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Ave a raiva desta noite

A baita lasca fúria abrupta

Louca besta vaca solta

Ruiva luz que contra o dia Tanto e tarde madrugada.

LEMINSKI, P. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 2002 (fragmento).

No texto de Leminski, a linguagem produz efeitos sonoros e jogos de imagens. Esses jogos caracterizam a função poética da linguagem, pois

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A fim de alcançar seus objetivos comunicativos, os autores escreveram esse texto para

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A partir da comparação entre os poemas, verifica-se que,

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Nesse texto, a combinação de elementos verbais e não

verbais configura-se como estratégia argumentativa para

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Esse texto é uma propaganda veiculada nacionalmente.

Esse gênero textual utiliza–se da persuasão com uma

intencionalidade específica. O principal objetivo desse

texto é

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Paris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XI II e XII a. C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram a porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. A noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão "presente de grego".

DUARTE, Marcelo. 0 guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Em "puseram-no", a forma pronominal "no" refere-se

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A busca pela identidade constitui uma faceta da tradição literária, redimensionada pelo olhar contemporâneo. No poema, essa nova dimensão revela a

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Trabalhando com recursos formais inspirados no

Concretismo, o poema atinge uma expressividade que se

caracteriza pela

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Na letra da canção, percebe-se uma interlocução. A posição do emissor é conciliatória entre as tradições do samba e os movimentos inovadores desse ritmo. A estratégia argumentativa de concessão, nesse cenário, é marcada no trecho

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O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo ocorre em

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A obra de Murilo Mendes situa-se na fase inicial do Modernismo, cujas propostas estéticas transparecem, no poema, por um eu lírico que

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Nesse texto, no que diz respeito ao vocabulário empregado pela moça de Montes Claros, a narradora expõe uma visão indicativa de

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Na criação do texto, o chargista lotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por lotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar

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Linguagem do morro

  Tudo lá no morro é diferente                    

Daquela gente não se pode duvidar      

   Começando pelo samba quente               

Que até um inocente                              

Sabe o que é sambar                             

Outro fato muito importante                    

 E também interessante                           

É a linguagem de lá                                

Baile lá no morro é fandango                  

Nome de carro é carango                        

 Discussão é bafafá                                   

Briga de uns e outros                              

Dizem que é burburim                             

Velório no morro é gurufim                      

Erro lá no morro chamam de vacilação   

Grupo do cachorro em dinheiro é um cão

Papagaio é rádio                                      

 Grinfa é mulher                                          

     Nome de otário é Zé Mané                            

PADEIRINHO & FERREIRA DOS SANTOS. Boca do povo.

Rio de Janeiro: Polydor, 1977 (fragmento).

A letra dessa canção vale-se de marcas linguísticas que
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Menina Thayara conta mitos indígenas em escolas públicas de Manaus

    Curitibana e neta de índios guaranis, a menina vive atualmente em Manaus, onde se diverte narrando histórias em escolas públicas.

    Mas as apresentações têm uma pitada especial. Honrando o sangue de seus ancestrais, Thayara mostra a magia das lendas e dos mitos indígenas para as crianças da Amazônia.

    [...]

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 4 set. 2013 (adaptado).

No trecho “Mas as apresentações têm uma pitada especial”, o conectivo mas tem a função de: