tempo cria novas bases de percepção e de explicação da realidade.
( ) Realizamos práticas sociais em um mundo em que o tempo único é responsável pela compressão do espaço.
As afirmativas são, respectivamente,
6

O agronegócio centrado na fruticultura surgiu timidamente, à sombra da agroindústria, e tomou um grande impulso em meados dos anos de 1980 com a estruturação de uma base para exportação. A partir desse período, as frutas produzidas no Polo irrigado tiveram uma trajetória ascendente com pequenas variações no volume exportado em função da instabilidade das políticas cambiais e do próprio mercado externo, até meados dos anos de 1990. Entretanto, é a partir de 1997 que essa tendência se consolida e a participação das principais frutas produzidas voltadas para mercado externo (uva e manga) passa a contribuir com 90% do volume das exportações do país.

(http://www.eng2016.agb.org.br. Acesso em 06.09.2018. Adaptado)

O texto se refere à consolidação do agronegócio

7

Observe o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as atividades econômicas brasileiras permitem afirmar que, no título do gráfico, o “X" deve ser substituído por

8
Considerando que o voo do avião ilustrado na figura apresentada, em viagem de São Paulo a Maringá, tenha sido realizado em um dia ensolarado, sem nuvens, sobre o Trópico de Capricórnio, ao
meio-dia de Brasília e durante o inverno no Brasil, assinale a opção correta.
9
A necessidade de reproduzir com fidelidade os elementos e fenômenos do espaço geográfico levou os cartógrafos a desenvolver regras visuais para as representações gráficas. No que se refere a essas regras, assinale a opção correta.
10

Determinar as coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre um mapa significa identificar a latitude e a longitude desse ponto, o que, em outras palavras, seria calcular o valor do paralelo e do meridiano que se cruzam sobre o lugar considerado. Considere a figura a seguir, em que o ponto A representa uma cidade qualquer situada na quadrícula formada pelos paralelos de 20 a 30 graus e pelos meridianos de 70 e 60.

Com base nas informações e na figura apresentadas, assinale a opção que apresenta a latitude do ponto A.

11

O mapa é uma representação dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área, delimitada por elementos físicos, políticos ou administrativos, destinados aos mais variados usos.
IBGE, 1999.

Considerando a informação anterior, assinale a opção correta.

12

Considere duas cidades A e B em um mapa cuja escala é 1:200.000. Se a distância entre essas duas cidades no mapa, medida com uma régua, for de 9 cm, então a distância real, em km, entre essas duas cidades será de

13

Tempo vira em São Paulo. Uma frente fria avança pelo sul do Brasil e chega ao estado de São Paulo hoje. Depois de vários dias com céu azul praticamente o dia todo, a nebulosidade vai aumentar já no período da manhã na faixa leste do estado. Com a chegada desta frente fria, o dia já amanhece com muitas nuvens na faixa leste, pegando o litoral, a Grande SP e algumas cidades ao sul do estado. No sul do estado, pode chover a qualquer momento, na capital e região metropolitana a chuva é prevista entre a tarde e a noite. Nessas áreas também podem ocorrer algumas rajadas de vento no decorrer do dia.
Internet: <www.climatempo.com.br> (com adaptações).

O trecho da reportagem apresentado faz referência à chuva frontal. Assinale a opção que apresenta as massas de ar que atuam no território brasileiro e que, ao se encontrarem, dão origem à chuva frontal.

14

A figura a seguir mostra uma visão esquemática do globo terrestre, centrada no polo norte

Considerando essa figura, assinale a opção correta.

15
A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. O tipo de mapa que representa a altitude do relevo é denominado