1


Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue

os itens subsequentes.

O texto é desenvolvido com base na ideia de que a

independência financeira é determinante para que as mulheres

conquistem sua autonomia.

2

Julgue o seguinte item, relativos aos sentidos e às ideias do texto CB4A1AAA.

Depreende-se do texto que o debate acerca da justiça organiza-se em torno de parâmetros básicos, mas que não há consenso quanto ao conceito de justiça e às formas concretas para alcançá-la entre filósofos e cientistas políticos do século XX.

3

Considerando os aspectos linguísticos e estilísticos do texto I, julgue (C ou E) o item seguinte.

A diplomata emprega a expressão “sanção discriminatória” (L.15) para se referir à seletividade e arbitrariedade de penas de morte aplicadas a indivíduos pobres ou pertencentes a minorias raciais, étnicas ou religiosas, sem estender a interpretação do conceito a práticas de genocídio.

4

No que se refere às ideias e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.

Na linha 18, a forma “no" desempenha a função de

complemento direto da forma verbal “Sabem" e funciona como

elemento de coesão, uma vez que retoma a informação

segundo a qual o diálogo com o corpo é gratificante.

5

Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

A substituição de “relacionada com a disciplina" (l.8) por relacionada à disciplina, embora mantivesse o sentido do texto, prejudicaria sua correção gramatical.

6

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

Na linha 12, os dois-pontos foram empregados com a finalidade de introduzir uma síntese das ideias enunciadas no primeiro parágrafo do texto.
7

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

 

Na linha 21, a correção gramatical do texto seria comprometida se o termo “se” fosse posicionado após a forma verbal “referem”, da seguinte forma: referem-se.
8

Em relação à pontuação empregada no texto 10A1-I, julgue o item a seguir.

A correção do texto seria prejudicada caso fosse suprimida do texto uma das vírgulas empregadas para isolar o vocábulo “inclusive” (terceiro período do segundo parágrafo).

9

Com relação aos textos 11A3BBB e 11A3CCC, julgue o próximo item.

Considerando-se os gêneros dos textos e as variedades da língua portuguesa, estaria adequado o emprego da próclise em “Parece-me" (R.25 do texto 11A3CCC), assim como está adequado seu emprego em “Me lembre" (R.9 do texto 11A3BBB).

10

Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação, observa-se na atualidade um processo de migração dos ambientes reais e analógicos para os virtuais e digitais. Inúmeros são os benefícios do oferecimento de produtos e da prestação de serviços no ambiente digital. No entanto, a exposição em rede costuma atrair riscos que, embora invisíveis, apresentam um potencial destrutivo alto: os ciberataques e o seu impacto para as organizações, as empresas e as pessoas envolvidas.

Os ataques cibernéticos podem ter como alvos pessoas, organizações políticas e sociais, empresas públicas e privadas, postos fiscais, tribunais, bases militares, autarquias e ministérios do Estado, variando conforme a motivação que os ensejou: interrupção de sistemas e serviços essenciais, resgate de valores em troca de arquivos criptografados, extração de dados, repercussão política ou até mesmo a lesão física de pessoas.

Gabriel Cemin Petry; Haide Maria Hupffer. O princípio da segurança na era dos ciberataques: uma análise a partir do escopo protetivo da LGPD. In: Revista CNJ, v. 7, n.º 1, jan.-jun./2023, p. 85-86 (com adaptações).

Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item seguinte.

Estaria preservada a correção gramatical do segundo parágrafo caso se inserisse uma vírgula após a palavra “alvos”. 

11

Ainda com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A2BBB, julgue os itens subsequentes.

O trecho “e também" (l24) poderia ser corretamente isolado

por vírgulas, recurso que lhe conferiria ênfase.

12

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do trecho da letra de música anteriormente apresentado, julgue o item que se segue.

Em “Mas não me deixe sentar" (v.11), a colocação do pronome “me" após a forma verbal “deixe" - deixe-me - prejudicaria a correção gramatical do trecho.

13

No que concerne aos aspectos linguísticos do texto CB1A1, julgue os próximos itens.

A correção gramatical do texto seria preservada caso o termo “públicas” (primeiro período do último parágrafo) estivesse flexionado no singular, da seguinte forma: pública
14

Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

Os termos “a crimes contra o público” (l. 11 e 12) e “de queixas” (l.14) complementam, respectivamente, os termos “relativos” e “investigações”.
15

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os seguintes itens.

No trecho “Anteriormente à primeira Constituição pátria” (l.4), o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.
16

  Na sociedade líquido-moderna da hipermodernidade globalizante, o fazer compras não pressupõe nenhum discurso. O consumidor — o hiperconsumidor — compra aquilo que lhe apraz. Ele segue as suas inclinações individuais. O curtir é o seu lema.

     Esse movimento social de hiperconsumismo, de vida para o consumo, guiou a pessoa natural para o caminho da necessidade, da vontade e do gosto pelo consumo, bem como impulsionou o descarte de cada vez mais recursos naturais finitos. Isso tem transformado negativamente o planeta, ao trazer prejuízos não apenas para as futuras gerações, como também para as atuais, o que resulta em problemas sociais, crises humanitárias e degradação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de afetar o desenvolvimento humano, ao se precificar o ser racional, dissolvendo-se toda solidez social e trazendo-se à tona uma sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores vorazes e indiferentes às consequências de seus atos sobre o meio ambiente ecologicamente equilibrado e sobre as gerações atuais e futuras.

     O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas.

     Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro. Nessa vida de hiperconsumo e para o hiperconsumo, a pessoa natural fica tentada com a gratificação própria imediata, mas, ao mesmo tempo, os cérebros não conseguem compreender o impacto cumulativo em um nível coletivo. Assim, um desejo satisfeito torna-se quase tão prazeroso e excitante quanto uma flor murcha ou uma garrafa de plástico vazia.

     O hiperconsumismo afeta não apenas a relação simbiótica entre o ser humano e o planeta, como também fere de morte a moral, ao passo que torna tudo e todos algo precificável, descartável e indiferente.

Fellipe V. B. Fraga e Bruno B. de Oliveira. O consumo colaborativo como mecanismo de desenvolvimento sustentável na sociedade líquido-moderna. LAECC.

Edição do Kindle (com adaptações). 

Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue. 

No último período do quarto parágrafo, o vocábulo “Assim” é um advérbio que se refere ao modo como um desejo satisfeito torna-se prazeroso e excitante. 

17
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Considerando os sentidos e aspectos lingüísticos do texto acima,
julgue os itens de 1 a 13.
No texto, o verbo "sair" (L.24) tem duplo sentido: o literal, "Passar-a-noite-a-céu-aberto" (L.24); e o figurado, protestar "contra o tédio e o convencionalismo burgueses" (L.23-24).
18

Texto CB1A1-I


        A emergência de uma grande variedade de plataformas
digitais, desde o final da década de 1990, provocou uma mudança
econômica radical e uma reorganização de mercados e arranjos
de trabalho. A economia de plataforma não está apenas mudando
a forma como o trabalho é realizado e remunerado. Os mercados
de trabalho também estão se transformando drasticamente,
levando a uma situação em que o “emprego padrão” é cada vez
mais suplementado ou substituído por trabalho temporário “fora
do padrão”, mediado por plataformas. Em um contexto de
crescente instabilidade macroeconômica, de desregulamentação
das relações de trabalho — em função do impacto disruptivo de
tecnologias digitais na intermediação dessas relações —,
verifica-se a emergência de novas formas de emprego “fora do
padrão”, que reforçam diversos tipos de “flexibilidade” —
temporal, espacial, gerencial e funcional, entre outras. Grande
parte dessas novas formas de emprego está vinculada à mediação
de plataformas digitais, que conectam ofertantes e demandantes
de trabalho.
        As plataformas digitais facilitam a articulação entre
ofertantes e demandantes de trabalho que, de outra forma,
poderiam ter dificuldades para interagir entre si, tornando a
realização de transações mais eficiente do que seria possível em
relacionamentos bilaterais entre as partes, fornecendo
infraestrutura e regras para sua realização. No âmbito dessas
plataformas, a correspondência (matching) entre ofertantes e
demandantes de trabalho pode ser feita de forma eficaz, por
exemplo, por meio de algoritmos que diminuem a quantidade de
tempo utilizado para encontrar trabalhadores adequados para
tarefas específicas, além de oferecer a base para o controle e
gerenciamento dessas tarefas.
        No entanto, a força de trabalho torna-se mais vulnerável,
pois as leis trabalhistas ainda se baseiam em um antigo sistema
“binário”, segundo o qual quem é empregado recebe direitos —
por exemplo, aviso de demissão ou férias pagas —, mas para
quem é contratado o acesso a esses direitos tende a ser
restringido. Assim, se o modelo de plataformas de trabalho com a
interveniência de uma gestão algorítmica oferece vantagens no
que se refere à flexibilidade sobre formas convencionais de
organização e gestão do trabalho, esse mesmo modelo suscita
questões relevantes como a distribuição desigual de
oportunidades, benefícios e riscos entre os agentes envolvidos,
bem como os possíveis custos sociais advindos de uma eventual
precarização das relações de trabalho.

 

Herbert P. S. de Oliveira e Jorge N. de P. Britto. Gerenciamento e disciplina algorítmica:
uma análise focalizada em plataformas de emprego de elevada qualificação.
Economia e Sociedade, Campinas, v. 32, n.º 3 (79), 2023 (com adaptações). 

Julgue o próximo item, relativo a aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

Estaria mantida a correção gramatical do quarto período do primeiro parágrafo caso a partícula “se”, em “verifica-se”, fosse deslocada para a posição proclítica — se verifica. 

19

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB2A1AAA, julgue os seguintes itens.

A palavra “Agora” (R.12) exprime uma circunstância temporal.
20

Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.

Na expressão “fazê-lo" (l.16), a forma pronominal “lo" retoma a ideia de agir para tentar evitar uma calamidade.

21

Texto CB1A1-I


    Dizer que o petróleo é um elemento de influência nas relações geopolíticas contemporâneas é repetir o óbvio. Desde
que ele se tornou a matriz energética básica da sociedade industrial e o elemento fundamental para o funcionamento da
economia moderna, ter ou controlar as fontes de petróleo e as rotas por onde ele é transportado representa questão de vida ou morte para as sociedades contemporâneas.
    Quando pensamos na geopolítica do petróleo neste início do século XXI, o primeiro fato que nos vem à mente são os
conflitos do Oriente Médio, como a guerra Irã-Iraque e a guerra do Golfo em 1990-1991. Reduzir esses conflitos ao elemento “petróleo” seria um erro, pois questões outras estavam e estão envolvidas. Contudo, não se deve esquecer que aí estão as maiores reservas petrolíferas do mundo.
    No entanto, se examinarmos com alguma atenção as notícias do dia a dia, veremos como o problema do petróleo
dentro da geopolítica contemporânea não é algo que afeta apenas os países do Oriente Médio. A busca pelo “ouro negro” está tendo impacto em outras regiões do mundo.
    Em nível menor, países como o Brasil têm enfrentado os mesmos problemas das maiores potências no que se refere a suprir suas necessidades energéticas, e isso tende apenas a piorar. Aqui cabe uma reflexão sobre os efeitos geopolíticos da futura mudança da matriz energética global. Mesmo sendo algo pouco provável em curto e médio prazo, o próprio esgotamento do petróleo vai obrigar a economia global a convocar outras fontes de energia, como a nuclear ou as células de hidrogênio. As alterações na sociedade global que tal mudança provocará serão, evidentemente, imensas, mas ninguém parece ainda ter refletido a contento sobre seus impactos geopolíticos.

João Fábio Bertonha. Notas sobre a geopolítica do petróleo no século XXI.
In: Boletim de Análise de Conjuntura em Relações Internacionais,
n.º 58, p. 9-10, 2005 (com adaptações).

No primeiro período do último parágrafo, a forma verbal “têm” está flexionada na terceira pessoa do plural porque estabelece concordância tanto com “países” quanto com “Brasil”.
22
Acerca de ética e conduta pública, julgue os próximos itens.
A probidade, a retidão, a lealdade e a justiça devem fundamentar as ações dos servidores públicos no trato da coisa pública.
23
Acerca do Código de Ética Profissional do Servidor Público
Civil do Poder Executivo Federal, julgue os próximos itens.
Caso um servidor público tenha cometido pequenos deslizes de conduta comprovados por comissão de sindicância que recomende a pena de censura, o relatório da comissão de sindicância deve ser encaminhado para a comissão de ética, pois é esta que tem competência para aplicar tal pena ao servidor.
24

Bruno, servidor contratado temporariamente para prestar serviços a determinado órgão público federal, praticou conduta vedada aos servidores públicos pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.



A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir à luz do disposto nos Decretos nº 1.171/1994 e nº 6.029/2007.

Se, para a infração praticada por Bruno, estiveram previstas as penalidades de advertência ou suspensão, a comissão de ética será competente para, após o regular procedimento, aplicar diretamente a penalidade.

25

Carlos, formado em medicina, foi contratado

temporariamente pela União para atuar na rede de saúde do Rio de

Janeiro, de modo a apoiar eventual crescimento da demanda em

decorrência dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Durante o expediente,

ao atender um paciente que fazia uma consulta de rotina, não

emergencial, Carlos, sem conhecimento técnico nem capacitação

prévia, resolveu operar, sozinho, um aparelho de ressonância

magnética, danificando-o e gerando um prejuízo de mais de um

milhão de reais ao hospital. A comissão de ética, ao analisar a

conduta de Carlos, concluiu que ela seria passível de punição com

a penalidade de censura, mas deixou de aplicá-la por se tratar de

servidor temporário.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens

A comissão de ética agiu em desacordo com o Código de Ética

Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo

Federal, pois, na situação dada, o fato de Carlos ser servidor

temporário não o eximiria da observância do referido código,

razão por que a comissão deveria, sim, ter aplicado a

penalidade descrita.

26

Julgue o item seguinte, relativo ao regime dos servidores públicos federais e à ética no serviço público.

Comissões de ética são obrigatórias para todos os órgãos da administração pública federal direta, sendo facultativas para entidades da administração indireta.
27

Acerca de regras e deveres profissionais que orientam a atividade do servidor público, julgue os itens a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos

pagos por todos, exceto aqueles pagos por ele próprio.

28

Julgue o item seguinte, que versa sobre o disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público e sobre gestão de pessoas e de processos no serviço público.

Conforme o Decreto n.º 1.171/1994, é vedado ao servidor público civil do Poder Executivo federal atrapalhar ou impedir o exercício regular de direito por qualquer pessoa.

29

Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o item a seguir.

O servidor deve respeitar a hierarquia e não contrariar ordens de seu superior, ainda que estas estejam em desconformidade com os princípios norteadores da administração pública.
30

Acerca da ética e da moral e das disposições do Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União, julgue o seguinte item.

O relativismo moral opõe-se ao etnocentrismo, na medida em que reconhece que a pluralidade e a heterogeneidade das culturas influenciam as regras morais de cada grupo social.

31

Julgue o item seguinte, relativo ao regime dos servidores públicos federais e à ética no serviço público.

É dever do servidor público facilitar a fiscalização de serviço público cuja prestação esteja sob sua responsabilidade.
32

De acordo com o Decreto n.º 1.171/1994 e suas alterações, julgue os itens seguintes, relativos à ética na administração pública.

A Comissão de Ética somente pode aplicar a pena de censura ao servidor faltoso.

33

Com base no que dispõe o Código de Ética da FUNPRESP–JUD,

julgue os itens que se seguem.

As condutas dos empregados devem ser pautadas pela probidade, sendo vedada a utilização de informação para benefício próprio ou de terceiros, ainda que tal atitude não cause prejuízo para a fundação.
34

Com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992), julgue os itens seguintes.

São elementos essenciais para a configuração do ato de improbidade administrativa: sujeito ativo, sujeito passivo, dolo, além de ato tipificado como ilícito do qual decorram dano ao erário, enriquecimento ilícito ou conduta que atente contra os princípios da administração.

35

O estado do Piauí concedeu incentivo fiscal a determinada organização social (OS), visando fomentar a execução de projeto social voltado à preservação do meio ambiente. Assim, foi firmado contrato de gestão para o fomento e a execução de atividades, ficando consignado no ajuste que o ente federado repassaria verba pública à OS. No início da execução da parceria, a OS contratou, sem concurso público, um profissional para trabalhar na área de atuação da OS. No exercício de suas funções, esse profissional, com o auxílio de um servidor público estadual, permitiu que sua esposa utilizasse, para fins particulares, parte da verba pública transferida pela administração pública à entidade. O Ministério Público, ao tomar ciência do fato, requereu ao juízo competente medida cautelar de indisponibilidade de bens do trabalhador contratado e do servidor público que o havia auxiliado.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça, havendo indícios da prática de ato de improbidade, é cabível o deferimento de medida cautelar de indisponibilidade de bens, sendo presumido o requisito do periculum in mora.

36

Ana é a servidora responsável pela aquisição de livros para as escolas de determinado município. Em uma compra, no valor de R$ 80.000,00, ela optou pelo procedimento licitatório na modalidade convite. Apesar da existência de várias empresas interessadas e aptas a fornecer os livros, foram escolhidas e convidadas apenas duas empresas previamente cadastradas para participar do certame. Ao final do procedimento, sem que tenha havido, comprovadamente, dano ao erário, dolo ou má-fé de Ana, foi contratada para o fornecimento dos livros a empresa de um sobrinho do vice-prefeito do município. O Ministério Público, ao tomar conhecimento dos fatos, ingressou com ação de improbidade contra Ana, sob o argumento de que a servidora violou princípios da administração pública. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os seguintes itens com fundamento na Lei n.º 8.666/1993 — Lei de Licitações e Contratos — e na Lei n.º 8.429/1992, que trata da ação de improbidade.

O Ministério Público agiu corretamente ao propor a ação de

improbidade contra Ana, pois não é necessária a comprovação

de dano ao erário, dolo ou má-fé na situação narrada.

37
Acerca da responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa, julgue o item a seguir, à luz da Lei n.º 8.429/1992.  
Os sucessores de agente público falecido que, em vida, praticou ato de improbidade administrativa que importou lesão ao patrimônio público terão obrigação de ressarcir o dano apurado até o limite do valor da herança.
38
Com base nos dispositivos da Lei de Improbidade Administrativa
(Lei n.º 8.429/1992), julgue os itens subsecutivos.
Apenas o Ministério Público (MP) poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação devida para apurar a prática de ato de improbidade.
39

Acerca de improbidade administrativa, julgue o item subsecutivo.

Comete ato de improbidade administrativa o agente público que, em razão do exercício de sua função, é beneficiado com a aquisição de imóvel cujo valor seja desproporcionalmente superior à evolução de sua renda ou patrimônio.
40

Acerca da responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa, julgue o item a seguir, à luz da Lei n.º 8.429/1992.

Sociedade de economia mista em que a União detenha mais de 50% das cotas sociais será considerada sujeito ativo de improbidade administrativa caso um de seus dirigentes cometa conduta dolosa que cause prejuízo ao erário.

41
Julgue os itens que se seguem, relativos à administração pública e
a atos administrativos.
Os empregados públicos, regidos pelas normas trabalhistas, não se submetem aos preceitos contidos na lei de improbidade administrativa, por não serem agentes políticos nem constarem expressamente no rol de sujeitos ativos, previstos taxativamente na norma de regência
42

Com relação ao processo administrativo federal, julgue o item que se segue.

O direito da administração de anular atos dos quais decorram efeitos favoráveis aos interessados prescreve em quatro anos.
43
No que se refere à Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo
administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue
os seguintes itens.
São legitimadas como interessados, no processo administrativo, as pessoas físicas, mas, não, as pessoas jurídicas. Assim, a lei considera como interessados os que iniciem o processo como titulares de direitos ou interesses individuais, bem como aqueles que tenham direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada.
44
Acerca do procedimento administrativo previsto na Lei
n.º 9.784/1999, julgue os itens a seguir.
Os órgãos administrativos, ao contrário das entidades, têm personalidade jurídica própria e podem postular em juízo.
45

Com relação a licitações e contratos administrativos, organização administrativa, controle da administração pública e processo administrativo, julgue o próximo item.

A sessão pública promovida por determinado ministério para debater alterações no marco regulatório do setor, com o objetivo de conhecer, por meio oral, as opiniões de pessoas e de entidades sobre o tema, de acordo com a legislação pertinente, é denominada consulta pública.
46
Determinado órgão público, por intermédio de seu titular, pretende delegar parte de sua competência administrativa para outro órgão com a mesma estrutura, seguindo os preceitos da Lei Federal n.º 9.784/1999.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Nessa situação, o órgão delegante pertence necessariamente
à administração pública federal, e não ao Poder Judiciário ou
ao Poder Legislativo.
47
Acerca do procedimento administrativo previsto na Lei
n.º 9.784/1999, julgue os itens a seguir.
A avocação de procedimentos administrativos decorre do poder hierárquico.
48
Julgue os próximos itens, relativos a processo administrativo no âmbito da administração pública, atos administrativos, licitações e contratos administrativos, poder de polícia e processo administrativo disciplinar. 
É vedada a aplicação da Lei n.º 9.784/1999 aos estados e aos municípios, já que ela estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da administração pública federal. 
49

Julgue os itens a seguir, relativos ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, às carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União e à responsabilidade civil do Estado.

No caso de acumulação ilegal de cargos públicos, o servidor será notificado para apresentar opção e, se ele permanecer omisso, será instaurado procedimento administrativo disciplinar sumário conduzido por comissão composta por dois servidores estáveis.

50

A respeito dos poderes administrativos, da contratação com a administração pública e do processo administrativo — Lei n.º 9.784/1999 —, julgue o item seguintes.

A desistência do interessado quanto a pedido formulado à administração pública impede o prosseguimento do processo.

51
Segundo dados do IBGE, 6,4% dos brasileiros têm, hoje, 65 anos
de idade ou mais. Em 2050, serão 18,8%, ou quase três vezes
mais. Com referência a essa informação, julgue os itens a seguir.
Considere-se que a população brasileira seja, hoje, de 180 milhões de habitantes. Nessa situação, é correto afirmar que, hoje, há mais de 11 milhões de brasileiros com 65 anos de idade ou mais.
52

Com referência à evolução recente do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), que já conta com vinte e cinco anos de existência, julgue o item subsequente.

A Venezuela foi suspensa do MERCOSUL em dezembro de 2016 em razão da aplicação da cláusula democrática do Protocolo de Ushuaia.

53
Acerca de temas da atualidade que envolvem o Brasil e o mundo, julgue o item seguinte.
Uma questão preocupante para o governo britânico com relação à concretização do Brexit é a fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.
54

Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no ano pré-sal e os EUA avançam a passos largos na exploração do gás não convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa nos próximos 20 anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do mundo ainda por muitos anos.

O Globo, 16/2/2014, p.42



Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.

A exploração da camada do pré-sal , iniciada há alguns anos, tornou o Brasil autossuficiente em petróleo bruto, situação favorecida pela diminuição do número de veículos automotores em circulação no país decorrente da significativa retração da indústria automobilística brasileira na última década.

55

Com referência à evolução recente do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), que já conta com vinte e cinco anos de existência, julgue o item subsequente.

O MERCOSUL tem buscado ampliar o número de acordos com outros países e blocos, o que pode ser exemplificado pela retomada das negociações para um acordo com a União Europeia e pela busca de maior cooperação com a Aliança do Pacífico.

56
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.
A escola, na tendência progressista crítico-social dos conteúdos, busca contribuir para que o aluno supere a experiência sintética do conhecimento, desenvolvendo uma visão sincrética.
57

Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.

Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.
58

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A metodologia de construção do PPP adotada pela instituição na situação hipotética em questão tem como princípio a gestão democrática.
59

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Para o behaviorismo, aprendizagem é compreendida como mudança nos esquemas mentais do indivíduo resultante de novas experiências, que, por sua vez, resultam em mudanças de comportamento.
60

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

A produção de materiais de boa qualidade informativa e a exposição entusiástica pelo professor na transmissão de seus conhecimentos para os estudantes constitui a base dos princípios construtivistas.
61

Considerando o relato apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento de pessoas surdocegas.

Apesar do seu pseudoisolamento, a pessoa surdocega apresenta grande habilidade em presumir eventos futuros a partir de pistas do ambiente.
62

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.

As práticas educativas vinculadas a comunidades e grupos sociais e realizadas mediante a execução de projetos sociais estão direcionadas à educação não formal, cuja intenção é educar para a cidadania.
63

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.

A ação em projetos sociais parte do pressuposto de que a educação não está ligada apenas ao ambiente escolar. Suas práticas estão vinculadas a todas as relações de socialização no dia a dia do indivíduo e alinhadas à realidade em que o sujeito está inserido.
64

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

As novas configurações familiares se estabelecem por laços de afeto.
65

O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Princípios instrucionistas ou conteudistas contribuem para as práticas de cidadania no cotidiano escolar.

66

No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.

A educação ambiental, ao assumir função transformadora na sociedade, responsabiliza o sistema social pela modificação ambiental no mundo atual, porém, ao mesmo tempo, exclui os indivíduos nesse processo.
67

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.

As propostas de ensino de ciências que valorizem a experimentação devem proporcionar aos estudantes a chance de fazer observações de determinado fenômeno e formular e testar hipóteses.
68
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.
Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.
69

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve

a construção do conhecimento voltada a constituir a consciência pessoal e totalizada, pois a realidade é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento.
70

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

A escola deve se limitar a ensinar como os fenômenos da ciência ocorrem, evitando processos de construção da ciência, os quais frequentemente retiram o foco da aprendizagem.
71

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Segundo a concepção rogeriana, a aprendizagem significativa, além de envolver o indivíduo como um todo e provocar mudança no seu EU, é ameaçadora e autodirigida.
72

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.

A ação pedagógica no contexto dos projetos sociais está voltada à inserção social dos sujeitos envolvidos, razão por que dispensa a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos.
73

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

De acordo com a concepção construtivista, a ação didática pode ser estabelecida a partir da Internet, importante ferramenta da atual era das tecnologias da informação e comunicação capaz de auxiliar o entendimento dos estudantes a respeito da ação do homem no espaço.

74

No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

No trabalho em equipe, tanto o líder quanto o gerente assumem as mesmas funções.
75
Acerca do papel político-pedagógico da escola, tanto em uma
concepção empresarial quanto em uma concepção emancipatória,
julgue os seguintes itens
Reduzir o isolamento e a fragmentação das diferentes áreas de conhecimento em um currículo é um dos objetivos da escola na concepção empresarial.
76

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

É facultado aos gestores do projeto compartilhar com outros profissionais o planejamento, a avaliação, o acompanhamento e a provisão de recursos dos diversos modelos de planejamento.
77

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Deve-se evitar estabelecer juízos de valor ou abordar questões políticas e ideológicas no projeto político-pedagógico, uma vez que tal documento deve se restringir à identificação dos meios necessários para que a instituição educacional atinja os objetivos planejados.
78

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A proposta de ações para tratar das diferenças existentes entre os estudantes se configura como construção do currículo oculto da escola.
79

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Na construção do projeto político-pedagógico, a avaliação, que deve ser realizada na fase inicial do projeto, e a elaboração do plano de ação precedem o diagnóstico da realidade da instituição.
80

Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.

Por ser um instrumento norteador do trabalho de formação da organização, o projeto político-pedagógico deve ser elaborado por especialistas, sem a participação da equipe de formação, a quem cabe a sua execução.
81

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item, com relação ao uso da resolução de problemas nas atividades avaliativas.

Dada a variedade de caminhos que podem ser tomados pelos alunos na apresentação de suas respostas, o uso da resolução de problemas deve ser evitado quando se objetiva avaliar se os alunos dominam os procedimentos matemáticos e utilizam os conhecimentos disponíveis para apresentar suas respostas.

82

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

Na construção do PPP dessa escola, os gestores estão colocando em prática uma concepção de política curricular.
83

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

Tecnologias inovadoras como o uso de vídeos, simulações computacionais e aulas a distância devem ser empregadas no ensino de ciências, independentemente de os professores ou estudantes terem sido preparados para tais inovações.
84

A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir

A opção pela formação por meio das trilhas de aprendizagem reduz a responsabilidade da empresa, uma vez que o empregado traça, de forma autônoma, os caminhos a serem seguidos, buscando a sua formação de maneira independente.
85

Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24. Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Tornar-se apto a produzir novos conhecimentos é tão importante quanto aprender conhecimentos existentes, por isso não deve haver dissociação entre aprender, ensinar e pesquisar.
86

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A ação da equipe gestora de convocar pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade representa uma forma de participação popular no planejamento e na organização da educação.
87

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.

As TIC são meios de comunicação capazes de reunir, distribuir e compartilhar informações especificamente por meio de linguagens verbais.

88

No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

A capacitação para formação de equipes demanda a formação de lideranças.
89
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue
os itens subseqüentes.
Se o líder exerce seu poder motivado por simpatias e antipatias, ele exerce uma liderança do tipo paternalista.
90

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A definição de novas ações que abordem as diferenças sociais e culturais dos estudantes pode implicar a renovação das práticas pedagógicas dos docentes dessa escola.
91
Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.
Na concepção progressista libertária, a escola deve desenvolver nos alunos a dimensão autogestionária do ser, de forma a influenciar todo o sistema social.
92

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.

Na abordagem cognitivista do ensino de ciências, o foco se dá na análise dos impactos ambientais promovidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico e na promoção do desenvolvimento de ações de conservação, o que demanda a análise das implicações sociais, políticas e éticas.
93

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.

A gestão do conhecimento está associada à evolução da teoria organizacional e se restringe à adoção de práticas gerenciais que visem aprimorar comportamentos individuais e transformar a organização em um ambiente favorável ao cumprimento das regras nela estabelecidas.
94

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.

A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.
95

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Émile Durkheim, a educação é um processo social que propicia a convivência em sociedade; portanto, educação é socialização.
96
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.
97
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Na concepção liberal, a participação objetiva reformar a estrutura da democracia representativa e satisfazer as necessidades dos indivíduos considerados iguais.
98
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Os conselhos não devem ser utilizados como substitutos da democracia representativa nem da participação popular direta em relação ao Poder Executivo.
99
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
A participação corporativa é considerada uma forma autoritária e a comunitária, liberal.
100
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Conselhos que estabelecem com muita precisão suas competências e os limites da participação popular exemplificam a participação democrática, pois são embasados no princípio básico da delegação de um poder de representação.