Texto 1
O trecho a seguir é a primeira pergunta de uma entrevista em que o entrevistador (E) questiona a física Cássia Fernandez (CF) sobre criatividade:
(E) – Muito se fala sobre criatividade. Mas qual a definição mais aceita sobre o que é ser uma pessoa criativa?
(CF) – Existem definições gerais de criatividade, utilizadas pelo senso comum, mas não existe um consenso no mundo acadêmico.À medida que as pesquisas se aprofundam, vemos que o tema é mais e mais complexo. Contudo, não se pode abrir mão de buscar tornar essa definição mais precisa para que as estratégias educacionais sejam mais efetivas.
Uma segunda pergunta da mesma entrevista com a Cássia Fernandez (texto 1) é a seguinte:
(E) – A busca de uma educação mais criativa se deve ao desenvolvimento da Pedagogia ou a uma pressão crescente do mundo do trabalho?
(CF) – Hoje, a busca pela criatividade vem como demanda do mercado. Sou contra essa visão utilitária, mas é assim que funciona. Em um mundo onde a automação avança, onde há um fluxo gigantesco de dados, precisamos cada vez mais da criatividade. O mercado busca esse perfil profissional e a educação vem se pautando por isso. Ocorre que o modelo educativo tradicional não deixa espaço nenhum para a criatividade, pois tudo se baseia na repetição, como um modelo fordista.
Diante da pergunta formulada pelo entrevistado (E), a resposta de (CF):
Um professor de Sociologia solicitou a seus alunos que indicassem argumentos pertinentes ao seguinte tema: Os árbitros esportivos deveriam aceitar auxílio de meios eletrônicos?
Entre os argumentos listados abaixo, aquele que se mostra menos pertinente ao terreno sociológico é:
TEXTO 1 – O futuro da medicina
O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das
profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos,
jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até
aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric
Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai
vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não
escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.
Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos
coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito
próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é
possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as
imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão
do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode
ser um câncer, o que exige medidas adicionais.
Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma
o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas,
realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual.
Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos,
transformar o smartphone num supermicroscópio que permite
fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.
Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz
Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria
saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de
preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de
ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo
que desde Hipócrates assombra a medicina.
Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol,
mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele
provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os
hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum
desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente
leitura para os interessados nas transformações da medicina.
Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016
“Na verdade, todos os anos a imprensa nacional destaca os inaceitáveis números da violência no país". O vocábulo “inaceitáveis" equivale ao “que não se aceita". A equivalência correta abaixo indicada é:
“O drama dessas crianças tiradas dos braços de seus pais e mães pela “política de tolerância zero" do governo americano tem comovido o mundo e dividido o país do presidente Donald Trump."
O segmento sublinhado aparece entre aspas para
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa acerca de concordância verbal e nominal, analise as afirmativas a seguir.
I. No primeiro verso, também seria correta a forma singular do verbo (“posta-se”), por haver sujeito indeterminado.
II. No nono verso, o verbo “empunhar” poderia estar flexionado também no plural (“empunharmos”).
III. O adjetivo “vis”, no décimo primeiro verso, está corretamente concordando com o substantivo a que se refere (“hostes”) em número e gênero.
Está correto o que se afirma em
A questão desta prova se relaciona a fatos da cultura popular brasileira; o texto foi particularmente aproveitado para questão de compreensão e interpretação de texto e para a verificação da competência de escrita culta em nossa língua.
Texto 4 – A Quadrilha
“A quadrilha, também conhecida como quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontecem, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste. Por isso, as apresentações de quadrilha fazem referências a cultura nordestina, por exemplo, a caracterização do homem do campo, do caipira ou do matuto.
No entanto, a quadrilha é de origem francesa. Dessa forma, a ‘quadrille’ surgiu em Paris, no século XVIII. Ademais, era uma dança de salão composta por quatro casais, no entanto, era uma dança da elite europeia. Antes de chegar à França, a dança pertencia aos ingleses, onde era conhecida como ‘contredanse’, cuja origem vinha dos camponeses no século XIII. Depois, se difundiu por toda Europa.
Em suma, foi trazida ao Brasil, para a cidade do Rio de Janeiro durante o período da Regência, em 1830, logo, se popularizando em todo o país.” (Segredos do Mundo, 01/04/2021. Adaptado)
Raros são o secretário ou secretária que, enviando a alguém um documento ou um livro, não comece a carta escrevendo “Anexo lhe envio”.
Assinale a frase abaixo que está em desacordo com as normas gramaticais cultas.
“...precisava saber quantos metros quadrados de praças e áreas verdes havia em cada bairro."
A forma verbal havia pode ser adequadamente substituída por
“Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer".
Se reescrita no plural, a melhor forma dessa frase será:
A frase abaixo em que a substituição do segmento sublinhado por um advérbio foi feita de forma adequada é:
“Em vista disso, inteligência e sabedoria são dois conceitos interessantes. Assim, poderemos ter uma ideia mais precisa e útil do que realmente são. Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional e moldar uma personalidade virtuosa. Isso vai um passo além do cognitivo e do emocional".
O conectivo sublinhado acima que tem seu valor semântico indicado INADEQUADAMENTE é:
Texto 1 – Problemas Sociais Urbanos
Brasil escola
Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão
da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço
das cidades e da falta de planejamento público que vise à
promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado
das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento
dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os
inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida
que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil
acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande
maioria da população pobre busque por moradias em regiões
ainda mais distantes.
Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais
de residência com os centros comerciais e os locais onde
trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes
que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos
salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte
público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que
às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e
apresentam elevados índices de violência.
A especulação imobiliária também acentua um problema
cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas
cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por
dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população
que possui terrenos, mas que não possui condições de construir
neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se
tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos
geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo,
mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a
dengue.
PENA, Rodolfo F. Alves. "Problemas socioambientais urbanos"; Brasil
Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemasambientais-sociais-decorrentes-urbanização.htm.
Acesso em 14 de abril de 2016.
“Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes
eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que
contribui para que a grande maioria da população pobre busque
por moradias em regiões ainda mais distantes".
Nesse segmento do texto 1, o vocábulo mais aparece duas vezes,
com a mesma classe gramatical; a frase abaixo em que esse
mesmo vocábulo apresenta classe diferente é:
Em todos os segmentos abaixo há adjuntos adverbiais com valores semânticos diferentes; a opção em que a indicação desse valor está INCORRETA é.
As frases abaixo apresentam um problema em sua estruturação: o advérbio (ou locução) sublinhado já tem seu significado contido no verbo que o acompanha; assinale a exceção:
“No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante."
Nesse trecho, o termo “caixa" passou a ser aparentemente masculino, mas, na verdade, ocorreu aí uma elipse de um termo masculino “o funcionário da caixa."
O substantivo a seguir em que ocorre uma idêntica elipse que causa aparente mudança de gênero é:
“Se no Brasil a ética chegou a esse ponto, imagine a etiqueta, que é a pequena ética". A autora da frase, Danuza Leão, se refere à forma (etiqueta) que perdeu o valor diminutivo e passou a designar uma outra realidade.
A frase abaixo em que o vocábulo sublinhado conservou o valor diminutivo é:
Observe a frase a seguir.
É importante aprender muitas coisas / É importante o aprendizado de muitas coisas.
O mesmo processo de substituição de um verbo por um substantivo correspondente foi feito de forma adequada em:
A frase em que a palavra sublinhada NÃO corresponde a uma forma diminutiva é:
O texto é um trecho de redação escolar que não obedece às modificações propostas pelo Novo Acordo Ortográfico, além de cometer outros erros ortográficos já condenados no Acordo anterior.
As palavras que mostram desobediência ao Novo Acordo são:
“As palavras andam apanhando muito, até mesmo na mão de quem devia saber o respeito que merecem. É como se fosse uma cabala contra a comunicação: o significado das palavras é depreciado, desprezado, trocado, ignorado".
(Luís Garcia, O Globo, 20/8/1992)
A frase abaixo em que o significado da palavra sublinhada foi trocado é:
“Suas vozes frágeis e seus corpos miúdos sugerem que elas não têm mais de 7 anos, / mas já conhecem a brutal realidade dos desaventurados cuja sina é cruzar fronteiras para sobreviver."
Na digitação desse segmento do texto, o corretor sublinhou um termo, indicando-o como inadequado.
Assinale a opção que indica o termo destacado.
Texto 5 – OMS
1. “Os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) dizem que o cigarro mata metade dos seus consumidores habituais”;
2. “A cada 3 (três) pessoas que têm aneurisma cerebral, 2 (duas) fumam!”;
3. “A fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias tóxicas, incluindo acetona, monóxido de carbono e arsênico”;
4. “Esta fumaça vai diretamente para os pulmões, deixando-os expostos a 43 substâncias cancerígenas, onde ocorrem 90% das mortes por câncer de pulmão”.
“A cada 3 (três) pessoas que têm aneurisma cerebral, 2 (duas) fumam!”
O autor do texto 5 destacou uma frase 2 (duas) fumam graças a algumas estratégias gráficas, que são:
Um antigo ministro brasileiro declarou certa vez: “O grande mal do Brasil tem sido o crime sem castigo. O que reduz a criminalidade é a certeza da punição”.
Nessa frase, a locução “sem castigo” pode ser adequadamente substituída por “impune”; a frase abaixo em que uma substituição de uma locução por um adjetivo foi feita de forma adequada é:
Mark the statements below as true ( T ) or false ( F ) according to Text II:
( ) There are already many studies on the social and political effects of the IoT.
( ) Research studies on security and privacy still need to be carried out.
( ) The report from the US Federal Trade Commission supported the unrestricted use of the IoT.
READ TEXT II AND ANSWER THE QUESTION.
READ TEXT II AND ANSWER THE QUESTION.
A seguir estão escritas algumas letras do alfabeto grego básico.
Sobre essas letras, analise as afirmativas a seguir.
I. Todas são linhas poligonais.
II. Algumas são linhas abertas simples.
III. Apenas uma é uma linha poligonal fechada.
IV. Algumas são poligonais abertas.
V. Todas são linhas não-simples.
Está correto o que se afirma em
A quantidade de retângulos com lados de comprimento inteiro
que é possível formar, tendo sempre um perímetro de 24 cm, é
A figura abaixo mostra um retângulo de 5 por 2.
Juntando três retângulos iguais a esse, foi formada a figura abaixo.
A medida do contorno dessa figura é igual a:
A figura a seguir mostra o gráfico da função f(x) = log2x e os pontos:
Considerando f(3) = 1,585, a área do quadrilátero ABCD é igual a
O retângulo ABCD da figura a seguir tem as dimensões AB = 10 e BC = 6.
O ponto E do lado CD é tal que o segmento AE divide o retângulo em duas partes de forma que a área de uma seja o dobro da área da outra.
O segmento DE mede
As figuras a seguir foram construídas sobre papel quadriculado.
Sobre as figuras B, C, D e E, assinale a afirmativa correta.
A figura a seguir mostra a quadra retangular ABCD de um quartel, com 30 m de comprimento e 21 m de largura, dividida em quadrados iguais.
Dois soldados, Pedro e Paulo, caminharam de A até C por caminhos diferentes: Pedro percorreu os lados AB e BC, e Paulo percorreu os segmentos AP, PQ e QC.
É correto concluir que
O piso de uma sala é representado pelo polígono da figura abaixo, onde dois lados consecutivos são sempre perpendiculares. As medidas indicadas na figura estão em metros.
A área dessa sala, em metros quadrados, é:
Para trabalhar um conceito ainda pouco conhecido por seus
alunos, o professor exibiu contraexemplos relacionando
características de alguns polígonos. Para isso, preparou o
seguinte exercício para seus alunos:
Observe as figuras a seguir.
Essa questão envolveu os seguintes conceitos:
A figura abaixo mostra uma linha poligonal desde o ponto A até o ponto B desenhada sobre um quadriculado. O lado de cada quadradinho do quadriculado mede 1 unidade
O comprimento dessa linha poligonal é:
As figuras a seguir representam 2 canteiros que serão cercados e
onde serão plantadas mudas de flores.
Dentre as ponderações do dono listadas a seguir, assinale a que
afirma motivo correto para a decisão.
O retângulo ABCD tem dimensões AB = 2 e BC = 4. Os pontos M e N são médios dos lados BC e CD, respectivamente.
O cosseno do ângulo AMN é igual a
A figura abaixo é formada por três triângulos e, dentro de cada um deles, há um número escondido.
A seguir, o número que está abaixo de cada figura representa a soma dos números escondidos nos triângulos sombreados.
O número que está escondido no triângulo do meio é:
Considere o sistema linear:
O valor de x é
O valor de y = cos 36° . cos 72° é
Em uma aula, o professor ofereceu a seus alunos o seguinte
problema:
O salário de Paulo é depositado em um banco todo mês. Após
juntar o dobro do seu salário e depois de pagar a mensalidade da
faculdade ficou com 5 mil reais. Dois meses depois, ele tinha em
sua conta o valor do seu salário e mais o valor de 3 mensalidades
da faculdade, o que totalizou 6 mil reais. Paulo constatou ainda
que se somasse o dobro de seu salário ao valor da mensalidade,
resultaria 7 mil reais.
Encontre um modelo que represente a situação: nomeie x o valor
do salário de Paulo e y o valor da mensalidade da faculdade.
Foram três as soluções encontradas por seus alunos:
Todos encontraram como solução para o salário 3 mil reais e para
a mensalidade da faculdade, mil reais.
Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
Valter participou de um treinamento e fez a prova final que tinha 20 perguntas. O critério de pontuação para cada questão era o seguinte:
• resposta correta: ganha 5 pontos;
• resposta errada ou sem resposta: perde 3 pontos.
Valter fez 52 pontos nessa prova.
O número de perguntas que Valter acertou foi:
Um sistema com duas equações tem suas soluções representadas
pelas retas r e s.
Sobre esse sistema, é correto afirmar que
Sabe-se que sen x - cos x = 0,6 .
O valor de y = sen x ∙ cos x é
A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela
Sociologia
A imagem critica
Não é o falo (ou a falta de) o fundamento desta visão de mundo
[androcêntrica], e sim é essa visão de mundo que, estando
organizada segundo a divisão em gêneros relacionais, masculino
e feminino, pode instituir o falo, constituído em símbolo da
virilidade, de ponto de honra caracteristicamente masculino; e
instituir a diferença entre os corpos biológicos em fundamentos
objetivos da diferença entre os sexos, no sentido de gênero,
construídos como duas essências sociais hierarquizadas.
(Tradução de BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 2002, p. 43)
As opções a seguir caracterizam corretamente as pré-condições
para que haja a perpetuação de uma cultura androcêntrica,
à exceção de uma. Assinale-a.
“Habitus não é destino. Habitus é uma noção que me auxilia a
pensar as características de uma identidade social, de uma
experiência biográfica, um sistema de orientação ora consciente
ora inconsciente. Habitus é como uma matriz cultural que
predispõe os indivíduos a fazerem suas escolhas".
(SETTON, Maria da Graça Jacintho. "A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma
leitura contemporânea". Revista Brasileira de Educação, nº 20, 2002, p. 61.)
Com base na definição de habitus citada, analise as afirmativas a
seguir.
I. A noção de habitus permite identificar as estruturas
condicionantes do comportamento humano que são
exteriores e anteriores à prática social.
II. O habitus não é produto da história, é uma identidade fixa,
uma subjetividade própria da humanidade, que se revela ao
sociólogo ao analisar as relações sociais.
III. O conceito de habitus permite apreender as relações de
afinidade entre o comportamento dos agentes e as estruturas
sociais condicionantes.
Assinale:
A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores
compartilhados por vastos segmentos das sociedades
ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos
principalmente pelos meios de comunicação de massa.
( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi
possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e
sons aplicadas ao tempo livre e à informação.
( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo
e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto
mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo
exigências econômicas.
As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a alternativa que identifica corretamente que aspecto do trabalho de campo está sendo ironizado no cartum acima.
A polissemia do conceito de cultura faz parte da própria história
de sua construção, culminando com as contribuições da
Antropologia e das Ciências Sociais a partir da segunda metade
do século XIX.
Assinale a opção que apresenta corretamente um conceito de
cultura de acordo com seu proponente.
O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método
de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de
1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo
influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.
Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise
as afirmativas a seguir.
I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema
de diferenças entre os seus diversos elementos considerados
em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista
Ferdinand de Saussure.
II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado
concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas
normas sociais, como o parentesco, por exemplo.
III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,
radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar
qualquer forma de análise que se refira a elementos internos
ao texto.
Assinale:
Como muitos antropólogos já concluíram, a distinção clássica
entre natureza e cultura não pode ser utilizada para descrever
dimensões ou domínios internos a cosmologias não-ocidentais
sem passar antes por uma crítica etnológica rigorosa. Tal crítica
exige a dissociação e redistribuição dos predicados subsumidos
nessas duas séries paradigmáticas que tradicionalmente se
opõem (natureza e cultura): universal e particular, objetivo e
subjetivo, dado e construído, humanidade e animalidade, entre
tantos outros. Um dos traços do pensamento ameríndio seria seu
multinaturalismo em contraste com as cosmologias
multiculturalistas modernas. Enquanto estas se apóiam na
implicação mútua entre unicidade da natureza e multiplicidade
das culturas, a concepção ameríndia suporia uma unidade do
espírito e uma diversidade dos corpos. Recombinar, portanto,
para depois dessubstancializar, pois as categorias de Natureza e
Cultura, no pensamento ameríndio, não possuem o mesmo
estatuto de seus análogos ocidentais; elas não assinalam regiões
do ser, mas antes configurações relacionais, pontos de vista.
(CASTRO, E.Viveiros de (adaptado de http://www.oquenosfazpensar.com/web/).)
Assinale a alternativa que identifica a corrente teórica da
antropologia contemporânea descrita no trecho citado.
A escassez de água doce é um grave problema global. No entanto, pesquisas apostam em um processo de dessalinização da água do mar que funciona empurrando água salgada em altas pressões através de uma membrana com poros de tamanho equivalente a um quinto de nanômetro. Esses orifícios são suficientemente pequenos para bloquear as moléculas de sal e suficientemente grandes para permitir a passagem das moléculas de água.
O método físico de separação aplicado no processo descrito é denominado
Em uma aula de Ciências, o professor escreveu no quadro a
seguinte frase:
Preguiças que se alimentam de folhas de embaúbas apresentam
pulgas que, por sua vez são parasitadas por protozoários.
Abaixo da frase, desenhou as três pirâmides ecológicas a seguir,
simbolicamente relacionadas à cadeia alimentar incluída na frase,
Seus alunos, após compararem as pirâmides com a cadeia
alimentar contida na frase, chegaram às seguintes conclusões:
I. a pirâmide 1 corresponde à pirâmide de biomassa;
II. a pirâmide 2 corresponde à pirâmide de números; e
III. a pirâmide 3 não tem correspondência com os seres da
cadeia.
Está correto o que se afirma em
Reação química causou explosão em paiol no RJ
A explosão no arsenal da Marinha na ilha do Boqueirão (RJ) foi provocada pela combustão espontânea de amostras de pólvora, armazenadas no paiol de trânsito – aquele usado para guardar a munição retirada dos navios. (...) Para entrar em combustão espontânea, a pólvora teve contato com umidade. A umidade provocou reações químicas na pólvora, que pegou fogo e provocou um incêndio. (...) Segundo a Folha apurou, esse é o resultado do laudo que explicará as causas do acidente, ocorrido em 16 de julho passado (...).
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/8/25/cotidiano/27.html Acesso em 22/06/2020.
Uma reação que pode ocorrer com a pólvora é
2 KNO3 + S + 3 C → K2S + N2 + 3 CO2
Em uma reação completa, foram obtidos 135 kg de produtos, a partir da queima de 101 kg de nitrato de potássio e 16 kg de enxofre. A quantidade de carvão queimada, em quilogramas, foi de
Usinas alimentadas por combustíveis fósseis (gás natural, diesel e
carvão) emitem grandes quantidades de CO2
.
Considerando as emissões de CO2 por kWh (quilowatt hora)
produzido, o combustível menos poluente e o mais poluente são,
respectivamente:
O carbonato de sódio é uma matéria-prima bastante utilizada na fabricação de papel, vidro, sabão e detergentes, sendo normalmente comercializado em sua forma decahidratada
(Na2CO3 . 10H2O).
A massa desse sal, em grama, necessária ao preparo de 250 mL de uma solução aquosa com concentração 0,10 mol.L–1 é, aproximadamente, igual a
[Massas Molares (g.mol–1): H = 1,0; C = 12,0; O = 16,0; Na = 23,0]
A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes
responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas
células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes
aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a
plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas
daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o
objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da
soja.
A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta
O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir
que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado
e, aproximadamente, na mesma escala.
Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à
mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um
músculo estriado.
Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos
concluíram que a mitocôndria proveniente das células
musculares correspondia
Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a
seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de
uma célula em divisão.
Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o
professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma
bactéria em divisão.
Após um período de análise e discussão, os alunos responderam
que
O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através
da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas
nosgráficos a seguir.
Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância
capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes
da aplicação do inibidor,
O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução
dos seres vivos.
Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do
gráfico 1.
Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três
ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,
conforme as propostas a seguir.
I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a
ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.
II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os
seres vivos se modificam ao longo do tempo.
III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de
Lamarck quanto a de Darwin.
Assinale:
O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas
espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos
volumes cerebrais.
Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus;
Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.
O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre
evolução, para que os alunos entendessem que