
Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.
Conclui-se do texto que a fama do personagem central e o
interesse das pessoas por ele devem-se ao fato de ele jamais ter
mentido nas respostas às questões que lhe eram propostas.

De acordo com os sentidos veiculados no texto CB2A1-I, julgue o item a seguir.
Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.
A repulsa à escravidão e às condições degradantes impostas aos escravos é explicitada no poema por metáforas como as expressas em “alcouce cruel" (v.4) e “imundo bordel" (v.8).

Com base nas ideias do texto CB3A1-I, julgue o item a seguir.
A segunda onda renovatória é marcada pelo estímulo à participação dos cidadãos para a reivindicação democrática de interesses coletivos.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
Seria mantida a coerência do texto se o trecho “a partir das" (R.8) fosse substituído ou por com base nas ou por desde as, embora essas duas expressões tenham sentidos distintos.

Julgue os itens subsequentes, que versam sobre os sentidos e os aspectos linguísticos do texto acima.
A substituição de “destacou-se" (l. 11) por foi destacado
prejudicaria o sentido original do período.
Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.
Os sentidos e a correção gramatical do texto seriam preservados caso o trecho “uma calamidade seria um caso de injustiça apenas se pudesse ter sido evitada" (l. 14 e 15) fosse reescrito da seguinte maneira: apenas uma calamidade que poderia ter sido evitada é um caso de injustiça.
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item seguinte.
Em “O manejo da matéria-prima é feito com a retirada do barro que depois é pisoteado, amassado e moldado”, a substituição do trecho “é pisoteado, amassado e moldado” por se pisoteia, se amassa e se molda preservaria a correção gramatical do texto.
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.
Julgue o item a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.
A forma verbal “termine" (R.5), que denota uma ação incerta ou irreal, foi empregada para indicar que a carta que Crick escreveu a seu filho, na realidade, não se encerra com as palavras 'Muito amor, papai' (R. 5 e 6).
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.
A substituição da locução verbal “terá mudado" (R.15) pela forma verbal mudou manteria a correção gramatical do texto, mas alteraria o sentido do período.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.
Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.

Com relação a aspectos gramaticais do texto III, julgue o próximo item.
A substituição da conjunção “embora" (l.29) pela conjunção conquanto prejudicaria o sentido original do texto.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1-I, julgue o próximo item
Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.
A expressão “Por essa razão” (L.21) introduz no parágrafo em que ocorre uma ideia de finalidade.

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
No último período do terceiro parágrafo, o trecho “ser o desafio das democracias de massa para obter legitimidade", formado por duas orações coordenadas entre si, exerce a função sintática de sujeito da forma verbal “parece".
Uma pessoa atrasou em 15 dias o pagamento de uma dívida de R$ 20.000, cuja taxa de juros de mora é de 21% ao mês no regime de juros simples.
Acerca dessa situação hipotética, e considerando o mês comercial de 30 dias, julgue o item subsequente.
No regime de juros simples, a taxa de 21% ao mês é equivalente à taxa de 252% ao ano.
Uma pessoa atrasou em 15 dias o pagamento de uma dívida de R$ 20.000, cuja taxa de juros de mora é de 21% ao mês no regime de juros simples.
Acerca dessa situação hipotética, e considerando o mês comercial de 30 dias, julgue o item subsequente.
No regime de juros compostos, o valor dos juros de mora na situação apresentada será R$ 100 menor que no regime de juros simples.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos a 1% ao mês e tem liquidez imediata.
Para comprar um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Daniel dispõe das seguintes opções de pagamento:
opção A pagamento à vista, com desconto de 10% do valor de tabela; ou
opção B pagamento em doze parcelas mensais, cada uma delas igual a 1/12 do valor de tabela do bem, a primeira vencendo 1 mês após a compra.
Para verificar qual dessas opções de pagamento seria financeiramente mais vantajosa para ele, Daniel utilizou 11,26 com valor aproximado a expressão 
Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Daniel.
Com relação a matemática financeira, o item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um capital C foi aplicado, no regime de juros simples, à taxa de juros i% ao mês, por um período de t meses, em que t > 2. Outro capital, de mesmo valor C, foi aplicado, no regime de juros compostos, também à taxa de i% ao mês, pelo mesmo período t. Nesse caso, o montante auferido no regime de juros compostos é maior que o montante auferido no regime de juros simples.
Uma das cláusulas do contrato de prestação de serviços
entre determinada universidade e uma empresa terceirizada estipula
que, caso haja atraso no pagamento da contratante para a
contratada, o valor a ser pago será atualizado à taxa efetiva mensal
de 3% da seguinte forma: para atrasos de até 30 dias, os acréscimos
são calculados, diariamente, pelo regime de capitalização simples;
para atrasos superiores a 30 dias, os acréscimos são calculados pelo
regime de capitalização composta.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Para atrasos inferiores a 30 dias, a taxa de atualização será
equivalente a 0,1% ao dia.
Acerca de juros simples e compostos, julgue os itens seguintes.
Para o investidor, é indiferente aplicar, por dois meses, um
capital de R$ 1.000 à taxa de juros simples de 21% ao mês ou
à taxa de juros compostos de 20% ao mês.
Acerca de juros simples e compostos, julgue os itens seguintes.
Se um capital de R$ 500 for aplicado à taxa de juros simples
de 5% ao mês, ao final de nove meses será gerado um
montante superior a R$ 700.
Um avião e um caminhão de bombeiros possuem reservatórios de água com capacidades de 12 mil e 8 mil litros de água, respectivamente. O caminhão possui uma bomba de 2,5 GPM, ou seja, é capaz de bombear 2,5 galões por minuto.
A partir dessa situação hipotética, julgue o seguinte item, considerando que 1 galão seja igual a 3,8 litros de água.
A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.
Em um dos paradoxos do filósofo Zenão é contada a história do herói Aquiles, que disputa uma corrida com uma tartaruga. Nessa corrida ambos desenvolvem velocidades constantes, mas a razão entre a velocidade da tartaruga e a de Aquiles é da forma 1/m, em que m > 1. Aquiles, por ser mais rápido, permite que a tartaruga largue na sua frente e, depois de ela ter percorrido d1 metros, ele inicia a sua corrida. Depois de certo tempo, o herói percorreu essa distância de d1 metros; a tartaruga havia percorrido mais d2 metros. Na etapa seguinte, repete-se o processo e Aquiles percorre essa distância de d2 metros, enquanto a tartaruga percorre mais d3 metros. Considerando que esse processo continue, Aquiles será capaz de ultrapassar a tartaruga depois de percorrer uma distância igual a d1 × m/[m - 1].
Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.
Se a sequência for uma progressão geométrica (PG), em que a1 = 5 e a4 = 135, então a razão dessa PG será maior que 4.
Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.
Se a sequência for uma sequência de Fibonacci, em que a1 = 4 e a2 = 9, então a6 = 57.
Com relação a uma sequência numérica α1, α2, …, αn, julgue o item subsequente.
Considere que a sequência seja formada pelos seguintes termos, nessa ordem: 10, 12, 15, 19, 24, 30, 37. Nesse caso, a sequência numérica bj = αj + 1 - αj, em que j = 1, 2, …, 6 forma uma progressão aritmética.
Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.
Se a sequência estiver em progressão aritmética com razão igual a 10 e a 1 = 5, então a10 > 100.
Julgue o item a seguir, relacionados a álgebra e aritmética.
Se a soma dos seis primeiros termos de uma progressão aritmética de razão 2 é 48, então o 5.º termo dessa progressão é 13.
Com relação a tópicos de matemática, julgue o item que se segue.
Se os números 2, a e b estão em progressão aritmética e os números 2, (a- 4 ) e b estão em progressão geométrica, então existem a e b tais que a progressão geométrica 2, (a- 4 )e b tem razão -1.
A tabela seguinte mostra as quantidades de livros de uma biblioteca que foram emprestados em cada um dos seis primeiros meses de 2017.

A partir dessa tabela, julgue o próximo item.
Situação hipotética: Os livros emprestados no referido semestre foram devolvidos somente a partir de julho de 2017 e os números correspondentes às quantidades de livros devolvidos a cada mês formavam uma progressão aritmética em que o primeiro termo era 90 e razão, 30. Assertiva: Nessa situação, mais de 200 livros foram devolvidos somente a partir de 2018.
Em uma operação da PRF, foram fiscalizados: 20 veículos automotores até o fim da primeira hora; 60 veículos automotores até o fim da segunda hora; 120 veículos automotores até o fim da terceira hora; 200 veículos automotores até o fim da quarta hora; e 300 veículos automotores até o fim da quinta hora. O padrão numérico observado manteve-se até o fim da décima hora, quando, então, foi finalizada a operação.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Considere que {qn}, para n variando de 1 a 10, seja a sequência numérica formada pelas quantidades de veículos fiscalizados apenas no decorrer da n-ésima hora de realização da operação, ou seja, q1 é a quantidade de veículos fiscalizados apenas no decorrer da primeira hora de realização da operação; q2 é a quantidade de veículos fiscalizados apenas no decorrer da segunda hora de realização da operação; e assim por diante. Nessa situação, a sequência {qn}, para n variando de 1 a 10, é uma progressão aritmética
Julgue o item a seguir, referente a amplificadores.
Em um amplificador operacional real, a tensão de offset de entrada é diferente de zero.
Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do
eletromagnetismo.
No que se refere a campos elétrico e magnético, julgue os itens que
se seguem.
Julgue os itens seguintes, relativos a materiais dielétricos e
ferroelétricos.
Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do
eletromagnetismo.
Julgue os itens subsequentes, relativos aos princípios de conversão
eletromecânica de energia.
Acerca das características e das propriedades dos materiais
condutores, isolantes e magnéticos, julgue os itens seguintes.
Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do
eletromagnetismo.
Acerca das características e das propriedades dos materiais
condutores, isolantes e magnéticos, julgue os itens seguintes.
Julgue os próximos itens, a respeito de máquinas elétricas.
Considerando a figura apresentada, que ilustra os circuitos de
comando e de força de um motor de indução trifásico, julgue
os próximos itens.
Julgue os próximos itens, a respeito de máquinas elétricas.
Entre as curvas características esboçadas a seguir, a curva III é a que mais se aproxima da velocidade versus conjugado de um motor CC com excitação do tipo série.

Considerando que um gerador síncrono de 60 Hz, 6 polos, alimenta
um motor de indução de 4 polos, com escorregamento de 10%,
julgue os itens a seguir.
A velocidade do gerador em questão é inferior a 1.600 rpm.
Considerando a figura apresentada, que ilustra os circuitos de
comando e de força de um motor de indução trifásico, julgue
os próximos itens.
A figura apresentada ilustra um transformador ideal monofásico
com dois secundários, em que N, E e Z se referem, respectivamente,
a número de espiras, tensão e impedância, e são correspondentes
aos índices dos enrolamentos. Considerando que os valores dessas
grandezas são dados por N1 = 90, N2 = 15, N3 = 45, Z2 = 8 ohms,
Z3 = 5 ohms e Ei = 60 V, julgue os itens que se seguem.
A respeito de motores elétricos de indução e de circuitos
de distribuição para instalações de força motriz, julgue os próximos
itens.
A figura apresentada ilustra um transformador ideal monofásico
com dois secundários, em que N, E e Z se referem, respectivamente,
a número de espiras, tensão e impedância, e são correspondentes
aos índices dos enrolamentos. Considerando que os valores dessas
grandezas são dados por N1 = 90, N2 = 15, N3 = 45, Z2 = 8 ohms,
Z3 = 5 ohms e Ei = 60 V, julgue os itens que se seguem.
Considerando o circuito precedente, em que a fonte de tensão
u(t) é a entrada e a corrente i(t ) é a saída, julgue os itens
subsecutivos com base na teoria de controle.
Considerando o circuito precedente, em que a fonte de tensão
u(t) é a entrada e a corrente i(t ) é a saída, julgue os itens
subsecutivos com base na teoria de controle.
Considerando o circuito precedente, em que a fonte de tensão
u(t) é a entrada e a corrente i(t ) é a saída, julgue os itens
subsecutivos com base na teoria de controle.
No que se refere a elementos e métodos de análise de circuitos
elétricos lineares, julgue os itens que se seguem.
Com base na figura apresentada, que ilustra uma carga trifásica
equilibrada alimentada por uma fonte trifásica e simétrica, e
considerando 1,732 como o valor aproximado de √3 , julgue os
itens subsequentes.
O módulo da tensão de fase é maior que 120 V.
Considerando o circuito elétrico mostrado na figura precedente,
julgue os itens seguintes.
Com base na figura apresentada, que ilustra uma carga trifásica
equilibrada alimentada por uma fonte trifásica e simétrica, e
considerando 1,732 como o valor aproximado de √3 , julgue os
itens subsequentes.
Tendo como referência o quadripolo apresentado, em que V1 é a
tensão na porta de entrada e V2, a tensão na porta de saída, julgue
os itens subsequentes.
Tendo como referência o quadripolo apresentado, em que V1 é a
tensão na porta de entrada e V2, a tensão na porta de saída, julgue
os itens subsequentes.
O modelo de Thévenin equivalente ao circuito que se encontra à esquerda dos pontos A e B, ou seja, o circuito obtido pela retirada do resistor R4 e da fonte E2, é formado por uma fonte equivalente de Thévenin com tensão de 5 V em série com uma resistência equivalente de Thévenin de 4 kΩ.
A corrente I2 é igual a 0,5 mA.
A respeito de motores elétricos de indução e de circuitos
de distribuição para instalações de força motriz, julgue os próximos
itens.