1
Na passagem – Donde provém isso? Da perversidade natural do gênero humano. Se esta não existisse, se no nosso fundo fôssemos honestos, em todo debate tentaríamos fazer a verdade aparecer, sem nos preocupar com que ela estivesse conforme à opinião que sustentávamos no começo ou com a do outro; isso seria indiferente ou, em todo caso, de importância muito secundária. – a construção do raciocínio, no trecho destacado, é centrada na relação
2

É correto afirmar que, na fala da personagem, no último quadrinho, está implícita a ideia de que
3

Assinale a afirmação correta com relação à expressão destacada no trecho do texto.

4

À vista da manifestação do narrador acerca de seu ideal, é correto identificar nele uma atitude

5
Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de regência.
6

Leia o texto para responder às questões de números 71 a 75.

Sinal verde à faixa azul

   Na sua concepção original, o Código de Trânsito Brasileiro proibia motocicletas de circular entre as fileiras de carros. Mas, por ordem do então presidente Fernando Henrique Cardoso, a norma foi vetada e liberou-se o chamado “corredor”.
   À época, a decisão dividiu especialistas – afinal, por questões de segurança, o desenho inicial determinava que as motos rodassem nas faixas, atrás dos demais veículos.
   Com os corredores livres, o risco de acidentes cresceria consideravelmente; sem isso, entretanto, a agilidade das duas rodas, principalmente nos centros urbanos, seria afetada. Os obstáculos para fiscalizar eventuais infrações eram outro complicador.
   Ainda em fase de testes, as faixas exclusivas para motos, criadas na cidade de São Paulo, são um alento diante desse morticínio. Pintadas de azul para delimitar a distância entre um carro e outro, as duas vias em operação completaram um ano e nove meses sem registrar óbitos desde o início da experiência.
   É auspiciosa, pois, a liberação das faixas azuis por parte da Secretaria Nacional de Trânsito em mais dez avenidas – outras quatro tiveram a autorização renovada, mas ainda não estão em funcionamento.
   A eficácia da iniciativa decerto exige mais observação, mas já atrai o interesse de outras cidades do país. Políticas como essa devem vir acompanhadas de campanhas educativas, rígida fiscalização e, sobretudo, respeito às leis de trânsito – por motociclistas ou motoristas.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 02.10.2023. Adaptado)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de regência e colocação pronominal.
7

Leia o texto para responder à questão.

Agravamento da poluição por plástico nos oceanos ao lavar roupa

   Lavar a roupa pode agravar a poluição por plástico no meio ambiente – a depender do tipo de tecido, a tarefa do - méstica contribuiria para a contaminação dos oceanos, apontam estudos.

   A questão foi levantada no início deste mês em reunião do Comitê de Auditoria Ambiental do Reino Unido, quando membros do Parlamento discutiram pesquisas que concluem que fibras de tecidos sintéticos que se soltam da roupa durante a lavagem acabam chegando aos oceanos e sendo comidas por peixes e outras criaturas aquáticas.

  Os maiores vilões são poliéster, acrílico e náilon. Um casaco de lã de poliéster libera 1 milhão de fibras, enquanto um par de meias de náilon é responsável por 136 mil fibras a cada lavagem, aponta um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Manchester . Cientistas descobriram que es - sas fibras estão cobrindo leitos de rios em todo o Reino Unido.

   Há sempre a opção de lavar roupa com menos frequên - cia, o que pode ser uma boa desculpa para quem sempre odiou essa tarefa doméstica. Isso teria um grande impacto positivo, na avaliação de Jeroen Dagevos, integrante de um projeto de conservação dos oceanos. Ele sugere ainda que comprar menos roupas sintéticas também ajuda. Preferir tecidos como lã, algodão, seda e caxemira também ajudam.

   Uma outra opção, recomendada pelo Instituto de Engenheiros Mecânicos, em um novo relatório, seria o uso de sacolas de roupas de malha para reter os fios. Assim, em vez de irem direto para os oceanos, as fibras podem ser colocadas no lixo. Jeroen Dagevos diz que a ideia de criar novas regulamentações para os fabricante s poderia ajudar, forçando as empresas a colocar mais recursos na busca por soluções.

(Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/10/por-que-podemos-estar-agravan do-poluicao-por-plasticonos-oceanos-ao-lavar-roupa.shtml. Adaptado)

A palavra destacada no segmento “... fibras de tecidos sintéticos que se soltam da roupa durante a lavagemacabam chegando aos oceanos...” exprime ideia de

8
Leia o texto a seguir.
Não se deve negar ____ crianças o di-
reito de conhecer o mar e de brincar em meio _____
ondas. Por esse motivo, as praias devem ser
acessíveis _____ todas as pessoas, independente-
mente da classe social.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectiva-
mente, as lacunas
9

Leia os quadrinhos para responder à questão.

O sinal indicativo de crase está empregado corretamente, conforme a norma-padrão, em:

10

Assinale a alternativa em que a reescrita de passagem do texto está correta quanto à norma-padrão de pontuação e mantém o sentido original.



11
Assinale a alternativa em que a oração destacada tem com a precedente a mesma relação sintática de subordinação que tem a destacada na passagem – De nós, mortais, esse destino diz que, ao final, pouco importam nossas virtudes ou vícios.
12

No verso – Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo –, as conjunções destacadas funcionam, respectivamente, para relacionar a oração principal à oração

13

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 08.

Democracia fraca afeta o PIB


Uma pesquisa sobre o desenvolvimento de mais de
160 países com realidades políticas variadas, no período
de 1960 a 2018, comparou o desempenho de regimes
democráticos com aqueles nos quais a democracia é parcial,
incompleta ou, em uma palavra, instável. A conclusão
foi inequívoca: no longo prazo, o Produto Interno Bruto (PIB)
per capita das chamadas democracias defeituosas, iliberais
ou híbridas cresceu cerca de 20% menos do que em regimes
democráticos estáveis. A democracia é fator de avanço
econômico.


Os autores do estudo são economistas vinculados a instituições
europeias: Nauro Campos, da Universidade College
London; Fabrizio Coricelli, da Paris School of Economics; e
Marco Frigerio, da Universidade de Siena. Segundo eles,
uma das consequências negativas da instabilidade democrática
é a prevalência de visões de curto prazo. “A instabilidade
induz a comportamento míope com o objetivo de obter rendas
no curto prazo e desconsiderar os efeitos a longo prazo”,
diz o texto. Uma revisão bibliográfica apontou que essa visão
curto-prazista típica de regimes instáveis acaba diminuindo
investimentos no setor produtivo.


A democracia, segundo outro pesquisador citado no
estudo, aumenta as chances de reformas econômicas e de
ampliação das matrículas na educação básica. Segundo o
professor Nauro Campos, em entrevista ao jornal O Globo,
democracias frágeis e debilitadas prejudicam a execução de
políticas públicas. Um exemplo disso é a nomeação de pessoas
despreparadas para órgãos técnicos que prestam serviços
à população. Esse tipo de problema, afirmou Campos,
faz cair a confiança nas instituições.


O regime democrático prevê direitos civis, sociais, políticos
e de propriedade. Capaz de solucionar pacificamente
conflitos por meio da política, em vez da guerra, a democracia
é chave também para o crescimento econômico.


(Opinião. https://www.estadao.com.br/opiniao, 26.01.2023.Adaptado)

Assinale a alternativa em que a pontuação, a colocação pronominal e a concordância verbal atendem à norma-padrão.
14

Leia o texto, para responder à questão.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as frases, quanto ao acento indicativo da crase.

Os patrocinadores...

Os notáveis alardeiam as vitórias, mas...

Compensa dedicar a vida...

15

Está em conformidade com a norma-padrão de regência
verbal e nominal a frase:

16

A distância

   Sempre defendi a tese de que foi a preguiça que trouxe a civilização. O que foi a invenção da roda senão o prenúncio da charrete e um triunfo do comodismo? Fomos a primeira espécie a criar um jeito de não ir, mas ser levada. A razão do hominídeo para deflagar o processo que resultou no controle remoto foi prática, a de atingir uma presa sem arriscar a ser mordido, ou almoçar sem ser almoçado. O primeiro lance do
longo processo que terminou com o implante no cérebro foi a pedra arremessada. Depois vieram a lança, o estilingue, o arco e a flecha, a catapulta, as armas de fogo, o foguete intercontinental, o drone – todos os engenhos para evitar chegar perto.

   A distância sempre foi um inimigo natural do Homem, ou pelo menos do Homem Preguiçoso. Vencê-la foi o nosso grande desafio intelectual, e agora se abre a possibilidade de subjugá-la só com o intelecto, desprezando os instrumentos que, da pedra à internet, nos ajudaram até aqui. Estamos simbolicamente de volta à savana primeva1, pensando em como empurrar aquele mamute para dentro do fosso sem precisar ir lá, mas agora o pensamento basta. A vontade se realizará sozinha, sem as mãos, sem mais nada. A preguiça cumpriu sua missão histórica.

(Luis Fernando Veríssimo [org. Adriana Falcão e Isabel Falcão], “A distância”. Ironias do tempo, 2018. Adaptado) 1 primeva: primitiva, dos tempos de outrora

O homem chegou _______ invenção da roda como forma de fazer triunfar o seu comodismo, já que sua espécie quis criar um jeito de não ir aos lugares, mas de ser levada _______ eles. Assim, coube _______ preguiça _______ deflagração desse processo.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:

17

Leia o texto para responder à questão.

Observe as passagens do texto:

• O que a gente deve aos professores! (1º parágrafo)

• ... mas quem, professoras, nos ensina a viver? (4º parágrafo)

Observando-se o contexto em que ocorrem e a pontua- ção nelas presentes, conclui-se que as frases apontam, correta e respectivamente, para os seguintes sentidos:

18
Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de regência nominal e verbal.
19
A alternativa que completa o trecho II obedecendo à
norma-padrão de crase é:
20

Leia a crônica de Ivan Angelo, para responder à questão.

Assinale a alternativa correta acerca do emprego da pontuação no texto.
21
Assinale a alternativa correta a respeito da gravação clandestina e da interceptação telefônica.
22
Assinale a alternativa correta a respeito dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
23
A Constituição Federal de 1988 garantiu a inviolabilidade do direito ao sigilo, sendo possível, contudo, a quebra do sigilo bancário
24
A Constituição Federal assegura que, além dos atos necessários ao exercício da cidadania, na forma da lei, são gratuitas as seguintes ações:
25

Assinale a alternativa que corretamente disserta sobre

direitos ou garantias individuais ou coletivos previstos na

Constituição Federal de 1988.

26
Herculano exerce um emprego de técnico em uma sociedade controlada pelo poder público e pretende assumir cargo na Administração Pública, que teria compatibilidade de horário com o emprego que ocupa. Segundo o que dispõe a Constituição Federal a respeito da acumulação remunerada de cargos públicos, é correto afirmar que Herculano poderá assumir o  cargo pretendido, apenas se
27
Assinale a alternativa correta a respeito da Administração Pública.
28

A administração pública direta e indireta deve observar

o seguinte comando constitucional:

29
Segundo o disposto na Constituição Federal, na hipótese de servidor público da administração direta que venha a exercer mandato eletivo
30

Nos termos da Constituição Federal, a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Assim, é correto afirmar que


31
Dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos que
32
Imagem 005.jpg

Assinale a alternativa que aponta corretamente o nome do docu mento de direitos humanos de que trata essa conceituação.
33
Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que
34
A respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), assinale a alternativa correta.
35

Tendo em conta os crimes contra a dignidade sexual (artigos 213 a 234-B do Código Penal) e os crimes contra a fé pública (artigos 289 a 311 do Código Penal), assinale a alternativa correta.

36
Assinale a alternativa correta no que tange aos crimes contra a pessoa e a dignidade sexual previstos no Código Penal.
37
Sobre as disposições gerais aplicáveis aos crimes contra o patrimônio, previstas nos artigos 181 a 183 do Código Penal, assinale a alternativa correta.
38
João, de 30 anos, em concurso com a amiga Maria, de 25 anos, cometem apropriação indébita contra o pai de João, de 50 anos. Os três moram na mesma casa. É correto afirmar que João
39
Assinale a alternativa correta quanto aos crimes contra a fé pública.
40
Sobre a ação penal, assinale a alternativa correta.
41
Assinale a alternativa correta a respeito dos pressupostos e das condições da ação penal.
42

Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito (CPP, art. 5º , § 2º )

43
Nos literais e expressos termos do art. 13 do CPP, incumbe à autoridade policial, entre outras funções:
44

No que diz respeito aos crimes previstos na Lei que

Define Organização Criminosa (Lei no 12.850/13), é

correto afirmar que

45
O legislador elegeu como circunstâncias preponderantes, sobre o previsto no artigo 59 do Código Penal Brasileiro, para a fixação das penas nos crimes de tráfico de drogas, Lei n.º 11.343/06, a natureza e quantidade da substância,
46
Os atos administrativos discricionários
47
O Estado de São Paulo enfrenta uma situação de grave e iminente risco à segurança pública e deseja reformar e aprimorar estabelecimentos penais. De acordo com a Lei nº 8.666/1993, é correto afirmar que em tal caso a licitação é
48
O desenvolvimento dos serviços públicos obedece a princípios próprios, dentre os quais se pode apontar o da
49
São dois atributos do ato administrativo:
50
A competência para o ato administrativo
51
A criminologia
52
Assinale a alternativa que contém um exemplo de prevenção de infrações penais preponderantemente primária.
53

A Criminologia é a ciência

54
Com relação ao método, é correto afirmar que a criminologia é uma ciência do
55

Na classificação de Benjamin Mendelsohn, a vítima imaginária é considerada uma vítima

56

É correto afirmar que o controle social formal é representado, entre outras, pelas seguintes instâncias:

57
Segundo a doutrina dominante, Criminologia é uma ciência que se serve do método
58
O saber criminológico, no Estado Democrático de Direito, tem por objetivo evitar a ocorrência do delito; portanto, são aspectos importantes de prevenção terciária
59
Em relação ao conceito de crime, de criminoso e de pena nas diversas correntes do pensamento criminológico e ao desenvolvimento científico de seus modelos teóricos, é correto afirmar:
60
Com relação às classificações de vítimas, apresentadas por Benjamim Mendelsohn, em relação aos estudos de vitimologia,
61
É correto afirmar que a Polícia Civil é uma
62

É correto afirmar que as medidas voltadas à população carcerária, com caráter punitivo e com desiderato na recuperação do recluso para evitar, por meio da ressocialização, sua reincidência,

63

A chamada criminalidade do colarinho branco foi assim designada de forma pioneira no âmbito da teoria criminológica

64

Sobre as escolas criminológicas, é correto afirmar:

65
Considere N, P, Q, R e T afirmações simples para as afirmações compostas apresentadas a seguir. Considere também o valor lógico atribuído a cada uma das afirmações compostas.

I. Se N, então P. Esta é uma afirmação FALSA.
II. Se Q, então R. Esta é uma afirmação FALSA.
III. Se P, então T. Esta é uma afirmação VERDADEIRA.
A partir dessas informações, é correto concluir que 
66

Considere as afirmações e cada respectivo valor lógico:

I. Se Paulo é analista de segurança, então Marcela é engenheira de software. VERDADEIRA

II. Marcela não é engenheira de software ou Juliana é programadora. VERDADEIRA

III. Se Rafael é desenvolvedor de aplicativos, então Juliana é programadora. FALSA

IV. Paulo é analista de segurança ou Caio é administrador de sistemas. VERDADEIRA.

V. Se Gisele é arquiteta de redes, então Rafael não é desenvolvedor de aplicativos. VERDADEIRA. 

A partir dessas afirmações, é correto concluir que

67

Considere a sequência numérica (1402, 701, 700, 350,

175, 174, 87, 86, … , 1).

Nessa sequência, a soma entre os 11º e 15º termos é igual a

68

Considere os primeiros 8 elementos da sequência de figuras:

Nesta sequência, as figuras 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 correspondem, respectivamente, às figuras 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, assim como as figuras 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24, e assim segue, mantendo-se esta correspondência. Sobrepondo-se as figuras 109, 131 e 152, obtém-se a figura

69

Considere verdadeiras as afirmações I, II, III e falsa a afirmação IV.

I. Se como, então não sinto fome.
II. Não sinto fome ou choro.
III. Se choro, então não sorrio.
IV. Não sinto fome ou grito.

A partir dessas afirmações, é verdade que:

70
A seguir estão os seis primeiros termos de uma sequência cíclica desses seis termos, infinita, em que cada termo é um quadriculado com uma bolinha.

Imagem associada para resolução da questão
Identifique os termos das posições de número 32, 47 e 64. Se as bolinhas desses termos fossem colocadas em um único quadriculado, nas respectivas posições em que ocorrem, o quadriculado resultante seria
71

Observe a planilha, a seguir, sendo editada por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão.

Assinale a alternativa que apresenta a fórmula que deve estar na célula F2, para que o valor seja o exibido na imagem.

72

Observe a planilha acima, sendo editada por meio do MS-Excel 2016, em sua configuração padrão, em que um contador listou algumas contas contábeis (coluna A) e seus respectivos saldos (coluna B).

O contador, para somar os valores positivos da coluna B, pode utilizar a fórmula:

73

Tem-se a seguinte planilha, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original.

Assinale a alternativa que contém o resultado correto da função =CONT.SE(C2:C7;"SP") a ser inserida na célula D8.
74

Tem-se a seguinte planilha criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original

Assinale a alternativa com o resultado correto da fórmula =MAIOR(A1:A6;3), a ser inserida na célula A8.

75

Tem-se o seguinte documento sendo editado no Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, com uma tabela de 4 linhas e 3 colunas. Observe que o cursor do mouse está posicionado exatamente entre a primeira e a segunda células da segunda linha da tabela, e que a terceira linha tem as 2 primeiras células mescladas.

Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto quando o usuário pressionar o botão principal do mouse e, mantendo-o pressionado, arrastar o mouse para a esquerda até o valor 2,5 da régua superior.

76
No MS-Word 2010, em sua configuração padrão em português, é possível inserir diversos tipos de quebras no texto. Por meio do botão Quebras, da guia Layout da
Página, dois tipos de Quebras de Seção existentes são:
77
O MS-Word 2010, em sua configuração padrão, permite trabalhar com documentos de texto de várias extensões, entre elas, DOC, DOCX e
78

Considere os arquivos da biblioteca Documentos do MS-Windows 10, em sua configuração original, listados a seguir:

I. Doc2: documento do MS-Word 2010

II. Doc5: documento do MS-Word 2010

III. Doctos: planilha do MS-Excel 2010

IV. Doctos: documento PDF

V. Doctos: apresentação do MS-PowerPoint 2010

Ao selecionar e renomear o arquivo Doc5 para Doctos e pressionar enter, o usuário provocará a seguinte situação:

79

Assinale a alternativa correta sobre o Bloco de Notas do Microsoft Windows 10, em sua configuração padrão.

80

Um usuário, por meio do Explorador de Arquivos do MS-Windows 10, ambos em configuração original, e com as permissões necessárias, abre a pasta raiz de um pendrive conectado a seu computador. Em seguida, clica com o botão principal do mouse sobre um dos arquivos da pasta e, mantendo o botão pressionado, arrasta o arquivo selecionado para cima da posição Área de Trabalho, na seção de Acesso rápido (conforme a imagem a seguir), soltando o botão do mouse. 

Imagem associada para resolução da questão

A operação descrita no enunciado resultará em