1

Um dos fatores que contribuiu para o crescimento do PIB foi a

2

Em passado recente as três grandes agências internacionais de classificação de risco voltaram suas atenções para a economia brasileira. Sobre esse fato considere as afirmações:

I. A classificação de risco (rating) soberano é a nota dada por agências classificadoras de risco que avaliam a capacidade e a disposição de um país em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de sua dívida.

II. As agências atribuem as notas de risco de crédito apenas a Estados nacionais, mas excepcionalmente podem avaliar empresas, especialmente estatais que estão em vias de desestatização.

III. Desde final de 2016 as principais agências de risco incluíram o Brasil no grupo de países com classificação A-, isto é, país com baixo grau de investimento financeiro.

IV. Quanto pior for a classificação de risco maior são os juros cobrados pelos investidores para emprestar dinheiro, o que amplia a crise econômica do país endividado.

Está correto o que se afirma APENAS em

3

De acordo com ONGs internacionais de proteção ambiental, estão na base dos principais problemas ambientais brasileiros, entre outros,

4
Em julho de 2017, continua a pleno vapor o processo de saída do Reno Unido da União Europeia. O Brexit
5
No contexto da globalização o comércio internacional é fundamental para a economia de um país. No caso do Brasil, dois de seus principais parceiros comerciais são
6

A Lei da Terceirização, foi sancionada pelo presidente Michel Temer, em 31 de março. Essa lei dispõe que:

I. A terceirização poderá ser aplicada a qualquer atividade da empresa, tanto atividade-meio como atividade-fim.

II. O tempo de duração do trabalho temporário não deve ultrapassar três meses ou 90 dias.

III. Após o término do contrato, o trabalhador temporário só poderá prestar novamente o mesmo tipo de serviço à empresa após esperar três meses.

Está correto somente o que se afirma APENAS em

7

No dia 1 de junho de 2017, jornais de várias partes do mundo deram a manchete:

Trump anuncia retirada dos EUA do Acordo de Paris sobre o clima

A justificativa dada por Trump para a saída do Acordo de París foi que

8

Leia a notícia de O Globo de 14.set.2017.

Este povo é conhecido como “a minoria mais perseguida do mundo". Os muçulmanos rohingya, que desde agosto de 2017 protagonizam uma fuga em massa do país onde vivem, são vítimas de múltiplas discriminações: trabalho forçado, extorsão, restrições à liberdade de circulação, regras de casamento injustas e confisco de terras. Há séculos vivendo no mesmo território, são

considerados um povo sem Estado e não são reconhecidos como um dos 135 grupos do país.

(Globo – https://glo.bo/2HyTvmx.

Acesso em 12.abr.2018. Adaptado)

Os rohingya fogem

9
Leia a notícia sobre um país sul-americano, vizinho do Brasil.
A oposição conquistou a maioria da Assembleia Nacional do país na eleição parlamentar deste domingo (06/12/15), em uma vitória arrasadora que reequilibra forças em um país onde o governo exerce poder hegemô- nico há 16 anos.
“Aceitamos os resultados (…) Jogamos limpo, perdemos a batalha, foi uma bofetada para despertar para o que vem”, disse o presidente do país em pronunciamento, deixando claro que não cumpriria a ameaça de resistir com violência a eventual derrota. (http://folha.com/no1715846. Adaptado)
A vitória da oposição ocorreu
10

O estopim das manifestações dos “coletes amarelos" na França foi