1

Quando se reúnem documentos de natureza diversa em razão das imposições de determinada ação administrativa ou judicial, forma-se conjunto materialmente indivisível
conhecido por

2

Quando os arquivos originários de uma instituição mantêm sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa, diz-se que foi respeitado o princípio

3

Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a cada um desses conjuntos de documentos dá-se o nome de

4

De acordo com o gênero, os documentos de arquivo podem ser identificados como

5

Guia, inventário e catálogo são instrumentos de

6

No Departamento de Recursos Humanos de uma instituição, há pastas correspondentes aos seguintes funcionários:



a. João Manuel de Souza
b. Luiz Alberto de Sousa
c. Maria Regina da Silva
d. José Dias Silva
e. Doroti Silveira
f. Sérgio Sampaio
g. Carlos Souza Silva



Se tais pastas forem submetidas a ordenação alfabética, sua disposição correta será

7

Quando os documentos repousam em posição perpendicular à da prateleira de uma estante, tem-se o chamado armazenamento

8

Atenção: Para responder à questão, considere os elementos internos, intermediários e externos que, segundo a renomada arquivista Heloísa Liberalli Bellotto, permitem à Diplomática averiguar a autenticidade dos documentos. Tais elementos vêm enumerados abaixo, em ordem alfabética:

Os elementos externos ou extrínsecos, relacionados com o modo de apresentação do documento, são os de números
9

Atenção: Para responder à questão, considere os elementos internos, intermediários e externos que, segundo a renomada arquivista Heloísa Liberalli Bellotto, permitem à Diplomática averiguar a autenticidade dos documentos. Tais elementos vêm enumerados abaixo, em ordem alfabética:

Os elementos considerados intermediários (nem externos, nem internos) são os de números
10

Na Diplomática, utiliza-se a palavra latina actio para designar a ação, o fato ou o ato que é preciso transformar em documento. A passagem do ato para o escrito, por sua vez, chama-se

11

Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.

O texto de número I corresponde

12

Sobre documentos de arquivo em ambiente digital, é correto afirmar que

13
O Sistema Eletrônico de Informações - SEI, desenvolvido por determinado Tribunal Regional Federal e escolhido para uso da Administração pública federal no contexto do Processo Eletrônico Nacional - PEN do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tem sido adotado por instituições dos três poderes nas diferentes esferas do Estado. A respeito do SEI, objeto de discussão entre os profissionais da área arquivística brasileira, é correto afirmar que
14
De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Arquivos de 4 de setembro de 2015, a propósito da implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais a entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos, a definição dos metadados deve observar
15
Sobre o processo de microfilmagem de documentos oficiais, no Brasil, é correto afirmar que
16

De acordo com o Decreto no 7.845, de 14 de novembro de 2012, o uso de algoritmo simétrico ou assimétrico, com recurso criptográfico, para substituir sinais de linguagem clara por outros ininteligíveis por pessoas não autorizadas a conhecê-la, configura o processo de

17

“O componente do acervo é essencial para garantir direitos do cidadão resguardados por lei”. De acordo com o manual Gerenciamento de riscos: do planejamento à execução, publicado em 2019, tal atributo, quando associado aos documentos de um arquivo, corresponde ao chamado valor

18

Certos dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, ficaram obsoletos a partir de 2011.

Os artigos então revogados tratavam

19

Segundo a Lei nº 7.627, de 10 de novembro de 1987, que dispõe sobre a eliminação de autos findos nos órgãos da Justiça do Trabalho e dá outras providências,

20

A Política de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (PSEC-PJ), instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2021, estabeleceu quatro instrumentos para viabilizá-la.

NÃO faz parte de tal conjunto

21

A qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de pormenorização possível e sem modificações, corresponde, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, ao atributo da

22

De acordo com Heloísa Liberalli Bellotto, a “ingenuidade documental” designa

23

A instrução do Conselho Nacional de Arquivos sobre Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq identifica três conjuntos de requisitos para um repositório digital confiável: infraestrutura organizacional, gerenciamento do documento digital e tecnologia, infraestrutura técnica e segurança.

Assinale a opção que apresenta os aspectos de tecnologia, infraestrutura técnica e segurança.

24
O elemento de identificação cronológica em que são mencionados os anos de início e término do período abrangido pelos documentos de um processo, dossiê, série, fundo ou coleção, é denominado
25
Na organização adequada dos acervos arquivísticos, o profissional de arquivo, quando realiza o trabalho de arranjo, seguintes princípios:
26
Em relação à terminologia aplicada em Arquivologia, analise os conceitos a seguir:

I. Princípio da proveniência: o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

II. Princípio da pertinência: os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a classificação original. Também chamado princípio temático.

III. Princípio do respeito à ordem original: o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

Assinale
27

Uma instituição contém documentos:


I. cujas informações podem ser recuperadas em outros documentos;
II. que se referem ao patrimônio imobiliário da instituição; e
III. que são cópias de documentos permanentes.

A guarda de cada grupo de documentos supracitado deve ser, respectivamente: 

28
Considerada um dos elementos internos para a diplomática, a data tópica indica o:
29
No contexto do arquivo permanente a organização interna de um fundo de arquivo é feita pelo arquivista e deve ser orientada pela aplicação do princípio arquivístico denominado
30

Uma instituição arquivística precisa elaborar um documento com fé pública para atestar alguma informação contida em um documento do acervo visando a dar informações solicitadas por um usuário.

O documento a ser elaborado é um(a):

31
Para definir os formatos de arquivo dos representantes digitais, o mais recomendado é que sejam:
32

Pensando na efetividade da implementação de políticas a serem definidas pelo arquivo em relação à gestão de documentos em uma instituição, o arquivista responsável deve sugerir à gestão superior que, na hierarquia da instituição, o órgão de arquivo esteja ligado diretamente ao(à)

33
A qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora em suas relações internas e externas é a:
34
No caso de um acervo composto de documentos públicos, a tabela de temporalidade do órgão precisa ser aprovada pela(o):
35

Relacione as características dos documentos de arquivo, listados a seguir, às suas respectivas definições.

1 - Autenticidade

2 - Confiabilidade

3 - Unicidade

4 - Organicidade

( ) Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem.

( ) Os documentos de arquivo têm a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Isso está relacionado ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo.

( ) Os documentos de arquivo fazem parte do conjunto e possuem relações singulares com os demais documentos do grupo. Podem existir cópias, mas cada cópia é específica em seu lugar.

( ) Os documentos de arquivo precisam ser o que dizem ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, sendo livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

36

De acordo com as “Diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais", do Conselho Nacional de Arquivos, a autenticidade é a qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Identidade é o conjunto dos atributos de um documento arquivístico que o caracterizam como único e o diferenciam de outros documentos arquivísticos (ex.: data, autor, destinatário, assunto, número identificador, número de protocolo).

II. Integridade é a capacidade de um documento arquivístico transmitir exatamente a mensagem que levou à sua produção (sem sofrer alterações de forma e conteúdo) de maneira a atingir seus objetivos.

III. Identidade e integridade são constatadas à luz do contexto (jurídico-administrativo, de proveniência, de procedimentos, documental e tecnológico) no qual o documento arquivístico foi produzido e usado ao longo do tempo.

Está correto o que se afirma em

37

Ao se organizar um arquivo, é imprescindível que sejam consideradas suas regras e seus princípios.

Com base nessa premissa, assinale a afirmativa correta.

38
A função que objetiva conferir racionalidade à criação ou origem dos documentos de arquivo, de forma a padronizá-los, segundo o objetivo para o qual foi criado, é denominada
39

Sobre os objetivos da gestão de documentos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Contribuir para o acesso e conservação dos documentos de guarda permanente, por seu valor probatório, científico e histórico.

( ) Permitir o aproveitamento racional dos recursos humanos, materiais e financeiros.

( ) Assegurar a eliminação dos documentos que tenham valor administrativo, fiscal, legal ou para pesquisa.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

40

No processamento técnico do arquivo de uma instituição em que se busca aplicar o princípio da proveniência, mesmo considerando que os documentos foram recolhidos diretamente do produtor pela instituição arquivística pública, é indispensável que se leve em consideração