1

Texto 1

O trecho a seguir é a primeira pergunta de uma entrevista em que o entrevistador (E) questiona a física Cássia Fernandez (CF) sobre criatividade:

(E) – Muito se fala sobre criatividade. Mas qual a definição mais aceita sobre o que é ser uma pessoa criativa?

(CF) – Existem definições gerais de criatividade, utilizadas pelo senso comum, mas não existe um consenso no mundo acadêmico.À medida que as pesquisas se aprofundam, vemos que o tema é mais e mais complexo. Contudo, não se pode abrir mão de buscar tornar essa definição mais precisa para que as estratégias educacionais sejam mais efetivas.

Uma segunda pergunta da mesma entrevista com a Cássia Fernandez (texto 1) é a seguinte:

(E) – A busca de uma educação mais criativa se deve ao desenvolvimento da Pedagogia ou a uma pressão crescente do mundo do trabalho?

(CF) – Hoje, a busca pela criatividade vem como demanda do mercado. Sou contra essa visão utilitária, mas é assim que funciona. Em um mundo onde a automação avança, onde há um fluxo gigantesco de dados, precisamos cada vez mais da criatividade. O mercado busca esse perfil profissional e a educação vem se pautando por isso. Ocorre que o modelo educativo tradicional não deixa espaço nenhum para a criatividade, pois tudo se baseia na repetição, como um modelo fordista.

Diante da pergunta formulada pelo entrevistado (E), a resposta de (CF):

2

Um professor de Sociologia solicitou a seus alunos que indicassem argumentos pertinentes ao seguinte tema: Os árbitros esportivos deveriam aceitar auxílio de meios eletrônicos?

Entre os argumentos listados abaixo, aquele que se mostra menos pertinente ao terreno sociológico é:

3

TEXTO 1 – O futuro da medicina

O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das

profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos,

jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até

aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric

Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai

vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não

escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos

coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito

próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é

possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as

imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão

do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode

ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma

o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas,

realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual.

Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos,

transformar o smartphone num supermicroscópio que permite

fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz

Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria

saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de

preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de

ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo

que desde Hipócrates assombra a medicina.

Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol,

mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele

provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os

hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum

desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente

leitura para os interessados nas transformações da medicina.

Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016

Segundo o autor citado no texto 1, o futuro da medicina:
4


“Na verdade, todos os anos a imprensa nacional destaca os inaceitáveis números da violência no país". O vocábulo “inaceitáveis" equivale ao “que não se aceita". A equivalência correta abaixo indicada é:

5

Assinale a opção em que o diminutivo “velhinho” apresenta valor semântico diferente do da charge.
6

“O drama dessas crianças tiradas dos braços de seus pais e mães pela “política de tolerância zero" do governo americano tem comovido o mundo e dividido o país do presidente Donald Trump."

O segmento sublinhado aparece entre aspas para

7
Postam-se em forma de crescente os bravos:
Ávida turba mulheril no entanto
O rito sacro impaciente aguarde.
Brincam na relva os folgazões1 meninos,
Em quanto os mais crescidos, contemplando
O aparato elétrico das armas,
Enlevam-se2; e, mordidos pela inveja,
Discorrem lá consigo: – Quando havemos,
Nós outros, d’empunhar daqueles arcos,
E quando levaremos de vencida
As hostes3 vis do pérfido Gamela!
 
DIAS, Gonçalves. Os Timbiras, 1857. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000117.pdf. Acesso em 28/07/2020.
 
1 aquele que tem bom gênio, que gosta de divertir-se, brincalhão.
2 deleitar-se, deliciar-se, encantar-se.
3 inimigo, adversário.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa acerca de concordância verbal e nominal, analise as afirmativas a seguir.

I. No primeiro verso, também seria correta a forma singular do verbo (“posta-se”), por haver sujeito indeterminado.

II. No nono verso, o verbo “empunhar” poderia estar flexionado também no plural (“empunharmos”).

III. O adjetivo “vis”, no décimo primeiro verso, está corretamente concordando com o substantivo a que se refere (“hostes”) em número e gênero.

Está correto o que se afirma em

8

A questão desta prova se relaciona a fatos da cultura popular brasileira; o texto foi particularmente aproveitado para questão de compreensão e interpretação de texto e para a verificação da competência de escrita culta em nossa língua.

Texto 4 – A Quadrilha

“A quadrilha, também conhecida como quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontecem, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste. Por isso, as apresentações de quadrilha fazem referências a cultura nordestina, por exemplo, a caracterização do homem do campo, do caipira ou do matuto.

No entanto, a quadrilha é de origem francesa. Dessa forma, a ‘quadrille’ surgiu em Paris, no século XVIII. Ademais, era uma dança de salão composta por quatro casais, no entanto, era uma dança da elite europeia. Antes de chegar à França, a dança pertencia aos ingleses, onde era conhecida como ‘contredanse’, cuja origem vinha dos camponeses no século XIII. Depois, se difundiu por toda Europa.

Em suma, foi trazida ao Brasil, para a cidade do Rio de Janeiro durante o período da Regência, em 1830, logo, se popularizando em todo o país.” (Segredos do Mundo, 01/04/2021. Adaptado)

No primeiro parágrafo do texto 4 há uma série de incorreções gramaticais e textuais. Em cada opção abaixo foi corrigida uma dessas imperfeições; aquela em que foi feita uma correção indevida é:
9

Raros são o secretário ou secretária que, enviando a alguém um documento ou um livro, não comece a carta escrevendo “Anexo lhe envio”.

Assinale a frase abaixo que está em desacordo com as normas gramaticais cultas.

10

“...precisava saber quantos metros quadrados de praças e áreas verdes havia em cada bairro."

A forma verbal havia pode ser adequadamente substituída por

11

“Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer".

Se reescrita no plural, a melhor forma dessa frase será:

12

O texto mostra uma série de elementos aditivados por meio de diferentes processos; o trecho em que NÃO ocorre qualquer tipo de aditivação é:
13

A frase abaixo em que a substituição do segmento sublinhado por um advérbio foi feita de forma adequada é:

14

Em vista disso, inteligência e sabedoria são dois conceitos interessantes. Assim, poderemos ter uma ideia mais precisa e útil do que realmente são. Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional e moldar uma personalidade virtuosa. Isso vai um passo além do cognitivo e do emocional".

O conectivo sublinhado acima que tem seu valor semântico indicado INADEQUADAMENTE é:

15

Texto 1 – Problemas Sociais Urbanos

Brasil escola

Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão

da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço

das cidades e da falta de planejamento público que vise à

promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado

das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento

dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os

inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida

que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil

acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande

maioria da população pobre busque por moradias em regiões

ainda mais distantes.

Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais

de residência com os centros comerciais e os locais onde

trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes

que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos

salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte

público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que

às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e

apresentam elevados índices de violência.

A especulação imobiliária também acentua um problema

cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas

cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por

dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população

que possui terrenos, mas que não possui condições de construir

neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se

tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos

geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo,

mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a

dengue.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Problemas socioambientais urbanos"; Brasil

Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemasambientais-sociais-decorrentes-urbanização.htm.

Acesso em 14 de abril de 2016.

“Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes

eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que

contribui para que a grande maioria da população pobre busque

por moradias em regiões ainda mais distantes".

Nesse segmento do texto 1, o vocábulo mais aparece duas vezes,

com a mesma classe gramatical; a frase abaixo em que esse

mesmo vocábulo apresenta classe diferente é:

16

Em todos os segmentos abaixo há adjuntos adverbiais com valores semânticos diferentes; a opção em que a indicação desse valor está INCORRETA é.

17

As frases abaixo apresentam um problema em sua estruturação: o advérbio (ou locução) sublinhado já tem seu significado contido no verbo que o acompanha; assinale a exceção:

18
Assinale a frase em que o vocábulo “mais” mostra valor semântico e de classe diferente das demais.
19

“No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante."

Nesse trecho, o termo “caixa" passou a ser aparentemente masculino, mas, na verdade, ocorreu aí uma elipse de um termo masculino “o funcionário da caixa."

O substantivo a seguir em que ocorre uma idêntica elipse que causa aparente mudança de gênero é:

20

“Se no Brasil a ética chegou a esse ponto, imagine a etiqueta, que é a pequena ética". A autora da frase, Danuza Leão, se refere à forma (etiqueta) que perdeu o valor diminutivo e passou a designar uma outra realidade.

A frase abaixo em que o vocábulo sublinhado conservou o valor diminutivo é:

21
Muitas vezes, na escrita, substantivamos algumas palavras; assinale a frase a seguir em que não ocorre nenhuma substantivação.
22
O substantivo “mal-entendido” forma o plural da mesma forma que:
23

Observe a frase a seguir.

É importante aprender muitas coisas / É importante o aprendizado de muitas coisas.

O mesmo processo de substituição de um verbo por um substantivo correspondente foi feito de forma adequada em:

24

A frase em que a palavra sublinhada NÃO corresponde a uma forma diminutiva é:

25
A frase em que a grafia da palavra sublinhada está correta é:
26

O texto é um trecho de redação escolar que não obedece às modificações propostas pelo Novo Acordo Ortográfico, além de cometer outros erros ortográficos já condenados no Acordo anterior.

As palavras que mostram desobediência ao Novo Acordo são:

27

“As palavras andam apanhando muito, até mesmo na mão de quem devia saber o respeito que merecem. É como se fosse uma cabala contra a comunicação: o significado das palavras é depreciado, desprezado, trocado, ignorado".

(Luís Garcia, O Globo, 20/8/1992)

A frase abaixo em que o significado da palavra sublinhada foi trocado é:

28
Na redação de um texto, pode ocorrer uma série de dificuldades com vocábulos da língua portuguesa; as palavras abaixo que estão graficamente corretas são:
29

“Suas vozes frágeis e seus corpos miúdos sugerem que elas não têm mais de 7 anos, / mas já conhecem a brutal realidade dos desaventurados cuja sina é cruzar fronteiras para sobreviver."

Na digitação desse segmento do texto, o corretor sublinhou um termo, indicando-o como inadequado.

Assinale a opção que indica o termo destacado.

30

Texto 5 – OMS

1. “Os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) dizem que o cigarro mata metade dos seus consumidores habituais”;
2. “A cada 3 (três) pessoas que têm aneurisma cerebral, 2 (duas) fumam!”;
3. “A fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias tóxicas, incluindo acetona, monóxido de carbono e arsênico”;
4. “Esta fumaça vai diretamente para os pulmões, deixando-os expostos a 43 substâncias cancerígenas, onde ocorrem 90% das mortes por câncer de pulmão”.

“A cada 3 (três) pessoas que têm aneurisma cerebral, 2 (duas) fumam!

O autor do texto 5 destacou uma frase 2 (duas) fumam graças a algumas estratégias gráficas, que são:

31
Assinale a frase em que a qualificação expressa por um adjetivo foi explicada.
32

Um antigo ministro brasileiro declarou certa vez: “O grande mal do Brasil tem sido o crime sem castigo. O que reduz a criminalidade é a certeza da punição”.

Nessa frase, a locução “sem castigo” pode ser adequadamente substituída por “impune”; a frase abaixo em que uma substituição de uma locução por um adjetivo foi feita de forma adequada é:

33
Todas as frases abaixo contêm adjetivos; assinale a frase em que esse adjetivo tem o valor de qualificação.
34
Nas opções a seguir foram destacados termos formados por adjetivo + substantivo. Assinale a frase a seguir em que a troca de posição dessas palavras entre si não modifica o significado expresso.
35

The title of Text II introduces a
36

Mark the statements below as true ( T ) or false ( F ) according to Text II:

( ) There are already many studies on the social and political effects of the IoT.

( ) Research studies on security and privacy still need to be carried out.

( ) The report from the US Federal Trade Commission supported the unrestricted use of the IoT.

37

From a Foucaultian perspective, classroom practice should consider as a key element
38

Based on the summary provided for Text I, mark the statements below as TRUE (T ) or FALSE (F ). ( ) Contextual clues are still not accounted for by computers.
( ) Computers are unreliable because they focus on language patterns.
( ) A game has been invented based on the words people use.
The statements are, respectively:
39

READ TEXT II AND ANSWER THE QUESTION.

The title of Text II introduces a
40

READ TEXT II AND ANSWER THE QUESTION.

During the panel presentation in New York, Erik Asgeirsson showed to be
41

A seguir estão escritas algumas letras do alfabeto grego básico.


Sobre essas letras, analise as afirmativas a seguir.

I. Todas são linhas poligonais.

II. Algumas são linhas abertas simples.

III. Apenas uma é uma linha poligonal fechada.

IV. Algumas são poligonais abertas.

V. Todas são linhas não-simples.

Está correto o que se afirma em

42

A quantidade de retângulos com lados de comprimento inteiro

que é possível formar, tendo sempre um perímetro de 24 cm, é

43

A figura abaixo mostra um retângulo de 5 por 2.

Juntando três retângulos iguais a esse, foi formada a figura abaixo.

A medida do contorno dessa figura é igual a:

44

A figura a seguir mostra o gráfico da função f(x) = log2x e os pontos:

Considerando f(3) = 1,585, a área do quadrilátero ABCD é igual a

45

O retângulo ABCD da figura a seguir tem as dimensões AB = 10 e BC = 6.

Imagem associada para resolução da questão


O ponto E do lado CD é tal que o segmento AE divide o retângulo em duas partes de forma que a área de uma seja o dobro da área da outra.

O segmento DE mede

46

As figuras a seguir foram construídas sobre papel quadriculado.


Sobre as figuras B, C, D e E, assinale a afirmativa correta.

47

A figura a seguir mostra a quadra retangular ABCD de um quartel, com 30 m de comprimento e 21 m de largura, dividida em quadrados iguais.
Imagem associada para resolução da questão

Dois soldados, Pedro e Paulo, caminharam de A até C por caminhos diferentes: Pedro percorreu os lados AB e BC, e Paulo percorreu os segmentos AP, PQ e QC.

É correto concluir que

48

O piso de uma sala é representado pelo polígono da figura abaixo, onde dois lados consecutivos são sempre perpendiculares. As medidas indicadas na figura estão em metros.

A área dessa sala, em metros quadrados, é:

49

Para trabalhar um conceito ainda pouco conhecido por seus

alunos, o professor exibiu contraexemplos relacionando

características de alguns polígonos. Para isso, preparou o

seguinte exercício para seus alunos:

Observe as figuras a seguir.


Essa questão envolveu os seguintes conceitos:

50

A figura abaixo mostra uma linha poligonal desde o ponto A até o ponto B desenhada sobre um quadriculado. O lado de cada quadradinho do quadriculado mede 1 unidade

O comprimento dessa linha poligonal é:

51

As figuras a seguir representam 2 canteiros que serão cercados e

onde serão plantadas mudas de flores.


Dentre as ponderações do dono listadas a seguir, assinale a que

afirma motivo correto para a decisão.

52

O retângulo ABCD tem dimensões AB = 2 e BC = 4. Os pontos M e N são médios dos lados BC e CD, respectivamente.

O cosseno do ângulo AMN é igual a

53

A figura abaixo é formada por três triângulos e, dentro de cada um deles, há um número escondido.

A seguir, o número que está abaixo de cada figura representa a soma dos números escondidos nos triângulos sombreados.

O número que está escondido no triângulo do meio é:

54

Considere o sistema linear:

O valor de x é

55

O valor de y = cos 36° . cos 72° é

56

Em uma aula, o professor ofereceu a seus alunos o seguinte

problema:

O salário de Paulo é depositado em um banco todo mês. Após

juntar o dobro do seu salário e depois de pagar a mensalidade da

faculdade ficou com 5 mil reais. Dois meses depois, ele tinha em

sua conta o valor do seu salário e mais o valor de 3 mensalidades

da faculdade, o que totalizou 6 mil reais. Paulo constatou ainda

que se somasse o dobro de seu salário ao valor da mensalidade,

resultaria 7 mil reais.

Encontre um modelo que represente a situação: nomeie x o valor

do salário de Paulo e y o valor da mensalidade da faculdade.

Foram três as soluções encontradas por seus alunos:


Todos encontraram como solução para o salário 3 mil reais e para

a mensalidade da faculdade, mil reais.

Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

57

Valter participou de um treinamento e fez a prova final que tinha 20 perguntas. O critério de pontuação para cada questão era o seguinte:

• resposta correta: ganha 5 pontos;

• resposta errada ou sem resposta: perde 3 pontos.

Valter fez 52 pontos nessa prova.

O número de perguntas que Valter acertou foi:

58

Um sistema com duas equações tem suas soluções representadas

pelas retas r e s.


Sobre esse sistema, é correto afirmar que

59

Sabe-se que sen x - cos x = 0,6 .

O valor de y = sen x ∙ cos x é

60
A respeito dos conjuntos numéricos, assinale a afirmativa correta.
61
É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou uma auto–absorção sonhadora”. (GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.) Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a seguir.
I. A briga de galos é um costume insólito.
II. A briga de galos é um cálculo hedonista.
III. A briga de galos é um modelo total de vida social.
Assinale:
62
O estruturalismo nasce na linguística, sobretudo a partir dos estudos de Ferdinand de Saussure, que concebeu a língua como um sistema ou conjunto autônomo e unitário de signos. Ao longo do século XX, a análise estrutural foi ampliada, sendo aplicada a outros campos de saber, incluindo a antropologia e a sociologia. Em termos gerais, com o termo estrutura, os estruturalistas definem
63
Alfred Schutz (1899-1959) procurou articular a fenomenologia husserliana à sociologia compreensiva de Max Weber, com o objetivo de constituir a fenomenologia como alicerce seguro para a construção de uma ciência total do comportamento social.   O esforço teórico de Schutz foi voltado para a elaboração de uma fenomenologia social da vida cotidiana.
Com relação à fenomenologia social da vida cotidiana de Alfred Schutz, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Esta abordagem investiga o senso comum enquanto conhecimento alienado, falsa consciência que separa o trabalhador do mundo que ele cria.
(...) Os principais temas de pesquisa estudados pela sociologia fenomenológica são a intersubjetividade e os saberes da experiência cotidiana.
(...) Esta teoria enfoca as variáveis sociais quantificáveis e identifica padrões recorrentes da vida cotidiana, caracterizando sociologicamente a conduta normal.
As afirmativas são, respectivamente,
64

A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela

Sociologia


A imagem critica

65

Não é o falo (ou a falta de) o fundamento desta visão de mundo

[androcêntrica], e sim é essa visão de mundo que, estando

organizada segundo a divisão em gêneros relacionais, masculino

e feminino, pode instituir o falo, constituído em símbolo da

virilidade, de ponto de honra caracteristicamente masculino; e

instituir a diferença entre os corpos biológicos em fundamentos

objetivos da diferença entre os sexos, no sentido de gênero,

construídos como duas essências sociais hierarquizadas.

(Tradução de BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 2002, p. 43)

As opções a seguir caracterizam corretamente as pré-condições

para que haja a perpetuação de uma cultura androcêntrica,

à exceção de uma. Assinale-a.

66
Uma prova empírica irrefutável que estimulou o reexame das interpretações socioecológicas sobre a vida social urbana norte‐ americana realizadas pela Escola de Chicago, foi
67

“Habitus não é destino. Habitus é uma noção que me auxilia a

pensar as características de uma identidade social, de uma

experiência biográfica, um sistema de orientação ora consciente

ora inconsciente. Habitus é como uma matriz cultural que

predispõe os indivíduos a fazerem suas escolhas".

(SETTON, Maria da Graça Jacintho. "A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma

leitura contemporânea". Revista Brasileira de Educação, nº 20, 2002, p. 61.)

Com base na definição de habitus citada, analise as afirmativas a

seguir.

I. A noção de habitus permite identificar as estruturas

condicionantes do comportamento humano que são

exteriores e anteriores à prática social.

II. O habitus não é produto da história, é uma identidade fixa,

uma subjetividade própria da humanidade, que se revela ao

sociólogo ao analisar as relações sociais.

III. O conceito de habitus permite apreender as relações de

afinidade entre o comportamento dos agentes e as estruturas

sociais condicionantes.

Assinale:

68


A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa,

assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores

compartilhados por vastos segmentos das sociedades

ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos

principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi

possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e

sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo

e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto

mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo

exigências econômicas.

As afirmativas são, respectivamente,

69
O estruturalismo é um campo e um programa de pesquisa em Ciências Sociais que se constituiu na primeira metade do século XX, com importantes contribuições para as Ciências Humanas de maneira geral.
Com relação à aplicação do conceito de estrutura proposto pela Antropologia Estrutural, analise as afirmativas a seguir.
I. “É porque estavam agrupados que os homens puderam agrupar as coisas; [assim], a unidade desses primeiros sistemas lógicos apenas reproduz a unidade da sociedade, [pois] as categorias essenciais do pensamento podem ser produto de fatores sociais”. II. “Um sistema de parentesco não consiste nos elos objetivos de filiação ou consanguinidade dados entre os indivíduos; só existe na consciência dos homens, é um sistema arbitrário de representações, não o desenvolvimento espontâneo de uma situação de fato”. III. “Nas sociedades, apreendemos mais que ideias ou regras, apreendemos homens, grupos e seus comportamentos. Vêmo–los moverem–se como em mecânica se movem massas e sistemas (...). Percebemos quantidades de homens, forças móveis, que flutuam em seu ambiente e em seus sentimentos”.
Assinale:
70
Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura, morrendo de fome, histéricos, nus, arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada em busca de uma dose violenta de qualquer coisa, que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis apartamentos sem água quente, flutuando sobre os tetos das cidades contemplando jazz, que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um ovo,
que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores caíram nas suas cabeças por todos os dias da década seguinte. (Allen Ginsberg, Uivo, 1956)
O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra.
As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma. Assinale-a.
71


Assinale a alternativa que identifica corretamente que aspecto do trabalho de campo está sendo ironizado no cartum acima.

72

A polissemia do conceito de cultura faz parte da própria história

de sua construção, culminando com as contribuições da

Antropologia e das Ciências Sociais a partir da segunda metade

do século XIX.

Assinale a opção que apresenta corretamente um conceito de

cultura de acordo com seu proponente.

73
O retrato a seguir representa a família de índios Kalinã exposta no jardim zoológico de Acclimation em Paris. (1898–93).

Com base na imagem, assinale a opção que relaciona corretamente a acepção científica do conceito de raça com a representação visual do outro.
74
De maneira estrita, associa‐se à medida institucional específica para a transmissão de conhecimentos e habilidades e, em uma visão mais geral, é percebida como um conjunto de práticas que se pretendem tipos particulares de formação no contexto da ideia de socialização. Na teoria social, o conceito aqui considerado é o de
75
“O homem ocupa uma posição peculiar no reino animal. Ao contrário dos outros mamíferos superiores não possui um ambiente específico da espécie, um ambiente firmemente estruturado por sua própria organização instintiva. (...) Neste sentido, todos os animais não humanos, enquanto espécies e enquanto indivíduos, vivem em mundos fechados, cujas estruturas são pré–determinadas pelo equipamento biológico das diversas espécies animais. (...) A peculiaridade da constituição biológica do homem repousa antes em sua componente instintiva. A organização instintiva do homem pode ser descrita como subdesenvolvida, comparada com a de outros mamíferos superiores. O homem, está claro, tem impulsos, mas estes são consideravelmente desprovidos de especialização e direção”.
(BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 69–70.)
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um conceito que os autores não aceitam e uma caracterização que postulam como correta para a análise dos comportamentos humanos.
76
Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio. Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir. 1- Representação e comunicação.
2- Investigação e compreensão.
3- Contextualização sociocultural.
( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
77
O modo de ação coletiva que caracteriza os movimentos sociais engloba um tipo específico de relação socialmente conflitiva. Embora o tipo clássico tenha sido o movimento operário nas sociedades industriais do século XIX e início do XX, novos movimentos foram incorporados à realidade de inúmeros países. No caso brasileiro, por exemplo, entre as manifestações que se pautam na luta contra as mazelas mais gerais promovidas pela globalização, é correto indicar
78

O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método

de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de

1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo

influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.

Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise

as afirmativas a seguir.

I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema

de diferenças entre os seus diversos elementos considerados

em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista

Ferdinand de Saussure.

II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado

concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas

normas sociais, como o parentesco, por exemplo.

III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,

radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar

qualquer forma de análise que se refira a elementos internos

ao texto.

Assinale:

79
“Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma análise real permite apreender o ponto de passagem entre os fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais válido para reconhecer as atitudes sociais.
Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que é constante em todos os homens escapa necessariamente ao domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os atributos do relativo e do particular.”
(Adaptado de Claude Lévi-Strauss.
As estruturas elementares de parentesco, 1949)
A passagem do “estado de natureza” para o “estado de sociedade” é
80

Como muitos antropólogos já concluíram, a distinção clássica

entre natureza e cultura não pode ser utilizada para descrever

dimensões ou domínios internos a cosmologias não-ocidentais

sem passar antes por uma crítica etnológica rigorosa. Tal crítica

exige a dissociação e redistribuição dos predicados subsumidos

nessas duas séries paradigmáticas que tradicionalmente se

opõem (natureza e cultura): universal e particular, objetivo e

subjetivo, dado e construído, humanidade e animalidade, entre

tantos outros. Um dos traços do pensamento ameríndio seria seu

multinaturalismo em contraste com as cosmologias

multiculturalistas modernas. Enquanto estas se apóiam na

implicação mútua entre unicidade da natureza e multiplicidade

das culturas, a concepção ameríndia suporia uma unidade do

espírito e uma diversidade dos corpos. Recombinar, portanto,

para depois dessubstancializar, pois as categorias de Natureza e

Cultura, no pensamento ameríndio, não possuem o mesmo

estatuto de seus análogos ocidentais; elas não assinalam regiões

do ser, mas antes configurações relacionais, pontos de vista.

(CASTRO, E.Viveiros de (adaptado de http://www.oquenosfazpensar.com/web/).)

Assinale a alternativa que identifica a corrente teórica da

antropologia contemporânea descrita no trecho citado.

81

A escassez de água doce é um grave problema global. No entanto, pesquisas apostam em um processo de dessalinização da água do mar que funciona empurrando água salgada em altas pressões através de uma membrana com poros de tamanho equivalente a um quinto de nanômetro. Esses orifícios são suficientemente pequenos para bloquear as moléculas de sal e suficientemente grandes para permitir a passagem das moléculas de água.

O método físico de separação aplicado no processo descrito é denominado

82

Em uma aula de Ciências, o professor escreveu no quadro a

seguinte frase:

Preguiças que se alimentam de folhas de embaúbas apresentam

pulgas que, por sua vez são parasitadas por protozoários.

Abaixo da frase, desenhou as três pirâmides ecológicas a seguir,

simbolicamente relacionadas à cadeia alimentar incluída na frase,

Seus alunos, após compararem as pirâmides com a cadeia

alimentar contida na frase, chegaram às seguintes conclusões:

I. a pirâmide 1 corresponde à pirâmide de biomassa;

II. a pirâmide 2 corresponde à pirâmide de números; e

III. a pirâmide 3 não tem correspondência com os seres da

cadeia.

Está correto o que se afirma em

83
Com relação às propostas construtivistas e suas derivações pedagógicas na educação em ciências, analise as afirmativas a seguir. I. Buscam o engajamento ativo dos estudantes em seu processo de aprendizagem.
II. Possuem uma organização conceitual constituída de forma hierárquica.
III. Contribuíram muito para trazer modificações para as aulas de ciências, apesar dos problemas epistemológicos e filosóficos apontados por alguns autores.
Assinale:
84

Reação química causou explosão em paiol no RJ

A explosão no arsenal da Marinha na ilha do Boqueirão (RJ) foi provocada pela combustão espontânea de amostras de pólvora, armazenadas no paiol de trânsito – aquele usado para guardar a munição retirada dos navios. (...) Para entrar em combustão espontânea, a pólvora teve contato com umidade. A umidade provocou reações químicas na pólvora, que pegou fogo e provocou um incêndio. (...) Segundo a Folha apurou, esse é o resultado do laudo que explicará as causas do acidente, ocorrido em 16 de julho passado (...).

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/8/25/cotidiano/27.html Acesso em 22/06/2020.

Uma reação que pode ocorrer com a pólvora é

2 KNO3 + S + 3 C → K2S + N2 + 3 CO2

Em uma reação completa, foram obtidos 135 kg de produtos, a partir da queima de 101 kg de nitrato de potássio e 16 kg de enxofre. A quantidade de carvão queimada, em quilogramas, foi de

85
Em um laboratório de ciências de uma escola pública de São Paulo, o professor colocou algumas folhas de espinafre para ferver em água com bicarbonato e, depois, mergulhou-as em um pouco de metanol. Passados alguns instantes, foi decantado um líquido verde transparente. Os alunos logo perguntaram se aquilo era a clorofila. Para mostrar o que havia naquele líquido, o professor mergulhou a extremidade de uma tira de papel de um coador de café verticalmente sobre o extrato e, após alguns instantes, formaram-se quatro faixas coloridas no papel: ? uma alaranjada – correspondente aos carotenóides; ? uma amarelada – correspondente às xantofilas; ? duas verdes – uma correspondente à clorofila a e outra à b. A finalidade dessa experiência foi fazer com que os alunos percebessem que o líquido esverdeado era uma
86

Usinas alimentadas por combustíveis fósseis (gás natural, diesel e

carvão) emitem grandes quantidades de CO2

.

Considerando as emissões de CO2 por kWh (quilowatt hora)

produzido, o combustível menos poluente e o mais poluente são,

respectivamente:

87
Os efluentes domésticos e industriais são importantes fontes de matéria orgânica para águas superficiais. Geralmente, as estações de tratamento de efluentes apresentam níveis de tratamento primário, secundário e terciário que dependem do tipo de efluente que entra e da qualidade desejada para o efluente que sai. Sobre os níveis de tratamento de efluentes, analise as afirmativas a seguir.
I. O tratamento primário consiste na remoção de sólidos grosseiros e areia, aumentando a demanda bioquímica de oxigênio.
II. O tratamento secundário consiste na remoção da matéria orgânica dissolvida e em suspensão.
III. O tratamento terciário consiste na remoção de poluentes específicos e dos que não foram eficientemente removidos no tratamento secundário.
Assinale:
88

O carbonato de sódio é uma matéria-prima bastante utilizada na fabricação de papel, vidro, sabão e detergentes, sendo normalmente comercializado em sua forma decahidratada

(Na2CO3 . 10H2O).

A massa desse sal, em grama, necessária ao preparo de 250 mL de uma solução aquosa com concentração 0,10 mol.L–1 é, aproximadamente, igual a

[Massas Molares (g.mol–1): H = 1,0; C = 12,0; O = 16,0; Na = 23,0]

89
“Em 1868, Mendeleiev estava debruçado sobre o problema dos elementos químicos. Eles eram o alfabeto de que a língua do universo se compunha.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 11).
Com relação à Tabela Periódica proposta por Mendeleiev, analise as afirmativas a seguir.
I. Organizou a tabela em função dos números atômicos dos elementos.
II. Propôs seu nome para um elemento que ainda não havia sido descoberto, o Mendelévio.
III. Deixou lacunas na Tabela quando parecia que o elemento correspondente não tinha sido descoberto.
Assinale:
90

A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes

responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas

células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes

aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a

plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas

daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o

objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da

soja.

A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta

91

O professor de Biologia mostrou aos alunos as figuras a seguir

que representam duas mitocôndrias (1 e 2) de modo simplificado

e, aproximadamente, na mesma escala.

Ele informou aos alunos que uma delas correspondia à

mitocôndria de células da pele e a outra, à de células de um

músculo estriado.

Após diversas discussões intermediadas pelo professor, os alunos

concluíram que a mitocôndria proveniente das células

musculares correspondia

92
Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir: 1.Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. 2.Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. 3.O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é. Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir. I.A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento. II.A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula. III.A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização. Está correto o que se afirma em
93

Em uma aula de Biologia, o professor apresentou a figura a

seguir, explicando que se tratava de um desenho simplificado de

uma célula em divisão.

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre divisão celular, o

professor perguntou se a figura poderia corresponder a uma

bactéria em divisão.

Após um período de análise e discussão, os alunos responderam

que

94

O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através

da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas

nosgráficos a seguir.

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância

capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes

da aplicação do inibidor,

95

O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução

dos seres vivos.

Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do

gráfico 1.

Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três

ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,

conforme as propostas a seguir.

I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a

ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.

II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os

seres vivos se modificam ao longo do tempo.

III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de

Lamarck quanto a de Darwin.

Assinale:

96
Darwin considerava as interações entre os seres vivos como um aspecto importante para a transformação dos indivíduos e das espécies. Assinale a opção que indica, respectivamente, as interações que acarretam o maior e o menor prejuízo para as espécies envolvidas.
97

O gráfico a seguir representa o tempo de existência de algumas

espécies relacionadas ao homem atual e seus respectivos

volumes cerebrais.

Aa – Australopithecus afarensis; Hh – Homo habilis; He – Homo erectus;

Hs – Homo sapiens; Hn – Homo neanderthalensis.

O gráfico foi utilizado pelo professor em uma aula sobre

evolução, para que os alunos entendessem que

98
O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir. I.O conhecimento científico é inacabado. II.O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas. III.O conhecimento científico é objetivo. Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em
99
Na metade do século XX, com a descoberta da estrutura e função do DNA, a Biologia entrou na fase do “determinismo genético”. Isso significa que todas as características dos indivíduos estariam determinadas no DNA. Os trabalhos publicados, nesse início de século, na área da Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mudaram alguns paradigmas da própria teoria evolutiva. A Biologia do Desenvolvimento vem confirmando a maior participação do ambiente na criação da variabilidade genética. Com relação à citação acima, analise as seguintes afirmativas. 1.O sexo em tartarugas e crocodilos é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. 2.Pessoas que se transferem de regiões de baixa altitude para regiões altas passam a apresentar maior número de hemácias, sem que tenham ocorrido alterações genéticas. 3.Além da informação genética, o ambiente e as alterações epigenéticas são importantes na criação de variabilidade nas espécies de seres vivos, tanto morfológicas quanto comportamentais. A citação inicial é corroborada
100
Considerando que um segmento de uma molécula de DNA (ADN) apresenta 8000 nucleotídeos, dos quais apenas 30% apresentam timina, o professor perguntou aos alunos qual seria o número de necleotídeos com citosinas existentes nesse trecho da molécula. Os alunos concluíram que a resposta correta é: