Em uma exposição de Informática, em um stand de uma empresa, trinta pessoas responderam a uma única enquete: “Você utiliza o sistema operacional A ou utiliza o sistema operacional B?". As pessoas podiam marcar somente um dos sistemas, nenhum ou ambos, conforme o seguinte quadro.
Ao final da enquete, foi observado que 15 pessoas marcaram como resposta o sistema operacional A; 10 pessoas marcaram como resposta o sistema operacional B; 5 pessoas marcaram como resposta os dois sistemas operacionais. Dessa forma, o número de pessoas que marcou como resposta nenhum dos dois sistemas operacionais é igual a
Uma empresa alimentícia aplicou uma pesquisa em um supermercado sobre o consumo diário de três produtos: legumes, verduras e carne vermelha. Foram entrevistadas 100 pessoas e, nessa pesquisa, constatou-se que:
• 5 pessoas consomem diariamente legumes, verduras e carne vermelha;
• 19 pessoas consomem diariamente legumes e carne vermelha;
• 8 pessoas consomem diariamente verduras e carne vermelha;
• 15 pessoas consomem diariamente legumes e verduras;
• 26 pessoas consomem diariamente carne vermelha;
• 41 pessoas consomem diariamente legumes;
• 29 pessoas consomem diariamente verduras.
Com base nessas informações, entre as pessoas entrevistadas, é correto afirmar que
Considere como sendo verdadeira a afirmação: “Se Wedson é perito criminal, ele é médico.”. Considere, também, como falsa a afirmação: “Wedson é médico e perito criminal.”. Qual das seguintes alternativas apresenta necessariamente uma verdade?
Considere que um reservatório possui o formato de um cilindro reto, cujo raio da base mede 4 cm e a altura mede 10 cm. Considere, também, um balde com o formato de um prisma, cuja base é um retângulo com comprimento e largura medindo 2 cm e 1 cm, respectivamente, e cuja altura mede 2 cm.

Pretende-se preencher todo o volume desse reservatório com água. Para tal, primeiramente preenche-se o volume do balde com água e, em seguida, despeja-se o conteúdo do balde no reservatório. Esse processo é repetido até que o reservatório esteja totalmente cheio. Dessa forma, a quantidade mínima de vezes que o balde deve ser preenchido com água, para que se preencha todo o volume do reservatório com essa mesma água, será igual a
(considere o valor de π = 3)
Considere a matriz quadrada A, de ordem 2, definida por:

O determinante dessa matriz A será igual a
É correto afirmar que
Considere como verdadeiras as afirmativas:
• Se Jorge é francês, então Denise é espanhola.
• Denise não é espanhola ou Beatriz é brasileira.
Sabe-se que Beatriz não é brasileira. Logo, é correto afirmar que:
Alberto disse: “Se chego tarde em casa, não ligo o computador e, se não ligo o computador, vou cozinhar. Porém, sempre que ligo o computador, tomo café".
Certo dia, Alberto chegou em casa e não tomou café. É correto concluir que Alberto:
Sobre as atividades fora de casa no domingo, Carlos segue
fielmente as seguintes regras:
- Ando ou corro.
- Tenho companhia ou não ando.
- Calço tênis ou não corro.
Domingo passado Carlos saiu de casa de sandálias.
É correto concluir que, nesse dia, Carlos:
Considere como verdadeiras as sentenças:
1- Se Ana é capixaba, então Bruna é carioca.
2- Se Carla é paulista, então Bruna não é carioca.
3- Se Ana não é capixaba, então Carla não é paulista.
4- Ana é capixaba ou Carla é paulista.
Deduz-se que: