1

Um gás ideal sofre o processo cíclico abca mostrado no diagrama

p x T.

O gráfico que contém o diagrama p x V equivalente ao ciclo p x T é

2

No circuito esquematizado na figura, a fonte de tensão mantém entre os pontos A e B uma diferença de potencial constante e igual a 12 V. Cada um dos resistores tem uma resistência de 4  e os fios que ligam o ponto A ao ponto D e o ponto C ao ponto B são ideais (de resistência nula).

A intensidade da corrente que percorre o resistor de 4  entre os pontos C e D é de

3
Para aquecer a água contida em um recipiente isolado termicamente do meio ambiente, dispõe-se de uma fonte de tensão capaz de manter em seus terminais uma diferença de potencial constante, sob quaisquer condições, e três resistores de imersão idênticos, todos de mesma resistência R.
O aquecimento será mais rápido se os resistores forem ligados à fonte de tensão, como apresentado no esquema
4

Um projétil é disparado obliquamente do solo horizontal com uma velocidade de módulo igual a vo e ângulo de tiro de 30o, como ilustra a figura abaixo.

Considerando desprezível a resistência do ar, o módulo do vetor variação de velocidade do projétil, entre o instante do lançamento e o instante em que retorna ao solo, é igual a

5

Uma partícula de massa m1 = 1,2 kg e velocidade 0,5 m/s, colide com outra de massa m2 = 0,8 kg inicialmente em repouso e a ela adere instantaneamente.

A perda de energia cinética do sistema é de

6

A tabela a seguir informa o calor específico de algumas substâncias.

I. A água, por ter um calor específico muito alto, é um excelente elemento termorregulador. A ausência de água faz com que, nos desertos, ocorram enormes diferenças entre a temperatura máxima e a mínima em um mesmo dia.

II. Para refrigerar uma peça aquecida, é comum mergulhá-la em água. Será mais eficiente, para resfriá-la, mergulhá-la em mercúrio. Só não se faz isso porque, além de muito caro, seus vapores são extremamente tóxicos.

III. Se cedermos a mesma quantidade de calor a amostras de massas iguais de alumínio e ferro, a temperatura da amostra de ferro aumentará o dobro do que aumenta a amostra de alumínio.

Está correto o que se afirma em

7

Uma partícula parte do repouso, do ponto A, uniformemente acelerada. No instante em que atinge a velocidade escalar de 60 km/h, passa a ser uniformemente retardada até parar, no ponto B.

A velocidade escalar média da partícula nesse deslocamento da A até B foi de

8
Um projétil é lançado verticalmente para cima a partir do solo e, após atingir a altura máxima Hmáx, retorna ao ponto de lançamento.
Considere a aceleração da gravidade constante e desprezível a resistência do ar.
Os gráficos que melhor representam como a energia cinética e a energia potencial gravitacional do projétil variam, em função de sua altura h durante a subida, são
9

Aquece-se uma amostra de uma substância, inicialmente na fase sólida, com o auxílio de uma fonte térmica que lhe fornece calor mantendo uma potência constante. O gráfico a seguir mostra como sua temperatura varia em função do tempo.

O calor latente de fusão dessa substância é 140 cal/g. Nesse caso, seu calor específico na fase sólida é

10

A figura mostra a fotografia, em um dado instante, de uma corda na qual se propaga um pulso transversal triangular, cujas dimensões estão indicadas.

A distância percorrida por um ponto qualquer da corda enquanto o pulso passa por ele é de