Sobre a abordagem das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.
I. O trabalhador não ser comporta como um ser isolado, mas sim como um membro do grupo.
II. É papel da organização, encontrar criar dispositivos para garantir o equilíbrio homeostático.
III. Não há uma maneira perfeita de se organizar.
Está correto o que se afirma em
Uma empresa fabricante de chocolates acaba de realizar um
treinamento voltado para a equipe de vendas. A gerente de
recursos humanos gostaria de avaliar os resultados do
treinamento no nível organizacional e no nível dos cargos. Seriam
indicadores adequados, respectivamente:
Em todas as áreas de uma organização, os administradores exercem funções de planejamento, organização, direção e controle. É uma atividade de organização na área de finanças:
Além de ser usada como instrumento de percepção e ação coletiva, a estratégia pode ser usada para combater os concorrentes.
As opções a seguir apresentam definições de estratégia, à exceção de uma. Assinale-a.
Para que a adoção da gestão por resultados seja exitosa, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele é de fato adequado para atingir os objetivos propostos.
Sobre as características da gestão por resultados, analise as afirmativas a seguir.
I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos, porque os resultados dependem da eficiência das etapas realizadas.
II. A liderança sendo mais participativa faz com que a responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos seja de todos.
III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.
Está correto o que se afirma em
Para que o gerenciamento por diretrizes funcione adequadamente, é imprescindível que se consiga alinhar a estratégia da empresa com cada um dos níveis organizacionais, utilizando-se para isso dois sistemas de gerenciamento, o interfuncional e o funcional.
Com base nesses sistemas, relacione as características a seguir assinalando (I) para interfuncional e (F) para funcional.
( ) Desdobramento das Diretrizes
( ) Manutenção de Padrões
( ) Solução de problemas prioritários da alta administração
( ) Gerenciamento da rotina
Assinale a opção que relaciona corretamente as características.
Os processos de avaliação de desempenho humano são sujeitos a distorções que podem impedir que eles atinjam a eficácia pretendida. Um dos problemas mais comuns ocorre quando a avaliação do funcionário em determinado item influencia sua avaliação nos demais – ou seja, se o avaliado recebe do avaliador “bom" em determinado item da avaliação, recebe “bom" nos demais itens.
Essa distorção é conhecida como:
O modelo de liderança situacional possui entendimento de que os líderes bem-sucedidos estão continuamente adaptando seus estilos de liderar.
Esse modelo parte do pressuposto que os líderes devem exercer estilos de liderança baseados
A relação da motivação com o comportamento e com o desempenho é estabelecida espontaneamente tanto pelos cientistas como pelas pessoas leigas. A maioria dos autores considera a motivação humana como um processo psicológico estreitamente relacionado com o impulso ou com a tendência a realizar com persistência determinados comportamentos.
Sobre a motivação no trabalho, assinale a afirmativa incorreta.