1
Assinale a opção que indica a correspondência adequada entre os termos.
2

Na comunicação linguística, ocorrem circunstâncias em que os interlocutores esperam cortesia mútua. As palavras e expressões corteses apresentam valor positivo, mas também podem ter conotações negativas.

A situação abaixo que mostra uma conotação negativa é:

3

Numa magnífica crônica intitulada Eu sei, mas não devia, a escritora Marina Colasanti diz o seguinte:

A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez vai pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. Uma das características básicas da textualidade é a necessidade de coesão.

Assinale a frase que não mostra relação temática com os segmentos anteriores.

4

Assinale a frase abaixo em que não se cometeu nenhum erro ortográfico. 

5

O texto 2 é parte de um poema moderno de Thiago de Mello.

A expressão “Fica decretado" insere poeticamente o texto 2 entre os textos:

6

Em todos os segmentos abaixo há adjuntos adverbiais com valores semânticos diferentes; a opção em que a indicação desse valor está INCORRETA é.

7

A frase do menino na charge – “naum eh verdade” – mostra uma característica da linguagem escrita de internautas que é:
8

“A violência é um fenômeno social presente no cotidiano de todas as sociedades sob várias formas". A frase abaixo em que houve troca indevida entre sob/sobre é:

9

Observe o texto a seguir, retirado de uma revista de computação.

“Por mais poderoso que seja, um computador sem programas adequados tem pouca utilidade. E um ‘programa adequado’ com certeza não é aquele aplicativo profissional, caro e sofisticado que, às vezes, já vem instalado. De nada adiantam funções, botões e janelas, se você não conseguir fazer alguma coisa com eles”.

Um dos elementos que dá coerência aos textos é a ocorrência de vocábulos que estão dentro de um mesmo campo semântico; nesse texto, as palavras que pertencem ao mesmo bloco conceitual são:

10
Em todos os segmentos abaixo há termos unidos pela conjunção aditiva E; o segmento do texto 2 em que esses termos NÃO podem ser trocados de posição é:
11
A forma verbal “complexificaria” aparece sublinhada de vermelho no corretor de texto, o que mostra que não é uma palavra dicionarizada; isso significa que essa palavra:
12

Duas palavras do texto que obedecem à mesma regra de acentuação gráfica são:
13

Há uma diferença entre textos publicitários e textos de propaganda. 

Assinale o texto que se enquadra entre as propagandas e não sobre a publicidade.

14

Assinale a opção que apresenta a frase em que a forma verbal sublinhada está corretamente acentuada.

15

Há vários momentos do texto 1 em que se juntam termos de valor substantivo e valor adjetivo; o par abaixo em que NÃO ocorre mudança de significado em caso de troca de posição é: