1

O objetivo do texto é
2
O texto informa que a pasteurização do leite é realizada com a finalidade de
3

A respeito dos quadrinhos, julgue os seguintes itens. I O garoto demonstra ter verdadeiro pavor de cometas. II O tigre mostra não ser amigo do garoto, já que tal amizade seria impossível. III O garoto considerava o possível fim dos tempos como uma desculpa para não fazer sua lição. IV O humor da tira se constrói, mais concentradamente, no último quadrinho. Assinale a alternativa correta.
4

A palavra “responsável" (linha 42) é acentuada de acordo com a mesma regra que justifica a acentuação de

5

No que se refere ao emprego de conectores no texto, assinale a alternativa correta.
6

Assinale a alternativa correta acerca de aspectos linguísticos do texto.
7
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à concordância verbal e nominal.
8

A oração "tornando-se, portanto, um problema de saúde pública" (linhas 36 e 37) expressa, no período, sentido
9

Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para o uso do acento na palavra “juízo".

10

Estariam garantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso se substituísse
11

Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.

12
Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem à correspondência oficial dos trechos apresentados.
13

Assinale a alternativa que apresenta proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o primeiro período do texto.
14
Assinale a alternativa que contenha todas as palavras acentuadas corretamente.
15
A forma verbal “esfriava” (linha 31) concorda com o termo
16

Observe esta passagem do texto:
“Os dados demonstraram que o treino promoveu aumento de densidade da matéria cinzenta nos lóbulos anterior e posterior do cerebelo, bem como outros benefícios”.
A segunda oração do período acima é classificada como:
17
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.
18

A respeito da expressão “Chegamos na escola" (linha 15), é correto afirmar que é


19
A forma verbal “esfriava” (linha 31) concorda com o termo
20

Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.