1
Na doutrina da Administração, a amplitude administrativa é o número ótimo de subordinados que cada gerente pode supervisionar. Se, por uma imposição da cúpula da administração, ocorre a concentração do processo decisorial na cúpula da organização, fica configurado o seguinte fenômeno:
2
A departamentalização é a designação dada à especialização horizontal na organização por meio da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos relativos aos tipos de departamentalização. I. O tipo territorial é ideal quando o negócio depende do tamanho do cliente. II. O tipo funcional pressupõe uma maior especialização de recursos e utilização de pessoas. É adequado para atividades continuadas e rotineiras. III. A do tipo por projetos é ideal quando a tecnologia e os produtos são estáveis e permanentes. Está correto o que se afirma em:
3
O planejamento que cobre cada uma das tarefas, de maneira detalhada e feito a curto prazo, preocupando-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades cotidianas da organização é conhecido como:
4
Uma das etapas do processo de controle que verifica se os resultados estão sendo obtidos e quais as correções necessárias a serem feitas, denomina-se:
5

Observe a figura a seguir em que a coloração mais escura representa a autoridade para tomar decisão.

A estrutura organizacional apresentada diz respeito a uma organização:

6
O campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de melhorar a eficácia de empresa, é denominado:
7
Nas decisões de colegiado, que são tomadas no plenário dos tribunais, quanto à formação, denominam-se de ato:
8

Sobre Atos Administrativos, leia as seguintes afirmativas.

I. São aqueles advindos da vontade da Administração Pública na sua função própria, com supremacia perante o particular, sob as regras do regime jurídico administrativo, de forma unilateral , também ditos contratos administrativos.

II. A produção de atos administrativos não é exclusividade do Poder Executivo, ainda que seja sua principal função. Os demais Poderes, como se sabe, também praticam esses atos, nas suas funções secundárias.

III. São aqueles produzidos por qualquer Poder, no exercício da função administrativa.

Está correto apenas o que se afirma em:

9
São elementos do Ato Administrativo, necessários para a sua validade:
10

A administração do Estado pré-capitalista era uma administração patrimonialista. Analise as afirmativas a seguir, relativas ao modelo de administração patrimonialista.

I. A democracia é o instrumento político que protege o direito público favorecendo a captura de renda pelos agentes privados.

II. O patrimonialismo significa a incapacidade ou a relutância de o Príncipe distinguir entre o patrimônio público e os seus bens privados.

III. Uma característica do patrimonialismo era a interpermeabilidade dos patrimônios público e privado.

Está correto o que se afirma em:

11
A descentralização em si não é indicável ou contraindicável. Ela depende de vários fatores e circunstâncias. Com relação à descentralização, o avanço tecnológico, as inovações, a intensificação das comunicações, a diversificação das linhas de produção e os mercados em desenvolvimento sustentam a seguinte afirmação:
12
Constituí-se numa modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observadas necessárias qualificações. Nesse texto faz-se referência à modalidade de licitação.
13

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alterações, que regulamenta o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, prevê as seguintes modalidades de licitação:

14
Segundo a lei geral de licitações (Lei nº 8.666/1993), são modalidades de licitação, EXCETO:
15

Constitui-se numa modalidade de licitação que contempla a aquisição de bens e serviços comuns, ou seja, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Nesse texto faz-se referência à modalidade de licitação denominada:

16

Os contratos administrativos regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplícando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. Para o caso de garantia pecuniária, o percentual que deverá ser aplicado em relação ao total do contrato, conforme art. 56 § 2 da Lei 8.666/93 é:

17

Contrato Administrativo é o ajuste que a Administração, agindo nessa qualidade, firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecução de objetivos de interesse público. O artigo 58 da Lei 8.666/93 considera para esses contratos as cláusulas exorbitantes. Uma dessas cláusulas é:

18
Sobre o tema ato administrativo, analise.

I. Toda revogação pressupõe um ato legal e perfeito, mas inconveniente ao interesse público. Como a revogação atinge um ato que foi editado em conformidade com a lei, ela não retroage (seus efeitos são ex nunc).

II. O ato administrativo a que falte um dos elementos essenciais de validade será considerado inexistente, independente de qualquer decisão administrativa ou mesmo judicial.

III. A permissão é ato administrativo negocial, discricionário e precário, pelo qual o Poder Público faculta ao particular o uso de bens públicos a título gratuito ou oneroso, nas condições estabelecidas pela Administração.

Assinale
19

No que tange aos atos e poderes administrativos, analise as afirmativas a seguir.

I. Atos ablatórios ou ablativos são aqueles que restringem direitos do administrado, tal qual ocorre na cassação de uma licença.

II. A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

III. O instrumento disponibilizado à administração pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos traduz a essência de seu poder de polícia.

Assinale a alternativa correta.

20
Trata-se de uma afirmativa correta, à luz do Direito Administrativo brasileiro