1

As palavras destacadas estão corretamente interpretadas entre parênteses, EXCETO em:

2

Há marcas que vivem da inclusão, e outras que vivem da exclusão

Contardo Calligaris

Há interlocução entre o locutor e os leitores, EXCETO em:

3

Quem são nossos ídolos?

Claudio de Moura Castro

Eu estava na França nos idos dos anos 80. Ligando a televisão, ouvi por

acaso uma entrevista com um jovem piloto de Fórmula 1. Foi-lhe perguntado em

quem se inspirava como piloto iniciante. A resposta foi pronta: Ayrton Senna. O

curioso é que nessa época Senna não havia ganho uma só corrida importante.

Mas bastou ver o piloto brasileiro se preparando para uma corrida: era o primeiro

a chegar no treino, o único a sempre fazer a pista a pé, o que mais trocava ideias

com os mecânicos e o último a ir embora. Em outras palavras, sua dedicação,

tenacidade, atenção aos detalhes eram tão descomunais que, aliadas a seu talento,

teriam de levar ao sucesso.

Por que tal comentário teria hoje alguma importância?

Cada época tem seus ídolos, pois eles são a tradução de anseios, esperanças,

sonhos e identidade cultural daquele momento. Mas, ao mesmo tempo,

reforçam e ajudam a materializar esses modelos de pensar e agir.

Já faz muito tempo, Heleno de Freitas foi um grande ídolo do futebol. Segundo

consta, jactava-se de tomar uma cachacinha antes do jogo, para aumentar

a criatividade. Entrava em campo exibindo seu bigodinho e, após o gol, puxava o

pente e corrigia o penteado. O ídolo era a genialidade pura do futebol-arte.

Mais tarde, Garrincha era a expressão do povo, com sua alegria e ingenuidade.

Era o jogador cujo estilo brotava naturalmente. Era a espontaneidade,

como pessoa e como jogo, e era facilmente amado pelos brasileiros, pois materializava

as virtudes da criação genial.

Para o jogador "cavador", cabia não mais do que um prêmio de consola-

ção. Até que veio Pelé. Genial, sim. Mas disciplinado, dedicado e totalmente

comprometido a usar todas as energias para levar a cabo sua tarefa. E de atleta

completo e brilhante passou a ser um cidadão exemplar.

É bem adiante que vem Ayrton Senna. Tinha talento, sem dúvida. Mas tinha

mais do que isso. Tinha a obsessão da disciplina, do detalhe e da dedicação

total e completa. Era o talento a serviço do método e da premeditação, que são

muito mais críticos nesse desporto.

Há mais do que uma coincidência nessa evolução. Nossa escolha de ídolos

evoluiu porque evoluímos. Nossos ídolos do passado refletiam nossa imaturidade.

Era a época de Macunaíma. Era a apologia da genialidade pura. Só talento,

pois esforço é careta. Admirávamos quem era talentoso por graça de Deus e

desdenhávamos o sucesso originado do esforço. Amadurecemos. Cresceu o

peso da razão nos ídolos. A emoção ingênua recuou. Hoje criamos espaço para

os ídolos cujo êxito é, em grande medida, resultado da dedicação e da disciplina

– como Pelé e Senna.

Mas há o outro lado da equação, vital para nossa juventude. Necessitamos

de modelos que mostrem o caminho do sucesso por via do esforço e da

dedicação. Tais ídolos trazem um ideário mais disciplinado e produtivo.

Nossa educação ainda valoriza o aluno genial, que não estuda – ou que,

paradoxalmente, se sente na obrigação de estudar escondido e jactar-se de não

fazê-lo. O cê-dê-efe é diminuído, menosprezado, é um pobre-diabo que só obtém

bons resultados porque se mata de estudar. A vitória comemorada é a que deriva

da improvisação, do golpe de mestre. E, nos casos mais tristes, até competência

na cola é motivo de orgulho.

Parte do sucesso da educação japonesa e dos Tigres Asiáticos provém

da crença de que todos podem obter bons resultados por via do esforço e da

dedicação. Pelo ideário desses países, pobres e ricos podem ter sucesso, é só

dar duro.

O êxito em nossa educação passa por uma evolução semelhante à que

aconteceu nos desportos – da emoção para a razão. É preciso que o sucesso

escolar passe a ser visto como resultado da disciplina, do paroxismo de dedica-

ção, da premeditação e do método na consecução de objetivos.

A valorização da genialidade em estado puro é o atraso, nos desportos e

na educação. O modelo para nossos estudantes deverá ser Ayrton Senna, o

supremo cê-dê-efe de nosso esporte. Se em seu modelo se inspirarem, vejo

bons augúrios para nossa educação.

Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/educacao/060601/ponto_de_vista.html. Acesso em: jul. 2016.

A evolução na escolha dos ídolos se deveu
4
Na língua portuguesa, considera-se que a concordância nominal seja redundante, pois é efetuada em gênero e número, entre o substantivo e as palavras que podem caracterizá-lo: adjetivos, artigos, pronomes adjetivos, numerais e particípios.

Indique a opção que exemplifica a concordância nominal do substantivo com todas as classes de palavras acima indicadas. 
5

Todas as alternativas a seguir apresentam sugestões de reformulação do texto, entre parênteses, em consonância com a norma padrão do português, EXCETO:

6

A concordância verbal é permitida com o verbo no plural ou no singular em:
7

Há oração sem sujeito em:
8

Atente para o excerto e as afirmações sobre ele:

Avalie as afirmativas sobre a oração sublinhada:

I. A oração sublinhada é subordinada e tem função adjetiva.

II. Ela exprime uma generalização em relação ao antecedente - “sistema".

III. O pronome que introduz a oração indica ideia de posse.

Estão CORRETAS as afirmativas:

9
Nos períodos compostos, podemos ter uma oração subordinada substantiva subjetiva que funciona como sujeito da oração principal.

Indique a opção que comprova a afirmação acima. 
10
A concordância entre estruturas verbais formadas com o pronome “SE” pode configurar dois casos distintos: voz passiva sintética ou índice de indeterminação do sujeito.

Indique a frase que exemplifica o caso de índice de indeterminação de sujeito.
11
A Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio considera genocídio a prática de quaisquer atos cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, tais como, EXCETO:
12
É livre a criação, a fusão, a incorporação e a extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos, EXCETO:
13
A respeito do Tratado de Marraqueche sobre acesso facilitado a obras publicadas, NÃO é correto afirmar:
14
Sobre a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher (“Convenção de Belém do Pará”), NÃO é correto afirmar que
15
A respeito da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, NÃO é correto afirmar: 
16
A ordem econômica expressa na Constituição Federal tem por fm assegurar a todos existência digna e está fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa. Considerando os princípios gerais da atividade econômica constitucional, assinale (V) nas assertivas Verdadeiras e (F) nas Falsas:
( ) Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.
( ) Livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos e ressalvadas quaisquer vedações legais.
( ) Repressão legal contra o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados e à eliminação da concorrência.
( ) Disciplina legal, com base no interesse nacional, para os investimentos de capital estrangeiro e vedados os reinvestimentos no País.
Marque alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo
17
A Constituição da República de 1988 cuidou expressamente dos direitos humanos, enumerando-os no Título que trata dos direitos e garantias fundamentais. Existem, entretanto, outros direitos humanos não enumerados no texto, mas cuja proteção a própria Constituição assegura, PORQUE:
18
A respeito da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança NÃO é correto afirmar que
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A concepção universal dos direitos humanos, demarcada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, sofreu e sofre fortes resistências dos adeptos do movimento do relativismo cultural. Retoma-se dessa forma o velho dilema sobre o alcance das normas de direitos humanos.
Associe abaixo as características intrínsecas a essas concepções:
(I) Concepção universalista.
(II) Concepção relativista.

( ) Flexibiliza as noções de soberania nacional e jurisdição doméstica, ao consagrar um parâmetro internacional mínimo, relativo à proteção dos direitos humanos aos quais os Estados devem se conformar.

( ) A noção de direito está estritamente relacionada ao sistema político, econômico, cultural, social e moral vigente em determinada sociedade.

( ) Cada cultura tem seu próprio discurso acerca dos direitos fundamentais, que está relacionado às específcas circunstâncias culturais e históricas de casa sociedade.

( ) O pluralismo cultural impede a formação de uma moral universal, tornando-se necessário que se respeitem as diferenças culturais apresentadas em cada sociedade.
Marque a opção CORRETA, na ordem de cima para baixo.
20

O Brasil tem revelado, nos últimos anos, crescente alinhamento à arquitetura de proteção internacional dos direitos humanos. Diante desse posicionamento que anuncia uma esperança emancipatória do sujeito de direitos, sob o prisma jurídico-político, em face da proteção dos direitos humanos, é CORRETO afirmar que

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Em 08 de novembro de 2013, entrou em vigor a Lei Orgânica da Polícia Civil. Esse diploma trouxe novas perspectivas a nossa Instituição, fixando suas competências e atribuições, bem como os seus princípios hierárquicos.
Face ao enunciado, a afirmativa que está em consonância com esse diploma é:
22
Compete à Academia de Polícia Civil, segundo o disposto no art. 36 da Lei Complementar n.º 129/2013, EXCETO:  
23
Nos termos do art. 49 da Lei Complementar n.º 129/2013, os integrantes das carreiras da PCMG têm direito à percepção das seguintes verbas indenizatórias e de gratificação, EXCETO
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Nos termos do art. 16 da Lei Complementar n.º 129/2013, compete à PCMG o exercício das seguintes atribuições, EXCETO:
25

Após exercer o cargo de escrivão da PCMG por 10 anos ininterruptos, em 2019, Paulo foi aprovado no concurso público para o cargo de delegado de polícia substituto do Estado de Minas Gerais.

Considerando que Paulo foi nomeado e entrou em exercício no cargo de delegado, assinale afirmativa INCORRETA:

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Quanto às disposições finais da Lei Complementar n.º 129/2013, é INCORRETO afirmar:
27
Sobre a estrutura orgânica da PCMG, definida no art. 17 da Lei Complementar n.º 129/2013, é CORRETO afirmar: 
28
Compete à Corregedoria-Geral de Polícia Civil, de acordo com o disposto no art. 33 da Lei Complementar n.º 129/2013, EXCETO
29

Analise com atenção o trecho abaixo:

“[...] surgido nos anos 60, é o verdadeiro marco da chamada teoria do conflito. Ele significa, desde logo, um abandono do paradigma etiológico-determinista e a substituição de um modelo estático e monolítico de análise social por uma perspectiva dinâmica e contínua de corte democrático. A superação do monismo cultural pelo pluralismo axiológico de pensamento. Assim, a ideia de encarar a sociedade como um todo pacífico, sem fissuras interiores, que trabalha para a manutenção da coesão social, é substituída, em face de uma crise de valores, por uma referência que aponta para as relações conflitivas existentes dentro da sociedade e que estavam mascaradas pelo sucesso do Estado de Bem-Estar Social”

(SCHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. p. 236).

Sobre o trecho, é CORRETO afirmar que se refere ao movimento criminológico

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Sobre a teoria criminológica da associação diferencial, analise as assertivas abaixo:

I. O comportamento delituoso se aprende do mesmo modo que o indivíduo aprende também outras condutas e atividades lícitas, em sua interação com pessoas e grupos e mediante um complexo processo de comunicação.

II. O delito não é algo anormal nem sinal de uma personalidade imatura, senão um comportamento ou hábito adquirido, isto é, uma resposta a situações reais que o sujeito aprende.

III. A pobreza e a classe social são fatores suficientes para a explicação da tendência de alguém para o crime, no contexto das teorias da aprendizagem.

IV. O indivíduo aprende assim não só a conduta delitiva, senão também os próprios valores criminais, as técnicas comissivas e os mecanismos subjetivos de racionalização (justificação ou autojustificação) do comportamento desviado.

São CORRETAS apenas as assertivas:

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Sobre o método, o objeto e as funções da criminologia, considera-se:

I. A luta das escolas (positivismo versus classicismo) pode ser traduzida como um enfrentamento entre adeptos de métodos distintos; de um lado, os partidários do método abstrato, formal e dedutivo (os clássicos) e, de outro, os que propugnavam o método empírico e indutivo (os positivistas).

II. Uma das características que mais se destaca na moderna Criminologia é a progressiva ampliação e problematização do seu objeto.

III. A criminologia, como ciência, não pode trazer um saber absoluto e definitivo sobre o problema criminal, senão um saber relativo, limitado, provisional a respeito dele, pois, com o tempo e o progresso, as teorias se superam.

Estão CORRETAS as assertivas indicadas em:

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Sobre as principais categorias dos delinquentes propostas por Enrico Ferri, analise as hipóteses abaixo enumeradas:

I. O delinquente nato caracterizava-se pela impulsividade ínsita que fazia que o agente passasse à ação por motivos absolutamente desproporcionais à gravidade do delito.

II. O delinquente louco era levado ao crime pela enfermidade mental e pela atrofia do senso moral.

III. Nascido e crescido em um ambiente de miséria moral e material, o delinquente ocasional começava com leves falhas até uma escalada obstinada no crime.

IV. O delinquente habitual era condicionado por influência de circunstâncias ambientais, tais como injusta provocação, necessidades familiares ou pessoais, comoção pública etc.

Estão CORRETAS as assertivas:

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As correntes do neorrealismo de esquerda, da teoria do direito penal mínimo e do pensamento abolicionista são desdobramentos da 
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A relação entre Criminologia e Direito Penal está evidenciada de forma CORRETA em:
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Ao conduzir sua argumentação tendo como ponto de referência a criminologia crítica e a genealogia do poder desenvolvida por Michel Foucault, Thiago Fabres de Carvalho assume a dignidade humana como “condição antropológica existencial da comunidade política”, eixo central das reflexões criminológicas sobre o controle penal da subcidadania no Brasil.

Nesse sentido, avalie as assertivas abaixo:

I. A visão da condição humana apresentada por Hannah Arendt, formada pelo conjunto da vita activa, é absolutamente apropriada para se apreender o inicial significado da dignidade humana como elemento existencial instituinte da comunidade política, pois a condição humana não se confunde com a busca de uma natureza humana universal, intrínseca, o que remeteria a uma espécie de deidade.

II. A partir das reflexões de Axel Honneth, a dignidade humana determina a condição de pluralidade da comunidade política, de modo que a construção da realidade social, costurada, sobretudo, na esfera pública, é engendrada a partir da necessidade da manifestação da diversidade e, por conseguinte, da luta por reconhecimento.

III. A construção do sentido subjetivo e social da dignidade, possibilitada pelas experiências de reconhecimento, assume uma importância decisiva na reflexão criminológica, uma vez que a valorização negativa de determinados indivíduos ou grupos, isto é, a produção social da invisibilidade, convertese em gravíssimos problemas de integração social.

São CORRETAS as assertivas:

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A respeito dos objetos da Criminologia, analise as assertivas abaixo:

I. O conceito de delito para a Criminologia é o mesmo para o Direito Penal, razão pela qual tais disciplinas se mostram complementares e interdependentes.

II. Desde os teóricos do pensamento clássico, o centro dos interesses investigativos da primitiva Criminologia sempre esteve no estudo do criminoso, prisioneiro de sua própria patologia (determinismo biológico), ou de processos causais alheios (determinismo social).

III. O controle social consiste em um conjunto de mecanismos e sanções sociais que pretendem submeter o indivíduo aos modelos e às normas comunitários. Para alcançar tais metas, as organizações sociais lançam mão de dois sistemas articulados entre si: o controle social informal e o controle social formal.

IV. A particularidade essencial da vitimologia reside em questionar a aparente simplicidade em relação à vítima e mostrar, ao mesmo tempo, que o estudo da vítima é complexo, seja na esfera do indivíduo, seja na interrelação existente entre autor e vítima.

São CORRETAS apenas as assertivas:

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Leia com atenção trechos da reportagem abaixo:

 

Pesquisa inédita diz que não há relação direta entre homicídios na zona sul de São Paulo e o tráfico de drogas

Estudo desvincula tráfico de violência

    Pesquisa inédita reproduz a geografia das drogas em São Paulo e revela que não se pode associar diretamente o tráfico à violência, principalmente aos homicídios.

    Mostra também que a maconha é a droga mais apreendida e que ela é mais usada em bairros de classe média da região sudoeste da cidade, como Pinheiros, Campo Belo e Vila Mariana.

    O estudo, realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política (Fesp), com apoio do Ilanud, órgão da ONU que trata da violência, e do Conen (Conselho Estadual de Entorpecentes), fez o levantamento das prisões de pessoas acusadas de uso e de tráfico de drogas nos distritos policiais da capital, durante o segundo semestre de 1996. O trabalho foi concluído no final de 1997.

    Nesse período, houve 501 casos de apreensão de maconha, 362 de cocaína e 358 de crack. A maconha representou mais de um terço das apreensões.

    Segundo a pesquisa, o maior volume de prisões de traficantes acontece no centro e na zona norte da cidade. Nessas regiões, estão os bairros onde ocorreram entre 6 e mais de 20 prisões de traficantes no segundo semestre de 1996.

    De acordo com o chefe do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano de São Paulo), coronel Valdir Suzano, a distribuição do efetivo da PM é proporcional à quantidade de habitantes de cada região da cidade, o que, em princípio, descartaria a hipótese de um número menor de apreensões de drogas na zona sul em razão de uma menor presença da polícia.

    O estudo questiona a habitual vinculação dos homicídios ocorridos na zona sul ao envolvimento de seus autores e vítimas com o tráfico ou o uso de drogas.

    Segundo o DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa), 40% das chacinas ocorridas na região sul de São Paulo têm envolvimento de drogas.

    No entanto, de acordo com a pesquisa da Fesp, na região sul, a mais violenta da cidade, é onde acontece o menor número de prisões por causa de drogas.

    "A Seccional Santo Amaro vem sendo a campeã dos homicídios na cidade (em sua área ocorrem cerca de 25% dos assassinatos da capital). Contudo, apresenta taxa pequena ou média de tráfico", disse o pesquisador Guaracy Mingardi.

    "Portanto, não se pode dizer que exista uma correlação imediata entre homicídio e tráfico de entorpecentes."

    Segundo Mingardi, a alta incidência de criminalidade na zona sul pode ser explicada pela ocupação desordenada da região.

    "Lá é a zona desorganizada, de ocupação recente. Ela é mais violenta porque não há uma sociabilidade antiga que una as pessoas. É uma região pobre, sem infraestrutura, onde predomina a cultura da violência. O tráfico mata, mas não é tanto quanto se supõe".

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff12069801.htm

De acordo com a teoria da ecologia criminal formulada pela Escola de Chicago, aplicada à reportagem, é INCORRETO afirmar:
38
No que diz respeito aos objetos da Criminologia, estão corretas as assertivas, EXCETO:
39

Analise as seguintes afirmativas sobre as pastas disponíveis no Microsoft Outlook, versão português do Office 2010:

I – O ícone corresponde à pasta “Itens Enviados".

II – O ícone corresponde à pasta “Caixa de Entrada".

III – O ícone corresponde à pasta “Rascunhos".

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

40

Os certificados digitais da ICP-Brasil variam de acordo com a sua aplicação e nível de segurança exigida. Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de certificados ICP-Brasil:

 

I – Tipo A: utilizado para assinaturas digitais de todos os tipos de documentos e indicado para profissionais autônomos, empresas e órgãos públicos que têm uma grande demanda de arquivos e que precisam de validações rápidas para otimizar o tempo e reduzir os custos.

II – Tipo S: utilizado para documentos confidenciais, pois só permite a decodificação do arquivo por pessoas autorizadas. Indicado para arquivos e transações que exigem segurança máxima e que são extremamente sigilosos.

III – Tipo T: conhecido como carimbo do tempo, serve como evidência de data e hora para as transações digitais. É utilizado em conjunto com os outros tipos de certificados digitais e é essencial para garantir a temporalidade e a tempestividade dos documentos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:

41
Animações disponíveis na categoria de efeitos “Entrada” do Microsoft PowerPoint, versão português do Office 2010, EXCETO:
42

É possível atualizar o envio e o recebimento de itens como mensagens de e-mail, compromissos do calendário e tarefas por meio das opções disponíveis na guia “Enviar/Receber” do Microsoft Outlook, versão português do Office 2016.

única opção da guia “Enviar/Receber” que está corretamente descrita é: 

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Considere a seguinte planilha do Microsoft Excel, versão português do Office 2016:

Imagem associada para resolução da questão

Analise as seguintes afirmativas sobre a planilha apresentada: 

I –   O conteúdo da célula D4 poderia ser “=C4/C6”. II –  O conteúdo da célula C6 poderia ser “=SOMA(C3;C5) III – O conteúdo da célula D6 poderia ser “=(C3+C4+C5)/C6” 

Está CORRETO o que se afirma em:
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O tipo de malware que modifica ou substitui um ou mais programas existentes para ocultar o fato de que um computador tenha sido comprometido, ocultando vestígios de ataque, é:
45
Analise as seguintes afirmativas sobre as funções disponíveis no Microsoft Excel, versão português do Office 2016: 

I – A função CONT.NÚM calcula o número de células em um intervalo que contém números. II – A função MOEDA converte um número em texto utilizando o formato de moeda. III – A função ARRUMAR retira todos os espaços de um texto. 

Estão CORRETAS as afirmativas:
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A opção do grupo “Incluir” da guia “MENSAGEM” da janela de edição de uma nova mensagem no Microsoft Outlook, versão português do Office 2013, que permite, por exemplo, enviar um documento do Word como anexo em uma mensagem é:
47

Analise as seguintes afirmativas sobre os gráficos disponíveis no Microsoft Excel, versão português do Office 2010:

I – O ícone corresponde a um gráfico de Área.

II – O ícone corresponde a um gráfico de Barras.

III – O ícone corresponde a um gráfico de Linhas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

48

Considere a planilha abaixo do Microsoft Excel, versão português do Office 2013:

 

Imagem associada para resolução da questão

Considerando que se deseja copiar (Ctrl+C) a célula C5 e colar (Ctrl+V) no intervalo de células C6:C9 para que cada célula deste intervalo tenha o seu valor multiplicado pelo valor da célula C2 corretamente, o conteúdo da célula C5 deveria ser:
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São exemplos de atalhos padrão disponíveis na seção “Favoritos” do Windows Explorer do Microsoft Windows 7, versão português, EXCETO:
50
Considere que a primeira mensagem da “Caixa de entrada” do Microsoft Outlook, versão português do Office 2016, está selecionada.
A opção correta do grupo “Excluir” da guia “Página Inicial” que irá mover as mensagens atuais e futuras da conversa selecionada para a pasta Itens Excluídos, é: 
51
Os comportamentalistas ou behavioristas consideram a experiência ou a experimentação planejada como base do conhecimento. O representante da “análise funcional” do comportamento é:
52

Analise as afirmativas:

I. A Pedagogia Tecnicista no Brasil iniciou-se na sombra da Pedagogia Nova, na década de 1950, com base no progressivismo de Dewey e se firmou nos anos 60, com base no behaviorismo e na abordagem sistêmica.

II. A ênfase da Pedagogia Tecnicista dada pelas teorias de aprendizagem vai privilegiar o conceito de que aprender é modificar comportamento.

III. A introdução do tecnicismo no Brasil se funde com os interesses do regime militar que, além de adequar a educação à sua orientação político-econômico-ideológica, visa também a inserir a escola nos modelos de racionalização da produção capitalista.

Está CORRETO o que se afirma em:

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A metodologia da Pedagogia Libertadora envolve toda uma preparação prévia com várias etapas que se referem à coleta e ao tratamento do conteúdo programático. Analise as assertivas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Processo de investigação do conteúdo programático, a partir das condições existenciais em que vivem os indivíduos do grupo com que se vai trabalhar.

( ) Seleção das contradições sociais relevantes ou das situações-limite com que serão elaboradas as codificações.

( ) Tratamento dos dados por especialistas em disciplinas científicas e inclusão de temáticas complementares, destinadas a favorecer uma visão integrada da realidade social, ou seja, da sistematização do conteúdo.

( ) Preparo dos materiais e equipamentos para o trabalho dos animadores culturais – sugestões e critérios.

( ) Propostas de estruturas que possam facilitar o desvelamento dos fatos codificados, em atividades a serem diretamente desenvolvidas nos círculos de cultura.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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Imagem 001.jpg

Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que:

I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.

II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos ofcial, oculto e em ação.

III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.

IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.

Estão CORRETAS as afrmativas:
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O Calendário Escolar é um documento que apresenta os dias letivos, os feriados, os recessos e as férias, mas também as atividades, as reuniões e as festividades. Sua finalidade é orientar a comunidade escolar e os familiares dos estudantes sobre a programação e a condução do processo escolar de todo o ano da instituição.

Sobre esse tema, identifique com V ou F as afirmativas, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) Todo Calendário Escolar deve garantir, no mínimo, 200 dias letivos e carga horária de 833 horas e 20 minutos, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

( ) No Ensino Fundamental, deve estar prevista a jornada de, no mínimo, 4 horas de trabalho, incluindo o tempo destinado ao recreio.

( ) A abertura da escola nos finais de semana faz parte das atividades educativas e comunitárias e, sendo obrigatória, é responsabilidade da direção da escola encontrar formas para seu efetivo funcionamento.

( ) O dia letivo é aquele em que professores e estudantes desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem, de caráter obrigatório, independentemente do local onde sejam realizadas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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O planejamento é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade pela organização. Todo juízo formado sobre o futuro da entidade baseia-se, mais ou menos conscientemente, numa leitura explícita ou implícita da realidade feita pelas pessoas. Nesse sentido, o planejamento deve atender a três aspectos em todo o seu desenvolvimento em grupo, a saber:

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A concepção construtivista reúne uma série de princípios que permitem compreender a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem e que se articulam em torno da atividade intelectual implicada na construção do conhecimento. Em relação aos princípios da concepção construtivista, analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado da sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão, e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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Em 2017, foi aprovada a Lei n.º 13.415, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, estabelecendo mudanças na estrutura do ensino médio.
Sobre o que foi estabelecido, está INCORRETO afirmar:
59

Segundo Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano. A hierarquia das necessidades humanas é:

( ) segurança

( ) fisiológicas

( ) estima

( ) sociais

( ) auto realização

A sequência numérica que corresponde corretamente a essa pirâmide de importância é:

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Mizukami (1985) afirma que, na Pedagogia Libertadora, “O homem chegará a ser sujeito através da reflexão sobre seu ambiente concreto: quanto mais ele reflete sobre a realidade, sobre a sua própria situação concreta, mais se torna progressiva e gradualmente consciente, comprometido a intervir na realidade para mudá-la".

Analise as assertivas a seguir e verifique aquelas que compõem as ideias centrais da educação problematizadora.

I. Uma pessoa só conhece bem algo quando o transforma, transformando-se ela também no processo.

II. A solução de problemas implica a participação ativa e o diálogo constante entre alunos e professores.

III. A aprendizagem torna-se uma pesquisa em que o aluno passa de uma situação sincrética ou global do problema a uma visão analítica do mesmo através da teorização para chegar a uma síntese.

Está CORRETO o que se afirma em: