1

Os argumentos apresentados pelo autor do texto se apoiam
2
“Excesso de direito, excesso de injustiça”.
A forma adequada de indicar-se de modo mais explícito a relação lógica desse pensamento é:
3

“A expansão da produção agropecuária teria se dado, então, exclusivamente pelos extraordinários ganhos de produtividade."

Esse fragmento do texto indica

4

A crítica central do texto de Carlos Heitor Cony se dirige:
5

“Vivemos em uma sociedade onde a eficiência e os resultados são valorizados. Aparentemente, apenas os mais inteligentes estão destinados a obter sucesso. No entanto, apenas os sábios conseguem uma felicidade autêntica".

Inferimos da leitura desse segmento do texto 2 que:

6
José de Alencar é um de nossos escritores mais conhecidos do Romantismo e autor de narrativas de vários tipos. A seguir, estão citados cinco romances conhecidos e seus tipos.

Assinale aquele cujo tipo está indicado erradamente.
7

“...precisava saber quantos metros quadrados de praças e áreas verdes havia em cada bairro."

A forma verbal havia pode ser adequadamente substituída por

8
A frase abaixo em que a concordância do verbo sublinhado apresenta incorreção é:
9

“...precisava saber quantos metros quadrados de praças e áreas verdes havia em cada bairro."

A forma verbal havia pode ser adequadamente substituída por

10

“Os policiais militares são os primeiros a chegar ao local do crime, para isolar a área e preservar as provas”; nesse segmento do texto 2, as formas verbais “isolar” e “preservar” poderiam também aparecer no plural “isolarem” e “preservarem”.

A frase abaixo em que há dupla possibilidade de concordância do termo destacado é:

11

Leia o fragmento a seguir:

Já _____ alguns anos que movimentos de defesa dos animais pregam que animais não ______________ em cativeiro. Essa e outras pautas _____ ganhado cada vez mais espaço na mídia, mas eles defendem que não é o suficiente. ___________ de questões que carecem ainda de ampla discussão na sociedade e no âmbito legislativo.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do fragmento acima.

12

“...pesquisadores ingleses relatam a identificação de microfósseis de bactérias que teriam surgido entre 4,2 bilhões de anos e 3,7 bilhões de anos atrás. Se for confirmado, será o mais antigo registro de vida na Terra".


Em função da forma verbal “teriam surgido", os leitores tomam conhecimento de que a informação da descoberta é:

13

Em todas as frases abaixo foram sublinhados termos de valor adverbial.

Assinale a frase em que se propõe uma substituição adequada desses termos por um advérbio com o mesmo significado.

14

A frase abaixo em que a substituição do segmento sublinhado por um advérbio foi feita de forma adequada é:

15

TEXTO 1 – O futuro da medicina

O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das

profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos,

jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até

aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric

Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai

vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não

escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos

coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito

próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é

possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as

imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão

do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode

ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma

o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas,

realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual.

Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos,

transformar o smartphone num supermicroscópio que permite

fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz

Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria

saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de

preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de

ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo

que desde Hipócrates assombra a medicina.

Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol,

mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele

provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os

hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum

desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente

leitura para os interessados nas transformações da medicina.

Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016

“Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até

aqui."

Sobre esse segmento do texto 1, é correto afirmar que:

16

Texto 1 – Problemas Sociais Urbanos

Brasil escola

Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão

da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço

das cidades e da falta de planejamento público que vise à

promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado

das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento

dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os

inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida

que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil

acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande

maioria da população pobre busque por moradias em regiões

ainda mais distantes.

Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais

de residência com os centros comerciais e os locais onde

trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes

que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos

salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte

público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que

às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e

apresentam elevados índices de violência.

A especulação imobiliária também acentua um problema

cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas

cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por

dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população

que possui terrenos, mas que não possui condições de construir

neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se

tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos

geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo,

mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a

dengue.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Problemas socioambientais urbanos"; Brasil

Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemasambientais-sociais-decorrentes-urbanização.htm.

Acesso em 14 de abril de 2016.

“Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes

eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que

contribui para que a grande maioria da população pobre busque

por moradias em regiões ainda mais distantes".

Nesse segmento do texto 1, o vocábulo mais aparece duas vezes,

com a mesma classe gramatical; a frase abaixo em que esse

mesmo vocábulo apresenta classe diferente é:

17

As frases abaixo apresentam um problema em sua estruturação: o advérbio (ou locução) sublinhado já tem seu significado contido no verbo que o acompanha; assinale a exceção:

18
Nessa mesma frase “Os deuses certamente não revelaram tudo aos mortais desde o princípio, mas, procurando, os homens encontram pouco a pouco o melhor”, há uma locução adverbial sublinhada que equivale adequadamente ao advérbio
19
Nas frases abaixo há dois substantivos sublinhados; aquela frase em que o segundo desses substantivos é adequado ao coletivo anteriormente sublinhado, é:
20

“E da minha fidelidade não se deveria duvidar; pois, tendo-a sempre observado, não devo aprender a rompê-la agora; e quem foi fiel e bom por quarenta e três anos, como eu, não deve poder mudar de natureza: da minha fidelidade e da minha bondade é testemunha a minha pobreza.”
Nesse pensamento, o autor utiliza os adjetivos “fiel e bom” e, em seguida, os substantivos correspondentes “fidelidade” e “bondade”.

A opção abaixo em que os dois adjetivos citados mostram substantivos adequados é:

21

Atribuições do oficial de justiça: “Cumprir mandados judiciais; preparar salas com livros e materiais necessários ao funcionamento das sessões de julgamento; buscar, na Secretaria e nos Gabinetes, os processos de cada Relator, separando-os e ordenando-os, colhendo assinaturas, quando for o caso; atender e dar informações aos advogados, partes e estagiários presentes na sessão, anotando os pedidos de preferência pela ordem de chegada dos interessados; auxiliar na manutenção da ordem e efetuar prisões, quando determinado; auxiliar o Secretário de Câmara, quando solicitado o auxílio; cumprir as demais atribuições previstas em lei ou regulamento”.

Em cada opção a seguir foi destacado um substantivo do texto acima; a opção em que o adjetivo referente ao substantivo destacado está INCORRETO é:

22

As opções a seguir mostram um verbo empregado nos textos 1 ou 2, acompanhado de um substantivo correspondente.

Assinale a opção em que essa correspondência está errada.

23

A frase em que a palavra sublinhada NÃO corresponde a uma forma diminutiva é:

24
Assinale a frase a seguir que é construída sem qualquer palavra substantivada.
25

    À proporção que alguns locatários abandonavam a estalagem, muitos pretendentes surgiam disputando os cômodos desalugados. Delporto e Pompeo foram varridos pela febre amarela e três outros italianos estiveram em risco de vida. O número dos hóspedes crescia, os casulos subdividiam-se em cubículos do tamanho de sepulturas, e as mulheres iam despejando crianças com uma regularidade de gado procriador. Uma família, composta de mãe viúva e cinco filhas solteiras, das quais destas a mais velha tinha trinta anos e a mais moça quinze, veio ocupar a casa que Dona Isabel esvaziou poucos dias depois do casamento de Pombinha.

    Agora, na mesma rua, germinava outro cortiço ali perto, o “Cabeça-de-Gato”. Figurava como seu dono um português que também tinha venda, mas o legítimo proprietário era um abastado conselheiro, homem de gravata lavada, a quem não convinha, por decoro social, aparecer em semelhante gênero de especulações. E João Romão, estalando de raiva, viu que aquela nova república da miséria prometia ir adiante e ameaçava fazer-lhe à sua perigosa concorrência. Pôs-se logo em campo, disposto à luta, e começou a perseguir o rival por todos os modos, peitando fiscais e guardas municipais, para que o não deixassem respirar um instante com multas e exigências vexatórias; enquanto pela sorrelfa* plantava no espírito dos seus inquilinos um verdadeiro ódio de partido, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, “que ali se não admitiam meias medidas a tal respeito! Ah! ou bem peixe ou bem carne! Nada de embrulho!”.

AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço, 1890. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf. Acesso em 27 jul. 2020.

* sorrelfa: dissimulação silenciosa para enganar ou iludir.

Assinale a opção em que o vocábulo destacado se encontra corretamente grafado segundo o sentido expresso entre parênteses.
26

O texto é um trecho de redação escolar que não obedece às modificações propostas pelo Novo Acordo Ortográfico, além de cometer outros erros ortográficos já condenados no Acordo anterior.

As palavras que mostram desobediência ao Novo Acordo são:

27
Assinale a frase a seguir em que a dupla possibilidade de construção proposta é errada.
28

“As palavras andam apanhando muito, até mesmo na mão de quem devia saber o respeito que merecem. É como se fosse uma cabala contra a comunicação: o significado das palavras é depreciado, desprezado, trocado, ignorado".

(Luís Garcia, O Globo, 20/8/1992)

A frase abaixo em que o significado da palavra sublinhada foi trocado é:

29

Texto 2

Notícia publicada na imprensa na penúltima semana de setembro de 2019:
“Tráfico da Rocinha ameaça quem joga lixo na rua
Bandidos espalham cartazes em área onde houve deslizamentos de terra nas últimas chuvas, alertando moradores para não despejar detritos em beco. Medida seria tomada porque venda de drogas é interrompida quando a região alaga”.

Sobre a estruturação do texto 2, é INCORRETO afirmar que:
30

Assinale a opção em que a palavra sublinhada está corretamente grafada.

31
Em todas as frases abaixo foi sublinhado um adjetivo; a frase em que esse adjetivo foi substituído por uma locução adequada, é:
32
“E da minha fidelidade não se deveria duvidar; pois, tendo-a sempre observado, não devo aprender a rompê-la agora; e quem foi fiel e bom por quarenta e três anos, como eu, não deve poder mudar de natureza: da minha fidelidade e da minha bondade é testemunha a minha pobreza.”
Nesse pensamento, o autor utiliza os adjetivos “fiel e bom” e, em seguida, os substantivos correspondentes “fidelidade” e “bondade”.
A opção abaixo em que os dois adjetivos citados mostram substantivos adequados é:
33

Texto – A eficácia das palavras certas

Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um

boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava:

"Por favor, ajude-me. Sou cego". Um publicitário da área de

criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas

moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz

escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés

do cego e foi embora.

Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego

que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e

moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e

perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz,

sobretudo querendo saber o que ele havia escrito.

O publicitário respondeu: "Nada que não esteja de acordo com o

conceito original, mas com outras palavras". E, sorrindo,

continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava

escrito, mas seu novo cartaz dizia: "Hoje é primavera em Paris e

eu não posso vê-la". (Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre

e Maria Bernadete M. Abaurre)

O termo em função adjetiva sublinhado que está substituído por um adjetivo inadequado é:

34

O adjetivo grande é amplamente utilizado, mostrando um significado demasiadamente geral. Nas frases a seguir, substituímos esse adjetivo por outro de valor semântico mais específico; a frase em que essa substituição NÃO está adequada ao contexto é:

35

As regards critical learning, the function of this cartoon is to
36

READ TEXT I AND ANSWER QUESTIONS 11 TO 15

TEXT I

Will computers ever truly understand what we're saying?

Date: January 11, 2016

Source University of California - Berkeley

Summary:

If you think computers are quickly approaching true human

communication, think again. Computers like Siri often get

confused because they judge meaning by looking at a word's

statistical regularity. This is unlike humans, for whom context is

more important than the word or signal, according to a

researcher who invented a communication game allowing only

nonverbal cues, and used it to pinpoint regions of the brain where

mutual understanding takes place.

From Apple's Siri to Honda's robot Asimo, machines seem to be

getting better and better at communicating with humans. But

some neuroscientists caution that today's computers will never

truly understand what we're saying because they do not take into

account the context of a conversation the way people do.

Specifically, say University of California, Berkeley, postdoctoral

fellow Arjen Stolk and his Dutch colleagues, machines don't

develop a shared understanding of the people, place and

situation - often including a long social history - that is key to

human communication. Without such common ground, a

computer cannot help but be confused.

"People tend to think of communication as an exchange of

linguistic signs or gestures, forgetting that much of

communication is about the social context, about who you are

communicating with," Stolk said.

The word "bank," for example, would be interpreted one way if

you're holding a credit card but a different way if you're holding a

fishing pole. Without context, making a "V" with two fingers

could mean victory, the number two, or "these are the two

fingers I broke."

"All these subtleties are quite crucial to understanding one

another," Stolk said, perhaps more so than the words and signals

that computers and many neuroscientists focus on as the key to

communication. "In fact, we can understand one another without

language, without words and signs that already have a shared

meaning."

(Adapted from http://www.sciencedaily.com/releases/2016/01/1

60111135231.htm)

Based on the summary provided for Text I, mark the statements below as TRUE (T ) or FALSE (F ). ( ) Contextual clues are still not accounted for by computers. ( ) Computers are unreliable because they focus on language patterns. ( ) A game has been invented based on the words people use. The statements are, respectively:
37

READ TEXT II AND ANSWER QUESTIONS 21 TO 25:

TEXT II

The backlash against big data

[…]

Big data refers to the idea that society can do things with a large

body of data that weren't possible when working with smaller

amounts. The term was originally applied a decade ago to

massive datasets from astrophysics, genomics and internet

search engines, and to machine-learning systems (for voicerecognition

and translation, for example) that work

well only when given lots of data to chew on. Now it refers to the

application of data-analysis and statistics in new areas, from

retailing to human resources. The backlash began in mid-March,

prompted by an article in Science by David Lazer and others at

Harvard and Northeastern University. It showed that a big-data

poster-child—Google Flu Trends, a 2009 project which identified

flu outbreaks from search queries alone—had overestimated the

number of cases for four years running, compared with reported

data from the Centres for Disease Control (CDC). This led to a

wider attack on the idea of big data.

The criticisms fall into three areas that are not intrinsic to big

data per se, but endemic to data analysis, and have some merit.

First, there are biases inherent to data that must not be ignored.

That is undeniably the case. Second, some proponents of big data

have claimed that theory (ie, generalisable models about how the

world works) is obsolete. In fact, subject-area knowledge remains

necessary even when dealing with large data sets. Third, the risk

of spurious correlations—associations that are statistically robust

but happen only by chance—increases with more data. Although

there are new statistical techniques to identify and banish

spurious correlations, such as running many tests against subsets

of the data, this will always be a problem.

There is some merit to the naysayers' case, in other words. But

these criticisms do not mean that big-data analysis has no merit

whatsoever. Even the Harvard researchers who decried big data

"hubris" admitted in Science that melding Google Flu Trends

analysis with CDC's data improved the overall forecast—showing

that big data can in fact be a useful tool. And research published

in PLOS Computational Biology on April 17th shows it is possible

to estimate the prevalence of the flu based on visits to Wikipedia

articles related to the illness. Behind the big data backlash is the

classic hype cycle, in which a technology's early proponents make

overly grandiose claims, people sling arrows when those

promises fall flat, but the technology eventually transforms the

world, though not necessarily in ways the pundits expected. It

happened with the web, and television, radio, motion pictures

and the telegraph before it. Now it is simply big data's turn to

face the grumblers.

(From http://www.economist.com/blogs/economist explains/201

4/04/economist-explains-10)

The three main arguments against big data raised by Text II in the second paragraph are:
38

READ TEXT I AND ANSWER THE QUESTION.

The fifth paragraph stresses as an advantage of cloud computing its
39

According to Duboc (2016, p. 62), critical literacy differs from critical reading as the former holds that:
40

The sentence that informs that one of the challenges associated with governmental-level internal auditing is the problem of continuity is:
41

A figura abaixo mostra um retângulo de 5 por 2.

Juntando três retângulos iguais a esse, foi formada a figura abaixo.

A medida do contorno dessa figura é igual a:

42

A quantidade de retângulos com lados de comprimento inteiro

que é possível formar, tendo sempre um perímetro de 24 cm, é

43

A figura a seguir mostra a quadra retangular ABCD de um quartel, com 30 m de comprimento e 21 m de largura, dividida em quadrados iguais.
Imagem associada para resolução da questão

Dois soldados, Pedro e Paulo, caminharam de A até C por caminhos diferentes: Pedro percorreu os lados AB e BC, e Paulo percorreu os segmentos AP, PQ e QC.

É correto concluir que

44

A seguir estão escritas algumas letras do alfabeto grego básico.


Sobre essas letras, analise as afirmativas a seguir.

I. Todas são linhas poligonais.

II. Algumas são linhas abertas simples.

III. Apenas uma é uma linha poligonal fechada.

IV. Algumas são poligonais abertas.

V. Todas são linhas não-simples.

Está correto o que se afirma em

45

A figura abaixo mostra uma linha poligonal desde o ponto A até o ponto B desenhada sobre um quadriculado. O lado de cada quadradinho do quadriculado mede 1 unidade

O comprimento dessa linha poligonal é:

46

O piso de uma sala é representado pelo polígono da figura abaixo, onde dois lados consecutivos são sempre perpendiculares. As medidas indicadas na figura estão em metros.

A área dessa sala, em metros quadrados, é:

47

Para trabalhar um conceito ainda pouco conhecido por seus

alunos, o professor exibiu contraexemplos relacionando

características de alguns polígonos. Para isso, preparou o

seguinte exercício para seus alunos:

Observe as figuras a seguir.


Essa questão envolveu os seguintes conceitos:

48

A figura a seguir mostra o gráfico da função f(x) = log2x e os pontos:

Considerando f(3) = 1,585, a área do quadrilátero ABCD é igual a

49

O piso de uma sala quadrada é totalmente coberto por lajotas quadradas, todas exatamente iguais. O número de lajotas contidas nas duas diagonais do piso da sala é 25.

O número de lajotas que cobre totalmente o piso da sala é

50

As figuras a seguir representam 2 canteiros que serão cercados e

onde serão plantadas mudas de flores.


Dentre as ponderações do dono listadas a seguir, assinale a que

afirma motivo correto para a decisão.

51

As figuras a seguir foram construídas sobre papel quadriculado.


Sobre as figuras B, C, D e E, assinale a afirmativa correta.

52

O valor de y = cos 36° . cos 72° é

53

Sabe-se que sen x - cos x = 0,6 .

O valor de y = sen x ∙ cos x é

54

A figura abaixo é formada por três triângulos e, dentro de cada um deles, há um número escondido.

A seguir, o número que está abaixo de cada figura representa a soma dos números escondidos nos triângulos sombreados.

O número que está escondido no triângulo do meio é:

55

Um sistema com duas equações tem suas soluções representadas

pelas retas r e s.


Sobre esse sistema, é correto afirmar que

56

Em uma aula, o professor ofereceu a seus alunos o seguinte

problema:

O salário de Paulo é depositado em um banco todo mês. Após

juntar o dobro do seu salário e depois de pagar a mensalidade da

faculdade ficou com 5 mil reais. Dois meses depois, ele tinha em

sua conta o valor do seu salário e mais o valor de 3 mensalidades

da faculdade, o que totalizou 6 mil reais. Paulo constatou ainda

que se somasse o dobro de seu salário ao valor da mensalidade,

resultaria 7 mil reais.

Encontre um modelo que represente a situação: nomeie x o valor

do salário de Paulo e y o valor da mensalidade da faculdade.

Foram três as soluções encontradas por seus alunos:


Todos encontraram como solução para o salário 3 mil reais e para

a mensalidade da faculdade, mil reais.

Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

57

No edifício sede de uma empresa há três caixas-d'água e o quadro abaixo mostra os volumes de água que continham em determinado dia.

Nesse dia, para executar uma manutenção, a caixa 3 ficou com apenas 100 litros e o restante da água foi transferido para as outras duas caixas que ficaram, no final, com igual quantidade de água.


A quantidade de água que foi transferida da caixa 3 para a caixa 1 foi de:

58

O retângulo ABCD tem dimensões AB = 2 e BC = 4. Os pontos M e N são médios dos lados BC e CD, respectivamente.

O cosseno do ângulo AMN é igual a

59

Considere o sistema linear:

O valor de x é

60
A respeito dos conjuntos numéricos, assinale a afirmativa correta.
61
“Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma análise real permite apreender o ponto de passagem entre os fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais válido para reconhecer as atitudes sociais.
Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que é constante em todos os homens escapa necessariamente ao domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os atributos do relativo e do particular.”
(Adaptado de Claude Lévi-Strauss.
As estruturas elementares de parentesco, 1949)
A passagem do “estado de natureza” para o “estado de sociedade” é
62
É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou uma auto–absorção sonhadora”. (GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.) Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a seguir.
I. A briga de galos é um costume insólito.
II. A briga de galos é um cálculo hedonista.
III. A briga de galos é um modelo total de vida social.
Assinale:
63

“Habitus não é destino. Habitus é uma noção que me auxilia a

pensar as características de uma identidade social, de uma

experiência biográfica, um sistema de orientação ora consciente

ora inconsciente. Habitus é como uma matriz cultural que

predispõe os indivíduos a fazerem suas escolhas".

(SETTON, Maria da Graça Jacintho. "A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma

leitura contemporânea". Revista Brasileira de Educação, nº 20, 2002, p. 61.)

Com base na definição de habitus citada, analise as afirmativas a

seguir.

I. A noção de habitus permite identificar as estruturas

condicionantes do comportamento humano que são

exteriores e anteriores à prática social.

II. O habitus não é produto da história, é uma identidade fixa,

uma subjetividade própria da humanidade, que se revela ao

sociólogo ao analisar as relações sociais.

III. O conceito de habitus permite apreender as relações de

afinidade entre o comportamento dos agentes e as estruturas

sociais condicionantes.

Assinale:

64
“O homem ocupa uma posição peculiar no reino animal. Ao contrário dos outros mamíferos superiores não possui um ambiente específico da espécie, um ambiente firmemente estruturado por sua própria organização instintiva. (...) Neste sentido, todos os animais não humanos, enquanto espécies e enquanto indivíduos, vivem em mundos fechados, cujas estruturas são pré–determinadas pelo equipamento biológico das diversas espécies animais. (...) A peculiaridade da constituição biológica do homem repousa antes em sua componente instintiva. A organização instintiva do homem pode ser descrita como subdesenvolvida, comparada com a de outros mamíferos superiores. O homem, está claro, tem impulsos, mas estes são consideravelmente desprovidos de especialização e direção”.
(BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 69–70.)
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um conceito que os autores não aceitam e uma caracterização que postulam como correta para a análise dos comportamentos humanos.
65
O estruturalismo é um campo e um programa de pesquisa em Ciências Sociais que se constituiu na primeira metade do século XX, com importantes contribuições para as Ciências Humanas de maneira geral.
Com relação à aplicação do conceito de estrutura proposto pela Antropologia Estrutural, analise as afirmativas a seguir.
I. “É porque estavam agrupados que os homens puderam agrupar as coisas; [assim], a unidade desses primeiros sistemas lógicos apenas reproduz a unidade da sociedade, [pois] as categorias essenciais do pensamento podem ser produto de fatores sociais”. II. “Um sistema de parentesco não consiste nos elos objetivos de filiação ou consanguinidade dados entre os indivíduos; só existe na consciência dos homens, é um sistema arbitrário de representações, não o desenvolvimento espontâneo de uma situação de fato”. III. “Nas sociedades, apreendemos mais que ideias ou regras, apreendemos homens, grupos e seus comportamentos. Vêmo–los moverem–se como em mecânica se movem massas e sistemas (...). Percebemos quantidades de homens, forças móveis, que flutuam em seu ambiente e em seus sentimentos”.
Assinale:
66
Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio. Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir. 1- Representação e comunicação.
2- Investigação e compreensão.
3- Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
67
O estruturalismo nasce na linguística, sobretudo a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure, que concebeu a língua como um sistema ou conjunto autônomo e unitário de signos. Ao longo do século XX, a análise estrutural foi ampliada, sendo aplicada a outros campos de saber, incluindo a antropologia e a sociologia. Em termos gerais, com o termo estrutura, os estruturalistas definem
68
De maneira estrita, associa‐se à medida institucional específica para a transmissão de conhecimentos e habilidades e, em uma visão mais geral, é percebida como um conjunto de práticas que se pretendem tipos particulares de formação no contexto da ideia de socialização. Na teoria social, o conceito aqui considerado é o de
69
Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura, morrendo de fome, histéricos, nus, arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada em busca de uma dose violenta de qualquer coisa, que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis apartamentos sem água quente, flutuando sobre os tetos das cidades contemplando jazz, que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um ovo,
que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores caíram nas suas cabeças por todos os dias da década seguinte. (Allen Ginsberg, Uivo, 1956)
O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra.
As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma. Assinale-a.
70

A polissemia do conceito de cultura faz parte da própria história

de sua construção, culminando com as contribuições da

Antropologia e das Ciências Sociais a partir da segunda metade

do século XIX.

Assinale a opção que apresenta corretamente um conceito de

cultura de acordo com seu proponente.

71

O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método

de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de

1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo

influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.

Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise

as afirmativas a seguir.

I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema

de diferenças entre os seus diversos elementos considerados

em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista

Ferdinand de Saussure.

II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado

concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas

normas sociais, como o parentesco, por exemplo.

III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,

radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar

qualquer forma de análise que se refira a elementos internos

ao texto.

Assinale:

72


Assinale a alternativa que identifica corretamente que aspecto do trabalho de campo está sendo ironizado no cartum acima.

73
O retrato a seguir representa a família de índios Kalinã exposta no jardim zoológico de Acclimation em Paris. (1898–93).

Com base na imagem, assinale a opção que relaciona corretamente a acepção científica do conceito de raça com a representação visual do outro.
74
O modo de ação coletiva que caracteriza os movimentos sociais engloba um tipo específico de relação socialmente conflitiva. Embora o tipo clássico tenha sido o movimento operário nas sociedades industriais do século XIX e início do XX, novos movimentos foram incorporados à realidade de inúmeros países. No caso brasileiro, por exemplo, entre as manifestações que se pautam na luta contra as mazelas mais gerais promovidas pela globalização, é correto indicar
75


A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa,

assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores

compartilhados por vastos segmentos das sociedades

ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos

principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi

possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e

sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo

e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto

mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo

exigências econômicas.

As afirmativas são, respectivamente,

76
Alfred Schutz (1899-1959) procurou articular a fenomenologia husserliana à sociologia compreensiva de Max Weber, com o objetivo de constituir a fenomenologia como alicerce seguro para a construção de uma ciência total do comportamento social.   O esforço teórico de Schutz foi voltado para a elaboração de uma fenomenologia social da vida cotidiana.
Com relação à fenomenologia social da vida cotidiana de Alfred Schutz, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Esta abordagem investiga o senso comum enquanto conhecimento alienado, falsa consciência que separa o trabalhador do mundo que ele cria.
(...) Os principais temas de pesquisa estudados pela sociologia fenomenológica são a intersubjetividade e os saberes da experiência cotidiana.
(...) Esta teoria enfoca as variáveis sociais quantificáveis e identifica padrões recorrentes da vida cotidiana, caracterizando sociologicamente a conduta normal.
As afirmativas são, respectivamente,
77

Como muitos antropólogos já concluíram, a distinção clássica

entre natureza e cultura não pode ser utilizada para descrever

dimensões ou domínios internos a cosmologias não-ocidentais

sem passar antes por uma crítica etnológica rigorosa. Tal crítica

exige a dissociação e redistribuição dos predicados subsumidos

nessas duas séries paradigmáticas que tradicionalmente se

opõem (natureza e cultura): universal e particular, objetivo e

subjetivo, dado e construído, humanidade e animalidade, entre

tantos outros. Um dos traços do pensamento ameríndio seria seu

multinaturalismo em contraste com as cosmologias

multiculturalistas modernas. Enquanto estas se apóiam na

implicação mútua entre unicidade da natureza e multiplicidade

das culturas, a concepção ameríndia suporia uma unidade do

espírito e uma diversidade dos corpos. Recombinar, portanto,

para depois dessubstancializar, pois as categorias de Natureza e

Cultura, no pensamento ameríndio, não possuem o mesmo

estatuto de seus análogos ocidentais; elas não assinalam regiões

do ser, mas antes configurações relacionais, pontos de vista.

(CASTRO, E.Viveiros de (adaptado de http://www.oquenosfazpensar.com/web/).)

Assinale a alternativa que identifica a corrente teórica da

antropologia contemporânea descrita no trecho citado.

78

Não é o falo (ou a falta de) o fundamento desta visão de mundo

[androcêntrica], e sim é essa visão de mundo que, estando

organizada segundo a divisão em gêneros relacionais, masculino

e feminino, pode instituir o falo, constituído em símbolo da

virilidade, de ponto de honra caracteristicamente masculino; e

instituir a diferença entre os corpos biológicos em fundamentos

objetivos da diferença entre os sexos, no sentido de gênero,

construídos como duas essências sociais hierarquizadas.

(Tradução de BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 2002, p. 43)

As opções a seguir caracterizam corretamente as pré-condições

para que haja a perpetuação de uma cultura androcêntrica,

à exceção de uma. Assinale-a.

79

A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela

Sociologia


A imagem critica

80
Uma prova empírica irrefutável que estimulou o reexame das interpretações socioecológicas sobre a vida social urbana norte‐ americana realizadas pela Escola de Chicago, foi
81
“Em 1868, Mendeleiev estava debruçado sobre o problema dos elementos químicos. Eles eram o alfabeto de que a língua do universo se compunha.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 11).
Com relação à Tabela Periódica proposta por Mendeleiev, analise as afirmativas a seguir.
I. Organizou a tabela em função dos números atômicos dos elementos.
II. Propôs seu nome para um elemento que ainda não havia sido descoberto, o Mendelévio.
III. Deixou lacunas na Tabela quando parecia que o elemento correspondente não tinha sido descoberto.
Assinale:
82

O carbonato de sódio é uma matéria-prima bastante utilizada na fabricação de papel, vidro, sabão e detergentes, sendo normalmente comercializado em sua forma decahidratada

(Na2CO3 . 10H2O).

A massa desse sal, em grama, necessária ao preparo de 250 mL de uma solução aquosa com concentração 0,10 mol.L–1 é, aproximadamente, igual a

[Massas Molares (g.mol–1): H = 1,0; C = 12,0; O = 16,0; Na = 23,0]

83

A escassez de água doce é um grave problema global. No entanto, pesquisas apostam em um processo de dessalinização da água do mar que funciona empurrando água salgada em altas pressões através de uma membrana com poros de tamanho equivalente a um quinto de nanômetro. Esses orifícios são suficientemente pequenos para bloquear as moléculas de sal e suficientemente grandes para permitir a passagem das moléculas de água.

O método físico de separação aplicado no processo descrito é denominado

84
Com relação às propostas construtivistas e suas derivações pedagógicas na educação em ciências, analise as afirmativas a seguir. I. Buscam o engajamento ativo dos estudantes em seu processo de aprendizagem.
II. Possuem uma organização conceitual constituída de forma hierárquica.
III. Contribuíram muito para trazer modificações para as aulas de ciências, apesar dos problemas epistemológicos e filosóficos apontados por alguns autores.
Assinale:
85
Os efluentes domésticos e industriais são importantes fontes de matéria orgânica para águas superficiais. Geralmente, as estações de tratamento de efluentes apresentam níveis de tratamento primário, secundário e terciário que dependem do tipo de efluente que entra e da qualidade desejada para o efluente que sai. Sobre os níveis de tratamento de efluentes, analise as afirmativas a seguir.
I. O tratamento primário consiste na remoção de sólidos grosseiros e areia, aumentando a demanda bioquímica de oxigênio.
II. O tratamento secundário consiste na remoção da matéria orgânica dissolvida e em suspensão.
III. O tratamento terciário consiste na remoção de poluentes específicos e dos que não foram eficientemente removidos no tratamento secundário.
Assinale:
86
Em um laboratório de ciências de uma escola pública de São Paulo, o professor colocou algumas folhas de espinafre para ferver em água com bicarbonato e, depois, mergulhou-as em um pouco de metanol. Passados alguns instantes, foi decantado um líquido verde transparente. Os alunos logo perguntaram se aquilo era a clorofila. Para mostrar o que havia naquele líquido, o professor mergulhou a extremidade de uma tira de papel de um coador de café verticalmente sobre o extrato e, após alguns instantes, formaram-se quatro faixas coloridas no papel: ? uma alaranjada – correspondente aos carotenóides; ? uma amarelada – correspondente às xantofilas; ? duas verdes – uma correspondente à clorofila a e outra à b. A finalidade dessa experiência foi fazer com que os alunos percebessem que o líquido esverdeado era uma
87

Reação química causou explosão em paiol no RJ

A explosão no arsenal da Marinha na ilha do Boqueirão (RJ) foi provocada pela combustão espontânea de amostras de pólvora, armazenadas no paiol de trânsito – aquele usado para guardar a munição retirada dos navios. (...) Para entrar em combustão espontânea, a pólvora teve contato com umidade. A umidade provocou reações químicas na pólvora, que pegou fogo e provocou um incêndio. (...) Segundo a Folha apurou, esse é o resultado do laudo que explicará as causas do acidente, ocorrido em 16 de julho passado (...).

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/8/25/cotidiano/27.html Acesso em 22/06/2020.

Uma reação que pode ocorrer com a pólvora é

2 KNO3 + S + 3 C → K2S + N2 + 3 CO2

Em uma reação completa, foram obtidos 135 kg de produtos, a partir da queima de 101 kg de nitrato de potássio e 16 kg de enxofre. A quantidade de carvão queimada, em quilogramas, foi de

88

Em uma aula de Ciências, o professor escreveu no quadro a

seguinte frase:

Preguiças que se alimentam de folhas de embaúbas apresentam

pulgas que, por sua vez são parasitadas por protozoários.

Abaixo da frase, desenhou as três pirâmides ecológicas a seguir,

simbolicamente relacionadas à cadeia alimentar incluída na frase,

Seus alunos, após compararem as pirâmides com a cadeia

alimentar contida na frase, chegaram às seguintes conclusões:

I. a pirâmide 1 corresponde à pirâmide de biomassa;

II. a pirâmide 2 corresponde à pirâmide de números; e

III. a pirâmide 3 não tem correspondência com os seres da

cadeia.

Está correto o que se afirma em

89

Usinas alimentadas por combustíveis fósseis (gás natural, diesel e

carvão) emitem grandes quantidades de CO2

.

Considerando as emissões de CO2 por kWh (quilowatt hora)

produzido, o combustível menos poluente e o mais poluente são,

respectivamente:

90

O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas

espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos

volumes cerebrais.

Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus;

Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.

O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre

evolução, para que os alunos entendessem que

91
Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA. Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética. Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas. 1.O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. 2.Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas. 3.Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais. A citação inicial é corroborada
92
Considerando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula. Os alunos concluíram que a resposta correta é:
93
Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir: 1.Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. 2.Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. 3.O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é. Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir. I.A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento. II.A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula. III.A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização. Está correto o que se afirma em
94

Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a

seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de

uma célula em divisão.

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o

professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma

bactéria em divisão.

Após um período de análise e discussão, os alunos responderam

que

95
O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir. I.O conhecimento científico é inacabado. II.O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas. III.O conhecimento científico é objetivo. Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em
96

O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir

que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado

e, aproximadamente, na mesma escala.

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à

mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um

músculo estriado.

Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos

concluíram que a mitocôndria proveniente das células

musculares correspondia

97

O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução

dos seres vivos.

Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do

gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três

ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,

conforme as propostas a seguir.

I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a

ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.

II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os

seres vivos se modificam ao longo do tempo.

III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de

Lamarck quanto a de Darwin.

Assinale:

98

A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes

responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas

células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes

aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a

plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas

daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o

objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da

soja.

A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta

99
Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies. Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.
100

O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através

da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas

nosgráficos a seguir.

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância

capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes

da aplicação do inibidor,