Ao longo de um mês, o preço inicial P de um produto passou pelas seguintes alterações (sempre em relação ao preço imediatamente anterior):
- Aumento de 20%.
- Redução de 15%.
- Aumento de 10%.
Assinale a alternativa que indica o preço final do produto em relação ao inicial P:
Assinale a alternativa correta. Antônio gastou 50% de dois quintos do valor que possuía e ainda sobraram R$ 160,00 a ele. Nessas circunstâncias o valor gasto por Antônio foi:
Numa urna há somente 8 bolas azuis numeradas de 1 a 8 e 12 bolas verdes numeradas de 9 a 20. A probabilidade de sortearmos uma única bola dessa urna e ela ter um número par, sabendo que ela é azul,é
A Etnomatemática pode ser considerada uma abordagem histórico-cultural da disciplina, na qual a matemática deve ser compreendida não apenas como uma constituição social, mas também como uma construção histórica e política. Analise as seguintes afirmações acerca da Etnomatemática:
I. Os povos em suas diferentes culturas possuem inúmeras maneiras de trabalharem o conceito matemático e todos os conhecimentos produzidos pelos grupos sociais são válidos.
II. a Etnomatemática não se trata de um método de ensino nem de uma nova ciência, mas de uma proposta educacional que estimula o desenvolvimento da criatividade, conduzindo a novas formas de relações interculturais.
III. A Etnomatemática trata-se de uma vertente que busca identificar manifestações matemáticas nas culturas periféricas e tem como referências categorias própria de cada cultura.
Assinale a alternativa que indica quais destas afirmações estão corretas:
No contexto da Aritmética, a divisão de um valor não nulo por zero é considerada indefinida. Abaixo seguem alguns argumentos, utilizando os números naturais, apresentados por um professor a seus alunos, para demonstrar que essa divisão seria indefinida:
I. Ao se dividir objetos entre pessoas, como se atribuir algo a nenhuma pessoa? Por exemplo, ao se dividir seis doces entre duas crianças cada uma receberia três doces; quantos doces seriam dados a cada pessoa se não houvesse nenhuma pessoa?
II. A divisão por zero iria fazer com que falsas igualdades fossem criadas. Por exemplo, 2 · 0 = 3 · 0. Se dividirmos ambos os lados por zero, teríamos 2 =3.
III. A divisão com resto pode ser considerada como uma sequência de subtrações: subtrai-se o divisor do dividendo sucessivas vezes até atingir um número menor que o divisor. Por exemplo, ao dividir 7 por 3, subtraímos 3 duas vezes de 7 até chegar em 1; assim o quociente é 2 e o resto é 1. Se subtrairmos zero, nunca seria atingido um número menor que o divisor.
Porém, parte destes argumentos pode levar, erroneamente, à conclusão que ao se dividir um número qualquer não nulo por zero também resultaria em zero. Assinale a alternativa que indica quais destes argumentos podem levar a esta conclusão equivocada.
Considere a função
, para x ≠ 2. Assinale a alternativa que apresenta a função g(y) que é a função inversa de f(x).
Substituindo o valor da raiz da função , na função g(x) = x2 – 4x + 5, encontramos como resultado:
Um quadrado de lado L foi dividido em três triângulos retângulos conforme mostrado na figura abaixo:

Assinale a alternativa que indica a soma dos perímetros dos três triângulos:
Um atleta corre numa pista circular cujo diâmetro é igual a 180 metros. Se no final da corrida esse atleta deu 12 voltas completas na pista então a distância total percorrida, em metros, foi:
Considere as expressões abaixo:

A relação aproximada entre os valores de P e Q é: