“...fator de cruel desalojamento dos habitats de incontáveis espécies animais".
Entende-se por esse segmento do texto 4 que:

Observe o fragmento textual a seguir. “A rua era pobre e a casa parecia antiga, com suas janelas azuis e as vidraças do lado externo, como nas velhas casas de Minas. Aproximei-me devagar e pulei o muro. Peguei a chave no vaso de plantas e entrei. A entrada era ampla, assim como a sala a seguir, com muitos móveis. Os objetos de decoração eram todos de aparência clássica, certamente muito caros. Os quartos estavam arrumados e os banheiros eram de finíssimo gosto.”
Sobre a estrutura global desse pequeno fragmento, é correto afirmar que:

“...69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam".
Temos aqui uma concordância que envolve elementos de porcentagem; a frase abaixo que mostra incorreção nesse tipo de concordância é:
“...precisava saber quantos metros quadrados de praças e áreas verdes havia em cada bairro."
A forma verbal havia pode ser adequadamente substituída por
Texto 5
“No Paquistão, quando sou proibida de ir à escola, compreendo o quão importante é a educação. A educação é o poder das mulheres. (....) Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciados”. É assim que a pequena notável enxerga o horizonte e – por meio das novas tecnologias – pôde fazer ecoar sua voz. Educação é um ato político, e se é na sociedade (seja física ou digital) o nascedouro de faíscas de perspectivas para um mundo mais igualitário, a escola deve ser o seu maior berçário.
Empoderamento educacional, Ivan Aguirra
O sinal gráfico do texto 5 que mostra seu sentido de forma correta é:
Foi criada uma faixa decorativa com as letras da sigla COMPESA
escritas em uma tabela de duas linhas e muitas colunas
mantendo sempre o mesmo padrão sequencial como mostra a
figura a seguir.

Nessa faixa, a 100ª letra da segunda linha é
Antônio comprou uma caixa com 42 comprimidos de um remédio. Ele tomou um comprimido por dia, sem interrupções, até terminar os comprimidos da caixa.
Se ele tomou o primeiro comprimido em uma sexta-feira, o último comprimido foi tomado em:
Uma sentença logicamente equivalente à sentença “Se Pedro é torcedor da Chapecoense, então ele nasceu em Chapecó" é:
Considere as seguintes afirmativas a respeito de um objeto chamado biba:
• Se biba é bala então não é bola.
• Se biba não é bala então é babalu.
É correto concluir que
No mês de novembro de 2021, Joaquim, servidor público federal, de forma dolosa, em razão de suas funções, utilizou, em obra particular, consistente na reforma de sua cobertura, o trabalho de empregados de sociedade empresária contratada pela União para prestar serviços gerais de faxina no setor em que Joaquim está lotado e exerce a função de supervisor. O fato foi noticiado ao Ministério Público Federal (MPF), que ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa em face de Joaquim. Em paralelo e sem prejuízo à atuação do MPF, a Administração Pública Federal instaurou processo administrativo disciplinar (PAD) e, após sua regular tramitação, aplicou a Joaquim a pena disciplinar de demissão, quando a ação de improbidade ainda estava em fase de réplica, sendo certo que o feito judicial até hoje ainda não foi sentenciado.
Inconformado com a pena de demissão recebida, Joaquim ajuizou ação judicial pleiteando a anulação de todo o PAD, alegando três motivos: (i) o fato que lhe foi atribuído não é punível com sanção de demissão, pois não houve dano ao erário; (ii) os funcionários terceirizados não são servidores públicos, razão por que não há que se falar em improbidade administrativa; (iii) o PAD deve ser suspenso, por questão prejudicial, no aguardo do trânsito em julgado da ação civil pública ajuizada em seu desfavor.
Consoante jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o Poder Judiciário deve julgar o pedido:
A União celebrou com a empresa Gama contrato de concessão de serviço público precedida de obra pública. O negócio jurídico tinha por objeto a exploração, incluindo a duplicação, de determinada rodovia federal. Algum tempo após o início do contrato, o poder concedente identificou a inexecução de diversas obrigações por parte da concessionária, o que motivou a notificação da contratada. Foi autuado processo administrativo, ao fim do qual o poder concedente concluiu estar prejudicada a prestação do serviço por culpa da contratada.
Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
Com o objetivo de aumentar a segurança jurídica dos administrados, determinada entidade administrativa elaborou um formulário padronizado para determinados assuntos, que importem em pretensão equivalente.
À luz da sistemática estabelecida pela Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar que o referido formulário foi elaborado por unidade
Após fortes chuvas, devido ao enorme volume de água, parte
de uma rodovia federal sofreu rachaduras e cedeu, tornando
necessária a interdição da pista e o desvio do fluxo de tráfego
até a conclusão das obras de reparo. A exploração da rodovia
havia sido concedida, mediante licitação, à sociedade
empresária “Traffega", e esta não foi capaz de lidar com a
situação, razão pela qual foi decretada a intervenção na
concessão.
Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
Poder de Polícia pode ser conceituado como atividade da Administração Pública que se expressa por meio de seus atos normativos ou concretos, com fundamento na supremacia geral do interesse público, para, na forma da lei, condicionar a liberdade e a propriedade dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas.
Nesse contexto, de acordo com modernas doutrina e jurisprudência, o poder de polícia é:
O Município Alfa recebeu representação informando que José estava ocupando determinada calçada com um trailer do tipo food truck, sem prévio consentimento do poder público. Os agentes públicos municipais de posturas, ao realizarem diligência formal no local, verificaram a veracidade do que foi noticiado e constataram, ainda, que o trailer estava obstruindo a passagem dos pedestres pela calçada, os obrigando a passar pela via pública, com risco de serem atropelados. Após a negativa de José de retirar seu trailer do local, os agentes municipais, com base em lei, o fizeram diretamente.
De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, o poder administrativo que embasou a providência adotada pelos agentes municipais é o poder:
Os poderes administrativos são instrumentais, pois consistem em mecanismos de trabalho por meio dos quais os órgãos e as entidades administrativas executam suas tarefas e cumprem suas missões.
São hipóteses, respectivamente, de emprego do poder regulamentar e do poder de polícia, quando o agente público municipal competente:
O órgão competente do Município Delta, no exercício de suas atividades regulares, constatou que a Distribuidora de Alimentos Kapa não estava acondicionando os alimentos que distribuía com estrita observância da disciplina estabelecida em regulamento do Chefe do Poder Executivo, o qual fora editado em harmonia com a lei de regência. Como os alimentos estavam expostos às intempéries do tempo, foram inutilizados, apesar da resistência do sócio-gerente da Distribuidora, sendo aplicada a multa prevista em lei.
Considerando a narrativa acima, assinale a opção que indica a natureza e as características de todos os atos praticados, bem como a espécie do poder desempenhado.
O Subsecretário de Estado de Administração, no regular exercício de suas competências, decidiu instaurar processo administrativo para aquisição de produtos de limpeza, o que veio a determinar aos seus subordinados de modo expresso.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, o Secretário de Estado de Administração decidiu revogar a decisão tomada, por vê-la como contrária ao interesse público.
Sobre o prisma dos poderes administrativos, o ato praticado pelo Secretário de Estado é emanação do poder
Observe a seguinte especificação de computador publicada em um site de vendas na Internet.

Sobre a especificação do computador ilustrado, assinale a afirmativa correta.
O Coordenador João precisa gravar diversos arquivos em um dispositivo de armazenamento de dados e pediu ajuda a seus colaboradores. Cada colaborador ofereceu um dispositivo com a seguinte capacidade de armazenamento:
Lucas, 2TB
Lúcia, 256KB
Helena, 128GB
Arthur, 64MB
Thomas, 1024B
João queria o dispositivo com maior capacidade de armazenamento, portanto aceitou a oferta de:
Um disco Blue Ray de uma camada (single layer) e tamanho padrão (12 cm) possui capacidade de armazenamento de, aproximadamente,
Observe a imagem a seguir.

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
O Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) define dois princípios da gestão democrática do ensino público:
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
De acordo com essa legislação, ao pensar e fazer o projeto pedagógico da escola pública, os professores devem:
“Existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. Assim, certas formas de organizar os conteúdos tomam como ponto de partida e referencial básico as disciplinas ou matérias. (...) No outro lado está o modelo de organização de conteúdos que nos oferecem os métodos globalizados."
Correlacione as formas de organização do currículo, apresentadas a seguir, às suas respectivas características.
1- Currículo centrado em disciplinas
2- Currículo centrado em áreas
( ) Os conteúdos podem ser classificados conforme sua natureza em multidisciplinares, interdisciplinares, pluridisciplinares etc.
( ) O alvo e o referencial organizador é o aluno segundo suas necessidades educativas.
( ) Os conteúdos das atividades das unidades didáticas passam de uma matéria para outra sem perder a continuidade.
( ) Os processos e conceitos fundamentais determinam a escolha e a organização dos conteúdos e dos métodos de ensino e aprendizagem.
Assinale a opção que apresenta a correlação correta, segundo a ordem apresentada.
Segundo as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para o ingresso dos estudantes surdos nas escolas comuns, a educação deve ser bilíngue (Língua Portuguesa e Libras). Portanto o Atendimento Educacional Especializado, para esses estudantes, exige a atuação de profissionais que atendam as diferenças linguísticas.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Leia o fragmento a seguir.
A LDB atual define como finalidades do Ensino Médio a preparação para a _______________, a preparação básica para o trabalho e o exercício da___________. Determina, ainda, uma base nacional comum e uma _______________ para a organização do currículo escolar.
Assinale a opção cujos termos completam, adequadamente, o fragmento acima.
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
Leia o fragmento a seguir.
“Um grupo de intelectuais, devido à descontinuidade das políticas educacionais, da falta de visão global do problema e das reformas parciais periódicas feitas sem unidade e mal encaminhadas, se organizou em prol de um movimento que propunha bases pedagógicas renovadas e a reformulação da política educacional brasileira."
Assinale a opção que apresenta o documento elaborado por esse grupo como uma resposta às questões educacionais.
Leia a manchete a seguir

Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes
Curriculares Nacionais
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I.O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II.O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III.O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394/96, determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão seus sistemas de ensino em regime de colaboração.
No que se refere ao que caberá à União, analise as afirmativas a seguir.
I. A coordenação da política nacional de educação.
II. A segmentação dos diferentes níveis e sistemas.
III. O exercício das funções normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
Está correto o que se afirma em
A Lei nº 9394/96, obedecendo ao comando constitucional, estabeleceu em seu Art. 3º, inciso VIII, que o ensino público deveria obedecer ao princípio da gestão democrática. Para sua efetivação, a legislação estabeleceu dois princípios norteadores que deveriam ser postos em práticos nos estabelecimentos públicos de ensino.
Assinale a opção que apresenta esses princípios norteadores.
Leia o trecho de uma entrevista na qual um professor de Manaus é questionado sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de sua escola.
No que se refere ao Projeto Político-Pedagógico e sua proposição legal, a situação relatada pelo professor:
Leia a tira a seguir

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento
apresentado pelo personagem da tira acima.
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, é o marco legal que instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade de Educação Especial.
Sobre as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.
II. Deve acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
III. Deve ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo sua autonomia e participação.
Está correto o que se afirma em
Leia a tira a seguir

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento
apresentado pelo personagem da tira acima.
Laia o fragmento a seguir.
“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias."
Para a organização do currículo por competências é necessário