1

Ao longo do texto, apreende-se, por parte do emissor, em relação à raça humana, uma visão:

2
De acordo com a leitura, assinale a alternativa correta.
3
Embora seja narrado em terceira pessoa, nota-se que o texto acompanha a perspectiva:
4

Analise os fragmentos a seguir.

I. “(eu me incluo como leitor)” – Os parênteses são frequentemente usados para isolar termos, palavras, expressões e orações intercalados na estrutura oracional e, muitas vezes, deslocados dentro dela.

II. “Não se cobre uma alta performance: de entregar um grande resultado, de ter a paz de Buda ou ser evoluído como Jesus”. – O sinal de dois-pontos é usado, aqui, para enunciar uma enumeração.

III. “Ao ser gentil comigo mesmo, abro espaço para experimentar essa prática para com os que estão ao meu redor” – o uso da vírgula ocorre, obrigatoriamente, entre o verbo e o(s) seu(s) complemento(s).

Assinale a alternativa correta em relação ao uso e à explicação da pontuação destacada.
5

Analise as afirmativas em relação à crase.
I. Não há crase antes de palavras masculinas.
II. A crase é uma junção de artigo feminino e preposição. 
III. Não se usa crase diante de verbo. 

Assinale a alternativa correta.

6
Quanto à tipologia, é correto afirmar que o texto é narrativo em função de todas as características típicas dessa categoria listadas, exceto:
7

Texto II
O IBC

  O Instituto Benjamin Constant é uma instituição 
federal da administração direta, ligada diretamente 
ao gabinete do ministro da Educação e 
especializada na educação e atendimento de 
pessoas cegas e com baixa visão.
  O público atendido pelo IBC é formado por 
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos 
atendidos pela educação precoce, passando por 
todas as etapas da educação básica (educação 
infantil, ensino fundamental e ensino médio 
profissionalizante). Desde 2019 a instituição 
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na 
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso 
stricto sensu na área da América Latina. 
  Além da educação formal, o IBC também 
promove a reinserção social das pessoas que 
perderam ou estão em processo irreversível de 
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição 
de pessoas com deficiência visual na sociedade em 
geral e no mundo do trabalho em particular. 
 [...]
  Como centro de referência nesta área, a 
instituição também atua na formação especializada 
na educação de pessoas com deficiência visual e 
assessora instituições públicas e privadas no 
atendimento às necessidades desse público.
  Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um 
centro de pesquisas médicas no campo da 
oftalmologia, possuindo um dos programas de 
residência médica mais respeitados do País. 
Através desse programa, presta serviços de 
atendimento médico à população, realizando 
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em 
11/01/2024)

Embora aproximem-se quanto à temática, os dois textos possuem diferenças estruturais. Quanto à tipologia, o segundo pode ser classificado como:
8
Sabendo-se que “trempe” é um tipo de chapa de ferro colocada em fogão à lenha para sustentar as panelas, na passagem “chegavam-se à trempe e ouviam a conversa dos pais” (3º§), percebe-se que o acento indicativo de crase justifica-se:
9

Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.". Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se:

I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo.

II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido.

III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito.

IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor.

V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

10

De acordo com a leitura do texto, analise as afirmativas abaixo.

  1. O texto pode ser considerado, predominantemente, expositivo-argumentativo.
  2. O primeiro período do texto é uma sequência narrativa, devido à progressão temporal sugerida pelos tempos verbais empregados no trecho.
  3. As duas perguntas finais do texto, por se dirigirem diretamente ao leitor, utilizando
    verbos no modo imperativo, são consideradas sequências injuntivas.

Assinale a alternativa correta.