Quão próximos estamos do cenário ideal em educação?
Gargalos começam a ficar mais evidentes no ensino fundamental
A trajetória educacional que um aluno irá vivenciar é muito determinada pelas condições socioeconômicas e culturais do seu contexto familiar e local. Para quem nasce em uma família que não teve oportunidades de ter estudo formal, estudar e concluir a educação básica são processos difíceis.Para outras famílias, há menos empecilhos para que os filhos passem por todo o ensino básico e, naturalmente, transitem para uma carreira, via ensino superior. São muitas as possíveis barreiras que atrapalham a entrada e a permanência na escola, mas alguns momentos específicos representam gargalos relevantes. No cenário ideal, estabelecido pela Constituição, todas as crianças de 4 anos já deveriam ter acesso à pré-escola garantido e deveriam seguir na escola até a conclusão do ensino médio, aos 17 anos. Os dados do Censo Escolar 2023, divulgados
no último dia 22 pelo Ministério da Educação e Inep, órgão responsável pela pesquisa, desenham o cenário atual da trajetória educacional dos estudantes no Brasil. Quão próximos estamos do cenário ideal?
Nos primeiros anos da idade escolar obrigatória, os dados de 2023 revelam que o país está próximo da universalização do atendimento de crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, apesar da redução nos primeiros anos da pandemia de covid-19. O número de crianças até 3 anos de idade matriculadas em creches também cresceu, chegando a cerca de 40% das crianças nessa faixa etária. É no ensino fundamental que os gargalos na trajetória começam a ficar mais evidentes. Essa etapa é a mais longa da educação básica, concentrando mais de 26 milhões de estudantes, sendo mais de 80% na rede pública. O número de matrículas em tempo integral vem crescendo, tendo alcançado 16,5% no último ano. Esse crescimento é positivo para viabilizar uma educação mais completa, mas ainda está aquém do esperado e é extremamente desigual entre
os estados.Nessa etapa, muitos estudantes começam a ficar para trás. Devido a reprovações, já no 6°ano 16% dos estudantes não estão na idade certa para sua série. O atraso escolar traz diversos prejuízos para os estudantes, diminuindo o interesse pela escola e aumentando o abandono. Além disso, as desigualdades são alarmantes: a distorção idade-série é duas vezes maior entre estudantes pretos e pardos em relação a estudantes brancos. Assim, muitos dos que chegam ao ensino médio estão atrasados. O Censo mostrou importantes avanços nas matrículas no ensino profissionalizante e integral, mas as taxas de reprovação e abandono seguem altas e desiguais. Os avanços precisam ser celebrados, mas um foco para combater desigualdades será imprescindível para que todos os estudantes possam vivenciar uma trajetória educacional regular
O fragmento que evidencia claramente o caráter não igualitário da educação no Brasil é:
A ciência e a tecnologia como estratégias de desenvolvimento
1 Um dos principais motores do avanço da ciência é a curiosidade humana, descompromissada de resultados concretos e livre de qualquer tipo de tutela ou orientação. A produção científica movida simplesmente por essa curiosidade tem sido capaz
de abrir novas fronteiras do conhecimento, de nos tornar mais sábios e de, no longo prazo, gerar valor e mais qualidade de vida para o ser humano.
2 Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui. Suas realizações estão presentes desde o domínio do fogo até as imensas potencialidades que derivam da moderna ciência da informação, passando pela domesticação dos animais, pelo surgimento da agricultura e da indústria modernas e, é claro, pela espetacular melhora da qualidade de vida de toda a humanidade no último século.
3 Além da curiosidade humana, outro motor importantíssimo do avanço científico é a solução de problemas que afligem a humanidade. Viver mais tempo e com mais saúde, trabalhar menos e ter mais tempo disponível para o lazer, reduzir as distâncias que nos separam de outros seres humanos – seja por meio de mais canais de comunicação ou de melhores
meios de transporte – são alguns dos desafios e aspirações humanas para os quais, durante séculos, a ciência e a tecnologia têm contribuído. Elas são os fatores-chave para explicar a redução da mortalidade por várias doenças, como as doenças infecciosas, por exemplo, e o consequente aumento da longevidade dos seres humanos.
4 Apesar dos seus feitos extraordinários, a ciência e, principalmente, os investimentos públicos em ciência e tecnologia parecem enfrentar uma crise de legitimação social no mundo todo. Recentemente, Tim Nichols, um reconhecido pesquisador norte-americano, anunciou que seu livro The Death of Expertise, em português “A Morte da Expertise”, aborda a descrença do cidadão comum no conhecimento técnico e científico e, mais do que isso, um certo orgulho da própria ignorância sobre vários
temas complexos, especialmente sobre qualquer coisa relativa às políticas públicas. Vários fenômenos sociais recentes, como o movimento antivacinas ou mesmo a desconfiança sobre a fatalidade do aquecimento global, apesar de todas as evidências
científicas em contrário, parecem corroborar que a análise de Nichols está correta.
5 A despeito de a qualidade de vida de todos ter melhorado nos últimos séculos, em grande medida graças ao avanço científico e tecnológico, a desigualdade vem aumentando no período mais recente. Esse é um problema mundial, mas é mais agudo em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde ainda abundam problemas crônicos do subdesenvolvimento, que vão desde o acesso à saúde e à educação de qualidade até questões ambientais e urbanas. É, portanto, nessa sociedade desigual, repleta de problemas, que a atividade científica e tecnológica precisa se desenvolver e se legitimar. Também é essa sociedade que decidirá, por meio dos seus representantes, o quanto dos seus recursos deverá ser alocado para a empreitada científica e tecnológica.
6 Portanto, a relação entre ciência, tecnologia e sociedade é muito mais complexa do que a pergunta simplória sobre qual seria a utilidade prática da produção científica. Ela passa por uma série de questões, tais como de que forma a ciência e as novas tecnologias afetam a qualidade de vida das pessoas e como fazer com que seus efeitos sejam os melhores possíveis? Quais são as condições sociais que limitam ou impulsionam a atividade científica? Como ampliar o acesso da população aos benefícios gerados pelo conhecimento científico e tecnológico? Em que medida o progresso científico e tecnológico contribui para mitigar ou aprofundar as desigualdades socioeconômicas? Em face das novas tecnologias, cada vez mais capazes de substituir o ser humano nas suas atividades repetitivas, como será o trabalho no futuro? Essas são questões cruciais para a ciência e a tecnologia nos dias de hoje.
Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/116-a-ciencia-e-a-tecnologia-como-estrategia-de-desenvolvimento. Acesso em: 10 fev. 2024. Adaptado.

De acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, a concordância verbal está corretamente empregada na forma destacada em:
Em português, o acento grave indica a contração de dois “a" em um só, em um processo chamado crase, e está corretamente empregado em:
Relacionamento com o dinheiro
Desde cedo, começamos a lidar com uma série de situações ligadas ao dinheiro. Para tirar melhor proveito do seu dinheiro, é muito importante saber como utilizá-lo da forma mais favorável a você. O aprendizado e a aplicação de conhecimentos práticos de educação financeira podem contribuir para melhorar a gestão de nossas finanças pessoais, tornando nossas vidas mais tranquilas e equilibradas sob o ponto de vista financeiro. Se pararmos para pensar, estamos sujeitos a um mundo financeiro muito mais complexo que o das gerações anteriores. No entanto, o nível de educação financeira da população não acompanhou esse aumento de complexidade. A ausência de educação financeira, aliada à facilidade de acesso ao crédito,
tem levado muitas pessoas ao endividamento excessivo, privando-as de parte de sua renda em função do pagamento de prestações mensais que reduzem suas capacidades de consumir produtos que lhes trariam satisfação. Infelizmente, não faz parte do cotidiano da maioria das pessoas buscar informações que as auxiliem na gestão de suas finanças. Para agravar essa situação, não há uma cultura coletiva, ou seja, uma preocupação da sociedade organizada em torno do tema. Nas escolas, pouco ou nada é falado sobre o assunto. As empresas, não compreendendo a importância de ter seus funcionários alfabetizados financeiramente, também não investem nessa área. Similar problema é encontrado nas famílias, nas quais não há o hábito de reunir os membros para discutir e elaborar um orçamento familiar. Igualmente entre os amigos, assuntos ligados à gestão financeira pessoal muitas vezes são considerados invasão de privacidade e pouco se conversa em torno do tema. Enfim, embora todos lidem diariamente com dinheiro, poucos se dedicam a gerir melhor seus recursos.A educação financeira pode trazer diversos benefícios, entre os quais, possibilitar o equilíbrio das finanças pessoais, preparar para o enfrentamento de imprevistos financeiros e para a aposentadoria, qualificar para o bom uso do sistema financeiro, reduzir a possibilidade de o indivíduo cair em fraudes, preparar o caminho para a realização de sonhos, enfim, tornar a vida melhor.






In the sentence of the last paragraph “In short, banks are best-placed to succeed if they commit to end-to-end digital transformation”, the phrase In short conveys an idea of

Se a soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética é Sn, então a expressão Sn+3 - 3Sn+2 + 3Sn+1 -Sn equivale a
A soma dos n primeiros termos de uma progressão geométrica é dada por 
Quanto vale o quarto termo dessa progressão geométrica?
Na guerra do Golfo, em janeiro de 1991, as forças iraquianas abriram as válvulas de poços de petróleo e oleodutos ao se retirarem do Kuwait. O volume de petróleo despejado foi estimado em 770 piscinas olímpicas, causando o maior vazamento deliberado de petróleo da história.
Sobre esse desastre ambiental, considere as seguintes relações:
• Cada piscina olímpica tem 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e 2 metros de profundidade.
• 1 m3 equivale a 1000 litros;
• 1 barril de petróleo cru estadunidense (US bbl oil) corresponde a, aproximadamente, 159 litros.
Qual foi a quantidade estimada, em barris de petróleo, que foi despejada no Golfo Pérsico naquela ocasião?
A sequência de Fibonacci é bastante utilizada para exemplificar sequências definidas por recorrência, ou seja, sequências em que se pode determinar um termo a partir do conhecimento de termos anteriores. No caso da sequência de Fibonacci, escreve-se que Tn+2 = Tn+1 + Tn e, desse modo, pode-se obter um termo qualquer conhecendo-se os dois termos anteriores.
Considerando o exposto acima, determine o termo T2021 da sequência de Fibonacci, sabendo que T2018 = m e T2020 = p.
Ao longo das crises financeiras agudas, em que se observam elevada incerteza e temor em relação à solvência de empresas e bancos, a extrema preferência por liquidez tende a fazer com que os agentes econômicos aumentem as práticas de entesouramento.
Nesse contexto, a moeda assume, precipuamente, a função de
Quando alguém vai a um shopping center pode observar que uma saia, por exemplo, apresenta o preço de R$40,00 e uma garrafa d’água, o preço de R$5,00. Apesar de não ser errado afirmar que o preço da saia são oito garrafas d’água e que o preço da garrafa d’água é
1/8 do preço da saia, os preços não costumam ser cotados assim.
Quando se deseja mensurar e registrar valor econômico, usa-se a moeda como
Os números de processos autuados em duas repartições públicas (R1 e R2) independentes, durante 40 dias, estão representados na tabela abaixo, sendo m e n inteiros positivos.

Calculando a soma da média aritmética (número de processos por dia) com a moda e com a mediana de cada repartição, verifica-se que a soma obtida na repartição R2 supera a soma obtida na repartição R1 em
A empresa Sigma apresenta pela tabela abaixo a distribuição dos salários registrados de seus 100 empregados em reais.
Não foram fornecidos os números de empregados que ganham R$ 10.000,00 e R$ 15.000,00 (denotados na tabela por x e y, respectivamente), mas sabe-se que a média aritmética dos salários é igual a R$ 8.400,00. O valor da soma da respectiva moda e da respectiva mediana desses salários é, em reais, igual a
A tabela a seguir apresenta a distribuição de frequências dos salários, em número de salários mínimos (SM), dos funcionários de um órgão público:
Sabe-se que:
b - a = 5%,
é a média salarial, obtida por meio dessa tabela, calculada como se todos os valores de cada faixa salarial coincidissem com o ponto médio da referida faixa,
md é a mediana salarial, calculada por meio dessa tabela pelo método da interpolação linear.
Nessas condições, + md, em anos, é igual a
As relações internacionais implicam relações de trocas entre as moedas, ou seja, a variável econômica conhecida como taxa de câmbio. Assim, quanto mais valorizada for a moeda de um país, menor será o poder de competitividade do produto desse país, piorando o saldo em transações correntes.
Nesse sentido, uma valorização cambial
Reguladas pelo Banco Central, as instituições financeiras autorizadas a operar todas as operações no mercado de câmbio são(é)
Em virtude das peculiaridades das atividades agropecuárias, a maior parte dos países disponibiliza um adequado sistema de financiamento aos produtores, abarcando linhas de crédito ao investimento, à produção e à comercialização dos produtos do setor. O Banco do Brasil, particularmente, oferece diversas linhas de crédito adequadas às necessidades dos produtores rurais.
Associe as linhas de financiamento disponibilizadas pelo Banco do Brasil aos seus objetivos e características principais, apresentados a seguir.

As associações corretas são:
No Brasil, quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil fixa a meta anual para a taxa de juros básica de curto prazo da economia, tal meta é perseguida mediante compra e venda de títulos públicos por parte da autoridade monetária, cujo processamento é efetivado pelo (a)
HiveQL é uma linguagem de consulta, semelhante ao SQL, para Hive. Uma das suas características interessantes é ter uma extensão que permite distribuir consultas entre reducers em um script do tipo map-reduce.
Se for necessário simultaneamente distribuir as consultas e garantir a ordenação ou o agrupamento das chaves distribuídas, deve-se usar a extensão
Um programador experiente estava revisando o código de um estagiário e detectou a instrução SQL abaixo, complicada demais para seu objetivo.

Para simplificar o código, sem alterar a resposta, a instrução apresentada acima pode ser substituída por
Atenção: Para responder à questão, considere os dados abaixo.

Considere que não há nenhum registro cadastrado além dos mostrados nas tabelas acima.
Atenção: Para responder à questão, considere os dados abaixo.

Considere que não há nenhum registro cadastrado além dos mostrados nas tabelas acima.
Atenção: Para responder à questão, considere os dados abaixo.

Considere que não há nenhum registro cadastrado além dos mostrados nas tabelas acima.
Um Analista de Suporte de Banco de Dados digitou um comando SQL que exibiu o número de faturas que cada consumidor possuía cadastradas no banco de dados, conforme mostrado abaixo.

O comando correto utilizado para exibir os dados foi
Atenção: Para responder à questão, considere os dados abaixo.

Considere que não há nenhum registro cadastrado além dos mostrados nas tabelas acima.
Atenção: Para responder à questão, considere os dados abaixo.
Considere que em um banco de dados relacional, funcionando em condições ideais, existam as tabelas a seguir, nas quais há pelo menos os registros indicados nelas inseridos e a chave primária corresponde ao campo sublinhado.

Atenção: Para responder à questão, considere os dados abaixo.

Considere que não há nenhum registro cadastrado além dos mostrados nas tabelas acima.
Considere a consulta escrita em SQL abaixo.
SELECT Item
FROM Lista
WHERE Item LIKE "A%S";
O resultado da execução dessa consulta será composto por registros da tabela Lista, exibindo o campo Item, com a condição de que seus valores devem
Atenção: Para responder à questão, considere os dados abaixo.

Considere que não há nenhum registro cadastrado além dos mostrados nas tabelas acima.
Considere o código SQL abaixo, que gerou a tabela ItemFatura.

Considerando que a tabela ItemFatura possui chave primária composta pelos campos idItemFatura e idFatura, e que se uma fatura for excluída, automaticamente serão excluídos todos os seus itens, a lacuna I deve ser preenchida corretamente por
O comando do sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL (9.5) que permite substituir, em um banco de dados, o nome de uma tabela chamada cliente, para a denominação paciente é
A classe Queue a seguir é uma implementação parcial do tipo abstrato de dados Fila.

Nesse contexto, qual implementação dos métodos enqueue() e dequeue() completa a classe Queue, de modo que todos os elementos inseridos em uma fila possam ser recuperados de acordo com a propriedade FIFO?
A classe Java ArvNo, exibida abaixo, é usada para representar os nós de uma árvore binária.

Ela é usada na implementação de uma árvore binária pela classe Arv, exibida a seguir.

Que árvore terá os valores de seus nós exibidos em ordem descendente quando for percorrida pelo método percorre(), definido na classe Arv?
A classe Java a seguir contém dois métodos (busca e buscaBin) que implementam um algoritmo de busca binária sobre
um array de inteiros.

O que será exibido no console quando o método main() for executado?
Para transportar os dados de um sistema para outro, um programador recebeu a tarefa de transformar um arquivo CSV, gerado no primeiro sistema, para o formato JSON, suportado pelo segundo sistema. Nesse contexto, considere o seguinte arquivo CSV:

O fragmento de arquivo JSON válido que possui a mesma informação que o arquivo CSV apresentado acima é
Observe as seguintes Figuras extraídas de uma página HTML com Javascript. A Figura 1 apresenta um campo do tipo select sendo selecionado pelo usuário (no caso, a opção 2). A Figura 2 mostra o que acontece imediatamente depois que o usuário seleciona a opção. O Google Chrome foi utilizado para capturar a imagem, mas o efeito seria o mesmo nos navegadores mais utilizados.

A página HTML com Javascript que apresenta esse comportamento é:
Considere a classe Java abaixo.

O que o console exibirá quando o método main() for executado?
Considere o método Java abaixo.

Um laço de repetição foi criado em Java utilizando os comandos abaixo.
int i=0;
while (i<=100){
System.out.println(i);
i=i+10;
}
Pode-se afirmar corretamente que
Considere o método abaixo, retirado de uma aplicação Java em condições ideais.

Considere, abaixo, o trecho de código Java, que não apresenta erros, para uma classe que fará o teste da classe Funcionario. Considere que a classe Funcionario foi corretamente criada em condições ideais.

Com base no código e nos conceitos de orientação a objeto afirma-se, corretamente:
Considere a página abaixo, desenvolvida utilizando-se jQuery.

Para que, ao clicar no botão, seja feita uma requisição ao arquivo sanasa.php que está no servidor, de forma que o retorno seja recebido em data e o status da operação em status, a lacuna I deve ser corretamente preenchida por
Uma classe Colaborador de uma aplicação Java tem o método abaixo.
Para instanciar um objeto dessa classe e armazenar o nome "Pedro" no atributo nome utiliza-se
AS QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DAS TABELAS DE BANCO DE DADOS T1 E T2, A SEGUIR.
Analise o comando SQL exibido abaixo.
A execução desse comando no MS SQL Server produz um resultado que contém, além da linha de títulos, n linhas.
Assinale o valor de n.
AS QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DAS TABELAS DE BANCO DE DADOS T1 E T2, A SEGUIR.
Analise o comando SQL a seguir.
A execução desse comando no MS SQL Server produz um resultado com várias linhas, dispostas em pares de valores.
Assinale o par de valores que não aparece nessas linhas.
A execução do código Java
produz como resultado o número
Analise o código Java a seguir.
Assinale a opção que apresenta o resultado completo produzido pela execução desse código.