1

No que se refere ao texto precedente, julgue o item que se segue.

A ideia principal do texto é a relação entre sofrimento e felicidade: as botas apertadas representam a dor, o sofrimento; descalçá-las representa o prazer, a “felicidade terrestre" (R.12).

2

Com relação às ideias do texto, julgue:

De acordo com o texto, quando estamos indignados e sozinhos, elaboramos mentalmente grandes argumentações contra aquilo que definimos como alvo da nossa revolta
3

A respeito das ideias do texto CB1A1BBB, julgue os itens a seguir.

Para o autor do texto, é um contrassenso a proposta de tornar a LRF mais rigorosa.
4

No que se refere às ideias, aos fatores de textualidade do texto 6A1AAA e à variação linguística, julgue o seguinte item.

Infere-se dos sentidos do texto que, no trecho “também a sentença que antes parecera imutável para todo o sempre oferece subitamente outra interpretação" (R. 36 e 37), o autor se refere à variação da língua no tempo, ou seja, ao fato de que, com a mudança linguística, novas interpretações são atribuídas aos enunciados.

5

Com relação aos aspectos linguísticos desse texto, julgue o item a seguir.

A retirada do sinal indicativo de crase em “às gargalhadas" (ℓ.7) preservaria os sentidos e a correção gramatical do texto.

6

Julgue o próximo item, relativos às estruturas linguísticas do texto 6A2BBB.

Se a expressão “uma visão revolucionária" (R.27) fosse substituída por ideias revolucionárias, seria necessário alterar a forma verbal “Trata-se" para Tratam-se, para se manter a correção gramatical do texto.

7

Com base no texto CB1A1CCC, escrito por uma juíza acerca de casos de violência doméstica, julgue o item a seguir.

A alteração da forma verbal “deixavam" (R.11) para o singular — deixava — não comprometeria a correção gramatical do período em que tal forma aparece, mas modificaria seu sentido original.

8

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue o próximo item.

Embora haja semelhança de sentido entre os verbos divergir e diferir, a substituição da forma verbal “divirja" (R.14) por difere prejudicaria a correção gramatical do texto.

9

Julgue os itens que se seguem com base em aspectos linguísticos do texto 1A1. 

Haveria prejuízo da correção gramatical do texto caso o trecho “em que se expede mandado” (segundo período do terceiro parágrafo) fosse reescrito como em que expede-se mandado
10

Com base nas ideias desenvolvidas nos textos VI, VII, VIII e IX, julgue (C ou E) o item que se segue.

Na variedade culta da língua portuguesa falada ou escrita no Brasil, além da ocorrência de expressões como “podem assinalar-se” (l.1), em que o pronome aparece em ênclise à forma verbal infinitiva, verifica-se a ocorrência de próclise a essa forma verbal — podem se assinalar —, ambas consideradas corretas pela gramática.

11

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

A inserção de uma vírgula logo após a palavra “perfeição” (último período do último parágrafo) prejudicaria a correção gramatical do texto.
12

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.

Seria incorreta a inserção de dois-pontos imediatamente após o trecho “é necessário” (ℓ. 24 e 25).
13

Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item subsequente.

Sem prejuízo da correção gramatical do texto, o pronome “se”, em “pode-se dar” (primeiro período do segundo parágrafo), poderia ser colocado em seguida ao verbo “dar”, reescrevendo-se o trecho da seguinte forma: pode dar-se.
14

Em relação à pontuação empregada no texto 10A1-I, julgue o item a seguir.

A junção do terceiro e do quarto períodos do quarto parágrafo em um só, substituindo-se o ponto após “feminino” pelo sinal de dois-pontos, ainda que feito o devido ajuste de maiúsculas e minúsculas, provocaria incorreção gramatical no texto.

15

Acerca dos aspectos linguísticos e das ideias do texto acima, julgue os itens seguintes.

No trecho “respostas às demandas" (L.20), o emprego do sinal

indicativo de crase justifica-se pela regência do substantivo

“respostas", que exige complemento antecedido da preposição

a, e pela presença de artigo feminino plural que determina

“demandas".

16

Em relação à pontuação empregada no texto 10A1-I, julgue o item a seguir.

A eliminação da vírgula após o vocábulo “cotidiano” (segundo período do segundo parágrafo) causaria incorreção gramatical no texto, visto que é obrigatório o emprego de vírgula para isolar oração adverbial antecipada à principal, qualquer que seja a sua extensão.

17



Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do

texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.

O sinal indicativo de crase em “às mulheres” (R.4) é facultativo.
18
Texto CB2A1-I
 
As mãos que criam, criam o quê?
 
A ancestralidade de dona Irinéia mostra-se presente em suas peças feitas com o barro vermelho da sua região. São cabeças, figuras humanas, entre outras esculturas que narram, por meio da forma moldada no barro, episódios históricos, lutas e conquistas vividos pelos moradores de sua comunidade e do Quilombo de Palmares.
Um exemplo é a escultura que representa pessoas em cima de uma jaqueira e que se tornou uma peça muito conhecida de dona Irinéia. A jaqueira se tornou objeto de memória, pois remonta a uma enchente, durante a qual ela e suas três irmãs ficaram toda a noite em cima da árvore, esperando a água baixar.
O manejo da matéria-prima é feito com a retirada do barro que depois é pisoteado, amassado e moldado. As peças são então queimadas, e ganham uma coloração naturalmente avermelhada.
Irinéia Rosa Nunes da Silva é uma das mais reconhecidas artistas da cerâmica popular brasileira. A história de dona Irinéia, mestra artesã do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2005, está entrelaçada com a história do povoado quilombola Muquém, onde nasceu em 1949. O povoado pertence ao município de União dos Palmares, na zona da mata alagoana, e se encontra próximo à serra da Barriga que carrega forte simbolismo, pois é a terra do Quilombo dos Palmares.
Por volta dos vinte anos, dona Irinéia começou a ajudar sua mãe no sustento da família, fazendo panelas de barro. Entretanto, o costume de fazer promessas aos santos de quem se é devoto, quando se está passando por alguma provação ou doença, fez surgir para a artesã outras encomendas. Quando a graça é alcançada, costuma-se levar a parte do corpo curado representado em uma peça de cerâmica, como agradecimento para o santo. Foi assim que dona Irinéia começou a fazer cabeças, pés e assim por diante.
Até que um dia, uma senhora que sofria com uma forte dor de cabeça encomendou da ceramista uma cabeça, pois ia fazer uma promessa ao seu santo devoto. A senhora alcançou sua graça, o que fez com que dona Irinéia ficasse ainda mais conhecida na região. Chegou, inclusive, ao conhecimento do SEBRAE de Alagoas, que foi até dona Irinéia e ofereceu algumas capacitações que abriram mais possibilidades de produção para a ceramista. O número de encomendas foi aumentando e, com ele, sua imaginação e criatividade que fizeram nascer objetos singulares.
Em Muquém, vivem cerca de quinhentas pessoas que contam com um posto de saúde, uma escola e a casa de farinha, onde as mulheres se reúnem para moer a mandioca, alimento central na comunidade, assim como de tantos outros quilombos no Nordeste. No dia a dia do povoado, o trabalho com o barro também preenche o tempo de muitas mulheres e alguns homens que se dedicam à produção de cerâmica, enquanto ensinam as crianças a mexer com a terra, produzindo pequenos bonecos.
 
Internet: (com adaptações). 

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item seguinte.

Em “A jaqueira se tornou objeto de memória” (segundo parágrafo), o deslocamento da forma pronominal “se” para logo após a forma verbal “tornou” — escrevendo-se tornou-se — prejudicaria a correção gramatical do texto.

19

Considerando os aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir.

A substituição da forma verbal “desenvolveram” (l.22) por desenvolveu manteria a correção gramatical do texto.

20



Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.

No trecho ‘o profissional de TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo e interessado em trabalhar com gestão de projetos’ (l.16-18), o termo ‘interessado’ qualifica ‘'o aprendizado’'.

21

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 2A1-II, julgue o item que segue:

O travessão empregado no último período do primeiro parágrafo confere ao trecho final do período, por ele isolado, um destaque, mas sua supressão manteria a correção gramatical do texto

22

De acordo com o Decreto n.º 1.171/1994 e suas alterações, julgue os itens seguintes, relativos à ética na administração pública.

Permite-se que o servidor deixe de utilizar avanços

tecnológicos disponíveis para atendimento a seu ofício.

23

Julgue o item seguinte, relativo ao regime dos servidores públicos federais e à ética no serviço público.

Comissões de ética são obrigatórias para todos os órgãos da administração pública federal direta, sendo facultativas para entidades da administração indireta.
24

Bruno, servidor contratado temporariamente para prestar serviços a determinado órgão público federal, praticou conduta vedada aos servidores públicos pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.



A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir à luz do disposto nos Decretos nº 1.171/1994 e nº 6.029/2007.

Mesmo prestando serviço de natureza temporária, Bruno está sujeito às disposições contidas no Decreto nº 1.171/1994.

25

Considerando as disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item a seguir, relativo à ética e à moral no serviço público.

Diante de uma situação urgente de escolha que exija do servidor público o cumprimento dos deveres fundamentais de rapidez e rendimento, ele deverá optar pela conduta legal, justa e conveniente, podendo desconsiderar o elemento ético, a fim de atender com maior efetividade ao interesse público.

26

José, servidor público estável de órgão do Poder Executivo

federal, durante o período de doze meses, faltou intencionalmente

ao serviço por cinquenta dias consecutivos, sem causa justificada.

A administração pública, mediante procedimento disciplinar

sumário, enquadrou a conduta de José como abandono de cargo.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor

Público Civil do Poder Executivo Federal, a conduta de José

é fator de desmoralização do serviço público.

27

Eduardo, servidor público em estágio probatório, frequentemente se ausentava de seu local de trabalho sem justificativa e, quando voltava, se apresentava nitidamente embriagado. Em razão desses fatos, a comissão de ética, tendo apreciado a conduta do servidor, decidiu aplicar a ele a penalidade de advertência. Eduardo foi, então, reprovado no estágio probatório e, por isso, foi demitido, sem que a administração pública tenha observado o contraditório e a ampla defesa. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A conduta de Eduardo — que se ausentava do trabalho e,

quando comparecia, estava embriagado — violou deveres e

vedações impostas ao servidor público pelo Código de Ética

Profissional do Servidor Público.

28

Carlos, formado em medicina, foi contratado

temporariamente pela União para atuar na rede de saúde do Rio de

Janeiro, de modo a apoiar eventual crescimento da demanda em

decorrência dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Durante o expediente,

ao atender um paciente que fazia uma consulta de rotina, não

emergencial, Carlos, sem conhecimento técnico nem capacitação

prévia, resolveu operar, sozinho, um aparelho de ressonância

magnética, danificando-o e gerando um prejuízo de mais de um

milhão de reais ao hospital. A comissão de ética, ao analisar a

conduta de Carlos, concluiu que ela seria passível de punição com

a penalidade de censura, mas deixou de aplicá-la por se tratar de

servidor temporário.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens

A comissão de ética agiu em desacordo com o Código de Ética

Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo

Federal, pois, na situação dada, o fato de Carlos ser servidor

temporário não o eximiria da observância do referido código,

razão por que a comissão deveria, sim, ter aplicado a

penalidade descrita.

29

Considerando as disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item a seguir, relativo à ética e à moral no serviço público.

A Comissão de Ética poderá aplicar pena de demissão ao servidor público que atentar contra a ética, desde que haja a devida motivação para o ato.
30
Acerca do Código de Ética Profissional do Servidor Público
Civil do Poder Executivo Federal, julgue os próximos itens.
O código de ética se caracteriza como decreto autônomo no que concerne à lealdade à instituição a que o indivíduo serve.
31

Eduardo, servidor público em estágio probatório, frequentemente se ausentava de seu local de trabalho sem justificativa e, quando voltava, se apresentava nitidamente embriagado. Em razão desses fatos, a comissão de ética, tendo apreciado a conduta do servidor, decidiu aplicar a ele a penalidade de advertência. Eduardo foi, então, reprovado no estágio probatório e, por isso, foi demitido, sem que a administração pública tenha observado o contraditório e a ampla defesa. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A penalidade de advertência aplicada pela comissão de ética

encontra-se prevista no Código de Ética Profissional do

Servidor Público.

32

Com base no disposto na legislação administrativa, julgue o item a seguir.

A punição prevista para servidor por desvio de conduta ética reconhecido por comissão de ética é a censura ética.

33

De acordo com o Decreto n.º 1.171/1994 e suas alterações, julgue os itens seguintes, relativos à ética na administração pública.

A Comissão de Ética somente pode aplicar a pena de censura ao servidor faltoso.

34
De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, julgue os itens que se seguem.
Considere que um agente de polícia tenha utilizado uma caminhonete da polícia civil para transportar sacos de cimento para uma construção particular. Nesse caso, o agente cometeu ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito.
35
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo administrativo e à
improbidade administrativa.
O servidor público que lesionar o patrimônio público deve ressarcir integralmente o dano, ainda que sua ação ou omissão seja culposa.
36
Considerando a hipótese de que, no seu exercício profissional, determinado servidor público tenha utilizado, para fins de interesse particular, os serviços de servidor subordinado a ele, julgue o item seguinte.

A atuação do superior hierárquico, nesse caso, constitui ato de improbidade administrativa que importa lesão ao erário.
37

Com base nas disposições da Lei de Improbidade Administrativa e na jurisprudência do STJ acerca dos aspectos processuais da ação civil pública de responsabilização por atos de improbidade, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Em uma ação de improbidade administrativa com pedido cumulado de ressarcimento ao erário, foi decretada a indisponibilidade de bens. Por ocasião da sentença, o juiz reconheceu a prescrição da pretensão de impor sanções decorrentes dos atos de improbidade.

Assertiva: Nessa situação, a medida de indisponibilidade de bens deverá ser revogada.

38

A respeito de atos de improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem de acordo com o disposto na Lei de Improbidade Administrativa.

A referida lei é aplicável, no que couber, ao particular que

concorrer para a prática de ato ímprobo ou que dele se

beneficie.

39
Julgue os itens que se seguem, em relação à improbidade
administrativa.
Aquele que viola os deveres de legalidade e quem retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício pratica ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.
40

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue:  

A incidência da referida lei independe de percepção de remuneração decorrente do exercício da função pública pelo agente.

41

Considerando os conceitos, princípios e valores da ética e da moral, bem como o disposto na Lei n.º 8.429/1992, julgue o item a seguir.

As sanções aplicáveis nos casos de enriquecimento ilícito são cabíveis apenas para agentes públicos, excluindo-se a possibilidade de responsabilização administrativa de pessoa que não exerça mandato, cargo, emprego ou função administrativa.

42

Em relação aos princípios aplicáveis à administração pública, julgue o próximo item.

Em decorrência do princípio da segurança jurídica, é proibido que nova interpretação de norma administrativa tenha efeitos retroativos, exceto quando isso se der para atender o interesse público.

43
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo administrativo e à
improbidade administrativa.
Em todos os processos administrativos, o servidor deve estar obrigatoriamente assistido por advogado, sob pena de nulidade dos atos praticados.
44

Julgue o item a seguir, relativo aos atos administrativos.

O ato administrativo praticado com desvio de finalidade pode ser convalidado pela administração pública, desde que não haja lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros.

45
No que se refere a improbidade administrativa e processo administrativo, julgue os itens subsequentes. 
Percebendo-se a participação de três órgãos, poderá ser instaurado o procedimento de decisão coordenada, o qual também exige relevância da matéria e discordância que prejudique a celeridade do processo administrativo decisório.
46
Com base no disposto na Lei n.o 9.784/1999, que regula o processo
administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue
os itens a seguir.
O indeferimento da alegação de suspeição pode ser objeto de recurso, cujos efeitos serão devolutivo e suspensivo.
47

Com base no disposto na legislação administrativa, julgue o item a seguir.

De acordo com a Lei n.º 9.784/1999, o recurso administrativo tramitará, no máximo, por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal contrária.
48

Tendo como referência a jurisprudência dos tribunais superiores relativa a desapropriação, improbidade administrativa e processo administrativo, julgue o seguinte item.

Situação hipotética: João, ao ter completado cinquenta anos de idade, apresentou requerimento a órgão público federal, o que culminou na abertura de processo administrativo. No procedimento, ele anexou documento probatório da sua condição de portador de doença crônica grave no fígado e requereu à autoridade competente a declaração da prioridade de tramitação do feito. Assertiva: Nessa situação, o benefício de tramitação prioritária deverá ser deferido.

49

Com relação ao processo administrativo federal, julgue o item que se segue.

A desistência do interessado em relação a processo administrativo iniciado por ele próprio implica arquivamento dos autos, não podendo a administração pública dar prosseguimento ao processo.
50

A respeito do processo administrativo, julgue os itens subsequentes.

O reconhecimento de firmas por notário oficial é obrigatório

na realização dos atos do processo administrativo.

51

Com referência à evolução recente do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), que já conta com vinte e cinco anos de existência, julgue o item subsequente.

O MERCOSUL tem buscado ampliar o número de acordos com outros países e blocos, o que pode ser exemplificado pela retomada das negociações para um acordo com a União Europeia e pela busca de maior cooperação com a Aliança do Pacífico.

52
Segundo dados do IBGE, 6,4% dos brasileiros têm, hoje, 65 anos
de idade ou mais. Em 2050, serão 18,8%, ou quase três vezes
mais. Com referência a essa informação, julgue os itens a seguir.
Considere-se que a população brasileira seja, hoje, de 180 milhões de habitantes. Nessa situação, é correto afirmar que, hoje, há mais de 11 milhões de brasileiros com 65 anos de idade ou mais.
53
Entre os 34 milhões de jovens de 18 a 29 anos de idade
domiciliados nas cidades brasileiras, 21,8% têm o curso
fundamental incompleto e 2,4% são formalmente analfabetos, o
que faz pensar em quantos o serão de fato. A incidência do
analfabetismo e da evasão escolar difere entre estados e regiões.
Esses jovens excluídos aparecem em maior proporção (35%) no
Nordeste e menor (18%) no Sudeste.
Esse quadro tem causas mais profundas do que as
imaginadas pelo senso comum. A necessidade de trabalhar e
sustentar a família é o caso de 17% do 1,7 milhão de jovens entre
15 e 17 anos de idade que abandonaram os estudos; 44% dos que
não estudam mais nessa faixa de idade também não trabalham.
Ao justificar a razão pela qual abandonaram a escola, quatro em
cada dez jovens disseram ter perdido o interesse ou a convicção
de que a escolaridade os ajudaria a conquistar um bom emprego.
Mesmo a gravidez entre adolescentes é vista como um elemento
que dificulta a volta à escola, enão propriamente como a causa
de abandono.
Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

Nos dias atuais, bem mais do que no passado distante, generaliza-se entre os analistas da sociedade contemporânea a convicção de que a educação desempenha, no mínimo, um duplo e essencial papel, isto é, o de formar cidadãos e o de preparar profissionais para um mundo do trabalho inovador, assentado no conhecimento científico-tecnológico.
54
Segundo dados do IBGE, 6,4% dos brasileiros têm, hoje, 65 anos
de idade ou mais. Em 2050, serão 18,8%, ou quase três vezes
mais. Com referência a essa informação, julgue os itens a seguir.
Considere-se que em 2050 a população brasileira com idade inferior a 65 anos seja de 162,4 milhões de pessoas. Nessa situação, a população brasileira em 2050 será superior a 205 milhões de habitantes.
55
Segundo dados do IBGE, 6,4% dos brasileiros têm, hoje, 65 anos
de idade ou mais. Em 2050, serão 18,8%, ou quase três vezes
mais. Com referência a essa informação, julgue os itens a seguir.
Considere-se que, hoje, dos brasileiros com 65 anos ou mais de idade, mais de 5 milhões sejam do sexo feminino. Nessa situação, se a população brasileira for, hoje, de 180 milhões de pessoas, menos de 3,8% são do sexo masculino e têm 65 anos de idade ou mais.
56

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

A produção de materiais de boa qualidade informativa e a exposição entusiástica pelo professor na transmissão de seus conhecimentos para os estudantes constitui a base dos princípios construtivistas.
57

Julgue os próximos itens, relativos à educação de adultos.

A alfabetização e a formação profissional são eixos de atuação no campo da educação de adultos; a formação continuada, por sua vez, diz respeito ao campo da pedagogia de educação corporativa.
58

O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Princípios instrucionistas ou conteudistas contribuem para as práticas de cidadania no cotidiano escolar.

59

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Na construção do projeto político-pedagógico, a avaliação, que deve ser realizada na fase inicial do projeto, e a elaboração do plano de ação precedem o diagnóstico da realidade da instituição.
60

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

É facultado aos gestores do projeto compartilhar com outros profissionais o planejamento, a avaliação, o acompanhamento e a provisão de recursos dos diversos modelos de planejamento.
61

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.

A ação em projetos sociais parte do pressuposto de que a educação não está ligada apenas ao ambiente escolar. Suas práticas estão vinculadas a todas as relações de socialização no dia a dia do indivíduo e alinhadas à realidade em que o sujeito está inserido.
62

A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir

A opção pela formação por meio das trilhas de aprendizagem reduz a responsabilidade da empresa, uma vez que o empregado traça, de forma autônoma, os caminhos a serem seguidos, buscando a sua formação de maneira independente.
63

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.

A gestão do conhecimento está associada à evolução da teoria organizacional e se restringe à adoção de práticas gerenciais que visem aprimorar comportamentos individuais e transformar a organização em um ambiente favorável ao cumprimento das regras nela estabelecidas.
64
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.
Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.
65

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

De acordo com a concepção construtivista, a ação didática pode ser estabelecida a partir da Internet, importante ferramenta da atual era das tecnologias da informação e comunicação capaz de auxiliar o entendimento dos estudantes a respeito da ação do homem no espaço.

66

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Por ser um instrumento norteador do trabalho de formação da organização, o projeto político-pedagógico deve ser elaborado por especialistas, sem a participação da equipe de formação, a quem cabe a sua execução.
67

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Para o behaviorismo, aprendizagem é compreendida como mudança nos esquemas mentais do indivíduo resultante de novas experiências, que, por sua vez, resultam em mudanças de comportamento.
68

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.

A educação, no cenário atual, congrega aspectos formais, não formais e informais, mas, a depender da concepção do profissional, as práticas contempladas em projetos sociais tanto podem proporcionar mudanças sociais quanto manter a realidade antes existente, não concretizando sua função principal.
69

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

A escola deve se limitar a ensinar como os fenômenos da ciência ocorrem, evitando processos de construção da ciência, os quais frequentemente retiram o foco da aprendizagem.
70

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

As novas configurações familiares se estabelecem por laços de afeto.
71

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24. Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.
72

Considerando o relato apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento de pessoas surdocegas.

Apesar do seu pseudoisolamento, a pessoa surdocega apresenta grande habilidade em presumir eventos futuros a partir de pistas do ambiente.
73

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A ação da equipe gestora de convocar pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade representa uma forma de participação popular no planejamento e na organização da educação.
74

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Deve-se evitar estabelecer juízos de valor ou abordar questões políticas e ideológicas no projeto político-pedagógico, uma vez que tal documento deve se restringir à identificação dos meios necessários para que a instituição educacional atinja os objetivos planejados.
75

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.

A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.
76

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Émile Durkheim, a educação é um processo social que propicia a convivência em sociedade; portanto, educação é socialização.
77

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.

A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.
78
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma
concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória,
julgue os seguintes itens
Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.
79

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A definição de novas ações que abordem as diferenças sociais e culturais dos estudantes pode implicar a renovação das práticas pedagógicas dos docentes dessa escola.
80

No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.

A educação ambiental, ao assumir função transformadora na sociedade, responsabiliza o sistema social pela modificação ambiental no mundo atual, porém, ao mesmo tempo, exclui os indivíduos nesse processo.
81

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.

A ação pedagógica no contexto dos projetos sociais está voltada à inserção social dos sujeitos envolvidos, razão por que dispensa a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos.
82

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.

As práticas educativas vinculadas a comunidades e grupos sociais e realizadas mediante a execução de projetos sociais estão direcionadas à educação não formal, cuja intenção é educar para a cidadania.
83

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A metodologia de construção do PPP adotada pela instituição na situação hipotética em questão tem como princípio a gestão democrática.
84
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.
Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.
85

Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.

Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.
86

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A proposta de ações para tratar das diferenças existentes entre os estudantes se configura como construção do currículo oculto da escola.
87

No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

No trabalho em equipe, tanto o líder quanto o gerente assumem as mesmas funções.
88

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item, com relação ao uso da resolução de problemas nas atividades avaliativas.

Dada a variedade de caminhos que podem ser tomados pelos alunos na apresentação de suas respostas, o uso da resolução de problemas deve ser evitado quando se objetiva avaliar se os alunos dominam os procedimentos matemáticos e utilizam os conhecimentos disponíveis para apresentar suas respostas.

89
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.
Na concepção liberal tecnicista, o papel da escola é preparar intelectualmente o aluno. Sendo assim, o compromisso da escola deve ser com a cultura e não com aspectos sociais.
90

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Segundo a concepção rogeriana, a aprendizagem significativa, além de envolver o indivíduo como um todo e provocar mudança no seu EU, é ameaçadora e autodirigida.
91

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.

As propostas de ensino de ciências que valorizem a experimentação devem proporcionar aos estudantes a chance de fazer observações de determinado fenômeno e formular e testar hipóteses.
92

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.

As TIC são meios de comunicação capazes de reunir, distribuir e compartilhar informações especificamente por meio de linguagens verbais.

93

No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

A capacitação para formação de equipes demanda a formação de lideranças.
94

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve

a construção do conhecimento voltada a constituir a consciência pessoal e totalizada, pois a realidade é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento.
95
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.
A escola, na tendência progressista crítico-social dos conteúdos, busca contribuir para que o aluno supere a experiência sintética do conhecimento, desenvolvendo uma visão sincrética.
96
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
A participação corporativa é considerada uma forma autoritária e a comunitária, liberal.
97
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Os conselhos não devem ser utilizados como substitutos da democracia representativa nem da participação popular direta em relação ao Poder Executivo.
98
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Por seu caráter de pluralidade, o orçamento participativo é considerado um exemplo da concepção revolucionária de participação.
99
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Na concepção liberal, a participação objetiva reformar a estrutura da democracia representativa e satisfazer as necessidades dos indivíduos considerados iguais.
100
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.