Sem direito e Poesia
Eis me aqui, iniludível. Incipiente na arte da escrita, desfraldo sentimentos vestindo-os com as palavras que lhes atribuem significado. Às vezes dá vontade ser assim, hermético. Talvez, porque eu sinta
que o mundo não me entende ou porque, talvez, eu não me encaixe harmonicamente no mundo, é que sinto esta liberdade em não me fazer entender. É que, talvez, a vida seja mesmo um mal entendido.
Portanto, despiciendo as opiniões e me faço prolixo. Suasório para o intento de escrever em uma língua indecifrável ao homem comum. Meu vocabulário, quando quero, é um quarto cerrado e, nele me tranco e jogo fora a chave do entendimento. Dizem-me que as palavras devem ser um instrumento para comunicar-se e que isto é fazer-se entender. Mas eu, que do mundo nada entendo, por que razão deveria me fazer entender?
Sinto o decesso aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo imarcescível de que haja vida no satélite natural. Talvez, após o decesso, eu possa lá estabelecer morada e, vivendo em uma sociedade singular, haja o recreio em espírito. Na realidade. Na iniludível realidade, meu recreio é uma sala ampla. Teto alto. Prateleiras rústicas com farta literatura e filosofia. Nenhuma porta ou janela aberta a permitir à passagem do tempo. Uma poltrona aveludada. Frio. Lareira acesa. Vinho tinto seco, Malbec.
O amor? O entregar-se? Não!
Tratar-se-ia apenas de amor próprio. Sem entrega. Apenas eu. Apenas eu e o tempo. Cerrado na sala cerrada. Divagando sobre o nada e refletindo sobre tudo. Imarcescível seria tal momento. Mas a vida. A vida é singular ao tempo, pois que o tempo é eterno, e a criatura humana é botão de rosa, matéria orgânica falível na passagem do eterno. Sigo... Soerguendome...Sobrevivo...
(Fonte: Nelson Olivo Capeleti Junior/ Artigos13/04/2018 - JUS Brasil)

No texto, ocorrem marcações discursivas como as que se destacam em “Bons tempos aqueles, pensei.” e “O mínimo, suponho, que um sujeito tem”.
Tais marcações cumprem o seguinte efeito expressivo:


O texto pertence à tipologia narrativa e, pelo modo com que é estruturado, oferece ao leitor:
Assinale a alternativa correta. Antônio gastou 50% de dois quintos do valor que possuía e ainda sobraram R$ 160,00 a ele. Nessas circunstâncias o valor gasto por Antônio foi:
A soma dos termos da sequencia é:
O consumo atual de água em uma cidade é 53.000.000 l/h. Suponha que este consumo cresça anualmente em 1,75 milhões l/h, e que este crescimento possa ser considerado como uma progressão aritmética. Se a capacidade de produção de água for de 78 mil m3/h, assinale a alternativa que apresenta em quantos anos, no máximo, será necessária a ampliação da capacidade de produção de água para que não ocorra falta de água.
O agronegócio centrado na fruticultura surgiu timidamente, à sombra da agroindústria, e tomou um grande impulso em meados dos anos de 1980 com a estruturação de uma base para exportação. A partir desse período, as frutas produzidas no Polo irrigado tiveram uma trajetória ascendente com pequenas variações no volume exportado em função da instabilidade das políticas cambiais e do próprio mercado externo, até meados dos anos de 1990. Entretanto, é a partir de 1997 que essa tendência se consolida e a participação das principais frutas produzidas voltadas para mercado externo (uva e manga) passa a contribuir com 90% do volume das exportações do país.
(http://www.eng2016.agb.org.br. Acesso em 06.09.2018. Adaptado)
O texto se refere à consolidação do agronegócio
Pelas estradas e caminhos brasileiros, é comum se encontrar paisagens como a apresentada a seguir.

O processo mostrado na imagem é
Leia o gráfico para responder à questão.

Observe o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a população brasileira permitem afirmar que
Analise a tabela para responder à questão.

A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.

O perfil topográfico mostra as características do relevo da área destacada no mapa com a linha
Observe o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as atividades econômicas brasileiras permitem afirmar que, no título do gráfico, o “X" deve ser substituído por
A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.

É a situação em que o número de habitantes em idade ativa, entre 15 e 64 anos, supera o total de brasileiros considerados dependentes – idosos e crianças. Esse fenômeno, que no Brasil começou por volta dos anos 80, ampliou significativamente o potencial produtivo do País, pois tornou disponível um grande contingente de mão de obra, mais que suficiente para expandir a economia e, ao mesmo tempo, bancar a infância dos mais jovens e a aposentadoria dos inativos.
(Estadão. Disponível em https://bit.ly/2CFw9JI. 02.08.2018. Adaptado)
O texto destaca o conceito de
Observe a imagem a seguir, que apresenta uma planilha elaborada por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão.

O resultado apresentado pela fórmula =MAIOR(A1:C3;3) após ser aplicada à célula C4 será
Analise a tabela a seguir, digitada em uma planilha do MS-Excel 2010, em português, na sua configuração padrão.

Caso a fórmula
=SE(E(A1>B1;A2=B2;A3<B3;A4<>B4);
MÁXIMO(A2:B3);MÍNIMO(A2:B4))
seja digitada na célula C6 dessa planilha, o resultado nela apresentado será:
Assumindo que foi digitada a fórmula =$F2-G$2 na célula H2 e que essa fórmula foi copiada e colada nas células H3 até H9, assinale a alternativa com o valor que aparecerá na célula H6 da planilha do MS-Excel 2010, em sua configuração original, exibida na figura.
Tem-se a seguinte planilha criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão:

Assinale a alternativa com o resultado correto da fórmula =CONT.NÚM(A1:B6), a ser inserida na célula A7, considerando que as células B4 e B6 estão vazias.
Observe a planilha acima, sendo editada por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão, por um usuário que deseja controlar itens de despesas miúdas (coluna A) e seus respectivos valores (coluna B).
A fórmula usada para calcular o valor apresentado na célula B9, que corresponde ao maior valor de um item de despesa, deve ser:
Usando o Microsoft Word 2016, em sua configuração original, um usuário criou um e imprimiu um documento de 10 páginas, contendo um rodapé com a numeração das páginas. No entanto, após a impressão, o usuário notou um erro e teve que alterar um conteúdo nas páginas 3, 5 e 6, e também no rodapé. Depois de serem feitas as correções, o usuário precisou imprimir novamente o documento. Considerando que o rodapé não tem nenhuma configuração especial na primeira página, tampouco é diferente nas páginas pares e ímpares, assinale a alternativa que indica o conteúdo a ser informado no campo Páginas, destacado a seguir na janela Imprimir, para imprimir as páginas que foram alteradas

Tem-se o seguinte documento do Microsoft Word 2016, em sua configuração padrão, com apenas 1 linha:

Assinale a alternativa com o resultado quando o usuário seleciona essa linha e configura o alinhamento para Justificado.
Modelo desenvolvido por Peter Drucker na década de 1950, a gestão por resultados tem enfoque em
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A divisão vertical do trabalho, das funções até os cargos, tem como resultado a distribuição da autoridade em níveis.
II. Hoje em dia, a hierarquia foi substituída pela autoadministração em muitas empresas.
Estão corretas as afirmativas:
O processo de organização envolve uma seqüência de
decisões e procedimentos que devem resultar em uma
estrutura estável, organizada, porém dinâmica. Sobre o
processo de organização e divisão do trabalho, leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.A organização é um processo de disposição dos
recursos dentro de uma estrutura segundo alguma
ordem ou classificação.
II.A divisão do trabalho deve seguir os critérios mais
apropriados, caso a caso, desconsiderando-se sempre
a realização dos objetivos para facilitar o processo.
III.No processo de organização e definição de trabalho, há
que se definir também as responsabilidades, os níveis de
autoridade e o desenho da estrutura organizacional a se
seguir.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o texto abaixo sobre estrutura organizacional.
"Segundo Rocha (2015) suas aplicações acontecem, em hospitais, laboratórios governamentais, instituições financeiras etc. O que a difere das outras formas de estrutura organizacional, é que características de mais de uma estrutura atuam ao mesmo tempo sobre os empregados. Outro aspecto diferenciador é que existe múltipla subordinação, ou seja, os empregados se reportam a mais de um chefe, o que pode gerar confusão nos subordinados e se tornar uma desvantagem desse tipo de estrutura. É uma ótima alternativa para empresas que trabalham desenvolvendo projetos e ações temporárias. Nesse tipo de estrutura o processo de decisão é descentralizado."
Assinale a alternativa correta que apresenta a estrutura organizacional descrita no texto
Dentre algumas das principais funções organizacionais
estão a produção, o marketing, as finanças, os recursos
humanos. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a
alternativa correta:
I.O objetivo básico da função de produção é transformar
insumos para fornecer o produto ou serviço proposto
pela organização.
II.A função de Recursos Humanos, ou gestão de pessoas,
é encontrar, atrair e manter as pessoas de que a
organização necessita. Envolve ações de prospecção,
contratação, manutenção, demissão.
III.A função financeira cuida do dinheiro da organização.
Tem por objetivo a proteção e eficaz utilização dos
recursos financeiros.
Estão corretas as afirmativas:
Comunicar é gerar uma ação em comum. Sobre algumas
ações e definições envolvidas em um processo
comunicativo eficiente e eficaz, analise as sentenças
abaixo, atribua valores verdadeiro (V ) ou falso (F ),
e assinale a alternativa que representa a seqüência
correta de cima para baixo:
( ) Fazer comunicação é comungar, partilhar, tornar comum
a outros: ideias, sentimentos, ações.
( ) Ofertar é outro ato básico da comunicação. Significa
partilhar com o outro algo que é seu, ou que está sobre
seus cuidados.
( ) Ofertar algo que não se tem é inconsequência, e pode
gerar muitos desencontros ao longo de um processo
comunicativo. Nunca devemos ofertar ou prometer
aquilo que não poderemos cumprir.
A liderança no contexto organizacional sempre irá desenvolver algum tipo de influência para que determinados grupos de profissionais desenvolvam suas atividades, alcançando os objetivos pretendidos. Chiavenato (2017), define o estilo clássico de liderança em três diferentes tipos: autocrática, democrática e liberal. Nesse contexto, analise as informações a seguir.
Assinale a alternativa correta.
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é
também um processo social complexo. Analise abaixo
algumas considerações sobre o tema, atribua valores
verdadeiro (V ) ou falso (F ) e assinale a alternativa que
representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro
da administração, onde a pessoa que a desempenha, é
responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar
o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a
realização dos objetivos.
As sentenças abaixo discorrem sobre motivação.
Baseado no tema, analise estas sentenças, e assinale a
alternativa correta:
I.Pode-se dizer que a motivação para o trabalho é um
estado psicológico de disposição, interesse ou vontade
de perseguir, realizar uma meta, uma tarefa.
II.A pessoa motivada para o trabalho apresenta uma
disposição favorável ou positiva para a realização deste
trabalho.
III.A motivação para o trabalho é resultante de uma
complexa interação entre motivos externos e internos,
não sendo influenciada pelos estímulos vindos das
situações e nem do ambiente.
Estão corretas as afirmativas:
Existem várias formas de se avaliar o desempenho
humano dentro das empresas. Sobre o tema, leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.Por meio do processo de avaliação, informação e
reforço, ou correção do desempenho humano, podese
fornecer um retomo aos funcionários quanto à sua
atuação dentro da empresa, para que, a partir de então,
ele tenha condições de melhorar sua performance
quando assim se fizer necessário.
II.O reforço ou a correção de um desempenho deve ser
praticado em algum momento, sem grande brevidade.
Um comportamento avaliado muito tempo depois de
ocorrido geralmente surte efeitos mais positivos.
III.O bom desempenho deve ser incentivado por meio de
mecanismos de reforço, a exemplo das recompensas.
Estão corretas as afirmativas:
Drucker (2010) descreve que o administrador deverá estar preparado para atuar não apenas como técnico, mas também como conselheiro, patrocinador ou facilitador do trabalho dos profissionais que trabalham sob sua responsabilidade. Para isso, precisa aprimorar suas habilidades relacionadas à formação e ao desenvolvimento de equipes de alta performance. Isso exige delegar tarefas e conhecer as metas da empresa e os perfis dos profissionais para verificar se eles realmente têm condições de desenvolver as atividades que serão de sua responsabilidade. Em relação a algumas funções que o administrador da atualidade precisa realizar, assinale a alternativa incorreta.

Na oração “Há um ano” (2°§), nota-se que a flexão de número e pessoa do verbo que a constitui deve-se:

Analise as afirmativas abaixo em relação ao [texto 1] e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No trecho “As atividades humanas designadas como trabalho, para além de seu caráter utilitário”, os termos destacados são classificados como adjetivos.
( ) A palavra “também” é um advérbio de exclusão.
( ) No trecho “Uma vez que organizam o tempo”, o termo destacado funciona sintaticamente como Objeto Direto.
( ) O trecho “que nos entendamos em função das atividades laborais.” É classificado sintaticamente como Oração Subordinada Completiva Nominal.
( ) O trecho “que exercemos” é classificado sintaticamente como Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Considere o fragmento abaixo para responder às questões de 2 a 4.
“Sem juiz nem plateia, sem close nem zoom, fiquei ali parado no começo da tarde escaldante de fevereiro, olhando o telefone que acabara de desligar.” (3º§)
Em “Sem juiz nem plateia, sem close nem zoom”,
nota-se uma construção paralelística que reforça a ideia de falta, explicitada pelo emprego respectivo de:
As locuções adverbiais modificam o sentido atribuído pelo verbo. Assim, assinale a alternativa cujo fragmento transcrito do texto NÃO destaca um exemplo desse tipo de locução.
Utilize o texto abaixo para responder a questão.
Texto I
Os caminhões chegaram às sete e meia e todas as famílias que restavam na favela havia muito tempo já estavam de pé. Era difícil continuar na cama. Desde os bons tempos, as mulheres levantavam bem cedo para a lavagem das roupas, para o apanho da água, para o preparo das pobres marmitas. Os homens também. Uns saíam para o trabalho. Outros, em busca do primeiro gole de cachaça no balcão do armazém de sô Ladislau, [...]. As crianças maiores acordavam cedo também, trazendo nos olhos e no estômago a desesperada expectativa. Será que hoje tem pão? Os menores, os nenéns brigando com a vida, dando socos no ar exigindo o peito da mãe ou a mamadeira completada com mais água sempre.
(Conceição Evaristo, Becos da Memória, p.168)
Texto
Uma Vela para Dario
(Dalton Trevisan)
Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo
e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar,
encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando,
sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na
pedra o cachimbo.
Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não
se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se
ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia
sofrer de ataque.
Ele reclina-se mais um pouco, estendido agora na calçada,
e o cachimbo tinha apagado. O rapaz de bigode pediu aos
outros que se afastassem e o deixassem respirar. Abre-lhe o
paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe tiram os
sapatos, Dario rouqueja feio, bolhas de espuma surgiram no
canto da boca.
Cada pessoa que chega ergue-se na ponta dos pés, não
o pode ver. Os moradores da rua conversam de uma porta à
outra, as crianças de pijama acodem à janela. O senhor gordo
repete que Dario sentou-se na calçada, soprando a fumaça do
cachimbo, encostava o guarda-chuva na parede. Mas não se
vê guarda-chuva ou cachimbo ao seu lado.
A velhinha de cabeça grisalha grita que ele está morrendo.
Um grupo o arrasta para o táxi da esquina. Já no carro a
metade do corpo, protesta o motorista: quem pagaria a corrida?
Concordam chamar a ambulância. Dario conduzido de volta e
recostado à parede - não tem os sapatos nem o alfinete de
pérola na gravata.
Alguém informa da farmácia na outra rua. Não carregam
Dario além da esquina; a farmácia é no fim do quarteirão e,
além do mais, muito peso. É largado na porta de uma peixaria.
Enxame de moscas lhe cobre o rosto, sem que faça um gesto
para espantá-las.
Ocupado o café próximo pelas pessoas que apreciam o
incidente e, agora, comendo e bebendo, gozam as delícias da
noite. Dario em sossego e torto no degrau da peixaria, sem o
relógio de pulso.
Um terceiro sugere lhe examinem os papéis, retirados -
com vários objetos - de seus bolsos e alinhados sobre a camisa
branca. Ficam sabendo do nome, idade; sinal de nascença. O
endereço na carteira é de outra cidade.
Registra-se correria de uns duzentos curiosos que, a essa
hora, ocupam toda a rua e as calçadas: era a polícia. O carro
negro investe a multidão. Várias pessoas tropeçam no corpo
de Dario, pisoteado dezessete vezes.
O guarda aproxima-se do cadáver, não pode identificá-
lo — os bolsos vazios. Resta na mão esquerda a aliança de
ouro, que ele próprio quando vivo - só destacava molhando no
sabonete. A polícia decide chamar o rabecão.
A última boca repete — Ele morreu, ele morreu. A gente
começa a se dispersar. Dario levou duas horas para morrer,
ninguém acreditava estivesse no fim. Agora, aos que alcançam
vê-lo, todo o ar de um defunto.
Um senhor piedoso dobra o paletó de Dario para lhe apoiar
a cabeça. Cruza as mãos no peito. Não consegue fechar olho
nem boca, onde a espuma sumiu. Apenas um homem morto
e a multidão se espalha, as mesas do café ficam vazias. Na
janela alguns moradores com almofadas para descansar os
cotovelos.
Um menino de cor e descalço veio com uma vela, que
acende ao lado do cadáver. Parece morto há muitos anos,
quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.
Fecham-se uma a uma as janelas. Três horas depois, lá
está Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra,
sem o paletó. E o dedo sem a aliança. O toco de vela apaga-se
às primeiras gotas da chuva, que volta a cair.
No primeiro parágrafo, a oração “Dario vem apressado.
guarda-chuva no braço esquerdo." revela, por meio do
adjetivo em destaque, uma característica:
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
- O consumo das famílias brasileiras ______.
- A diretora, apesar de todos os pedidos, ______a escola.
- Nem o menino nem a menina ______ sair de casa.
- Nossa! Já ______ meia noite!
Texto I
[...]
Outro elemento por trás da tendência [de buscar terapia] é o entristecimento das pessoas, diz o psicanalista Lucas Liedke, que discute saúde mental na internet. Sua visão é amparada pelo Relatório Mundial da Felicidade, da ONU. Em 2020, o Brasil caiu 12 posições no ranking. Em 2021, o país recuperou duas posições, mas continua distante do melhor patamar, registrado em 2013, quando ocupava a 24ª posição.
"Além de retratar a sociedade, essas obras ajudam a desconstruir a ideia da terapia como algo elitista, que em parte é verdade, mas em parte não só é mentira como é até preconceito, porque muita gente pensa que terapia é só para quem está sofrendo muito ou para quem tem muito dinheiro e tempo", diz Liedke.
Crítico a quem se preocupa com a saúde mental sem refletir sobre a precarização da vida, o psicanalista salienta que "a terapia não vai resolver os problemas do mundo, como a pobreza, o racismo, o machismo, mas pode ajudar quem sofre disso a enfrentar o problema da melhor maneira". "Se cuidamos do nosso corpo, por que não deveríamos cuidar da cabeça? A gente merece fazer terapia."
