1

Trecho I :Ai, Meu Deus, que saudade da Amélia/ Aquilo sim é que era mulher/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ Quando me via contrariado/ Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"/ Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade. (Ataulfo Alves) (Fonte: Letras.mus)

Trecho II : Me deram um palco e eu vou cantar/ Canto pela tia queé silenciada/ Dizem que só a pia é seu lugar / Pela mina que é de quebrada/ Que é violentada e não pode estudar (...) Dona de casa limpa, lava e passa/ Mas fora do lar não pode trabalhar/ Não precisa ser Amélia pra ser de verdade/ Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser/. (Bia Ferreira)

De acordo com os trechos I e II e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo.

I. Comparando os dois trechos, é correto dizer que no primeiro há a utilização do discurso direto e no segundo trecho há a utilização do discurso indireto.

II. No trecho I, as expressões “Meu Deus” e “Meu filho” são vocativos que imitam um diálogo bíblico: “Deus”, como pai e o eulírico como o “filho” de Deus.

III. No trecho II, os versos “Mas fora do lar não pode trabalhar” e “Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser” tornam o texto contraditório, pois, enquanto o primeiro afirma que a mulher não pode trabalhar fora de casa, o segundo diz que ela tem liberdade para ser quem ela quiser.

Assinale a alternativa correta.

2
Texto II
O texto abaixo é um fragmento de uma obra de ficção do escritor brasileiro Lima Barreto, na qual é descrito um país imaginário, Bruzundanga.
 
 
Os heróis
               A república da Bruzundanga, como toda pátria que se preza, tem também os seus heróis e as suas heroínas.
              Não era possível deixar de ser assim, tanto mais que a pátria sempre foi feita para os heróis, e estes, sinceros ou não, cobrem e desculpam o que ela tem de sindicato declarado. 
             Um país como a Bruzundanga precisa ter os seus heróis e as suas heroínas para justificar aos olhos do seu povo a existência fácil e opulenta das facções que a têm dirigido.
             O mais curioso herói da pátria bruzundanguense é sem dúvida uma senhora que nada fez por ela, antes perturboulhe a vida, auxiliando um aventureiro estrangeiro que se meteu nas suas guerras civis.
            Para bem compreenderem o meu pensamento, é preciso que antes lhes recorde por alto alguns pontos da história política da Bruzundanga. Vou fazê-lo. 
            A atual República consta de territórios descobertos pelos iberos e povoados por eles e por outros povos das mais variadas origens.
           Os colonizadores fundaram várias feitorias; e, quando fizeram a independência da Bruzundanga, essas feitorias ficaram sendo províncias do Império que foi criado.
           Feita a República, elas ficaram mais ou menos como eram, com mais independência e outras regalias. Portanto, é claro que a evolução política da Bruzundanga tinha por expressão a unidade dessas províncias, e era mesmo o seu fim. Qualquer pessoa que tenha tentado, ou venha tentar, o desmembramento dessas províncias não pode ser tido como herói nacional.
          Pois bem: um senhor estrangeiro, cheio de qualidades, talvez, meteu-se de parceria com uns rebeldes, para separar uma dessas províncias do bloco bruzundanguense. Isto ao tempo do Império. Em caminho, em umas das suas correrias, encontrou-se com uma moça da Bruzundanga que se apaixonou por ele. Seguiu-o nas suas aventuras e combates contra a união bruzundanguense. [...]
 
                                                                                                                  (BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. São Paulo: Ed. Ática, 2011)
De acordo com o texto, os heróis e heroínas:
3

No segundo parágrafo, com o conteúdo entre parênteses, o narrador apresenta, especificamente, um juízo de valor acerca:

4

Considerando o contexto em que está inserida, podese perceber que a palavra destacada em “convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana” (4°§) tem o sentido de algo:
5
Considere uma sequência infinita de círculos: o primeiro tem raio R; o segundo, metade do raio do anterior (R/2); o terceiro, um quarto do raio do primeiro (R/4); e assim sucessivamente, cada círculo tendo metade do raio do círculo anterior. Assinale a alternativa que indica a soma das áreas de todos os círculos.
6
Considere uma progressão geométrica com termo inicial igual a 1 e razão igual a 2, e uma progressão aritmética com termo inicial igual a 16 e razão igual a 8. Assinale a alternativa correta sobre os valores dos eventuais termos em comum destas progressões.
7
Carlos cadastrou uma senha de acesso à internet que equivale ao nono termo de uma P.G. (progressão geométrica) cujo primeiro termo é o número 3 e cuja razão é a mesma da P.A.(progressão aritmética): 12,14,....Nessas  condições, a senha cadastrada por Carlos foi:
8

Em uma P.G (progressão geométrica), o primeiro é igual a 5 e a razão é q= 2, determine seu último termo e indique a alternativa correta.

9

O consumo atual de água em uma cidade é 53.000.000 l/h. Suponha que este consumo cresça anualmente em 1,75 milhões l/h, e que este crescimento possa ser considerado como uma progressão aritmética. Se a capacidade de produção de água for de 78 mil m3/h, assinale a alternativa que apresenta em quantos anos, no máximo, será necessária a ampliação da capacidade de produção de água para que não ocorra falta de água.

10
O primeiro termo de uma P.G.(progressão geométrica) é igual a 6 e o segundo termo é igual a 2. Nessas condições, considerando os infinitos termos dessa P.G., então a soma de todos os termos será igual a:
11

Assinale a alternativa correta. Antônio gastou 50% de dois quintos do valor que possuía e ainda sobraram R$ 160,00 a ele. Nessas circunstâncias o valor gasto por Antônio foi:

12
O décimo-sétimo termo de uma progressão aritmética de razão r =1,5 é 35. Assinale a alternativa que indica o correto valor do sexto termo desta progressão:
13

A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.

                                               

O perfil topográfico mostra as características do relevo da área destacada no mapa com a linha

14

Leia o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre o contexto socioeconômico mundial permitem afirmar que a população em extrema pobreza
15

Observe o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a população brasileira permitem afirmar que

16

É a situação em que o número de habitantes em idade ativa, entre 15 e 64 anos, supera o total de brasileiros considerados dependentes – idosos e crianças. Esse fenômeno, que no Brasil começou por volta dos anos 80, ampliou significativamente o potencial produtivo do País, pois tornou disponível um grande contingente de mão de obra, mais que suficiente para expandir a economia e, ao mesmo tempo, bancar a infância dos mais jovens e a aposentadoria dos inativos.

(Estadão. Disponível em https://bit.ly/2CFw9JI. 02.08.2018. Adaptado)

O texto destaca o conceito de

17

Observe o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as atividades econômicas brasileiras permitem afirmar que, no título do gráfico, o “X" deve ser substituído por

18

Analise a tabela para responder à questão.

A leitura da tabela e os conhecimentos sobre o contexto socioeconômico brasileiro permitem afirmar:
19

Pelas estradas e caminhos brasileiros, é comum se encontrar paisagens como a apresentada a seguir.

O processo mostrado na imagem é

20

O agronegócio centrado na fruticultura surgiu timidamente, à sombra da agroindústria, e tomou um grande impulso em meados dos anos de 1980 com a estruturação de uma base para exportação. A partir desse período, as frutas produzidas no Polo irrigado tiveram uma trajetória ascendente com pequenas variações no volume exportado em função da instabilidade das políticas cambiais e do próprio mercado externo, até meados dos anos de 1990. Entretanto, é a partir de 1997 que essa tendência se consolida e a participação das principais frutas produzidas voltadas para mercado externo (uva e manga) passa a contribuir com 90% do volume das exportações do país.

(http://www.eng2016.agb.org.br. Acesso em 06.09.2018. Adaptado)

O texto se refere à consolidação do agronegócio

21

A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.

O perfil topográfico mostra as características do relevo da área destacada no mapa com a linha
22

Utilizando um computador com Windows 7 instalado em sua configuração original, um escriturário criou um arquivo de valores separados por vírgula (extensão.csv).

Depois de algum tempo ele decidiu abri-lo novamente e, para isso, clicou no botão como se observa na figura a seguir:

Para encontrar seu arquivo, o escriturário deve clicar na seta à frente da opção

23

Considere a seguinte planilha, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão:

Um usuário ocultou a coluna C, deixando a planilha com o seguinte aspecto:


Quando o usuário seleciona todas as células do intervalo entre A1 e D6, pressiona CTRL+C e cola o resultado em outra planilha nova, que não tem nenhuma coluna oculta, o resultado é:

24
A fórmula do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão, que tem como resultado o valor 5, é
25

Por meio do MS-Excel 2016, em sua configuração padrão, um usuário pode acessar dados de um banco de dados institucional como, por exemplo, o MS-SQLServer, permitindo realizar cálculos e visualizações com dados do banco de dados ao invés de dados da própria planilha.

A guia onde se encontra o recurso para acessar dados externos é

26

Utilize a planilha do MS-Excel 2010, na sua configuração padrão, apresentada a seguir para responder à questão.


O conteúdo da célula R15 foi copiado para a célula S15, utilizando a seguinte opção

27
No MS-Word 2016, em sua versão em português e configuração padrão, deseja-se pesquisar um texto em um documento para substituí-lo por outro. A tecla de atalho que permite essa operação de Localizar e Substituir é:
28

Tem-se o seguinte documento do Microsoft Word 2016, em sua configuração padrão, com apenas 1 linha:

Assinale a alternativa com o resultado quando o usuário seleciona essa linha e configura o alinhamento para Justificado.

29
No editor de texto MS-Word 2016, em português e em sua configuração padrão, um usuário clicou no botão Formas, do grupo Ilustrações, presente na guia Inserir do aplicativo.
Assinale a alternativa que contém elementos disponíveis para inserção no documento por meio desse recurso.
30
Por meio do botão Quebras, presente no grupo Configurar Páginas da guia Layout do editor de texto MS-Word 2016 (em português e em sua configuração padrão), pode-se selecionar diversas opções de quebra, categorizadas em 
31

Usando o Microsoft Word 2016, em sua configuração original, um usuário criou um e imprimiu um documento de 10 páginas, contendo um rodapé com a numeração das páginas. No entanto, após a impressão, o usuário notou um erro e teve que alterar um conteúdo nas páginas 3, 5 e 6, e também no rodapé. Depois de serem feitas as correções, o usuário precisou imprimir novamente o documento. Considerando que o rodapé não tem nenhuma configuração especial na primeira página, tampouco é diferente nas páginas pares e ímpares, assinale a alternativa que indica o conteúdo a ser informado no campo Páginas, destacado a seguir na janela Imprimir, para imprimir as páginas que foram alteradas

32
A capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos indica o conceito de
33
Sobre o conceito de motivação, é correto afirmar que
34
Uma das formas de liderança mais louvadas na atualidade, principalmente porque tem surgido em empresas de setores novos que englobam negócios totalmente inusitados, formados por projetos, objetos, aplicativos, etc, se contrapõe aos objetivos de liderança no século passado que eram basicamente, e quase que exclusivamente, para a manutenção da estabilidade, do crescimento orgânico, da preservação dos lucros. O tipo de liderança desse novo líder, bastante desejável nesses setores dinâmicos e contemporâneos, é denominado
35

Modelo desenvolvido por Peter Drucker na década de 1950, a gestão por resultados tem enfoque em

36

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Desempenho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço intelectual ou físico.

II. Motivação para o trabalho é o processo pelo qual o esforço ou ação que leva ao desempenho profissional de uma pessoa é impulsionado por certos motivos.

Estão corretas as afirmativas:

37

Leia o texto abaixo sobre estrutura organizacional.


"Segundo Rocha (2015) suas aplicações acontecem, em hospitais, laboratórios  governamentais, instituições financeiras etc. O que a difere das outras formas de estrutura organizacional, é que características de mais de uma estrutura atuam ao mesmo tempo sobre os empregados. Outro aspecto diferenciador é que existe múltipla subordinação, ou seja, os empregados se reportam a mais de um chefe, o que pode gerar confusão nos subordinados e se tornar uma desvantagem desse tipo de estrutura. É uma ótima alternativa para empresas que trabalham desenvolvendo projetos e ações temporárias. Nesse tipo de estrutura o processo de decisão é descentralizado."


Assinale a alternativa correta que apresenta a estrutura organizacional descrita no texto

38

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A divisão vertical do trabalho, das funções até os cargos, tem como resultado a distribuição da autoridade em níveis.

II. Hoje em dia, a hierarquia foi substituída pela autoadministração em muitas empresas.

Estão corretas as afirmativas:

39

A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é

também um processo social complexo. Analise abaixo

algumas considerações sobre o tema, atribua valores

verdadeiro (V ) ou falso (F ) e assinale a alternativa que

representa a seqüência correta de cima para baixo:

( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro

da administração, onde a pessoa que a desempenha, é

responsável por um grupo.

( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar

o comportamento de seus liderados.

( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a

realização dos objetivos.

40

As sentenças abaixo retratam algumas das principais

aplicações dos resultados de uma avaliação de

desempenho. Analise-as e assinale a alternativa incorreta:

41

Dentre algumas das principais funções organizacionais

estão a produção, o marketing, as finanças, os recursos

humanos. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a

alternativa correta:

I.O objetivo básico da função de produção é transformar

insumos para fornecer o produto ou serviço proposto

pela organização.

II.A função de Recursos Humanos, ou gestão de pessoas,

é encontrar, atrair e manter as pessoas de que a

organização necessita. Envolve ações de prospecção,

contratação, manutenção, demissão.

III.A função financeira cuida do dinheiro da organização.

Tem por objetivo a proteção e eficaz utilização dos

recursos financeiros.

Estão corretas as afirmativas:

42

Existem várias formas de se avaliar o desempenho

humano dentro das empresas. Sobre o tema, leia as

sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I.Por meio do processo de avaliação, informação e

reforço, ou correção do desempenho humano, podese

fornecer um retomo aos funcionários quanto à sua

atuação dentro da empresa, para que, a partir de então,

ele tenha condições de melhorar sua performance

quando assim se fizer necessário.

II.O reforço ou a correção de um desempenho deve ser

praticado em algum momento, sem grande brevidade.

Um comportamento avaliado muito tempo depois de

ocorrido geralmente surte efeitos mais positivos.

III.O bom desempenho deve ser incentivado por meio de

mecanismos de reforço, a exemplo das recompensas.

Estão corretas as afirmativas:

43

A liderança no contexto organizacional sempre irá desenvolver algum tipo de influência para que determinados grupos de profissionais desenvolvam suas atividades, alcançando os objetivos pretendidos. Chiavenato (2017), define o estilo clássico de liderança em três diferentes tipos: autocrática, democrática e liberal. Nesse contexto, analise as informações a seguir.

  1. Liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa diretrizes nas tomadas de decisões, não havendo participação do grupo. O comportamento do líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao grupo.
  2. Liderança democrática – total liberdade ao grupo para tomar decisões, com a mínima intervenção do líder. A participação do líder é limitada pois as suas orientações são dadas se o grupo as solicita.
  3. Liderança liberal – na tomada de decisões as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder. O líder é objetivo e limita-se aos fatos nos elogios ou nas críticas.

Assinale a alternativa correta.

44

As teorias que se preocupam com os processos descrevem como determinados comportamentos podem ser estimulados, referenciados,  coordenados ou até mesmo evitados. Dentre as principais teorias sobre processos estão a teoria da expectativa e a teoria da equidade. Com essa perspectiva, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) Teoria da expectativa - diz que o indivíduo tem a expectativa de que um certo comportamento conduza a um certo resultado.
(  ) Teoria da equidade – diz que o indivíduo faz uma comparação entre os resultados dos seus esforços com os dos seus colaboradores pares.
(  ) Teoria da expectativa e equidade – promovem os níveis superiores de motivação na organização pois utiliza desempenho comportamental.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

45

"O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em
organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e
vice-versa. (Chiavenato, 2005). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).

(  ) As organizações esperam que seus colaboradores reconheçam o papel da empresa
na sociedade, contribuindo para a realização da missão organizacional. Assim como esperam que eles tenham conhecimento dos objetivos e visão organizacional contribuindo para o futuro da organização.
(  ) As organizações buscam pessoas que estejam comprometidas, que apresentem um
desempenho além das expectativas, e que coloquem os interesses da organização acima
de padrões éticos e responsáveis.
(  ) O equilíbrio organizacional depende da compatibilidade entre as contribuições dadas
pelos colaboradores e as recompensas ofertadas pela organização.
(  ) A empregabilidade está relacionada à capacidade de manter um emprego em uma organização. A ocupabilidade está relacionada à capacidade de manter atualização profissional constante que assegure flexibilidade, oportunidades de carreira, projetos etc. dentro e fora da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

46

A motivação constitui um importante campo doconhecimento da natureza humana e Maslow(2000) apresenta uma hierarquia de necessidades básicas que, se não forematendidas, podem provocar a desmotivação nas pessoas.

De acordo com a análise da figura acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) O nível 1 apresenta as necessidades básicas
(  ) O nível 2 apresenta as necessidades que são balizadores sociais
(  ) O nível 5 representa as necessidades de moralidade, criatividade, solução de problemas, aceitação dos fatos, entre outros.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

47

O título do texto, “Aquilo por que vivi”, apresenta a preposição “por” em função de uma exigência. Tratase de uma exigência de:

48

A respeito da concordância nominal, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) 'Dedicava todo seu tempo ao comércio e à navegação costeiros.'

( ) 'Estudo a língua italiana e francesa.'

( ) 'Fruta é bom para a saúde.'

( ) 'Seguem inclusos as notas promissórias.'

( ) 'A porta, meia aberta, deixava ver o interior da sala.'

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

49

Assinale a alternativa correta. Em “Chegam na consulta antes da hora.” (7º§), de acordo com a norma padrão, percebe-se um desvio de:
50

Santinho
(Luiz Fernando Veríssimo)

  Me lembro com clareza de todas as minhas professoras, mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona Ilka. Curioso: por que escrevi “Dona Ilka” e não Ilka? Talvez por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o “Dona”, onde se viu tratar professora pelo primeiro nome, menino? No meu tempo ainda não se usava o “tia”. Elas podiam ser boas e até maternais, mas decididamente não eram nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma mulher pequena com um perfil de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.

  Eu era aluno “bem-comportado”. Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído. Mas comportamento, 10. Por isto até hoje faço verdadeiras faxinas na memória, procurando embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido, um dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas não consigo lembrar o quê. O fato é que fui posto de castigo. Que consistia em ficar de pé num canto da sala de aula, com a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá pra ver, foi mais ou menos lá pela Idade Média.) Mas o que eu nunca esqueci foi a Dona Ilka ter me chamado de “santinho do pau oco”.

  Ser bem-comportado em aula não era uma decisão minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que a minha boa conduta era uma simulação. Eu era um falso. Um santo falsificado! Depois disso, pelo resto da vida, não foram poucas as vezes em que um passarinho imaginário com perfil de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido. Os santinhos do pau oco passam a vida se questionando.

  Já outra professora quase destruiu para sempre qualquer pretensão minha à originalidade literária. Era para fazer uma redação em aula sobre a ociosidade, e eu não tinha a menor ideia do que era ociosidade. Se a palavra fora mencionada em aula tinha certamente sido num dos meus períodos de devaneio, em que o corpo ficava ali, mas a mente ia passear. E então, me achando formidável, fiz uma redação inteira sobre um aluno que precisa fazer uma redação sobre a ociosidade sem saber o que é isso, sua agonia e finalmente sua decisão de fazer uma redação sobre um aluno que precisa fazer uma redação sobre a ociosidade, etc. a professora chamou a atenção de toda a classe para a minha redação. Eu era um exemplo de quem acha que com esperteza pode-se deixar de estudar e por isto estava ganhando um zero exemplar. Só faltou me chamar de original do pau oco.

  Enfim, sobrevivi. No ginásio, todos os professores eram homens, mas não me lembro de nenhuma marca que algum deles tenha deixado. As relações com as nossas pseudomães, no primário, eram mais profundas. As duas histórias que eu contei não têm nenhuma importância. Mas olha as cicatrizes.

O modo como o pronome “me” foi empregado, no início da primeira oração do texto caracteriza:

51
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:
Todos os candidatos ao processo seletivo sabem_____ é importante estudar muito,_______ são poucas vagas e a concorrência é grande.
52

No sexto parágrafo, tem-se “há casas com lareira

que se mantêm frias.". Nesse fragmento, percebe-se

que o acento da forma verbal em destaque deve-se à

concordância com a seguinte palavra:

53

Assinale a alternativa em que se faz uma classificação incorreta do pronome destacado da tirinha acima.

54

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:

Já ______ duas horas quando ele chegou, e viu que ainda ______ panelas quentes no fogão. ______ dois anos que havia se casado e nunca ______ atrasos para o almoço.

55

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

- O consumo das famílias brasileiras ______.
- A diretora, apesar de todos os pedidos, ______a escola.
- Nem o menino nem a menina ______ sair de casa.
- Nossa! Já ______ meia noite!

56
Assinale a alternativa correta em que a palavra em destaque exerce o papel de verbo:
57
Imagem associada para resolução da questão

Um fenômeno inusitado surpreendeu os paulistanos, na tarde de 19 de agosto de 2019. Mesmo com os relógios marcando 16 horas, o céu da capital paulista estava encoberto por nuvens e o "dia virou noite".

Folha de São Paulo. 20/08/2019.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente as causas desse fenômeno.
58
Sobre a paisagem natural do domínio dos “mares de morros” florestados do Brasil Tropical Atlântico, analise as afirmativas a seguir. I. Caracteriza-se pela presença de redes hidrográficas altamente dendritificadas e muito densas.
II. Caracteriza-se pelo lençol d’água subterrâneo alimentando permanentemente a correnteza dos cursos d’água.
III. Caracteriza-se pela cobertura florestal contínua por grandes áreas, desde os fundos de vales até as mais altas vertentes e interflúvios.
Assinale:
59
“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas.
A identificação pioneira das faixas de transição e contato existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática popular nordestina.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com o termo
60
“A presença de manchas de ecossistemas típicos de outras provinciais no interior de um domínio de natureza distinto reflete a dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas do período quaternário. No Brasil, são exemplos dessas ‘manchas’ as caatingas de Macaé-Cabo Frio, rodeadas por grandes contínuos de Mata Atlântica, ou as áreas de cerrados existentes no entremeio das grandes florestas da Amazônia.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
O modelo científico desenvolvido para explicar a presença desses enclaves ecossistêmicos é conhecido como teoria dos