A Cia. M é controlada pela Cia. P. A Cia. P avalia seu investimento na Cia. M pelo método de equivalência patrimonial. Este é o seu único ativo.
Em 31/12/2017, a Cia. P reconheceu receita de equivalência patrimonial no valor de R$100.000. No momento da destinação do lucro, a empresa analisou a justificativa para realizar a retenção integral do valor.
Assinale a opção que indica a reserva que deveria ser constituída, de acordo com a legislação societária.
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2) - Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis, a administração de uma entidade deve se valer de julgamento para determinar a moeda funcional que representa com maior fidedignidade os efeitos econômicos das transações, eventos e condições subjacentes.
As opções a seguir listam os fatores que podem servir como evidência para determinar a moeda funcional de uma entidade, à exceção de uma. Assinale-a.
Uma entidade abriu o seu capital em 2017, por meio da emissão de títulos patrimoniais. A abertura foi autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
No processo, a entidade incorreu em custos de transação diretamente atribuíveis à emissão, no valor de R$100.000. A emissão foi bem sucedida.
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 08 (R1) - Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários, assinale a opção que indica a correta classificação dos custos de transação nas demonstrações contábeis da entidade.
Analise os seguintes fatores considerados na determinação da moeda funcional de uma entidade, conforme definições do Pronunciamento CPC 02 (R2) - Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis:
I. a moeda do país sede da entidade;
II. a moeda que mais influencia os preços de venda de bens e serviços;
III. a moeda que mais influencia fatores como mão de obra e matéria-prima;
IV. a moeda por meio da qual são originados recursos das atividades de financiamento.
Está correto somente o que consta em:
As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade e irá manter-se em operação por um futuro previsível.
De acordo com o Pronunciamento Conceitual Básico (R1) - Estrutura Conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro, essa premissa é chamada de
Uma entidade concede prazos de garantias aos diferentes produtos que vende e provisiona as despesas com garantias pela melhor estimativa, tendo em vista o histórico de cada produto.
O tratamento dos valores relacionados a garantias de produtos diferentes como uma classe única de provisão pode ser:
Uma entidade pode aumentar o seu capital social por meio da captação de novos sócios ou do aumento da participação desses, mas também por incorporação de valores já reconhecidos no Patrimônio Líquido.
O item patrimonial que pode ter valores alocados para aumento do capital social é:
Uma entidade brasileira de capital fechado, especializada em pesquisas, atinge resultados positivos apenas em anos de eleição para presidente, portanto, de quatro em quatro anos.
Em 2018, a direção da entidade deseja separar uma parte de seu lucro para compensar as perdas nos exercícios seguintes e propõe à assembleia a não distribuição de dividendos sobre os resultados de 2018.
Assinale a opção que indica o procedimento contábil proposto para a assembleia.
Assinale a opção correta sobre a capacidade informacional da
análise vertical.
De acordo com a NBC TG 26 (R5) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, as notas explicativas devem ser apresentadas, tanto quanto seja praticável, de forma sistemática.
Na determinação de forma sistemática, a entidade deve considerar os efeitos sobre as seguintes características qualitativas das suas demonstrações contábeis:
Uma entidade apresentava o seguinte balanço patrimonial em 31/12/2017:

Em relação aos índices de liquidez da entidade, assinale a afirmativa correta.