1

Texto CB1A1-I

   O número inferior de mulheres criminosas e a desconsideração do feminino fizeram com que há muito a criminalidade feminina fosse incorporada aos estudos da criminalidade masculina, processo este que resultou em total desprezo pelas poucas pesquisas acerca das mulheres em situação
de encarceramento. Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte.
   O livro Mulheres na Prisão: um estudo qualititativo, escrito por três pesquisadoras, faz uma imersão corajosa nos submundos das prisões femininas e provoca nosso olhar para as mazelas da vida na prisão, em que o gênero é marcador central da realidade sombria a que estão submetidas as mulheres presas. No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere. Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.

Naiara C. Silva. Mulheres na prisão: uma imersão aos submundos do
encarceramento feminino. In: Pretextos - Revista da Graduação em
Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. (com adaptações).

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o seguinte item.

É elemento que reforça a relevância do livro citado no texto o fato de ele ter sido escrito por três mulheres, contrapondose à situação tradicional da criminologia como “discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres”.

2

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

O texto defende a ideia de que, com as revoluções modernas, aumentou a capacidade de defesa do indivíduo contra o Estado.

3

Acerca das ideias do texto CB1A1, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o texto, os cidadãos e a cidadania organizada, na forma de partidos políticos, associações e demais agrupamentos representativos da sociedade, são a origem da governabilidade. 
4

Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.

A afirmação “o menino é pai do homem" (l.5) é corroborada pelo narrador, que se mostra consciente dos fatos que marcaram sua trajetória existencial.

5

Julgue o item a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.

A substituição da expressão “Olhei com mais atenção" (R.30) por Atentei-me para manteria o sentido geral e a correção gramatical do trecho original.

6

Acerca de aspectos linguísticos do texto 10A1-I, julgue o item que se segue.

Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto caso o primeiro período do terceiro parágrafo fosse reescrito da seguinte forma: No entanto, com relação à essa abordagem, não há unânimidade no campo da lingüística.
7

Acerca do texto CB1A1BBB e de seus aspectos linguísticos, julgue o item que se segue.

Mantendo-se a correção gramatical e os sentidos do texto, o último período poderia ser reescrito da seguinte forma: Considerando esses pressupostos como obviamente ligados a noção ocidental de dignidade humana, que se diferencia das de outras culturas, a pergunta a ser feita é: porque a universalidade dos direitos humanos é uma questão que tornou-se tão inflamadamente debatida?

8


Cada item a seguir apresenta um trecho do texto 2A1-I — entre aspas —, seguido de uma proposta de reescrita desse trecho. Julgue-o quanto à correção gramatical das propostas de reescrita apresentadas.

“'Sendo assim, (...) do que o outro', detalha" (l. 31 a 34): É preciso aumentar ao máximo, o balanço de situações apresentadas para que um lado não pese mais que o outro, o arquiteto de software detalha.

9

      Com o avanço das novas tecnologias da informação e
comunicação, observa-se na atualidade um processo de migração
dos ambientes reais e analógicos para os virtuais e digitais.
Inúmeros são os benefícios do oferecimento de produtos e da
prestação de serviços no ambiente digital. No entanto, a
exposição em rede costuma atrair riscos que, embora invisíveis,
apresentam um potencial destrutivo alto: os ciberataques e o seu
impacto para as organizações, as empresas e as pessoas
envolvidas.
       Os ataques cibernéticos podem ter como alvos pessoas,
organizações políticas e sociais, empresas públicas e privadas,
postos fiscais, tribunais, bases militares, autarquias e ministérios
do Estado, variando conforme a motivação que os ensejou:
interrupção de sistemas e serviços essenciais, resgate de valores
em troca de arquivos criptografados, extração de dados,
repercussão política ou até mesmo a lesão física de pessoas.


Gabriel Cemin Petry; Haide Maria Hupffer. O princípio da segurança na era dos ciberataques:
uma análise a partir do escopo protetivo da LGPD. In: Revista CNJ, v. 7,
n.º 1, jan.-jun./2023, p. 85-86 (com adaptações)

Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item seguinte

 

Estariam mantidos os sentidos e a correção gramatical do texto caso o primeiro período do primeiro parágrafo fosse reescrito da seguinte forma: Por conta do crescimento de
novas tecnologias da comunicação e da informação, a atualidade vivencia um processo onde observam-se a migração de ambientes de natureza real e analógica para ambientes de natureza virtual e digital.

10

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

Na linha 5, o vocábulo “desova” foi empregado com um sentido pejorativo, revelando a desaprovação do autor em relação à chegada de escravos ao Brasil.
11
Um possível sentido para o vocábulo “desarrazoadas”
(primeiro período do quarto parágrafo) é injustas
12

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o próximo item

Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, o vocábulo “assim” (ℓ.3) poderia ser substituído por desse modo.
13
Texto CB2A1-I
 
    Assim como cidadania e cultura formam um par integrado de significações, cultura e territorialidade são, de certo modo, sinônimos. A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio, um resultado obtido por intermédio do próprio processo de viver. Incluindo o processo produtivo e as práticas sociais, a cultura é o que nos dá a consciência de pertencer a um grupo, do qual é o cimento. É por isso que as migrações agridem o indivíduo, roubando-lhe parte do ser, obrigando-o a uma nova e dura adaptação em seu novo lugar. Desterritorialização é frequentemente outra palavra para significar alienação, estranhamento, que são, também, desculturização.
 
    Esse processo é, também, o que comanda as migrações, que são, por si sós, processos de desterritorialização e, paralelamente, processos de desculturização. O novo ambiente opera como uma espécie de denotador. Sua relação com o novo morador se manifesta dialeticamente como territorialidade nova e cultura nova, que interferem reciprocamente, mudando paralelamente territorialidade e cultura, e mudando o ser humano.
 
Milton Santos. O espaço do Cidadão. 7.ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020, p. 81-83 (com adaptações)
Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o seguinte item.

Os sentidos do texto permitem afirmar que o termo “desculturização” foi empregado com o sentido de aculturação.
14

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.

Seriam mantidas a correção gramatical e as informações veiculadas no texto caso o ponto final empregado logo após “tempo” (L.7) fosse substituído por dois-pontos, da seguinte forma: D. João não perdeu tempo: no dia 10 de março (...).
15
Texto CB2A1-I
 
    Assim como cidadania e cultura formam um par integrado de significações, cultura e territorialidade são, de certo modo, sinônimos. A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio, um resultado obtido por intermédio do próprio processo de viver. Incluindo o processo produtivo e as práticas sociais, a cultura é o que nos dá a consciência de pertencer a um grupo, do qual é o cimento. É por isso que as migrações agridem o indivíduo, roubando-lhe parte do ser, obrigando-o a uma nova e dura adaptação em seu novo lugar. Desterritorialização é frequentemente outra palavra para significar alienação, estranhamento, que são, também, desculturização.
 
    Esse processo é, também, o que comanda as migrações, que são, por si sós, processos de desterritorialização e, paralelamente, processos de desculturização. O novo ambiente opera como uma espécie de denotador. Sua relação com o novo morador se manifesta dialeticamente como territorialidade nova e cultura nova, que interferem reciprocamente, mudando paralelamente territorialidade e cultura, e mudando o ser humano.
 
Milton Santos. O espaço do Cidadão. 7.ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020, p. 81-83 (com adaptações)
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.

A inserção de uma vírgula logo após “Assim”, no início do primeiro parágrafo, manteria a correção gramatical e a coerência do texto.
16

Texto CB1A2-I

 

        A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas
para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em sua
41.ª sessão, reconhece os impactos profundos e dinâmicos,
positivos e negativos da inteligência artificial (IA) nas
sociedades, no meio ambiente, nos ecossistemas e nas vidas
humanas, inclusive na mente humana, em parte devido às novas
formas como seu uso influencia o pensamento, a interação e a
tomada de decisões e afeta a educação, as ciências humanas,
sociais e naturais, a cultura, a comunicação e a informação.
        A Conferência considera que as tecnologias de IA podem
ser de grande utilidade para a humanidade e podem beneficiar
todos os países, mas também suscitam questões éticas
fundamentais, por exemplo, em relação às distorções que podem
incorporar e exacerbar, o que resultaria potencialmente em
discriminação, desigualdade, exclusão digital, exclusão em geral
e ameaça à diversidade cultural, social e biológica, além de
divisões sociais ou econômicas. Suscitam, ainda, questões
relativas à necessidade de transparência e compreensibilidade do
funcionamento dos algoritmos e dos dados com que eles foram
alimentados, além de seu potencial impacto sobre, entre outros
aspectos, a dignidade humana; os direitos humanos e as
liberdades fundamentais; a igualdade de gênero; a democracia; os
processos sociais, econômicos, políticos e culturais; as práticas
científicas e de engenharia; o bem-estar dos animais; o meio
ambiente e os ecossistemas.
        A Conferência reconhece, ainda, que as tecnologias de IA
podem aprofundar as divisões e as desigualdades existentes no
mundo, dentro dos países e entre eles, e que a justiça, a confiança
e a equidade devem ser defendidas para que nenhum país e
nenhum indivíduo sejam deixados para trás, seja em razão do
acesso justo às tecnologias de IA e de seus benefícios, seja em
razão de medidas de proteção contra suas implicações negativas.
Reconhecem-se as diferentes circunstâncias de diferentes países e
respeita-se o desejo de algumas pessoas de não participar de
todos os desenvolvimentos tecnológicos.
        Com base nas considerações acima, entre outras, a
UNESCO aprova a presente Recomendação sobre a Ética da
Inteligência Artificial.

 

UNESCO. Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial (com adaptações). 

Julgue o item seguinte, referente aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto CB1A2-I.

A correção do texto seria mantida caso, no segundo período do segundo parágrafo, o sinal de ponto e vírgula, em todas as suas ocorrências, fosse substituído por vírgula.

17

Julgue os itens que se seguem, pertinentes a aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA.

No primeiro parágrafo, a vírgula foi empregada para separar

orações.

18

Ainda a respeito de aspectos linguísticos e dos sentidos do texto 1A1-I, julgue o item que se seguem.

A mesma regra de pontuação justifica o emprego do sinal de dois-pontos nas linhas 12 e 19.

19

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item

No primeiro período do texto, a conjunção “mas” introduz uma ressalva à afirmação de que “Nossas cidades estão perdendo suas árvores rapidamente”.
20

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.

A conjunção “se” (L.21) introduz uma oração interpretada como a condição para tornar a LRF mais rigorosa.
21

Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.

A expressão “Por essa razão” (L.21) introduz no parágrafo em que ocorre uma ideia de finalidade.

22


Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

No último período do terceiro parágrafo, o trecho “ser o desafio das democracias de massa para obter legitimidade", formado por duas orações coordenadas entre si, exerce a função sintática de sujeito da forma verbal “parece".

23

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1-I, julgue o próximo item

No segundo período do segundo parágrafo do texto, o vocábulo “Contudo” introduz uma ressalva
24

Um cliente contratou um financiamento habitacional no valor de R$ 420.000,00, para ser amortizado de acordo com o sistema de amortização constante, em 35 anos, à taxa nominal de juros compostos de 9% ao ano, com capitalização mensal.



Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, desconsiderando, entre outras, despesas como seguros e taxas de administração.

A taxa efetiva de juros a ser paga pelo referido cliente é inferior a 1% ao mês.

25

No que se refere a matemática financeira e finanças, julgue o item seguinte.

Se um título com valor nominal de R$ 120.000 for descontado dois meses antes da data de vencimento, à taxa de juros compostos de 6% ao mês, essa operação resultará em um valor atual superior a R$ 106.000.

26

Acerca de juros simples e compostos, julgue os itens seguintes.

Se um capital de R$ 500 for aplicado à taxa de juros simples

de 5% ao mês, ao final de nove meses será gerado um

montante superior a R$ 700.

27

Uma das cláusulas do contrato de prestação de serviços

entre determinada universidade e uma empresa terceirizada estipula

que, caso haja atraso no pagamento da contratante para a

contratada, o valor a ser pago será atualizado à taxa efetiva mensal

de 3% da seguinte forma: para atrasos de até 30 dias, os acréscimos

são calculados, diariamente, pelo regime de capitalização simples;

para atrasos superiores a 30 dias, os acréscimos são calculados pelo

regime de capitalização composta.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Para atrasos inferiores a 30 dias, a taxa de atualização será

equivalente a 0,1% ao dia.

28

Acerca de juros simples e compostos, julgue os itens seguintes.

Para o investidor, é indiferente aplicar, por dois meses, um

capital de R$ 1.000 à taxa de juros simples de 21% ao mês ou

à taxa de juros compostos de 20% ao mês.

29

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos a 1% ao mês e tem liquidez imediata.

Para comprar um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Daniel dispõe das seguintes opções de pagamento:



opção A – pagamento à vista, com desconto de 10% do valor de tabela; ou



opção B – pagamento em doze parcelas mensais, cada uma delas igual a 1/12 do valor de tabela do bem, a primeira vencendo 1 mês após a compra.



Para verificar qual dessas opções de pagamento seria financeiramente mais vantajosa para ele, Daniel utilizou 11,26 com valor aproximado a expressão



Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Daniel.

30

Com relação a matemática financeira, o item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um capital C foi aplicado, no regime de juros simples, à taxa de juros i% ao mês, por um período de t meses, em que t > 2. Outro capital, de mesmo valor C, foi aplicado, no regime de juros compostos, também à taxa de i% ao mês, pelo mesmo período t. Nesse caso, o montante auferido no regime de juros compostos é maior que o montante auferido no regime de juros simples.

31

Com relação a uma sequência numérica α1, α2, …, αn, julgue o item subsequente.

Considere que a sequência seja formada pelos seguintes termos, nessa ordem: 10, 12, 15, 19, 24, 30, 37. Nesse caso, a sequência numérica bj = αj + 1 - αj, em que j = 1, 2, …, 6 forma uma progressão aritmética.

32

A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.

Em um dos paradoxos do filósofo Zenão é contada a história do herói Aquiles, que disputa uma corrida com uma tartaruga. Nessa corrida ambos desenvolvem velocidades constantes, mas a razão entre a velocidade da tartaruga e a de Aquiles é da forma 1/m, em que m > 1. Aquiles, por ser mais rápido, permite que a tartaruga largue na sua frente e, depois de ela ter percorrido d1 metros, ele inicia a sua corrida. Depois de certo tempo, o herói percorreu essa distância de d1 metros; a tartaruga havia percorrido mais d2 metros. Na etapa seguinte, repete-se o processo e Aquiles percorre essa distância de d2 metros, enquanto a tartaruga percorre mais d3 metros. Considerando que esse processo continue, Aquiles será capaz de ultrapassar a tartaruga depois de percorrer uma distância igual a d1 × m/[m - 1].

33

Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.

Se a sequência estiver em progressão aritmética com razão igual a 10 e a 1 = 5, então a10 > 100.

34

Julgue o item a seguir, relacionados a álgebra e aritmética.

Se a soma dos seis primeiros termos de uma progressão aritmética de razão 2 é 48, então o 5.º termo dessa progressão é 13.

35

Em uma operação da PRF, foram fiscalizados: 20 veículos automotores até o fim da primeira hora; 60 veículos automotores até o fim da segunda hora; 120 veículos automotores até o fim da terceira hora; 200 veículos automotores até o fim da quarta hora; e 300 veículos automotores até o fim da quinta hora. O padrão numérico observado manteve-se até o fim da décima hora, quando, então, foi finalizada a operação.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Considere que {qn}, para n variando de 1 a 10, seja a sequência numérica formada pelas quantidades de veículos fiscalizados apenas no decorrer da n-ésima hora de realização da operação, ou seja, q1 é a quantidade de veículos fiscalizados apenas no decorrer da primeira hora de realização da operação; q2 é a quantidade de veículos fiscalizados apenas no decorrer da segunda hora de realização da operação; e assim por diante. Nessa situação, a sequência {qn}, para n variando de 1 a 10, é uma progressão aritmética

36

Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.

Se a sequência for uma sequência de Fibonacci, em que a1 = 4 e a2 = 9, então a6 = 57.

37

Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.

Se a sequência for uma progressão geométrica (PG), em que a1 = 5 e a4 = 135, então a razão dessa PG será maior que 4.

38

A tabela seguinte mostra as quantidades de livros de uma biblioteca que foram emprestados em cada um dos seis primeiros meses de 2017.

A partir dessa tabela, julgue o próximo item.

Situação hipotética: Os livros emprestados no referido semestre foram devolvidos somente a partir de julho de 2017 e os números correspondentes às quantidades de livros devolvidos a cada mês formavam uma progressão aritmética em que o primeiro termo era 90 e razão, 30. Assertiva: Nessa situação, mais de 200 livros foram devolvidos somente a partir de 2018.

39

Com relação a tópicos de matemática, julgue o item que se segue.

Se os números 2, a e b estão em progressão aritmética e os números 2, (a- 4 ) e b estão em progressão geométrica, então existem a e b tais que a progressão geométrica 2, (a- 4 )e b tem razão -1.

40

Um avião e um caminhão de bombeiros possuem reservatórios de água com capacidades de 12 mil e 8 mil litros de água, respectivamente. O caminhão possui uma bomba de 2,5 GPM, ou seja, é capaz de bombear 2,5 galões por minuto.

A partir dessa situação hipotética, julgue o seguinte item, considerando que 1 galão seja igual a 3,8 litros de água.

Se um tanque de água possui a capacidade de X mil litros, de modo que 8, X e 12 estejam em progressão geométrica, nesta ordem, então a capacidade desse tanque é menor do que 10 mil litros
41

Acerca das características e das propriedades dos materiais

condutores, isolantes e magnéticos, julgue os itens seguintes.

A permissividade, a permeabilidade magnética e a condutividade são parâmetros constitutivos eletromagnéticos de um meio material.
42

Julgue o item a seguir, referente a amplificadores.

Em um amplificador operacional real, a tensão de offset de entrada é diferente de zero.

43

Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do

eletromagnetismo.

As ondas eletromagnéticas denominadas micro-ondas pertencem à faixa do espectro de menor frequência produzida por osciladores eletrônicos.
44

Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do

eletromagnetismo.

A força eletrostática que age sobre partículas carregadas com carga positiva e imersas em um campo elétrico tem o mesmo sentido do referido campo.
45

Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do

eletromagnetismo.

A força sobre uma partícula carregada colocada no centro de uma casca esférica uniformemente carregada é nula
46

No que se refere a campos elétrico e magnético, julgue os itens que

se seguem.

A propagação da luz no vácuo ocorre devido ao fato de a variação de um campo elétrico induzir um campo magnético, que, ao variar, induz um campo elétrico, e assim sucessivamente; nesse caso, ambos os campos são perpendiculares à direção de propagação da luz.
47

Julgue os itens subsequentes, relativos aos princípios de conversão

eletromecânica de energia.

Na conversão eletromecânica de energia, os efeitos básicos de campos magnéticos envolvem, necessariamente, condutores percorridos por correntes para o alinhamento de fluxo magnético e para a interação entre campos magnéticos.
48

Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do

eletromagnetismo.

A força magnética que atua sobre partículas carregadas que se movem em um campo magnético altera o módulo e o sentido da velocidade da partícula.
49

No que se refere a campos elétrico e magnético, julgue os itens que

se seguem.

O campo elétrico no interior dos condutores é nulo.
50


Considerando a figura apresentada, que ilustra os circuitos de

comando e de força de um motor de indução trifásico, julgue

os próximos itens.

Se o botão S0 for pressionado ou o relé indicado por FT1 atuar, o motor será desligado.
51


A figura apresentada ilustra um transformador ideal monofásico

com dois secundários, em que N, E e Z se referem, respectivamente,

a número de espiras, tensão e impedância, e são correspondentes

aos índices dos enrolamentos. Considerando que os valores dessas

grandezas são dados por N1 = 90, N2 = 15, N3 = 45, Z2 = 8 ohms,

Z3 = 5 ohms e Ei = 60 V, julgue os itens que se seguem.

A corrente na carga Z3 é menor que 7 A.
52

Os enrolamentos do primário de um transformador

de potência trifásico ideal são conectados em estrela e os

do secundário, ligados em triângulo. A tensão nominal de linha

do enrolamento primário é igual a 100√3 e a do secundário é

igual a 200 V. Uma carga trifásica equilibrada é conectada ao

secundário do transformador e funciona com tensão de linha

equilibrada igual a 210 V.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Se um equipamento monofásico conectado a uma das fases for desligado, fazendo que a carga trifásica passe a funcionar de forma desequilibrada, absorvendo potência total de 630 kW e com fator de potência unitário em cada fase, então a corrente em cada fase da carga terá magnitude igual a 1 A.
53

Julgue os próximos itens, a respeito de máquinas elétricas.

Entre as curvas características esboçadas a seguir, a curva III é a que mais se aproxima da velocidade versus conjugado de um motor CC com excitação do tipo série.



54


A figura apresentada ilustra um transformador ideal monofásico

com dois secundários, em que N, E e Z se referem, respectivamente,

a número de espiras, tensão e impedância, e são correspondentes

aos índices dos enrolamentos. Considerando que os valores dessas

grandezas são dados por N1 = 90, N2 = 15, N3 = 45, Z2 = 8 ohms,

Z3 = 5 ohms e Ei = 60 V, julgue os itens que se seguem.

A corrente na carga Z2 é maior que 2 A.
55


Tendo como referência a figura apresentada, que mostra a seção

transversal de uma máquina síncrona trifásica com enrolamentos

concentrados operando como gerador, julgue o item seguinte,

relativo a máquinas síncronas.

Se a tensão induzida, na fase A, for dada, em Volts, por

va(t ) ' 120sen(377t), a tensão induzida, na fase B, será dada,

em Volts, por vb(t ) ' 120sen(377t % 120º).

56

Considerando que um gerador síncrono de 60 Hz, 6 polos, alimenta

um motor de indução de 4 polos, com escorregamento de 10%,

julgue os itens a seguir.

A velocidade do gerador em questão é inferior a 1.600 rpm.

57

Julgue os próximos itens, a respeito de máquinas elétricas.

A reatância síncrona de um gerador síncrono pode ser determinada experimentalmente por meio de dados de ensaios de circuito-aberto e de curto-circuito efetuados na máquina.
58


Considerando o circuito precedente, em que a fonte de tensão

u(t) é a entrada e a corrente i(t ) é a saída, julgue os itens

subsecutivos com base na teoria de controle.

Ao se representar o circuito no domínio da frequência, a impedância do capacitor será igual a 3s.
59

No que se refere a elementos e métodos de análise de circuitos

elétricos lineares, julgue os itens que se seguem.

Um supernó é formado por uma fonte de tensão conectada entre dois nós de um circuito.
60


Considerando o circuito elétrico mostrado na figura precedente,

julgue os itens seguintes.

Sem alterar o comportamento elétrico do circuito, a fonte de tensão E1 poderia ser substituída por uma fonte de corrente de 4 A.
61

A corrente I2 é igual a 0,5 mA.

62


Tendo como referência o quadripolo apresentado, em que V1 é a

tensão na porta de entrada e V2, a tensão na porta de saída, julgue

os itens subsequentes.

A impedância de transferência é dada pela relação entre a tensão V1 e a corrente I2 quando a porta de entrada está em curto.
63


Considerando o circuito precedente, em que a fonte de tensão

u(t) é a entrada e a corrente i(t ) é a saída, julgue os itens

subsecutivos com base na teoria de controle.

A função de transferência do circuito apresentado possui polos reais e zeros complexos.
64


Com base na figura apresentada, que ilustra uma carga trifásica

equilibrada alimentada por uma fonte trifásica e simétrica, e

considerando 1,732 como o valor aproximado de √3 , julgue os

itens subsequentes.

O módulo da tensão de fase é maior que 120 V.

65


Considerando o circuito elétrico mostrado na figura precedente,

julgue os itens seguintes.

O circuito à esquerda dos pontos A e B pode ser corretamente substituído por uma fonte de corrente de 10 A em paralelo com um resistor de resistência 8 Ω.
66


Tendo como referência o quadripolo apresentado, em que V1 é a

tensão na porta de entrada e V2, a tensão na porta de saída, julgue

os itens subsequentes.

Uma vez que pode ocorrer armazenamento de energia no interior dos quadripolos, então I1 não é, necessariamente, igual a I3
67

Acerca de codificação de voz, imagens e vídeo, julgue o item que se segue.

Nos filtros digitais de resposta ao impulso finita (FIR), o valor da saída depende do valor de entrada presente e também de valores de entradas anteriores.

68


Considerando o circuito precedente, em que a fonte de tensão

u(t) é a entrada e a corrente i(t ) é a saída, julgue os itens

subsecutivos com base na teoria de controle.

A tensão ou a corrente no resistor podem ser definidas como variáveis de estado do circuito.
69

No que se refere a elementos e métodos de análise de circuitos

elétricos lineares, julgue os itens que se seguem.

Em um circuito elétrico que opera em regime permanente senoidal, a corrente no indutor está 90º adiantada em relação à tensão nesse indutor.
70


Um sistema de monitoramento de embalagem de produtos

alimentícios verifica a temperatura em 4 pontos por meio dos

sensores A, B, C e D identificados na figura precedente. Caso

a saída S da central de lógica seja 0, o produto estará fora dos

padrões e deverá ser descartado.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Caso a central de lógica seja construída usando-se transistores da família MOS, o circuito lógico deverá ser manuseado com maior cuidado, uma vez que esses transistores são mais suscetíveis à queima por eletrostática que os da família TTL.