No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.

Considerando a imagem precedente, julgue o item a seguir.

A respeito das propriedades linguísticas do texto 1A12-I, julgue o item a seguir.
O período final do último parágrafo apresenta a conclusão do texto, por isso o termo “entretanto” (l.21) poderia ser substituído por portanto, sem alteração dos sentidos originais do texto.
Considerando os aspectos linguísticos e os sentidos do texto 6A3BBB, julgue o item que se seguem.
No contexto em que aparece, a oração reduzida “rompendo corporativismos e privilégios históricos" (R. 28 e 29) possui sentido de finalidade.

Acerca de aspectos linguísticos e dos sentidos do texto acima,
julgue os itens que se seguem.
O sinal de dois-pontos empregado imediatamente após
“biblioteca" (l.8) introduz um termo de natureza explicativa.
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item seguinte.
O emprego do acento nas palavras “número” e “cerâmica” justifica-se com base na mesma regra de acentuação.

Acerca de aspectos linguísticos do texto 10A1-I, julgue o item que se segue.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os seguintes itens.
Presentes no texto, os vocábulos “caráter", “intransferível" e
“órgãos" são acentuados em decorrência da regra gramatical
que classifica as palavras paroxítonas.
No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item a seguir.
No trecho “havia tempos” (segundo parágrafo), a substituição de “havia” por faziam prejudicaria a correção gramatical do texto.
No terceiro parágrafo, o adjetivo “respeitadas" (L.16)
encontra-se no plural porque concorda com os termos “ética",
“valorização", “identidades" e “culturas".