1

O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir

que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado

e, aproximadamente, na mesma escala.

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à

mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um

músculo estriado.

Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos

concluíram que a mitocôndria proveniente das células

musculares correspondia

2

O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de

determinadas características entre os membros da própria família

ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim

de testar os conhecimentos de genética da turma.

Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Após a análise do heredograma, os alunos concluíram que os

indivíduos

I.1 e 2 são homozigotos.

II.3 e 4 podem ser homozigotos ou heterozigotos.

III.A probabilidade de 9 e 10 terem uma criança com a

característica é 1/6.

Está correto o que se afirma em:

3
Em uma análise a respeito das inferências científicas no filme Perdido em Marte, aparece a seguinte citação: “O maior desafio de todos é conseguir que o corpo humano se adapte, sem grandes traumas, a viver por longos períodos em condições completamente diferentes daquelas em que foi moldado”. Ciência Hoje, nº 333. Com relação à ideia de que o corpo humano ... foi moldado, citada no texto, analise as afirmativas a seguir. I.As condições ambientais selecionaram, no indivíduo, os genes adequados e eliminaram os inadequados. II.As condições ambientais provocaram, no indivíduo, mutações adequadas ao ambiente em que ele se desenvolveu. III.As condições ambientais interferiram na regulação gênica no genoma do indivíduo, ligando e desligando genes, levando à sua formação (modelagem). Assinale:
4

O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução

dos seres vivos.

Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do

gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três

ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,

conforme as propostas a seguir.

I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a

ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.

II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os

seres vivos se modificam ao longo do tempo.

III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de

Lamarck quanto a de Darwin.

Assinale:

5

A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes

responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas

células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes

aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a

plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas

daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o

objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da

soja.

A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta

6
Com relação ao indutivismo e seus pressupostos, criticados por Popper e Lakatos, analise as afirmativas a seguir. I.A ciência começa com a observação. II.A observação proporciona uma base segura a partir da qual deriva o conhecimento. III.A teoria precede a observação. Segundo a visão desses autores, o indutivismo é descredenciado
7
O conceito biológico de espécie proposto por Ernest Mayr, afirma que dois conjuntos de indivíduos pertencem a espécies diferentes se estiverem isolados reprodutivamente, isto é, entre espécies diferentes não há fluxo gênico. Com relação ao conceito biológico de espécie acima citado, analise as afirmativas a seguir. I.Em muitas espécies, o tipo de reprodução é majoritariamente assexuado. II.Mesmo espécies diferentes trocam material genético, como acontece em bactérias. III.O fenômeno da introgressão genética (troca de material genético entre espécies diferentes) é comum entre plantas. O conceito biológico de espécie acima citado, apesar de muito utilizado, é criticado e enfraquecido
8

Após o 11 de setembro, o governo dos Estados Unidos passou a admitir o uso de patógenos como arma de guerra. No caso de um ataque por anthrax, por exemplo, o estabelecimento de medidas de contenção seria importante, porque, ao ser inalado, acarreta 100% de mortalidade, caso não haja tratamento imediato. O anthrax é altamente resistente, tem período de incubação de um a seis dias, sintomas iniciais similares à influenza e requer profilaxia antibiótica longa.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 11042015000401138&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em 28/02/2021. Adaptado.

O anthrax é

9
Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir: 1.Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. 2.Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. 3.O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é. Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir. I.A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento. II.A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula. III.A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização. Está correto o que se afirma em
10
Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies. Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.
11

Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a

seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de

uma célula em divisão.

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o

professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma

bactéria em divisão.

Após um período de análise e discussão, os alunos responderam

que

12
Em uma aula de Biologia, o professor propôs uma comparação entre o esqueleto interno de um vertebrado e o externo de um artrópode. Após analisarem as funções de proteção, de mobilidade e de sustentação oferecidas pelos dois tipos de esqueletos, os alunos concluíram que o esqueleto externo de um artrópode oferece:
13
O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir. I.O conhecimento científico é inacabado. II.O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas. III.O conhecimento científico é objetivo. Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em
14
Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir. I.As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia. II.A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas. III.O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar). É exemplo de mutualismo o que se afirma em
15

O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através

da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas

nosgráficos a seguir.

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância

capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes

da aplicação do inibidor,