1

Em uma fazenda com 10 hectares de extensão, o pluviômetro

padrão indicou 30mm de água acumulada em 24 horas.

A precipitação acumulada em 24 horas corresponde a:

2
A expressão “ecossistemas doentes” foi utilizada por ecólogos preocupados com a degradação ambiental, como uma forma de sensibilizar e motivar as pessoas a tomarem atitudes objetivas para evitar a destruição ambiental. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I.O uso extensivo de adubos contendo amônia e fósforo e o despejo de águas residuais com muita matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, acabam chegando aos rios e, por conseguinte, ao mar, eutrofizando ambientes aquáticos, dando origem a ecossistemas doentes. II.O enriquecimento de nutrientes dos ecossistemas aquáticos (eutrofização) se caracteriza pela grande redução da equitabilidade em função do aumento do número de indivíduos de poucas espécies, em geral de pequeno porte, isto é, três ou quatro espécies que correspondem a mais de 90% do total de indivíduos do ecossistema. III.A eutrofização de ecossistemas aquáticos favorece as espécies de grande porte. Está correto o que se afirma em
3
Sobre as atividades produtivas realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir. I.A produção de alumínio é feita majoritariamente no Pará, o que significa construir hidroelétricas de grande porte na região amazônica. II.As pastagens são ecossistemas com pouca capacidade de absorver o CO2 da atmosfera, e não contribuem para a manutenção da água. III. As plantações extensivas de soja e milho exigem quantidades muito grandes de defensivos agrícolas o que elimina maciçamente a fauna e contamina os lençóis freáticos. Problemas ambientais graves são evidenciados em
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O DDT é um inseticida clorado, desenvolvido em 1939 por Paul Herman Müller, sendo utilizado para o combate dos vetores de doenças como o tifo, a malária e a febre amarela. Em 1973, sua produção e aplicação foram proibidos. Essa proibição foi muito negativa para o combate a insetos causadores de doenças, levando milhares de pessoas à morte por malária e febre amarela. A respeito do uso do DDT, analise as afirmativas a seguir. I.Sua ação era eficiente no combate às baratas, às pulgas, aos piolhos e mosquitos, mas não era considerada perigosa para a flora nem para mamíferos e aves. II.Sua aplicação contra insetos salvou milhões de vidas em todos os continentes, inclusive na Europa, na primeira metade do século XX. III.Seu uso como defensivo agrícola não teve nenhuma repercussão ambiental, mesmo com o uso de milhares de toneladas de DDT contra insetos e pragas da lavoura. Está correto o que se afirma em:
5

Nos ecossistemas terrestres, a produtividade primária média, por m²

e por ano, é cerca de três vezes maior que a dos ecossistemas

marinhos. Contudo, a produtividade primária total dos

ecossistemas terrestres e marinhos é aproximadamente igual.

Considerando esses dados, analise as afirmativas a seguir.

I.A área dos oceanos e cerca de três vezes maior que a área da

terra firme, o que compensa a maior produtividade dos

ecossistemas terrestres, igualando a produtividade total nos

dois ambientes.

II.Nos oceanos existem algumas áreas de ressurgência nas quais

a produtividade primária é muito alta em função da ascensão

da água profunda carregada de nutrientes.

III.A maior parte da produtividade primária dos oceanos se

origina de plantas herbáceas cujas sementes se fixam nas

zonas de pouca profundidade.

Assinale:

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O albedo médio da Terra é de grande importância para determinar a temperatura média perto do solo, uma vez que muda a quantidade de raios solares que se refletem diretamente de volta para o espaço sem aquecer o solo: diminuir o albedo médio da terra de 1% conduz a um aumento de 0,75° C na temperatura média do ar perto do solo. Com o objetivo de reduzir o efeito estufa, pode-se pensar em plantar árvores em grande escala. Com relação aos diversos efeitos resultantes do plantio de árvores em terras de cultivo (aráveis), analise as seguintes afirmativas: I.Armazena algum CO2, o que diminui o efeito de estufa e, por conseguinte, as temperaturas. II.Diminui o albedo, levando assim a um aumento da quantidade de raios de sol a ser absorvido pela superfície, o que resulta em aumento das temperaturas. III.Aumenta o albedo, levando assim a uma redução da quantidade de raios de sol a ser absorvida pela superfície, o que resulta em redução das temperaturas. Está correto somente o que se afirma em:
7

Para testar a hipótese de que, durante a fotossíntese as plantas

absorvem CO2 modificando a composição química do ambiente, o

professor poderia utilizar a água de um aquário à qual foi

adicionado CO2.

Quantidades iguais dessa água com CO2

foram colocadas em

frascos iguais, conforme a relação a seguir:

Após algumas horas, depois do experimento ter sido montado,

para verificar a quantidade relativa de CO2

, adiciona-se 5 mL de

água de cal incolor a cada frasco.

Para testar a hipótese, o experimento deveria conter

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O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir

que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado

e, aproximadamente, na mesma escala.

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à

mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um

músculo estriado.

Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos

concluíram que a mitocôndria proveniente das células

musculares correspondia

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Em 1990, as emissões de carbono na atmosfera foram de

6 bilhões de toneladas. Nesse ano, a Terra tinha a capacidade de

absorver, nos ecossistemas terrestres e marinhos (sumidouros), 3

bilhões de toneladas de carbono. Em 2008, as emissões de

carbono chegaram a 9 bilhões de toneladas.

Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Para interromper o crescimento de CO2 na atmosfera,

deveríamos dividir por 3 as atuais emissões de CO2.

II. No curto prazo, o aumento da quantidade de CO2na

atmosfera favorece o aumento do crescimento das plantas.

III. O aumento da temperatura ambiente aumenta a capacidade

de absorção de CO2 pelos ecossistemas marinhos.

Assinale:

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Um aquecimento de 2?C das águas dos oceanos pode resultar na

redução do fitoplâncton e na consequente redução do

zooplâncton. Nessa situação, haverá uma queda na produção

pesqueira.

Com relação aos dados acima, analise as afirmativas a seguir.

I.A água mais aquecida se mantém na superfície do oceano,

impedindo que a água fria do fundo, mais densa e rica em

nutrientes (fósforo, nitrogênio, etc.) suba para a zona fótica.

II.O aquecimento dos oceanos reduz a penetração da luz do Sol

com a consequente grande redução da taxa de fotossíntese.

III.O aquecimento dos oceanos provoca a diminuição da

concentração de oxigênio dissolvido na água, diminuindo a

taxa de fotossíntese.

Assinale:

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Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir: 1.Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. 2.Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. 3.O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é. Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir. I.A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento. II.A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula. III.A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização. Está correto o que se afirma em
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No mundo foram identificadas 34 áreas de alta biodiversidade conhecidas como “hotspots” de biodiversidade. Essas áreas foram definidas basicamente por dois critérios: que a presença de pelo menos 0,5% das plantas vasculares sejam espécies endêmicas e que a área esteja ameaçada de destruição, tendo perdido grande parte de sua biodiversidade. No Brasil, as áreas de “hotspots” estão situadas nos biomas:
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O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através

da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas

nosgráficos a seguir.

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância

capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes

da aplicação do inibidor,

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Para conhecer melhor a organização de uma comunidade

ecológica, pode-se medir o compartilhamento de recursos entre

as diferentes espécies. Uma das medidas utilizadas para avaliar a

sobreposição dos nichos (“niche overlap") é a de MacArthur &

Levins (1967), posteriormente modificada por Pianka em 1973.

A respeito dessas formas de medições, analise as afirmativas a

seguir:

I.Na forma de medir a sobreposição de nichos de MacArthur &

Levins, o nicho das espécies j e k não são simétricos, enquanto na

proposta de Pianka, os nichos das espécies j e k são simétricos.

II.A forma de MacArthur & Levins foi considerada uma medida

do índice de competição entre duas espécies. Essa concepção foi

abandonada na atualidade, depois da aceitação do modelo de

Pianka.

III.O índice Simplificado de Morisita proposto por Horn (1966),

que é muito semelhante à proposta de Pianka, é também usado

para medir a sobreposição de nichos das espécies de uma

comunidade.

Está correto o que se afirma em:

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O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir. I.O conhecimento científico é inacabado. II.O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas. III.O conhecimento científico é objetivo. Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em