1

Sobre os Governos Gerais no Brasil responda a Loteria da História, colocando o nº 1 na COLUNA I sempre que o fato se relacionar a Tomé de Sousa, nº 2 na COLUNA II, para fatos que forem ligados a Duarte da Costa e o nº 3 para o da COLUNA III, para os fatos do período do governo de Mem de Sá.

Some o resultado de cada coluna e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA desses resultados.

2

Ao viajar de uma cidade à outra de moto, Cláudia leva 1 hora e 40 minutos se mantiver uma velocidade de 80km/h. Se ela desenvolver uma velocidade de 100km/h no mesmo percurso, assinale a alternativa que apresenta quanto tempo ela levará para completar a viagem.

3

Depreende-se corretamente do texto:
4

De acordo com o contexto, assinale a alternativa que melhor expressa o significado da expressão “gigolô das palavras”.
5
A ocorrência de crase em “nós viemos à capital” apresenta como justificativa:
6
No trecho “O advento da língua comum dos computadores parecia ter diminuído essa discrepância (...)” (1º§), a palavra sublinhada é um pronome demonstrativo, que foi utilizado para:
7
O uso de palavras de ligação diferentes entre os complementos verbais e verbos pode acarretar em mudanças de sentido. São formas verbais destacadas que possuem outras possibilidades de regência em contextos diferentes, EXCETO:
8
‘Somos cada vez menos felizes e produtivos porque estamos viciados na tecnologia’
 
[...]
O cotidiano digital descrito pela jornalista espanhola Marta Peirano, autora do livro El enemigo conoce el sistema (O inimigo conhece o sistema, em tradução livre), esconde na verdade algo nada trivial: um sequestro rotineiro de nossos cérebros, energia, horas de sono e até da possibilidade de amar no que ela chama de “economia da atenção”, movida por tecnologias como o celular. Nesse ciclo, os poderosos do sistema enriquecem e contam com os melhores cérebros do mundo trabalhando para aumentar os lucros enquanto entregamos tudo a eles.
O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você oferece em troca”, diz a jornalista. Desde os anos 90, quando descobriu a cena dos hackers em Madri, até hoje, ela não parou de enxergar a tecnologia com um olhar crítico e reflexivo. Seu livro narra desde o início libertário da revolução digital até seu caminho para uma “ditadura em potencial”, que para ela avança aos trancos e barrancos, sem que percebamos muito. Marta Peirano foi uma das participantes do evento Hay Festival Cartagena, um encontro de escritores e pensadores que aconteceu na cidade colombiana entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro. A seguir, leia a entrevista concedida à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.
 
BBC News Mundo: Você diz que a “economia da atenção” nos rouba horas de sono, descanso e vida social. Por quê?
 
Marta Peirano: A economia da atenção, ou o capitalismo de vigilância, ganha dinheiro chamando nossa atenção. É um modelo de negócios que depende que instalemos seus aplicativos, para que eles tenham um posto de vigilância de nossas vidas. Pode ser uma TV inteligente, um celular no bolso, uma caixinha de som de última geração, uma assinatura da Netflix ou da Apple. E eles querem que você os use pelo maior tempo possível, porque é assim que você gera dados que os fazem ganhar dinheiro.
 
BBC News Mundo: Quais dados são gerados enquanto alguém assiste a uma série, por exemplo?
 
Peirano: A Netflix tem muitos recursos para garantir que, em vez de assistir a um capítulo por semana, como fazíamos antes, você veja toda a temporada em uma maratona. Seu próprio sistema de vigilância sabe quanto tempo passamos assistindo, quando paramos para ir ao banheiro ou jantar, a quantos episódios somos capazes de assistir antes de adormecer. Isso os ajuda a refinar sua interface. Se chegarmos ao capítulo quatro e formos para a cama, eles sabem que esse é um ponto de desconexão. Então eles chamarão 50 gênios para resolver isso e, na próxima série, ficaremos até o capítulo sete. 
 
BBC News Mundo: Os maiores cérebros do mundo trabalham para sugar nossa vida?
 
Peirano: Todos os aplicativos existentes são baseados no design mais viciante de que se tem notícia, uma espécie de caça-níquel que faz o sistema produzir o maior número possível de pequenos eventos inesperados no menor tempo possível. Na indústria de jogos, isso é chamado de frequência de eventos. Quanto maior a frequência, mais rápido você fica viciado, pois é uma sequência de dopamina. Toda vez que há um evento, você recebe uma injeção de dopamina — quanto mais eventos encaixados em uma hora, mais você fica viciado.
 
BBC News Mundo: Todo tuíte que leio, todo post no Facebook que chama minha atenção, toda pessoa no Tinder de quem gosto é um “evento”?
 
Peirano: São eventos. E, na psicologia do condicionamento, há o condicionamento de intervalo variável, no qual você não sabe o que vai acontecer. Você abre o Twitter e não sabe se vai retuitar algo ou se vai se tornar a rainha da sua galera pelos próximos 20 minutos. Não sabendo se receberá uma recompensa, uma punição ou nada, você fica viciado mais rapidamente. A lógica deste mecanismo faz com que você continue tentando, para entender o padrão. E quanto menos padrão houver, mais seu cérebro ficará preso e continuará, como os ratinhos na caixa de [B.F.] Skinner, que inventou o condicionamento de intervalo variável. O rato ativa a alavanca obsessivamente, a comida saindo ou não.
[...]
 
BBC News Mundo: Poderíamos nos caracterizar como viciados em tecnologia?
 
Peirano: Não somos viciados em tecnologia, somos viciados em injeções de dopamina que certas tecnologias incluíram em suas plataformas. Isso não é por acaso, é deliberado. Há um homem ensinando em Stanford (universidade) àqueles que criam startups para gerar esse tipo de dependência. Existem consultores no mundo que vão às empresas para explicar como provocá-la. A economia da atenção usa o vício para otimizar o tempo que gastamos na frente das telas.
[...]
 
BBC News Mundo: Essa conscientização, de entender como funciona, ajuda? É o primeiro passo?
 
PeiranoAcho que sim. Também percebo que o vício não tem nada a ver com o conteúdo dos aplicativos. Você não é viciado em notícias, é viciado em Twitter; não é viciado em decoração de interiores, é viciado em Pinterest; não é viciado em seus amigos ou nos seus filhos maravilhosos cujas fotos são postadas, você é viciado em Instagram. O vício é gerado pelo aplicativo e, quando você o entende, começa a vê-lo de maneira diferente. Não é falta de vontade: eles são projetados para oferecer cargas de dopamina, que dão satisfação imediata e afastam de qualquer outra coisa que não dá isso na mesma medida, como brincar com seu filho, passar tempo com seu parceiro, ir para a natureza ou terminar um trabalho — tudo isso exige uma dedicação, já que há satisfação, só que não imediata.
[...]
 
(Diana Massis, Da BBC News Mundo. 23 fevereiro 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51409523.)

As afirmações a seguir tratam algumas caraterísticas estruturais do gênero textual “entrevista”; analise-as. 

I. Com o objetivo de chamar a atenção de leitores, o título das entrevistas costuma destacar uma frase do entrevistado.

II. Assim como outros textos jornalísticos, a entrevista pode apresentar o recurso da linha fina, ou seja, um breve resumo do conteúdo abordado, com o desdobramento do título.

III. Para ser publicada na modalidade escrita, a entrevista é geralmente editada, o que inclui, por exemplo, a exclusão de marcadores conversacionais e a reformulação de trechos em que haja descontinuidade sintática. 

Aplica-se a essa entrevista o que se afirma em

9
O uso de palavras de ligação diferentes entre os complementos verbais e verbos pode acarretar em mudanças de sentido. São formas verbais destacadas que possuem outras possibilidades de regência em contextos diferentes, EXCETO:
10

Leia o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre o contexto socioeconômico mundial permitem afirmar que a população em extrema pobreza
11

Observe o mapa para responder à questão.

O fenômeno destacado no mapa corresponde

12

Analise a tabela para responder à questão.

A leitura da tabela e os conhecimentos sobre o contexto socioeconômico brasileiro permitem afirmar:
13

A presença chinesa no continente africano


14

O agronegócio centrado na fruticultura surgiu timidamente, à sombra da agroindústria, e tomou um grande impulso em meados dos anos de 1980 com a estruturação de uma base para exportação. A partir desse período, as frutas produzidas no Polo irrigado tiveram uma trajetória ascendente com pequenas variações no volume exportado em função da instabilidade das políticas cambiais e do próprio mercado externo, até meados dos anos de 1990. Entretanto, é a partir de 1997 que essa tendência se consolida e a participação das principais frutas produzidas voltadas para mercado externo (uva e manga) passa a contribuir com 90% do volume das exportações do país.

(http://www.eng2016.agb.org.br. Acesso em 06.09.2018. Adaptado)

O texto se refere à consolidação do agronegócio

15

O texto se refere à consolidação do agronegócio
16

Observe o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as atividades econômicas brasileiras permitem afirmar que, no título do gráfico, o “X" deve ser substituído por

17

Uma forma de classificar os organismos aquáticos é por

meio de seu comportamento na água, especialmente

quanto à locomoção. Os organismos classificados como

plêustons são aqueles que

18

Antes de 2020, pouco se falava dos coronavírus, pois esses vírus eram encontrados principalmente em aves e morcegos. Mas, em determinado momento, uma linhagem de coronavírus, provavelmente que infectava morcegos, sofreu uma variação (I) que propiciou a essa linhagem específica infectar humanos. Denominada Sars-CoV-2, essa é a linhagem responsável pela pandemia Covid- 19. Ao longo da pandemia, foram aparecendo novas variantes – variantes do Reino Unido, da África do Sul, da Índia. No Brasil, surgiu a variante P1, com capacidade de se espalhar mais rapidamente. Detectada inicialmente em Manaus, é a que predomina atualmente no Brasil (II).

O descrito no texto pode ser considerado um exemplo de um processo biológico denominado

19

As gônadas masculinas, ou testículos, contêm muitos tubos altamente enrolados, denominados túbulos seminíferos. É nas paredes dos tubos seminíferos que ocorre a espermatogênese, processo de formação dos gametas masculinos. Nesse processo

20

Em relação ao processo de especiação, é correto afirmar

que

21

Em coelhos, a cor da pelagem, conforme desenho a seguir, é determinada por quatro genes alelos, c+ (selvagem), cch (chinchila), ch (himalaio) e c (albino), que apresentam a seguinte relação de dominância: c+ > cch > ch > c (albino).

Um casal de coelhos, sendo um chinchila e o outro himalaio, foi cruzado várias vezes e produziu 24 filhotes, com pelagem de três tipos diferentes. Dentre os filhotes, espera-se que

22
Nas cobaias, existem dois pares de alelos com segregação independente, que condicionam, respectivamente, o comprimento e a cor da pelagem. A pelagem longa e marrom é condicionada pelo genótipo duplo recessivo, enquanto as pelagens curta e preta são dominantes para esses fenótipos. O cruzamento entre um macho duplo heterozigoto e uma fêmea dupla recessiva, para esses alelos citados, deverá gerar
23

Gasterosteus aculeatus, o peixinho esgana-gatas, habitava o ambiente marinho e desovava em rios. Há cerca de 10 mil anos, pequenas populações do esgana-gatas ficaram isoladas em lagos formados pelo derretimento da neve, no último período glacial, na América do Norte. Na forma marinha, o peixe apresenta grandes espinhos nas regiões dorsal e pélvica, que o protegem de grandes predadores. Nos lagos, os principais predadores eram os louva-deus, que capturavam os filhotes, retirando-os da água com auxílio dos espinhos pélvicos. Em consequência, atualmente, a forma lacustre selecionada e isolada da espécie original não apresenta esses espinhos. O exemplo descreve um mecanismo devido à interrupção de fluxo gênico por

24

Em uma espécie de planta, a cor da flor é determinada por quatro genes, L, M, N e O. Esses genes têm distribuição independente, e os genes N e O são codominantes. Todos os genes produzem enzimas funcionais que participam da síntese de pigmentos da flor, conforme o esquema a seguir:

Os alelos recessivos de cada um desses genes resultam em uma enzima inativa, incapaz de participar da síntese do pigmento da flor. As flores que apresentam os pigmentos vermelho e azul são roxas. Uma planta com flores roxas, heterozigota, foi cruzada com uma planta com flores brancas, homozigota recessiva. A probabilidade de que sejam produzidas plantas com flores amarelas é de

25

A tabela a seguir relaciona os cinco clubes espanhóis que mais sofreram gols marcados pelo jogador Lional Messi, do Barcelona, computados de 01.05.2005 a 01.05.2019.

(O Estado de S. Paulo, 03.05.2019)

 

Sabendo-se que a média aritmética do número de gols sofridos pelos cinco times é igual a 28,6, então o número de gols que Messi marcou contra o Sevilla, no período
considerado, foi

26

Um técnico legislativo arquivou, em uma segunda-feira, um terço do total de x documentos que deveria arquivar. Na quarta-feira seguinte, ele arquivou três quintos do que restava para arquivar e, na sexta-feira depois, ele arquivou os 460 documentos restantes. O número de documentos que esse técnico arquivou na quarta-feira foi

27
Uma condição necessária para a existência do complementar do conjunto B em um universo A é
28

Uma loja comprou um lote com 60 carregadores para telefone celular e vendeu 15% deles na 1ª semana do mês. Entre os demais carregadores, 3 estavam com defeito e foram devolvidos ao fornecedor. Dos carregadores restantes, 75% deles foram vendidos até o final do mês. Após as vendas e a devolução efetuadas, restou ainda um determinado número de carregadores que, em relação ao número de carregadores comprados pela loja, correspondem a

29

Leia a notícia veiculada em um jornal digital.

Imagem associada para resolução da questão

(www.nexojornal.com.br)

Uma frase que substitui corretamente o dado apresentado na reportagem está indicada em: 

30

O gráfico a seguir ilustra a distribuição dos usuários de uma rede social por faixa etária.

Com base nas informações dadas no gráfico, a razão do número de pessoas cuja faixa etária varia de 18 a 34 anos, para a totalidade de pessoas usuárias dessa rede social é, aproximadamente,