A tabela a seguir informa o calor específico de algumas substâncias.

I. A água, por ter um calor específico muito alto, é um excelente elemento termorregulador. A ausência de água faz com que, nos desertos, ocorram enormes diferenças entre a temperatura máxima e a mínima em um mesmo dia.
II. Para refrigerar uma peça aquecida, é comum mergulhá-la em água. Será mais eficiente, para resfriá-la, mergulhá-la em mercúrio. Só não se faz isso porque, além de muito caro, seus vapores são extremamente tóxicos.
III. Se cedermos a mesma quantidade de calor a amostras de massas iguais de alumínio e ferro, a temperatura da amostra de ferro aumentará o dobro do que aumenta a amostra de alumínio.
Está correto o que se afirma em
Uma partícula de massa m1 = 1,2 kg e velocidade 0,5 m/s, colide com outra de massa m2 = 0,8 kg inicialmente em repouso e a ela adere instantaneamente.
A perda de energia cinética do sistema é de
A figura mostra a fotografia, em um dado instante, de uma corda na qual se propaga um pulso transversal triangular, cujas dimensões estão indicadas.

A distância percorrida por um ponto qualquer da corda enquanto o pulso passa por ele é de
Aquece-se uma amostra de uma substância, inicialmente na fase sólida, com o auxílio de uma fonte térmica que lhe fornece calor mantendo uma potência constante. O gráfico a seguir mostra como sua temperatura varia em função do tempo.

O calor latente de fusão dessa substância é 140 cal/g. Nesse caso, seu calor específico na fase sólida é
Um trem está em repouso sobre trilhos retilíneos e horizontais. Sobre o piso horizontal de um dos vagões há um caixote, como ilustra a figura a seguir. Nesse caso, o piso exerce sobre o caixote uma força
Um gás ideal sofre o processo cíclico abca mostrado no diagrama
p x T.

O gráfico que contém o diagrama p x V equivalente ao ciclo p x T é
Um projétil é disparado obliquamente do solo horizontal com uma velocidade de módulo igual a vo e ângulo de tiro de 30o, como ilustra a figura abaixo.

Considerando desprezível a resistência do ar, o módulo do vetor variação de velocidade do projétil, entre o instante do lançamento e o instante em que retorna ao solo, é igual a
com o elevador subindo em movimento acelerado; uma força
com o elevador subindo em movimento uniforme; e uma força
com o elevador subindo em movimento retardado.
,
e
são tais queConsidere a situação ilustrada pela figura a seguir, onde AB é um objeto real e A’B’, sua imagem.

Sabendo que o tamanho do objeto AB é o dobro de sua imagem A’B’, é possível afirmar que o raio de curvatura do espelho é