Trecho I :Ai, Meu Deus, que saudade da Amélia/ Aquilo sim é que era mulher/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ Quando me via contrariado/ Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"/ Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade. (Ataulfo Alves) (Fonte: Letras.mus)
Trecho II : Me deram um palco e eu vou cantar/ Canto pela tia queé silenciada/ Dizem que só a pia é seu lugar / Pela mina que é de quebrada/ Que é violentada e não pode estudar (...) Dona de casa limpa, lava e passa/ Mas fora do lar não pode trabalhar/ Não precisa ser Amélia pra ser de verdade/ Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser/. (Bia Ferreira)
De acordo com a interpretação dos dois trechos e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Por estabelecer uma relação intertextual com o trecho I, é necessário que o leitor tenha conhecimento prévio da canção de Ataulfo Alves para que tenha condições de compreender, ainda que parcialmente, o trecho II.
( ) Nos dois trechos, predomina o coloquialismo, a utilização de expressões informais, já que ambos são canções populares.
( ) Os dois eu-líricos expressam a mesma visão sobre a mulher, enxergando-a como um ser incapaz de existir de forma emancipada do homem.
( ) O trecho II é considerado uma paráfrase do trecho I, já que inverte os valores propostos no texto original, buscando efeito cômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Texto
Setenta anos, por que não?
Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o
modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma
ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de
barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira
que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser
uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem
graça, quem fica animado? Quem não se amargura?
[...]
Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos,
sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com
vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em
horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas),
hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser
simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao
teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali
na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo.
Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão
com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou
aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte,
ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova
amiga.
[...]
Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto
de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só
o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família.
Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos
com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias
palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos
desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara
hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos
e intervenções para manter ou recuperar a “beleza". A alma
tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos.
Precisa acreditar em alguma coisa.
(LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)
Considere o fragmento abaixo para responder às questões de 2 a 4.
“Sem juiz nem plateia, sem close nem zoom, fiquei ali parado no começo da tarde escaldante de fevereiro, olhando o telefone que acabara de desligar.” (3º§)
Em “Sem juiz nem plateia, sem close nem zoom”,
nota-se uma construção paralelística que reforça a ideia de falta, explicitada pelo emprego respectivo de:
As locuções adverbiais modificam o sentido atribuído pelo verbo. Assim, assinale a alternativa cujo fragmento transcrito do texto NÃO destaca um exemplo desse tipo de locução.
Em “Fabiano esfregou as mãos satisfeito” (3º§), o vocábulo destacado ilustra o seguinte emprego das classes de palavras:
Segurança
O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados. Mas os assaltos começaram assim mesmo. Os ladrões pulavam os muros. Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. [...] Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram.
Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, [...] não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. [...]
Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos. E ninguém pode sair. Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua. [...]
Luis Fernando Veríssimo
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Considerando o conjunto verdade dos conectivos lógicos proposicionais e sabendo que o valor lógico de uma proposição “p” é falso e o valor lógico de uma proposição “q” é verdade, é correto afirmar que o valor lógico:
Se o valor lógico de uma proposição p é verdade e o valor lógico de uma proposição q é falso, então é correto afirmar que o valor lógico:
Considere que os símbolos ,,e representam os operadores lógicos “se...então”, “se e somente se”, “e” e “ou”, respectivamente. Analise as sentenças abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) (7 - 2 - 2 = 5)(3 > 2)
( ) (3 + 2 = 4)(1 > 3)
( ) (3 x 5 + 6 = 21)(18 - 3 - 1 = 7)
( ) (4 x 4 + 3 = 19)(9 - 2 = 7)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Conjunções são proposições compostas em que há a presença do conectivo “e” e podem ser representadas pelo símbolo “^”. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
Considerando que os símbolos ∧, ∨, → e ↔ representem operadores lógicos e significam "e",
"ou", "então" e "se e somente se", respectivamente, análise os seguintes testes lógicos e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Nos três parágrafos abaixo,foi aplicado um alinhamento dos aplicativos clássicos (Microsoft Office e BrOffice) para edição de textos. Assinale a alternativa que corresponda respectivamente ao alinhamento aplicado para cada parágrafo, de cima para baixo.
Com base na planilha abaixo, retirada dos aplicativos clássicos (Microsoft Office e BrOffice) para elaboração de planilhas eletrônicas, assinale a alternativa que apresenta o resultado da fórmula:
=B1-C1+A2/A1*C2+B2
Calcule o resultado da fórmula:, com base na planilha abaixo, retirada dos aplicativos clássicos (Microsoft Office e BrOffice)para elaboração de planilhas eletrônicas:
Sobre as disposições constitucionais sobre seguridade social, analise as afirmativas abaixo.
I. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das contribuições sociais elencadas na Constituição Federal.
II. As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, não integrando o orçamento da União.
III. Um dos objetivos da seguridade social é a universalidade da cobertura e do atendimento.
A motivação constitui um importante campo doconhecimento da natureza humana e Maslow(2000) apresenta uma hierarquia de necessidades básicas que, se não forematendidas, podem provocar a desmotivação nas pessoas.
De acordo com a análise da figura acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O nível 1 apresenta as necessidades básicas
( ) O nível 2 apresenta as necessidades que são balizadores sociais
( ) O nível 5 representa as necessidades de moralidade, criatividade, solução de problemas, aceitação dos fatos, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A liderança no contexto organizacional sempre irá desenvolver algum tipo de influência para que determinados grupos de profissionais desenvolvam suas atividades, alcançando os objetivos pretendidos. Chiavenato (2017), define o estilo clássico de liderança em três diferentes tipos: autocrática, democrática e liberal. Nesse contexto, analise as informações a seguir.
Assinale a alternativa correta.
Drucker (2010) descreve que o administrador deverá estar preparado para atuar não apenas como técnico, mas também como conselheiro, patrocinador ou facilitador do trabalho dos profissionais que trabalham sob sua responsabilidade. Para isso, precisa aprimorar suas habilidades relacionadas à formação e ao desenvolvimento de equipes de alta performance. Isso exige delegar tarefas e conhecer as metas da empresa e os perfis dos profissionais para verificar se eles realmente têm condições de desenvolver as atividades que serão de sua responsabilidade. Em relação a algumas funções que o administrador da atualidade precisa realizar, assinale a alternativa incorreta.
As teorias que se preocupam com os processos descrevem como determinados comportamentos podem ser estimulados, referenciados, coordenados ou até mesmo evitados. Dentre as principais teorias sobre processos estão a teoria da expectativa e a teoria da equidade. Com essa perspectiva, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Teoria da expectativa - diz que o indivíduo tem a expectativa de que um certo comportamento conduza a um certo resultado.
( ) Teoria da equidade – diz que o indivíduo faz uma comparação entre os resultados dos seus esforços com os dos seus colaboradores pares.
( ) Teoria da expectativa e equidade – promovem os níveis superiores de motivação na organização pois utiliza desempenho comportamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Como o gerenciamento de projetos é bastante dinâmico, esses processos são influenciados uns
pelos outros, em várias áreas da organização. Por essa razão, a equipe do projeto precisa ser
multidisciplinar e com responsabilidades claras para cada pessoa envolvida. Em relação a equipe
multidisciplinar, analise as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa correta.
A vantagem competitiva faz uma empresa ter a
preferência dos clientes. Existem algumas vantagens
competitivas importantes dentro de uma organização.
Leia algumas delas descritas abaixo, e assinale a
alternativa incorreta:
O processo de controle produz informações úteis que
auxiliarão na tomada de decisões. Sobre o processo de
controle dentro das empresas, leia as sentenças abaixo
e assinale a alternativa correta:
I.Uma das finalidades do processo de controle é fornecer
informações relevantes aos gestores que os auxiliarão
no desempenho de suas atividades.
II.O processo de comparação entre o que foi planejado
e o que está sendo executado e a obtenção das
correspondentes conclusões sobre o desempenho é
também considerado processo de avaliação.
III.A definição e conhecimento dos padrões permite a
avaliação eficaz sobre o desempenho e a identificação
das decisões corretas a serem tomadas.
Estão corretas as afirmativas:
Existe mais de um tipo de organização. Cada qual com
suas respectivas características. Sobre os tipos de
organizações, leia as sentenças abaixo e assinale a
alternativa correta:
I.As organizações nunca podem ser classificadas por
tamanho, por natureza jurídica, por área de atuação
ou economicamente. Somente podem ser classificadas
estruturalmente, como sendo do governo, empresas
privadas ou organizações do terceiro setor.
II.Uma empresa é uma organização de negócios que tem
o objetivo de vender produtos e/ou serviços e obter
lucro.
III.O terceiro setor compreende as organizações de
utilidade pública, mas que têm origem na sociedade,
não no governo. Algumas delas são chamadas
organizações não governamentais (ONGs), e não têm
finalidade lucrativa.
Estão corretas as afirmativas:
Dentre algumas das principais funções organizacionais
estão a produção, o marketing, as finanças, os recursos
humanos. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a
alternativa correta:
I.O objetivo básico da função de produção é transformar
insumos para fornecer o produto ou serviço proposto
pela organização.
II.A função de Recursos Humanos, ou gestão de pessoas,
é encontrar, atrair e manter as pessoas de que a
organização necessita. Envolve ações de prospecção,
contratação, manutenção, demissão.
III.A função financeira cuida do dinheiro da organização.
Tem por objetivo a proteção e eficaz utilização dos
recursos financeiros.
Estão corretas as afirmativas:
"O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em
organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e
vice-versa. (Chiavenato, 2005). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).
( ) As organizações esperam que seus colaboradores reconheçam o papel da empresa
na sociedade, contribuindo para a realização da missão organizacional. Assim como esperam que eles tenham conhecimento dos objetivos e visão organizacional contribuindo para o futuro da organização.
( ) As organizações buscam pessoas que estejam comprometidas, que apresentem um
desempenho além das expectativas, e que coloquem os interesses da organização acima
de padrões éticos e responsáveis.
( ) O equilíbrio organizacional depende da compatibilidade entre as contribuições dadas
pelos colaboradores e as recompensas ofertadas pela organização.
( ) A empregabilidade está relacionada à capacidade de manter um emprego em uma organização. A ocupabilidade está relacionada à capacidade de manter atualização profissional constante que assegure flexibilidade, oportunidades de carreira, projetos etc. dentro e fora da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmações abaixo sobre produtividade e assinale a alternativa correta.
I. A produtividade de um sistema é definida como a relação entre os recursos utilizados e os recursos produzidos.
II. Produtividade e eficiência são sinônimos, porque correspondem ao quanto cada um produz.
Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmações abaixo sobre competitividade e assinale a alternativa correta.
I. Competitividade é uma tradução particular da ideia de eficácia, que se aplica particularmente nas empresas.
II. Competitividade é um critério extremamente importante de desempenho.
Estão corretas as afirmativas:
Eficácia é um conceito muito usado nas empresas. Assinale abaixo a alternativa que não tem relação com eficácia.
Leia a sentença e assinale a alternativa que completa
corretamente a lacuna. “_______________ é o conceito
de desempenho que envolve a comparação entre os
objetivos propostos e os resultados alcançados. Mede
o grau de alcance dos resultados."
Abaixo estão vários conceitos de Eficiência. Assinale a alternativa que não contém um desses conceitos.
Na mesma palavra, foram utilizados vários recursos dos aplicativos clássicos (Microsoft Office e BrOffice) para edição de textos. Assinale a alternativa que apresenta os efeitos de fonte que foram aplicados, de cima para baixo:
Comunicar é gerar uma ação em comum. Sobre algumas
ações e definições envolvidas em um processo
comunicativo eficiente e eficaz, analise as sentenças
abaixo, atribua valores verdadeiro (V ) ou falso (F ),
e assinale a alternativa que representa a seqüência
correta de cima para baixo:
( ) Fazer comunicação é comungar, partilhar, tornar comum
a outros: ideias, sentimentos, ações.
( ) Ofertar é outro ato básico da comunicação. Significa
partilhar com o outro algo que é seu, ou que está sobre
seus cuidados.
( ) Ofertar algo que não se tem é inconsequência, e pode
gerar muitos desencontros ao longo de um processo
comunicativo. Nunca devemos ofertar ou prometer
aquilo que não poderemos cumprir.
Leia abaixo algumas considerações sobre um
processo de comunicação eficiente, analise, e assinale
a alternativa incorreta:
O inventário visa a, entre outros pontos, possibilitar a
fiscalização dos bens patrimoniais. Sobre o tema, leia
as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.O Inventário físico corresponde à contagem dos
estoques da empresa, verificando se as quantidades
obtidas correspondem aos controles administrativos/
contábeis. A contagem física do estoque nunca pode ser
igual a quantidade do estoque registrado contabilmente.
II.O Inventário é o ato de relacionar e descrever,
coordenadamente, todos os bens e valores do
Patrimônio num determinando instante.
III.A avaliação patrimonial consiste na atribuição de valor
monetário aos itens do ativo e do passivo para que
se tenha o retrato fiel do valor monetário do acervo
patrimonial em dado instante.
Estão corretas as afirmativas:
Uma unidade da Federação incluiu no orçamento anual um programa com o objetivo de reduzir a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 a 25 anos, com ações específicas para esse público.
Uma medida de desempenho para esse programa poderia ser:
O secretário de planejamento de um estado da Federação, ao conduzir o processo orçamentário em seu primeiro ano na função, planejou que, na repartição dos recursos orçamentários para cobertura das despesas dos órgãos, não era necessário incluir duas das fundações públicas estaduais, uma vez que elas não dependiam exclusivamente dos recursos do tesouro para executar suas atividades.
O procedimento do secretário de planejamento está em desacordo com o princípio do(a):
No mês de outubro de 2017, o Município de Panópolis arrecadou os seguintes valores, em mil reais:
• Alienação de bens imóveis - 100
• Amortização de empréstimos - 20
• Operações de créditos internas - 150
• Transferência da União para obra no portal da cidade - 50
• Arrecadação de impostos - 300
• Contribuição de melhoria - 20
• Contribuição de iluminação pública - 10
• Arrecadação de laudêmio - 10
Com base nessas informações, o total dos valores arrecadados como receita de serviços é de
Leia o fragmento a seguir.
Tem gênese contábil: entre ativos e passivos, o administrador deve, em eventual escolha para seus valores, optar pelos menores para os ativos e maiores para os passivos.
Esta definição se refere ao princípio da(o)