1

Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.

Conclui-se do texto que a fama do personagem central e o

interesse das pessoas por ele devem-se ao fato de ele jamais ter

mentido nas respostas às questões que lhe eram propostas.

2

De acordo com os sentidos veiculados no texto CB2A1-I, julgue o item a seguir.

De acordo com o texto, Bell Burnell foi escolhida por Drever como orientanda no curso de graduação em física, em Glasgow
3

Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

A repulsa à escravidão e às condições degradantes impostas aos escravos é explicitada no poema por metáforas como as expressas em “alcouce cruel" (v.4) e “imundo bordel" (v.8).

4

Com base nas ideias do texto CB3A1-I, julgue o item a seguir.

A segunda onda renovatória é marcada pelo estímulo à participação dos cidadãos para a reivindicação democrática de interesses coletivos.

5

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

Seria mantida a coerência do texto se o trecho “a partir das" (R.8) fosse substituído ou por com base nas ou por desde as, embora essas duas expressões tenham sentidos distintos.

6

Julgue os itens subsequentes, que versam sobre os sentidos e os aspectos linguísticos do texto acima.

A substituição de “destacou-se" (l. 11) por foi destacado

prejudicaria o sentido original do período.

7

Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

Os sentidos e a correção gramatical do texto seriam preservados caso o trecho “uma calamidade seria um caso de injustiça apenas se pudesse ter sido evitada" (l. 14 e 15) fosse reescrito da seguinte maneira: apenas uma calamidade que poderia ter sido evitada é um caso de injustiça.

8
Texto CB2A1-I
 
As mãos que criam, criam o quê?
 
A ancestralidade de dona Irinéia mostra-se presente em suas peças feitas com o barro vermelho da sua região. São cabeças, figuras humanas, entre outras esculturas que narram, por meio da forma moldada no barro, episódios históricos, lutas e conquistas vividos pelos moradores de sua comunidade e do Quilombo de Palmares.
Um exemplo é a escultura que representa pessoas em cima de uma jaqueira e que se tornou uma peça muito conhecida de dona Irinéia. A jaqueira se tornou objeto de memória, pois remonta a uma enchente, durante a qual ela e suas três irmãs ficaram toda a noite em cima da árvore, esperando a água baixar.
O manejo da matéria-prima é feito com a retirada do barro que depois é pisoteado, amassado e moldado. As peças são então queimadas, e ganham uma coloração naturalmente avermelhada.
Irinéia Rosa Nunes da Silva é uma das mais reconhecidas artistas da cerâmica popular brasileira. A história de dona Irinéia, mestra artesã do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2005, está entrelaçada com a história do povoado quilombola Muquém, onde nasceu em 1949. O povoado pertence ao município de União dos Palmares, na zona da mata alagoana, e se encontra próximo à serra da Barriga que carrega forte simbolismo, pois é a terra do Quilombo dos Palmares.
Por volta dos vinte anos, dona Irinéia começou a ajudar sua mãe no sustento da família, fazendo panelas de barro. Entretanto, o costume de fazer promessas aos santos de quem se é devoto, quando se está passando por alguma provação ou doença, fez surgir para a artesã outras encomendas. Quando a graça é alcançada, costuma-se levar a parte do corpo curado representado em uma peça de cerâmica, como agradecimento para o santo. Foi assim que dona Irinéia começou a fazer cabeças, pés e assim por diante.
Até que um dia, uma senhora que sofria com uma forte dor de cabeça encomendou da ceramista uma cabeça, pois ia fazer uma promessa ao seu santo devoto. A senhora alcançou sua graça, o que fez com que dona Irinéia ficasse ainda mais conhecida na região. Chegou, inclusive, ao conhecimento do SEBRAE de Alagoas, que foi até dona Irinéia e ofereceu algumas capacitações que abriram mais possibilidades de produção para a ceramista. O número de encomendas foi aumentando e, com ele, sua imaginação e criatividade que fizeram nascer objetos singulares.
Em Muquém, vivem cerca de quinhentas pessoas que contam com um posto de saúde, uma escola e a casa de farinha, onde as mulheres se reúnem para moer a mandioca, alimento central na comunidade, assim como de tantos outros quilombos no Nordeste. No dia a dia do povoado, o trabalho com o barro também preenche o tempo de muitas mulheres e alguns homens que se dedicam à produção de cerâmica, enquanto ensinam as crianças a mexer com a terra, produzindo pequenos bonecos.
 
Internet: (com adaptações). 

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item seguinte.

Em “O manejo da matéria-prima é feito com a retirada do barro que depois é pisoteado, amassado e moldado”, a substituição do trecho “é pisoteado, amassado e moldado” por se pisoteia, se amassa e se molda preservaria a correção gramatical do texto.

9

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.

Preservando-se a correção gramatical e o sentido original do texto, seu primeiro período poderia ser reescrito da seguinte forma: Depois de ter ultrapassado as primeiras urgências da vinda de D. João à colônia, chegou o momento de começar a trabalhar.
10

Julgue o item a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.

A forma verbal “termine" (R.5), que denota uma ação incerta ou irreal, foi empregada para indicar que a carta que Crick escreveu a seu filho, na realidade, não se encerra com as palavras 'Muito amor, papai' (R. 5 e 6).

11

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.

A expressão “língua de comunicação” (l.28) constitui, pelo contexto, um sinônimo para o termo “galego-português” (l.19).
12

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.

A substituição da locução verbal “terá mudado" (R.15) pela forma verbal mudou manteria a correção gramatical do texto, mas alteraria o sentido do período.

13
Um possível sentido para o vocábulo “desarrazoadas”
(primeiro período do quarto parágrafo) é injustas
14
Texto CB2A1-I
 
    Assim como cidadania e cultura formam um par integrado de significações, cultura e territorialidade são, de certo modo, sinônimos. A cultura, forma de comunicação do indivíduo e do grupo com o universo, é herança, mas também um reaprendizado das relações profundas entre o ser humano e o seu meio, um resultado obtido por intermédio do próprio processo de viver. Incluindo o processo produtivo e as práticas sociais, a cultura é o que nos dá a consciência de pertencer a um grupo, do qual é o cimento. É por isso que as migrações agridem o indivíduo, roubando-lhe parte do ser, obrigando-o a uma nova e dura adaptação em seu novo lugar. Desterritorialização é frequentemente outra palavra para significar alienação, estranhamento, que são, também, desculturização.
 
    Esse processo é, também, o que comanda as migrações, que são, por si sós, processos de desterritorialização e, paralelamente, processos de desculturização. O novo ambiente opera como uma espécie de denotador. Sua relação com o novo morador se manifesta dialeticamente como territorialidade nova e cultura nova, que interferem reciprocamente, mudando paralelamente territorialidade e cultura, e mudando o ser humano.
 
Milton Santos. O espaço do Cidadão. 7.ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020, p. 81-83 (com adaptações)
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.

A oração “o que comanda as migrações” (segundo parágrafo) está empregada entre vírgulas porque tem caráter explicativo.  
15

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso a vírgula empregada logo após “viver” (ℓ.10) fosse substituída por ponto e vírgula.
16

Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.

A supressão da vírgula empregada logo após a expressão “Assim sendo” (L.8) prejudicaria a correção do texto.
17

Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.

Na linha 12, os dois-pontos introduzem um esclarecimento a respeito do “resultado último dessa interatuação”.
18

Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.

Seriam mantidas a correção gramatical e as informações veiculadas no texto caso o ponto final empregado logo após “tempo” (l.7) fosse substituído por dois-pontos, da seguinte forma: D. João não perdeu tempo: no dia 10 de março (...).
19

Com relação a aspectos gramaticais do texto III, julgue o próximo item.

A substituição da conjunção “embora" (l.29) pela conjunção conquanto prejudicaria o sentido original do texto.

20

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1-I, julgue o próximo item

No segundo período do segundo parágrafo do texto, o vocábulo “Contudo” introduz uma ressalva
21

Julgue os itens que se seguem, a respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB5A1AAA.

A expressão “Por essa razão” (L.21) introduz no parágrafo em que ocorre uma ideia de finalidade.

22

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item

No primeiro período do texto, a conjunção “mas” introduz uma ressalva à afirmação de que “Nossas cidades estão perdendo suas árvores rapidamente”.
23


Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

No último período do terceiro parágrafo, o trecho “ser o desafio das democracias de massa para obter legitimidade", formado por duas orações coordenadas entre si, exerce a função sintática de sujeito da forma verbal “parece".

24

Uma pessoa atrasou em 15 dias o pagamento de uma dívida de R$ 20.000, cuja taxa de juros de mora é de 21% ao mês no regime de juros simples.

Acerca dessa situação hipotética, e considerando o mês comercial de 30 dias, julgue o item subsequente.

No regime de juros simples, a taxa de 21% ao mês é equivalente à taxa de 252% ao ano.

25

Uma pessoa atrasou em 15 dias o pagamento de uma dívida de R$ 20.000, cuja taxa de juros de mora é de 21% ao mês no regime de juros simples.

Acerca dessa situação hipotética, e considerando o mês comercial de 30 dias, julgue o item subsequente.

No regime de juros compostos, o valor dos juros de mora na situação apresentada será R$ 100 menor que no regime de juros simples.

26

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos a 1% ao mês e tem liquidez imediata.

Para comprar um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Daniel dispõe das seguintes opções de pagamento:



opção A – pagamento à vista, com desconto de 10% do valor de tabela; ou



opção B – pagamento em doze parcelas mensais, cada uma delas igual a 1/12 do valor de tabela do bem, a primeira vencendo 1 mês após a compra.



Para verificar qual dessas opções de pagamento seria financeiramente mais vantajosa para ele, Daniel utilizou 11,26 com valor aproximado a expressão



Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Daniel.

27

Com relação a matemática financeira, o item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um capital C foi aplicado, no regime de juros simples, à taxa de juros i% ao mês, por um período de t meses, em que t > 2. Outro capital, de mesmo valor C, foi aplicado, no regime de juros compostos, também à taxa de i% ao mês, pelo mesmo período t. Nesse caso, o montante auferido no regime de juros compostos é maior que o montante auferido no regime de juros simples.

28

Uma das cláusulas do contrato de prestação de serviços

entre determinada universidade e uma empresa terceirizada estipula

que, caso haja atraso no pagamento da contratante para a

contratada, o valor a ser pago será atualizado à taxa efetiva mensal

de 3% da seguinte forma: para atrasos de até 30 dias, os acréscimos

são calculados, diariamente, pelo regime de capitalização simples;

para atrasos superiores a 30 dias, os acréscimos são calculados pelo

regime de capitalização composta.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Para atrasos inferiores a 30 dias, a taxa de atualização será

equivalente a 0,1% ao dia.

29

Acerca de juros simples e compostos, julgue os itens seguintes.

Para o investidor, é indiferente aplicar, por dois meses, um

capital de R$ 1.000 à taxa de juros simples de 21% ao mês ou

à taxa de juros compostos de 20% ao mês.

30

Acerca de juros simples e compostos, julgue os itens seguintes.

Se um capital de R$ 500 for aplicado à taxa de juros simples

de 5% ao mês, ao final de nove meses será gerado um

montante superior a R$ 700.

31

Um avião e um caminhão de bombeiros possuem reservatórios de água com capacidades de 12 mil e 8 mil litros de água, respectivamente. O caminhão possui uma bomba de 2,5 GPM, ou seja, é capaz de bombear 2,5 galões por minuto.

A partir dessa situação hipotética, julgue o seguinte item, considerando que 1 galão seja igual a 3,8 litros de água.

Se um tanque de água possui a capacidade de X mil litros, de modo que 8, X e 12 estejam em progressão geométrica, nesta ordem, então a capacidade desse tanque é menor do que 10 mil litros
32

A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.

Em um dos paradoxos do filósofo Zenão é contada a história do herói Aquiles, que disputa uma corrida com uma tartaruga. Nessa corrida ambos desenvolvem velocidades constantes, mas a razão entre a velocidade da tartaruga e a de Aquiles é da forma 1/m, em que m > 1. Aquiles, por ser mais rápido, permite que a tartaruga largue na sua frente e, depois de ela ter percorrido d1 metros, ele inicia a sua corrida. Depois de certo tempo, o herói percorreu essa distância de d1 metros; a tartaruga havia percorrido mais d2 metros. Na etapa seguinte, repete-se o processo e Aquiles percorre essa distância de d2 metros, enquanto a tartaruga percorre mais d3 metros. Considerando que esse processo continue, Aquiles será capaz de ultrapassar a tartaruga depois de percorrer uma distância igual a d1 × m/[m - 1].

33

Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.

Se a sequência for uma progressão geométrica (PG), em que a1 = 5 e a4 = 135, então a razão dessa PG será maior que 4.

34

Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.

Se a sequência for uma sequência de Fibonacci, em que a1 = 4 e a2 = 9, então a6 = 57.

35

Com relação a uma sequência numérica α1, α2, …, αn, julgue o item subsequente.

Considere que a sequência seja formada pelos seguintes termos, nessa ordem: 10, 12, 15, 19, 24, 30, 37. Nesse caso, a sequência numérica bj = αj + 1 - αj, em que j = 1, 2, …, 6 forma uma progressão aritmética.

36

Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.

Se a sequência estiver em progressão aritmética com razão igual a 10 e a 1 = 5, então a10 > 100.

37

Julgue o item a seguir, relacionados a álgebra e aritmética.

Se a soma dos seis primeiros termos de uma progressão aritmética de razão 2 é 48, então o 5.º termo dessa progressão é 13.

38

Com relação a tópicos de matemática, julgue o item que se segue.

Se os números 2, a e b estão em progressão aritmética e os números 2, (a- 4 ) e b estão em progressão geométrica, então existem a e b tais que a progressão geométrica 2, (a- 4 )e b tem razão -1.

39

A tabela seguinte mostra as quantidades de livros de uma biblioteca que foram emprestados em cada um dos seis primeiros meses de 2017.

A partir dessa tabela, julgue o próximo item.

Situação hipotética: Os livros emprestados no referido semestre foram devolvidos somente a partir de julho de 2017 e os números correspondentes às quantidades de livros devolvidos a cada mês formavam uma progressão aritmética em que o primeiro termo era 90 e razão, 30. Assertiva: Nessa situação, mais de 200 livros foram devolvidos somente a partir de 2018.

40

Em uma operação da PRF, foram fiscalizados: 20 veículos automotores até o fim da primeira hora; 60 veículos automotores até o fim da segunda hora; 120 veículos automotores até o fim da terceira hora; 200 veículos automotores até o fim da quarta hora; e 300 veículos automotores até o fim da quinta hora. O padrão numérico observado manteve-se até o fim da décima hora, quando, então, foi finalizada a operação.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Considere que {qn}, para n variando de 1 a 10, seja a sequência numérica formada pelas quantidades de veículos fiscalizados apenas no decorrer da n-ésima hora de realização da operação, ou seja, q1 é a quantidade de veículos fiscalizados apenas no decorrer da primeira hora de realização da operação; q2 é a quantidade de veículos fiscalizados apenas no decorrer da segunda hora de realização da operação; e assim por diante. Nessa situação, a sequência {qn}, para n variando de 1 a 10, é uma progressão aritmética

41

Julgue o item a seguir, referente a amplificadores.

Em um amplificador operacional real, a tensão de offset de entrada é diferente de zero.

42

Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do

eletromagnetismo.

As ondas eletromagnéticas denominadas micro-ondas pertencem à faixa do espectro de menor frequência produzida por osciladores eletrônicos.
43

No que se refere a campos elétrico e magnético, julgue os itens que

se seguem.

A propagação da luz no vácuo ocorre devido ao fato de a variação de um campo elétrico induzir um campo magnético, que, ao variar, induz um campo elétrico, e assim sucessivamente; nesse caso, ambos os campos são perpendiculares à direção de propagação da luz.
44

Julgue os itens seguintes, relativos a materiais dielétricos e

ferroelétricos.

A magnitude da constante dielétrica dos polímeros é maior que a magnitude da constante dielétrica de materiais cerâmicos.
45

Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do

eletromagnetismo.

A força eletrostática que age sobre partículas carregadas com carga positiva e imersas em um campo elétrico tem o mesmo sentido do referido campo.
46

Julgue os itens subsequentes, relativos aos princípios de conversão

eletromecânica de energia.

Na conversão eletromecânica de energia, os efeitos básicos de campos magnéticos envolvem, necessariamente, condutores percorridos por correntes para o alinhamento de fluxo magnético e para a interação entre campos magnéticos.
47

Acerca das características e das propriedades dos materiais

condutores, isolantes e magnéticos, julgue os itens seguintes.

A permissividade, a permeabilidade magnética e a condutividade são parâmetros constitutivos eletromagnéticos de um meio material.
48

Julgue os próximos itens, relativos aos princípios gerais do

eletromagnetismo.

A força magnética que atua sobre partículas carregadas que se movem em um campo magnético altera o módulo e o sentido da velocidade da partícula.
49

Acerca das características e das propriedades dos materiais

condutores, isolantes e magnéticos, julgue os itens seguintes.

Nos materiais homogêneos, os parâmetros constitutivos são independentes da direção e, nos materiais isotrópicos, os parâmetros não variam de um ponto para outro.
50

Julgue os próximos itens, a respeito de máquinas elétricas.

A reatância síncrona de um gerador síncrono pode ser determinada experimentalmente por meio de dados de ensaios de circuito-aberto e de curto-circuito efetuados na máquina.
51


Considerando a figura apresentada, que ilustra os circuitos de

comando e de força de um motor de indução trifásico, julgue

os próximos itens.

Se o botão S0 for pressionado ou o relé indicado por FT1 atuar, o motor será desligado.
52

Julgue os próximos itens, a respeito de máquinas elétricas.

Entre as curvas características esboçadas a seguir, a curva III é a que mais se aproxima da velocidade versus conjugado de um motor CC com excitação do tipo série.



53

Considerando que um gerador síncrono de 60 Hz, 6 polos, alimenta

um motor de indução de 4 polos, com escorregamento de 10%,

julgue os itens a seguir.

A velocidade do gerador em questão é inferior a 1.600 rpm.

54


Considerando a figura apresentada, que ilustra os circuitos de

comando e de força de um motor de indução trifásico, julgue

os próximos itens.

Os componentes indicados no diagrama por F1,2,3 são disjuntores utilizados para proteger o motor de sobrecarga.
55


A figura apresentada ilustra um transformador ideal monofásico

com dois secundários, em que N, E e Z se referem, respectivamente,

a número de espiras, tensão e impedância, e são correspondentes

aos índices dos enrolamentos. Considerando que os valores dessas

grandezas são dados por N1 = 90, N2 = 15, N3 = 45, Z2 = 8 ohms,

Z3 = 5 ohms e Ei = 60 V, julgue os itens que se seguem.

A corrente na carga Z2 é maior que 2 A.
56

A respeito de motores elétricos de indução e de circuitos

de distribuição para instalações de força motriz, julgue os próximos

itens.

Fusíveis de ação retardada e chaves magnéticas com relés térmicos são dispositivos utilizados, entre outras funcionalidades, para proteger motores contra sobrecarga e curto-circuito.
57


A figura apresentada ilustra um transformador ideal monofásico

com dois secundários, em que N, E e Z se referem, respectivamente,

a número de espiras, tensão e impedância, e são correspondentes

aos índices dos enrolamentos. Considerando que os valores dessas

grandezas são dados por N1 = 90, N2 = 15, N3 = 45, Z2 = 8 ohms,

Z3 = 5 ohms e Ei = 60 V, julgue os itens que se seguem.

A potência total fornecida pelo transformador é igual à soma das potências fornecidas às cargas Z2 e Z3
58


Considerando o circuito precedente, em que a fonte de tensão

u(t) é a entrada e a corrente i(t ) é a saída, julgue os itens

subsecutivos com base na teoria de controle.

Ao se representar o circuito no domínio da frequência, a impedância do capacitor será igual a 3s.
59


Considerando o circuito precedente, em que a fonte de tensão

u(t) é a entrada e a corrente i(t ) é a saída, julgue os itens

subsecutivos com base na teoria de controle.

A tensão ou a corrente no resistor podem ser definidas como variáveis de estado do circuito.
60
A intensidade da corrente que circula em cada fase da carga é inferior a 20 A.
61


Considerando o circuito precedente, em que a fonte de tensão

u(t) é a entrada e a corrente i(t ) é a saída, julgue os itens

subsecutivos com base na teoria de controle.

A função de transferência do circuito apresentado possui polos reais e zeros complexos.
62

No que se refere a elementos e métodos de análise de circuitos

elétricos lineares, julgue os itens que se seguem.

Conforme o teorema de Thévenin, um circuito elétrico linear de dois terminais pode ser substituído por um circuito equivalente, ou seja, um circuito formado por uma fonte de tensão paralela a um resistor.
63


Com base na figura apresentada, que ilustra uma carga trifásica

equilibrada alimentada por uma fonte trifásica e simétrica, e

considerando 1,732 como o valor aproximado de √3 , julgue os

itens subsequentes.

O módulo da tensão de fase é maior que 120 V.

64


Considerando o circuito elétrico mostrado na figura precedente,

julgue os itens seguintes.

A corrente que flui pelo resistor de 12 Ω é Ic = 4 A.
65


Com base na figura apresentada, que ilustra uma carga trifásica

equilibrada alimentada por uma fonte trifásica e simétrica, e

considerando 1,732 como o valor aproximado de √3 , julgue os

itens subsequentes.

O módulo da corrente de fase é 20 A.
66


Tendo como referência o quadripolo apresentado, em que V1 é a

tensão na porta de entrada e V2, a tensão na porta de saída, julgue

os itens subsequentes.

A impedância de transferência é dada pela relação entre a tensão V1 e a corrente I2 quando a porta de entrada está em curto.
67


Tendo como referência o quadripolo apresentado, em que V1 é a

tensão na porta de entrada e V2, a tensão na porta de saída, julgue

os itens subsequentes.

Uma ligação externa entre as portas de um quadripolo pode ser realizada para serem determinados seus parâmetros de transferência.
68

O modelo de Thévenin equivalente ao circuito que se encontra à esquerda dos pontos A e B, ou seja, o circuito obtido pela retirada do resistor R4 e da fonte E2, é formado por uma fonte equivalente de Thévenin com tensão de 5 V em série com uma resistência equivalente de Thévenin de 4 kΩ.

69

A corrente I2 é igual a 0,5 mA.

70

A respeito de motores elétricos de indução e de circuitos

de distribuição para instalações de força motriz, julgue os próximos

itens.

No sistema de aterramento com esquema TN, um ponto da alimentação é diretamente aterrado, sendo a massa do motor ligada a esse ponto por meio de condutor de proteção.