Analise as seguintes assertivas sobre ideias principais e secundárias no texto e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O subtítulo apresenta a ideia principal do texto, de forma resumida.
( ) Na primeira frase do texto, o autor se dirige para o leitor, mas não há a intenção de alertá-lo sobre o assunto principal abordado no texto.
( ) A frase entre parênteses, nas linhas 14 e 15, indica uma informação secundária ao texto, visto que traz um assunto que vai além do que está sendo abordado no texto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:



Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Em relação à frase: “O professor de Língua Portuguesa que tem como base as indicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais utiliza-se de boas dicas e exemplos" (l. 20 e 21), afirma-se que:
I. A oração subordinada adjetiva presente no período exerce, como os adjetivos, a função de adjunto adnominal; no caso, explicando, à maneira do aposto, o termo antecedente.
II. A partícula 'se', em 'utiliza-se', classifica-se como partícula apassivadora.
III. A inserção de vírgulas para separar a oração adjetiva implicaria alteração de sentido ao período.
Quais estão corretas?


Avalie o período a seguir e as afirmações subsequentes:
‘Através do relatório, o auditor interno prescreverá recomendações e as providências, as quais devem ser tomadas pela administração.’
Quais estão corretas?
Considere o seguinte fragmento do texto para responder às questão 10.
Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Caso, na linha 49, substituíssemos a palavra “máquinas" por sua forma singular, quantas outras alterações deveriam ser feitas no período a fim de que mantivéssemos as corretas relações de concordância?

Analise as possibilidades de alterações abaixo, referentes ao uso de nexos no texto, desconsiderando as eventuais alterações de maiúsculas e minúsculas:
I. Inserção de Mas seguido de vírgula antes de Pouco depois (l. 03).
II. Substituição de ..., e... em a eficiência, e os animais (l. 20) por ...; por isso,... .
III. Inserção de Assim que antes de Terminada (l.26).
Quais estão corretas?

Analise o trecho abaixo (extraído e adaptado das linhas 14 a 17) e as propostas de reescrita para ele a seguir.
Seu novo porta-voz de pedra falaria por ele. Já que as palavras de David pareciam estar escondidas num canto do seu cérebro. Em meio à pressa e à desordem, ele não conseguia encontrá-las.
I. Seu novo porta-voz de pedra falaria por ele, já que as palavras de David pareciam estar escondidas num canto do seu cérebro: em meio à pressa e à desordem, ele não conseguia encontrá-las.
II. Seu novo porta-voz de pedra falaria por ele. Já que as palavras de David pareciam estar escondidas num canto do seu cérebro, em meio à pressa e à desordem ele não conseguia encontrá-las.
III. Seu novo porta-voz de pedra falaria por ele; já que as palavras de David pareciam estar escondidas num canto do seu cérebro em meio à pressa e à desordem, ele não conseguia encontrá-las.
Quais propostas são corretas e mantêm o sentido do trecho?
Considere o que se afirma sobre os sinais de pontuação empregados no primeiro período do texto:
Se o Mayflower, o barco dos pioneiros colonos ingleses – os chamados Peregrinos, que saíram de Plymouth, na Inglaterra, rumo à América do Norte –, estivesse cheio de garrafinhas plásticas de água, esse lixo ainda restaria entre nós, quatro séculos depois.
I. Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, mas pode-se dizer que a autora talvez tenha optado por eles para obter mais clareza, pois já há outras vírgulas no texto.
II. A vírgula que marca a oração adverbial condicional deslocada é a que aparece após água.
III. A primeira e a quinta vírgula encerram um aposto (seguido de outros elementos explicativos) de Mayflower.
IV. A vírgula após Peregrinos é obrigatória porque introduz oração adjetiva explicativa.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que apresenta uma substituição INCORRETA para o fragmento a quem o pratica (l. 01), no contexto em que este se encontra.

Assinale a alteração referente a sinal de pontuação que seria INCORRETA no texto (desconsiderando as alterações necessárias de letras maiúsculas e minúsculas).
Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


Sobre o uso de sinais de pontuação no texto, avalie as afirmações que seguem:
I. Os dois-pontos utilizados na linha 19 tem a função de anunciar um esclarecimento, um resultado do que foi dito.
II. Os pontos de interrogação das linhas 20 e 21 foram usados no fim de orações enunciadas com entonação retórica.
III. As duas vírgulas da linha 35 separam um adjunto adverbial deslocado.
Quais estão corretas?
A alternativa que justifica a falsidade do condicional: Se Ana é enfermeira então ela realiza plantão mensal de 24h é:
Com relação ao valor lógico do conectivo da conjunção e negação, analise as proposições abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
( ) Quatro é maior que nove, mas não é número par.
( ) Seis é número par, contudo seis é maior quetrês.
( ) Nove é maior que cinco, entretanto, cinco é número primo, mas nove não é número primo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Instruction: Answer question based on the following text.



Consider the bold words in the text: it (l. 16); where (l. 19); themselves (l. 21); which (l. 21). Choose the alternative that states what the words refer to, in the order they are mentioned in the text.
Instruction: Answer question based on the following text.