Com relação aos aspectos linguísticos desse texto, julgue o item a seguir.
A substituição do conectivo “porque" (ℓ.10) por pois manteria os sentidos originais do texto.
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o seguinte item.
No segundo parágrafo, o segmento “espaços privilegiados de exercício da cidadania” qualifica o termo “Estados nacionais”.

Considerando as ideias do texto CB1A2-I, julgue o item que se segue.
No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item a seguir.
No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.
O emprego da expressão “outros ofícios" (R.8) indica que, além de ser amanuense, Seu Borjalino exerceu outras atividades na Prefeitura de Macajuba.
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.
Sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto,
o trecho “Foram ambas conquistas efêmeras" (L.30) poderia
ser assim reescrito: Ambas conquistas foram fortuitas.
Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação, observa-se na atualidade um processo de migração dos ambientes reais e analógicos para os virtuais e digitais. Inúmeros são os benefícios do oferecimento de produtos e da prestação de serviços no ambiente digital. No entanto, a exposição em rede costuma atrair riscos que, embora invisíveis, apresentam um potencial destrutivo alto: os ciberataques e o seu impacto para as organizações, as empresas e as pessoas envolvidas.
Os ataques cibernéticos podem ter como alvos pessoas, organizações políticas e sociais, empresas públicas e privadas, postos fiscais, tribunais, bases militares, autarquias e ministérios do Estado, variando conforme a motivação que os ensejou: interrupção de sistemas e serviços essenciais, resgate de valores em troca de arquivos criptografados, extração de dados, repercussão política ou até mesmo a lesão física de pessoas.
Gabriel Cemin Petry; Haide Maria Hupffer. O princípio da segurança na era dos ciberataques: uma análise a partir do escopo protetivo da LGPD. In: Revista CNJ, v. 7, n.º 1, jan.-jun./2023, p. 85-86 (com adaptações).
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item seguinte.
Estaria preservada a correção gramatical do segundo parágrafo caso se inserisse uma vírgula após a palavra “alvos”.

Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item subsequente.
Ainda a respeito das estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
Se, após “animal" (.11), o ponto final fosse substituído por ponto de interrogação, tanto a correção gramatical quanto os sentidos do texto seriam preservados, pois a pergunta resultante da substituição teria efeito apenas retórico.
A respeito de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os
próximos itens.
A supressão da vírgula empregada logo após a palavra
“também" (R.6) não prejudicaria o sentido original do período
em que ocorre.
Texto CB1A1-I
A emergência de uma grande variedade de plataformas
digitais, desde o final da década de 1990, provocou uma mudança
econômica radical e uma reorganização de mercados e arranjos
de trabalho. A economia de plataforma não está apenas mudando
a forma como o trabalho é realizado e remunerado. Os mercados
de trabalho também estão se transformando drasticamente,
levando a uma situação em que o “emprego padrão” é cada vez
mais suplementado ou substituído por trabalho temporário “fora
do padrão”, mediado por plataformas. Em um contexto de
crescente instabilidade macroeconômica, de desregulamentação
das relações de trabalho — em função do impacto disruptivo de
tecnologias digitais na intermediação dessas relações —,
verifica-se a emergência de novas formas de emprego “fora do
padrão”, que reforçam diversos tipos de “flexibilidade” —
temporal, espacial, gerencial e funcional, entre outras. Grande
parte dessas novas formas de emprego está vinculada à mediação
de plataformas digitais, que conectam ofertantes e demandantes
de trabalho.
As plataformas digitais facilitam a articulação entre
ofertantes e demandantes de trabalho que, de outra forma,
poderiam ter dificuldades para interagir entre si, tornando a
realização de transações mais eficiente do que seria possível em
relacionamentos bilaterais entre as partes, fornecendo
infraestrutura e regras para sua realização. No âmbito dessas
plataformas, a correspondência (matching) entre ofertantes e
demandantes de trabalho pode ser feita de forma eficaz, por
exemplo, por meio de algoritmos que diminuem a quantidade de
tempo utilizado para encontrar trabalhadores adequados para
tarefas específicas, além de oferecer a base para o controle e
gerenciamento dessas tarefas.
No entanto, a força de trabalho torna-se mais vulnerável,
pois as leis trabalhistas ainda se baseiam em um antigo sistema
“binário”, segundo o qual quem é empregado recebe direitos —
por exemplo, aviso de demissão ou férias pagas —, mas para
quem é contratado o acesso a esses direitos tende a ser
restringido. Assim, se o modelo de plataformas de trabalho com a
interveniência de uma gestão algorítmica oferece vantagens no
que se refere à flexibilidade sobre formas convencionais de
organização e gestão do trabalho, esse mesmo modelo suscita
questões relevantes como a distribuição desigual de
oportunidades, benefícios e riscos entre os agentes envolvidos,
bem como os possíveis custos sociais advindos de uma eventual
precarização das relações de trabalho.
Herbert P. S. de Oliveira e Jorge N. de P. Britto. Gerenciamento e disciplina algorítmica:
uma análise focalizada em plataformas de emprego de elevada qualificação.
Economia e Sociedade, Campinas, v. 32, n.º 3 (79), 2023 (com adaptações).
Julgue o próximo item, relativo a aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.
A correção gramatical do quarto período do primeiro parágrafo seria preservada caso se suprimisse a vírgula empregada logo após o travessão que segue o vocábulo “relações”, pois o emprego dos travessões no período dispensa a necessidade da vírgula.

Julgue os próximos itens, relativos às ideias expressas no texto ao lado e a aspectos linguísticos desse texto.
Seriam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a virgula empregada imediatamente após "centrais" (l.42) fosse suprimida, embora o sentido do trecho fosse alterado.

Julgue o item subsequente, relativo a aspecto linguístico do texto CG1A1-II.

Julgue o item subsequente, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto precedente.

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.

Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Em cada item a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de modelos lineares, modelos periódicos e geometria dos sólidos.
O tanque para água de um veículo de combate a incêndio tem a forma de um paralelepípedo retângulo e está completamente cheio. No combate a um incêndio, gastou-se 1/3 de sua capacidade. No combate a um segundo incêndio, gastou-se 3/7 do que sobrou. Nesse caso, depois de extintos os dois incêndios, restou, no tanque, água até uma altura superior a 1/3 da altura original.
Um avião e um caminhão de bombeiros possuem reservatórios de água com capacidades de 12 mil e 8 mil litros de água, respectivamente. O caminhão possui uma bomba de 2,5 GPM, ou seja, é capaz de bombear 2,5 galões por minuto.
A partir dessa situação hipotética, julgue o seguinte item, considerando que 1 galão seja igual a 3,8 litros de água.
Cada j = 0, 1, …, 11 representa um mês do ano de 2017, isto é, j = 0 = janeiro, j = 1 = fevereiro, e assim sucessivamente. Se o mês j tem d dias, então j + 1/d representa o dia 1.º do mês j; j + 2/d representa o dia 2 do mês j, e assim sucessivamente, j + d/d = j + 1 representa o dia d do mês j. Dessa forma, cada dia do ano de 2017 pode ser representado por um número x do intervalo [0, 12]. Considere que, nessa representação, em cada dia x do ano de 2017, a porcentagem de água acumulada em relação à capacidade máxima do reservatório de determinada represa seja expressa pelo valor da função f(x) = x2 - 10x + 60.
A partir dessas informações, julgue o item que se segue.
Em 2017, a menor quantidade de água acumulada no reservatório foi inferior a 10% de sua capacidade máxima e foi atingida no dia 31/5/2017.
A respeito dessas misturas, julgue o item subsequente.
Para que a proporção álcool/gasolina no tanque A fique igual à do tanque B é suficiente acrescentar no tanque A uma quantidade de álcool que é inferior a 25 L.
Em um almoxarifado há, em estoque, 100 caixas na forma de paralelepípedos retângulos. Na tabela a seguir são mostrados alguns valores da frequência absoluta, da frequência relativa e da porcentagem da variável volume interno da caixa, em litros (L)
Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.
Se a área interna da base do paralelepípedo de uma caixa de
60 L for igual a 2.000 cm² , então a altura interna dessa caixa medirá menos de 35 cm.
Com relação a uma sequência numérica α1, α2, …, αn, julgue o item subsequente.
Considere que a sequência seja formada pelos seguintes termos, nessa ordem: 10, 12, 15, 19, 24, 30, 37. Nesse caso, a sequência numérica bj = αj + 1 - αj, em que j = 1, 2, …, 6 forma uma progressão aritmética.
A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.
Os babilônicos possuíam um método próprio para o cálculo da raiz quadrada de um número, utilizando aproximações sucessivas. Para determinar o valor aproximado de
se estimava, primeiramente, um valor p1 para essa raiz e calculava-se o quociente
. Com esses dois números calculava-se um novo valor p2, a média aritmética de p1 e q1, isto é,
. Repetindo esse processo sucessivamente, obtinha-se uma aproximação da raiz quadrada. No método babilônico, se a estimativa inicial para
for p1 = 1, então a terceira aproximação de será
Um avião e um caminhão de bombeiros possuem reservatórios de água com capacidades de 12 mil e 8 mil litros de água, respectivamente. O caminhão possui uma bomba de 2,5 GPM, ou seja, é capaz de bombear 2,5 galões por minuto.
A partir dessa situação hipotética, julgue o seguinte item, considerando que 1 galão seja igual a 3,8 litros de água.
A respeito de números reais e de funções de variáveis reais, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Sandra selecionou questões de concursos públicos passados para resolver e, assim, se preparar para o concurso em que pretende concorrer. Ela selecionou 98 questões de matemática, 70 questões de português, 56 questões de informática e 42 questões de direito, que deverão ser resolvidas em determinada quantidade de dias. Ela estabeleceu as seguintes regras de estudo:
• em todos os dias, ela deve resolver questões de todas essas disciplinas;
• de cada uma dessas disciplinas, ela deve resolver, diariamente, sempre a mesma quantidade de questões;
• essas quantidades de questões a serem resolvidas diariamente de cada disciplina devem ser as máximas possíveis para que, no período determinado, ela consiga resolver todas as questões de todas as disciplinas.
Assertiva: Nessa situação, de todas as disciplinas, Sandra deverá resolver 19 questões por dia durante 14 dias.
Julgue o item a seguir, relacionados a álgebra e aritmética.
Se a soma dos seis primeiros termos de uma progressão aritmética de razão 2 é 48, então o 5.º termo dessa progressão é 13.
A tabela seguinte mostra as quantidades de livros de uma biblioteca que foram emprestados em cada um dos seis primeiros meses de 2017.

A partir dessa tabela, julgue o próximo item.
Situação hipotética: Os livros emprestados no referido semestre foram devolvidos somente a partir de julho de 2017 e os números correspondentes às quantidades de livros devolvidos a cada mês formavam uma progressão aritmética em que o primeiro termo era 90 e razão, 30. Assertiva: Nessa situação, mais de 200 livros foram devolvidos somente a partir de 2018.
Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.
Se a sequência for uma sequência de Fibonacci, em que a1 = 4 e a2 = 9, então a6 = 57.

Considerando as ideias do texto CB1A2-I, julgue o item que se segue.




A respeito dos aspectos linguísticos do texto IX, julgue (C ou E) o item que se segue.
Nas linhas 9 e 10, “é que” caracteriza-se como expressão expletiva, empregada para realçar o conteúdo “não os inquietam, aqui, os extraordinários portentos, nem a esperança deles” (l. 10 e 11).
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto apresentado, julgue os itens a seguir.
Os dois-pontos empregados na linha 4 introduzem um aposto.
O vocábulo “Hoje", que inicia o texto, poderia ser
corretamente substituído por Atualmente.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

Considerando as relações semântico-sintáticas estabelecidas no texto II, julgue o item a seguir.
No período “Creio que lhes não faltava inteligência, sinceridade também; o que não encontravam era uma soma de necessidades a que viessem responder e sobre as quais apoiassem as suas furiosas declamações" (l. 38 a 41), as negações enfatizam a sequência de características depreciativas atribuídas ao grupo de Leiva, para o que contribui o emprego do adjetivo “furiosas" e do modo subjuntivo, que destaca a inconsistência de suas ações.
A substituição do termo “do futuro", em “modelos do futuro" (l. 5 e 6), pelo adjetivo futuristas manteria os sentidos originais do texto.
Levando em consideração as normas constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.
Em “Vossa Excelência deve estar satisfeita com os resultados das negociações”, o adjetivo estará corretamente empregado se dirigido a ministro de Estado do sexo masculino, pois o termo “satisfeita” deve concordar com a locução pronominal de tratamento “Vossa Excelência”.
Acerca da evolução da administração, julgue os itens seguintes
Julgue o item a seguir, relativo a planejamento baseado em cenários, pensamento estratégico, modelos de gestão estratégica e estratégias competitivas.
Todas as estratégias definidas para a execução do plano estratégico de um órgão público são consideradas competitivas.
Julgue o item subsequente, relativo aos planejamentos estratégico, tático e operacional e ao ciclo PDCA.
O planejamento tático é menos amplo que o planejamento operacional.
Julgue o item seguinte, que versa sobre o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público e sobre gestão de pessoas e de processos no serviço público.
Como base teórica da denominada abordagem administrativa da gestão por processos, a teoria geral dos sistemas se caracteriza pela visão de que sistemas orgânicos são sistemas abertos, que interagem com o meio ambiente por meio do processo de autorregulação regenerativa dos sistemas.
Acerca do processo administrativo em organizações, julgue o item que se segue.
Acerca de gestão da qualidade em organizações, julgue o próximo item.
Com referência à gestão da qualidade e ao planejamento estratégico, julgue os itens seguintes.
No que se refere a sistemas de medição de desempenho, indicadores de desempenho e balanced scorecard (BSC), julgue o item subsecutivo.
O aumento ou a redução do volume de reclamações de clientes quanto ao atendimento prestado por um órgão público é considerado um indicador de qualidade quanto ao desempenho pelos serviços prestados por esse órgão.
Com referência às normas constitucionais relativas a tributos e contribuições, julgue o item que se segue.
Pertence ao município o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, pelo próprio município ou por suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
No que concerne ao Sistema Tributário Nacional, julgue o item subsecutivos.
Pertencem aos municípios 25% do produto da arrecadação do IPVA sobre veículos licenciados em seus territórios.
A respeito de impostos de competência municipal, julgue o seguinte item, conforme a Constituição Federal de 1988, o Código Tributário Nacional e a legislação de regência.
Compete privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente o desempenho das administrações tributárias dos municípios.
Considerando que a contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais sob o aspecto da finalidade organizacional, julgue o item a seguir, no que se refere a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.
No que se refere à contabilidade gerencial e à atividade
administrativa, julgue os itens que se seguem.
Em relação aos conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue o item subsequente.
A respeito de demonstrações contábeis das EFPCs, julgue os itens subsequentes.
Julgue o item a seguir, relativo a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.
Julgue os seguintes itens, a respeito da estrutura conceitual da
contabilidade.
As informações contidas nos relatórios contábil-financeiros
de propósito geral auxiliam os investidores, credores por
empréstimo e outros credores, existentes e em potencial,
a estimar o valor da entidade a que se referem as informações.
Julgue os itens seguintes, relativos à planificação contábil padrão dos fundos de pensão.
O grupo de contas denominado operações transitórias é
destinado ao registro contábil das operações de incorporação,
fusão e cisão de planos de benefícios de natureza
previdenciária e de gestão administrativa.
Julgue os itens seguintes, relativos à planificação contábil padrão dos fundos de pensão.
Ao implantar e aplicar sua planificação contábil, a EFPC pode
criar contas de controle, desde que não altere a codificação da
planificação contábil padrão.
Acerca do plano de gestão administrativa (PGA), julgue os próximos itens.
A respeito de demonstrações contábeis das EFPCs, julgue os itens subsequentes.
Acerca da apuração de resultados, julgue os itens subsequentes
A partir de 2009, as despesas decorrentes do pagamento de
juros de empréstimos passaram a ser incluídas em um novo
grupo de contas, denominado outras despesas, o qual substituiu
o antigo grupo despesas não operacionais.
Em relação ao reconhecimento e mensuração de ativos e passivos,
de receitas e despesas, e de ganhos e perdas, julgue os itens
subsequentes.
Perdas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o
período contábil, portanto não são enquadradas como despesas,
visto que despesas têm origem em atividades usuais da
entidade e perdas, em atividades não usuais.
A tabela seguinte mostra os saldos contábeis, em reais, de
determinada empresa, em 31/7/20X6
Tendo como referência essas informações, julgue os próximos itens.
Debitando-se todas as contas de receita, em contrapartida à
conta de apuração do resultado do exercício (ARE), e
creditando-se todas as contas de despesas, também em
contrapartida à conta de ARE, constata-se que a conta de ARE
apresenta um saldo credor superior a R$ 240.000,00, que
equivale ao lucro apurado no exercício.
No que se refere aos livros de escrituração e às previsões legais relativas às demonstrações contábeis, julgue os itens a seguir
A tabela seguinte mostra os saldos contábeis, em reais, de
determinada empresa, em 31/7/20X6
Tendo como referência essas informações, julgue os próximos itens.
O valor da receita líquida de vendas obtido a partir das contas
apresentadas é superior a R$ 900.000,00
Com relação ao plano de contas e às teorias relacionadas às contas
patrimoniais e às contas de resultado, julgue os itens que se seguem.
Conforme as dimensões básicas da receita, embora ela possa
ser estimada pela entidade, seu valor final deverá ser validado
pelo mercado, em determinado período de tempo.
Considerando a legislação tributária, julgue o item a seguir.