1

Um gás ideal sofre o processo cíclico abca mostrado no diagrama

p x T.

O gráfico que contém o diagrama p x V equivalente ao ciclo p x T é

2

Uma viatura está percorrendo uma estrada na qual há um longo trecho retilíneo em declive, como ilustra a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Ao longo da descida, ao ser atingida determinada velocidade, o motorista põe o carro em “ponto-morto”, para poupar combustível. Olhando para o velocímetro, o motorista percebe que o carro desce o restante da ladeira com velocidade constante. Suponha que a massa do carro com seus ocupantes e os equipamentos seja de 1200 kg e considere g = 10 m/s2. Tendo em conta as distâncias indicadas na figura, o módulo da resultante das diversas forças de atrito que se opõem ao movimento do carro, enquanto ele desce a ladeira com velocidade constante, é de

3

A figura mostra a fotografia, em um dado instante, de uma corda na qual se propaga um pulso transversal triangular, cujas dimensões estão indicadas.

A distância percorrida por um ponto qualquer da corda enquanto o pulso passa por ele é de

4

Aquece-se uma amostra de uma substância, inicialmente na fase sólida, com o auxílio de uma fonte térmica que lhe fornece calor mantendo uma potência constante. O gráfico a seguir mostra como sua temperatura varia em função do tempo.

O calor latente de fusão dessa substância é 140 cal/g. Nesse caso, seu calor específico na fase sólida é

5

Uma partícula de massa m1 = 1,2 kg e velocidade 0,5 m/s, colide com outra de massa m2 = 0,8 kg inicialmente em repouso e a ela adere instantaneamente.

A perda de energia cinética do sistema é de

6

A figura mostra uma barra homogênea AB de seção uniforme, com 6 m de comprimento, e que pesa 50 N. A barra, articulada pela extremidade A, é mantida em repouso na posição indicada por uma mola ideal esticada na horizontal presa aos pontos J e K. O ponto J está 3 m verticalmente acima da articulação e o ponto K dista 1 m da extremidade B.

A constante elástica da mola é k = 400 N/m. Sendo assim, a mola, em relação a seu comprimento original, está alongada em

7

Um policial militar recebe a incumbência de medir a tensão (diferença de potencial) que uma bateria mantém em seus terminais ao alimentar uma lâmpada de incandescência de resistência R, bem como de medir também a intensidade de corrente que percorre a lâmpada. Para isso, dispõe de um voltímetro (ideal) Imagem associada para resolução da questão e um amperímetro (ideal) Imagem associada para resolução da questão

A maneira correta de ligar esses dispositivos para efetuar as medições está indicada no esquema

8
Para aquecer a água contida em um recipiente isolado termicamente do meio ambiente, dispõe-se de uma fonte de tensão capaz de manter em seus terminais uma diferença de potencial constante, sob quaisquer condições, e três resistores de imersão idênticos, todos de mesma resistência R.
O aquecimento será mais rápido se os resistores forem ligados à fonte de tensão, como apresentado no esquema
9

Considere a situação ilustrada pela figura a seguir, onde AB é um objeto real e A’B’, sua imagem.

Sabendo que o tamanho do objeto AB é o dobro de sua imagem A’B’, é possível afirmar que o raio de curvatura do espelho é

10

Uma partícula parte do repouso, do ponto A, uniformemente acelerada. No instante em que atinge a velocidade escalar de 60 km/h, passa a ser uniformemente retardada até parar, no ponto B.

A velocidade escalar média da partícula nesse deslocamento da A até B foi de